SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 21, 2026

Samanda afirma que não houve diálogo de Walter Alves com Fátima e reforça: “Ezequiel é aliado da Governadora“

FOTO: REPRODUÇÃO

Samanda Alves falou ao Radar 95 que Walter Alves não dialogou com Fátima Bezerra e reforçou que Ezequiel Ferreira segue aliado do governo.

Em entrevista ao programa Radar 95, a vereadora Samanda Alves (PT), presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores no RN, afirmou que a governadora Fátima Bezerra foi surpreendida com os recentes movimentos políticos do vice-governador Walter Alves (MDB). Segundo Samanda, não houve diálogo prévio nem sinalização política sobre qualquer mudança de rumo no projeto construído em conjunto.

Ela destacou que, desde o ano passado, o Governo do Estado iniciou um processo de transição claro e responsável, com ampla participação do MDB. O partido ocupa atualmente quatro secretarias estratégicas, além da vice-governadoria.

“A governadora Fátima não daria um passo sem planejamento.” Ela sempre deixou claro que faria uma transição responsável, dialogada, pensando no Estado. Inclusive, essa transição já vinha acontecendo de forma concreta, com viagens institucionais a Brasília ao lado do vice-governador, buscando ações e investimentos junto ao Governo Federal”, afirmou Samanda, em entrevista ao Radar 95.

Lealdade e surpresa com a falta de diálogo

Samanda ressaltou que Fátima Bezerra sempre atuou com lealdade política, o que torna a ausência de diálogo por parte de Walter Alves ainda mais surpreendente. “Era esperado, no mínimo, reciprocidade. A governadora sempre fez política com coragem, lealdade e transparência. Não houve qualquer aviso, qualquer pista de que esse caminho seria tomado. Por isso, a Assembleia Legislativa recebeu tudo com muita surpresa”, pontuou.

Ezequiel segue aliado do governo

Questionada sobre o posicionamento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), Samanda afirmou que ele continua sendo aliado do governo Fátima Bezerra. “Ezequiel é aliado, sim, do governo. A governadora tem profundo respeito pela liderança que ele exerce na Assembleia Legislativa. Existe diálogo, respeito institucional e parceria política”, afirmou.

Cenário político e oposição

A declaração ocorre às vésperas de uma coletiva de imprensa convocada pelo senador Jair Marinho, que pode anunciar uma reorganização da chapa da direita no Rio Grande do Norte, diante de especulações sobre uma possível desistência do senador Rogério Marinho da disputa pelo Governo do Estado.

Para Samanda, o governo segue firme, com base em alianças consolidadas e no compromisso com o diálogo político responsável.

Ponta Negra News

Michelle é elogiada por ministros do STF: ‘Suave e de discurso reto’

FOTO: DIVULGAÇÃO/PL

A jornalista Daniela Lima revelou nesta segunda-feira (19), durante o UOL News, que ministros do STF ficaram impressionados com a postura de Michelle Bolsonaro: considerada uma “figura suave, mas de discurso reto”, sua postura chamou atenção por superar a de muitos advogados.

Segundo o relato, a ex-primeira-dama esteve no Supremo na semana passada e conversou com os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Ela levou informações sobre a saúde de Jair Bolsonaro e detalhou o histórico médico do ex-presidente.

De acordo com ministros ouvidos, Michelle foi direta e objetiva ao relatar a rotina do marido.

– Ela não foi piegas, foi factual – disse um integrante da Corte a colegas, conforme o relato divulgado.

Para chegar aos gabinetes, houve articulação política. No caso de Moraes, o contato foi feito pelo deputado Altineu Côrtes. Para falar com Gilmar Mendes, Michelle buscou apoio de um representante ligado ao estado do ministro, Mato Grosso.

Durante a visita, Michelle também chamou atenção pelo comportamento no prédio. Cumprimentou policiais, perguntou nomes e manteve postura respeitosa antes de entrar nos gabinetes.

