SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 16, 2026

Homenagem a Lula no carnaval é ‘antiética’, diz ex-âncora da Globo

FOTO: REPRODUÇÃO

A jornalista Janaina Xavier, ex-âncora da TV Globo, criticou a homenagem prevista ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o Carnaval e disse considerar “antiético” exaltar um pré-candidato em ano eleitoral.

Questionada sobre o assunto, ela afirmou que a situação se torna ainda mais delicada por envolver uma festa que movimenta milhões de reais e recebe recursos públicos.

– Entendo que jamais deveria acontecer qualquer homenagem para qualquer pré-candidato em um ano eleitoral, especialmente numa festa em que são destinados milhões de reais dos cofres públicos. Como eleitora/cidadã acho antiético e totalmente abusivo – declarou ela ao Conexão Política.

Sobre o aspecto jurídico da homenagem em ano eleitoral, Janaina disse não se sentir apta a avaliar possíveis implicações legais, mas indicou o vídeo de seu marido, o advogado eleitoralista Bonini Guedes, que analisou tecnicamente a situação.

Segundo ele, após o desfile será possível verificar se é enquadrado no crime de campanha antecipada, cuja penalização é apenas a aplicação de multa, se houve o crime de abuso de poder político, econômico ou dos meios de comunicação, entre outras situações que só poderão ser analisadas após a apresentação.

Vale lembrar que parlamentares e lideranças da oposição tentam enquadrar a situação como crime eleitoral, mas todas as ações tomadas foram rejeitadas pelos órgãos acionados. O Tribunal Superior Eleitoral negou a proibição da homenagem após ações movidas pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) juntamente com o Partido Missão e outra pelo Partido Novo.

Pleno News

Morre Renato Rabelo, líder histórico do PCdoB

FOTO: REPRODUÇÃO

Morreu nesse domingo (15), aos 83 anos, Renato Rabelo, um dos principais dirigentes do PCdoB (Partido Comunista do Brasil). Ele enfrentava um câncer havia anos, quadro que se agravou recentemente.

Com mais de seis décadas de militância, Rabelo presidiu nacionalmente o partido entre 2001 e 2015. Médico de formação, iniciou sua atuação política ainda na juventude, destacando-se no movimento estudantil como presidente da União dos Estudantes da Bahia e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes durante o regime militar.

A informação foi confirmada pelo partido, que publicou uma nota. Leia na íntegra:

“O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunica, com imensa dor, o falecimento, aos 83 anos, de Renato Rabelo, um dos mais importantes líderes de sua história centenária, da qual foi presidente de 2001 a 2015. Nos últimos três anos, Renato dedicou-se aos cuidados com a saúde, sem deixar de contribuir com o PCdoB. No período mais recente, lutou bravamente contra o avanço do câncer. Seu coração parou de bater na manhã deste domingo, 15 de fevereiro de 2026.

Ao mesmo tempo, o PCdoB expressa condolências à sua esposa, Conceição Leiro Vilan, à estimada camarada Conchita, aos seus filhos, André e Nina, aos demais familiares e amigos. Manifesta o sentimento de consternação de todos os militantes comunistas que, em homenagem a Renato, hasteiam a bandeira verde e amarela da pátria, entrelaçada com as bandeiras vermelhas da revolução e do socialismo. E acolhe de coração os sentimentos e as condolências que chegam do país e do exterior e se fazem sentir pelas redes sociais.

Foram mais de sessenta anos de ativismo revolucionário. Renato foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), enfrentando a feroz repressão dos primeiros anos da ditadura militar de 1964. Ele já era ativista da Ação Popular (AP) e fez parte do núcleo de liderança que conduziu a integração dessa organização ao PCdoB, em 1973.

Desde então, acumulou mais de meio século como um líder proeminente do núcleo de liderança nacional do PCdoB, uma personalidade respeitada no campo político democrático, patriótico e popular, bem como em toda a esquerda. Nessa longa trajetória, desempenhou um papel fundamental nas lutas e confrontos travados pela nação e pela classe trabalhadora.

Exilado na França, no contexto do Massacre da Lapa, em 1976, quando líderes do PCdoB foram assassinados, presos e torturados, ele retornou ao Brasil com a anistia de 1979. Nesse período, conviveu com João Amazonas, ideólogo histórico e construtor do PCdoB, e outros líderes comunistas. Iniciou então sua trajetória como formulador teórico, organizador e líder do Partido.

Sua respeitabilidade também se consolidou no cenário internacional. Participou ativamente de debates e discussões, visitou organizações comunistas, revolucionárias e patrióticas em diversos países e recebeu, no Brasil, vários líderes, fortalecendo laços de amizade e cooperação, tendo como fio condutor a luta anti-imperialista. Dedicou-se, em particular, ao fortalecimento das relações do PCdoB com países socialistas, notadamente China, Vietnã e Cuba.

Sua maior obra é a contribuição de ideias e formulações para o legado teórico, político e ideológico do Partido, importantes contribuições teóricas e políticas que enriqueceram seu pensamento tático, estratégico e programático, bem como a práxis de sua construção e atuação na arena da luta de classes. A isso se soma uma lista de quadros comunistas em relação aos quais Renato desempenhou um papel fundamental em sua formação, seja na Escola Nacional João Amazonas, na estrutura do Partido ou nas frentes de ação, notadamente no movimento estudantil.

Renato se destacou na luta política – foi um dos articuladores, pelo PCdoB, juntamente com João Amazonas, da Frente Popular do Brasil (PT, PSB, PCdoB) que lançou, em 1989, a primeira e histórica candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República, trajetória que culminaria na vitória de Lula em 2002.

Já à frente do PCdoB, sucedendo a João Amazonas, Renato elaborou as diretrizes para a participação comunista em governos de coligação no capitalismo, tendo em vista o convite para participar, pela primeira vez, no Ministério do Governo da República.

Esse cenário inicial representou um imenso desafio, uma tarefa que ele assumiu com sua dedicação habitual, com sabedoria política, capacidade de diálogo e agregação, convicção democrática e progressista. Ele foi um dos arquitetos da tática política dos governos de Lula e Dilma Rousseff, uma qualidade reconhecida pelos líderes das forças políticas que compunham as amplas alianças daquele período.

Ao término de seu último mandato como presidente do Partido, quando propôs, em 2013, o nome de Luciana Santos para sucedê-lo, diante da escalada golpista da direita neoliberal, ele se mobilizou para construir uma ampla frente democrática.

Em 1º de abril de 2016, Renato assumiu a presidência da Fundação Maurício Grabois, onde liderou e participou de importantes iniciativas de estudo e enfrentamento de fenômenos emergentes naquele período turbulento do país. Sempre pautado pela amplitude e agregação de amplas forças em torno da resistência democrática, deixou também valiosas contribuições teóricas e programáticas para a Fundação. Em 2025, foi homenageado como presidente honorário da Fundação, em reconhecimento às suas realizações.

O presidente Lula, ao apresentar a biografia de Renato, Vida, Ideias e Rumos, escreveu que ele era um homem notável, “uma das figuras mais relevantes da história política do Brasil”. “Um homem que dedicou sua vida à luta por justiça social, igualdade e soberania nacional, princípios caros a todos nós que acreditamos em um país mais inclusivo e democrático.”

A ex-presidente Dilma Rousseff também afirmou, no mesmo livro, que Renato era “um baiano querido com alma revolucionária, que seguia o melhor da tradição comunista, unindo ação e pensamento, teoria e luta, comprometido com o desenvolvimento nacional, a emancipação do povo brasileiro e a construção do socialismo”.

Renato deixa uma rica produção política, teórica e ideológica, um magnífico exemplo de vida e ativismo político, um legado responsável pela valorização do PCdoB, por seu respeito e por sua força como organização protagonista na luta política nacional e internacional.

Neste momento de profunda dor, o PCdoB reafirma que seu legado fortalece a essência do Programa Comunista, a luta por um Brasil soberano, democrático e socialista, para a qual ele contribuiu enormemente.

Quanta conquista em uma vida plena, que continuará impulsionando a jornada revolucionária e inspirando novas gerações de comunistas!

Revigorar e fortalecer o PCdoB com o legado de Renato Rabelo!

São Paulo, February 15, 2026

Nádia Campeão – acting president of the PCdoB

Luciana Santos – licensed president of the PCdoB

Comissão Executiva Nacional do PCdoB”

Diário do Poder

Senado já acumula 55 pedidos de impeachment contra ministros do STF

FOTO: CARLOS MOURA

Tramitam no Senado 55 pedidos de impeachment contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Alexandre de Moraes é o alvo do maior número de pedidos; 29, mas existem petições específicas contra Gilmar Mendes (9), Flávio Dino (8), Dias Toffoli (6), Cármen Lúcia (3), Cristiano Zanin (3) e Edson Fachin (2), além de petições conjuntas que incluem, por exemplo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet. O novo pedido de impeachment contra Toffoli no caso Master não entra na conta.

Recorde 2025

Apenas no ano passado o Senado recebeu 38 pedidos de impeachment contra membros do Supremo. É o maior volume da História.

Primeiro do ano

O primeiro pedido de impeachment contra ministros do STF de 2026 foi contra Dias Toffoli, antes de se afastar da relatoria do caso Master

Barroso na mira

Somadas as petições contra o ministro aposentado (antecipadamente) Luis Barroso, ex-presidente do STF, o total de pedidos chega a 60.

Nunca na História

O Senado é o único órgão capaz de analisar impeachment de ministros do STF, mas nunca um membro da Corte foi cassado.

Diário do Poder

Lula já pagou este ano R$630 milhões em emendas parlamentares

FOTO: DIVULGAÇÃO

A plataforma de transparência do Tesouro Nacional revela que o governo Lula (PT) já distribuiu R$630 milhões em 2026 para bancar emendas parlamentares. Desde o início do ano, que mal começou em Brasília, foram pagos mais de R$438 milhões em emendas parlamentares individuais e outros R$191 milhões bancaram as emendas de bancada. Deputados e senadores estavam em recesso até o início de fevereiro. A informação é da Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.

Emendas são recurso público que deputados e senadores destinam a municípios Brasil afora. Parlamentares indicam e o governo federal paga.

Há dez anos, sob o então presidente da Câmara Rodrigo Maia, o Congresso aprovou tornar o pagamento de emendas “impositivo”.

O governo é obrigado a pagar emendas “impositivas”, sem interferência política. Faz apenas avaliação técnica da ordem do parlamentar e paga.

Diário do Poder

Caso Brisa Bracchi: comissão conclui oitivas e entra na reta final do processo

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Comissão Especial Processante instalada na Câmara Municipal de Natal responsável pelo processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT), investigada por uso de verba de emenda parlamentar em evento político-partidário, deu continuidade ao seu cronograma de atividades com depoimentos das testemunhas indicadas pela defesa, na sala de reuniões da presidência da Casa.

Com isso, o colegiado concluiu na sexta-feira (13) a fase instrutória, etapa do processo destinada à produção de provas. A Comissão é formada pelo relator Daniell Randall (Republicanos), pela presidente Samanda Alves (PT) e pelo vereador Tárcio de Eudiane (União).

A presidente Samanda Alves, afirmou que todo o calendário que foi construído pela Comissão Especial Processante será mantido, de modo que o processo seja encerrado no prazo de 90 dias, tempo hábil para que a Mesa Diretora da Casa convoque a sessão que vai julgar o trabalho nosso aqui da Comissão até o dia 4 de março. Segundo ela, todos os requerimentos apresentados pela defesa foram devidamente atendidos, garantindo ampla defesa.

“Hoje a gente terminou a fase instrutória do processo dentro do período estabelecido e publicado no Diário Oficial. Temos agora um prazo de cinco dias úteis para as alegações finais da vereadora Brisa Bracchi. Quando ela apresentar, o vereador Daniell Rendall terá até o dia 26 para apresentar seu relatório à Comissão, que apreciará o texto e encaminhará o parecer à Mesa Diretora que, por sua vez, convocará a sessão plenária para analisar o trabalho feito por este grupo”, pontuou Samanda.

O Procurador-geral da Câmara de Natal, Gustavo Sousa, frisou que a partir desse momento a defesa será intimada para apresentar suas alegações finais e que o processo vai, após essa apresentação, para julgamento. “Com o término das oitivas da defesa, chegamos na fase final. Depois das alegações finais, o processo seguirá para julgamento. Não haverá mais escutas de testemunhas, pois a Comissão considerou as provas levantadas, incluindo as provas emprestadas do outro processo da vereadora Brisa Bracchi, oitivas de testemunhas e documentos aceitos pela defesa, suficientes para o julgamento”.

Novo Noticias

Monsenhor Agnelo é internado na UTI em Natal com quadro de pneumonia

FOTO: REPRODUÇÃO

O pároco emérito Monsenhor Agnelo Dantas Barreto, da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Natal, de acordo com informações divulgadas pela Arquidiocese de Natal.

Segundo a instituição, há sinais de melhora na saturação, função renal e cardíaca, que estão respondendo ao tratamento e aos cuidados médicos intensivos. No entanto, a situação pulmonar ainda inspira atenção, em especial devido à pneumonia, considerada o ponto mais crítico do quadro.

A Arquidiocese reforça que a comunidade deve unir-se em orações, confiando à misericórdia de Deus a saúde de Monsenhor Agnelo e pedindo força, sustento e recuperação para o religioso.

Agora RN

Urbana reforça operação de limpeza nos polos do Carnaval de Natal 2026

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) intensificou a operação especial de limpeza durante o Carnaval de 2026 em Natal. De acordo com a Urbana, as equipes trabalham de forma contínua, com serviços realizados antes, durante e após os eventos.

A operação contempla polos como o Avenida da Alegria, na Redinha; Nélio Dias, na Zona Norte; Ponta Negra; Cidade Alta, no Centro Histórico; e Petrópolis, no Largo do Atheneu. A Urbana também atua em pontos de grande movimentação, como a Praça Cláudio Porpino, onde ocorre a concentração do Bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens, e a Avenida Praia de Ponta Negra, um dos principais corredores gastronômicos e de lazer da capital.

Segundo a Urbana, mais de 300 profissionais foram distribuídos estrategicamente pela capital potiguar. Mesmo com o reforço nos polos carnavalescos, os serviços regulares, como coleta domiciliar e limpeza de vias públicas, seguem sendo realizados normalmente em todos os bairros.

Como parte das ações estruturais, a Companhia instalou cem novas lixeiras e contêineres em pontos estratégicos, especialmente nas áreas de maior fluxo. Os equipamentos receberam adesivos com mensagens educativas, incentivando o descarte correto de resíduos e estimulando a conscientização da população.

Carnaval de Natal continua nesta segunda com shows em Ponta Negra, Redinha e Nélio Dias

FOTO: PRISCILA MOURA

A Prefeitura de Natal divulgou a programação desta segunda-feira 16 nos polos oficiais do Carnaval de Natal 2026. As apresentações incluem artistas locais e nacionais distribuídos em diferentes regiões da cidade.

No Polo Ponta Negra, estão previstos shows com Giulian Monte, Kadu Martins, Ricardo Chaves e Leo Foguete, garantindo ritmo e animação para foliões na praia.

No Polo Avenida da Alegria, em Redinha, a festa contará com apresentações de Tony Salles, Capilé e Banda Dubê, mantendo o público da Zona Norte no clima da folia com música nordestina e ritmos dançantes.

No Polo Ginásio Nélio Dias, o público poderá conferir os shows de Jeff Costa, Leo Foguete, Olodum e Pedro Luccas, com destaque para a batida marcante do Olodum, que promete agitar a região com axé e percussão.

Programação completa da segunda-feira (16/02)

Polo Ponta Negra – Praia de Ponta Negra (a partir das 19h)
Giulian Monte
Kadu Martins
Ricardo Chaves
Leo Foguete

Polo Avenida da Alegria – Redinha (concentração a partir das 14h)
Tony Salles
Capilé
Banda Dubê

Polo Ginásio Nélio Dias – Estacionamento do Ginásio Nélio Dias (a partir das 19h)
Jeff Costa
Leo Foguete
Olodum
Pedro Luccas