Horas após o encontro, na quinta-feira (15), Bolsonaro foi transferido por decisão de Alexandre de Moraes para a Papudinha, anexo da Papuda, onde passou a ocupar uma sala maior do que a que utilizava na Polícia Federal, em Brasília.

Pleno News

Styvenson sondou nomes para vice antes de especulações sobre candidatura ao governo do RN

FOTO: REPRODUÇÃO

Antes dessa onda de especulações sobre articulação do senador Rogério Marinho (PL) para o também senador Styvenson Valentim (PSDB) desistir da reeleição e disputar do governo do Rio Grande do Norte, movimentos discretos já ocorriam nos escaninhos.

Quem me ouviu no Jornal das 6, da 96FM, ou viu no YouTube, e leu aqui no BZN, soube que ele enviou interlocutores para sondar pessoas sobre serem vice numa possível disputa dele ao Executivo. indicam que Styvenson chegou a enviar interlocutores para sondar possíveis nomes para a vaga de vice em uma eventual chapa majoritária.

Os sondados não têm mandato eletivo, mas circulam com bom trânsito na seara política, com reconhecimento em gestão pública, coragem, determinação e conhecimento jurídico. Conjuntos substancioso.

Se bem que não creio muito que Styvenson deixe uma candidatura certa para o Senado, que Agenor Maria chamava de céu, para arriscar uma eleição pro governo de um estado falido.

BZN

SEAP reforça sistema penitenciário do RN com investimento de mais de R$ 1 milhão em tecnologia

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) do Rio Grande do Norte recebeu um novo lote de equipamentos de informática e tecnologia, incluindo mais de 160 notebooks, monitores, nobreaks, scanners, impressoras, projetores, softwares e drones.

O material será distribuído para unidades prisionais em todo o estado e integra um investimento superior a R$ 1 milhão, proveniente do Governo Federal, destinado ao fortalecimento da estrutura administrativa e operacional do sistema penitenciário estadual.

A iniciativa faz parte do processo de modernização tecnológica da SEAP e busca aumentar a eficiência dos serviços prestados, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e agilizando os procedimentos administrativos, de gestão e de segurança. Segundo a secretaria, a expectativa é que os novos recursos aprimorem rotinas tanto na sede administrativa quanto nas unidades prisionais e nos setores de inteligência.

O investimento também contempla a padronização tecnológica das unidades da capital e do interior, conforme levantamento realizado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/SEAP). A medida visa melhorar a conectividade e o fluxo de informações entre os diversos setores do sistema penitenciário.

Para o secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, a iniciativa reforça o reconhecimento institucional da Polícia Penal. “É mais um esforço do Governo do Estado que reconhece a importância da Polícia Penal como parte fundamental da segurança pública do Rio Grande do Norte. Na semana passada, recebemos 25 novas viaturas como parte do plano contínuo de modernização da força policial”, destacou.

Segundo a SEAP, o reforço tecnológico também integra a política de valorização institucional, garantindo infraestrutura adequada para que policiais penais e demais profissionais desempenhem suas funções com maior eficiência e segurança. O objetivo é criar condições mais modernas e integradas para a gestão das unidades prisionais e a atuação das forças de segurança dentro do sistema.

Pleno News

Após Tarcísio, Bolsonaro pede para receber Rogério Marinho na Papudinha

FOTO: VALTER CAMPANATO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu autorização ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta terça-feira (20/1) para receber o senador Rogério Marinho (PL-RN) no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha. O ex-presidente está no local desde a última quinta-feira (15/1).

Entretanto, Bolsonaro sugeriu a Moraes que Marinho lhe visite na próxima segunda-feira (26/1), dia em que não são permitidas visitas à Papudinha. Desde que deixou a Superintendência da Polícia Federal (PF), o ex-presidente pode ser visitado apenas às quartas e às quintas-feiras, das 8h às 10h, das 11h às 13h e das 14h às 16h.

Caso Moraes negue a visita de Marinho no dia 26, Bolsonaro indicou uma data após o dia 30 de janeiro como alternativa. “Tal pedido de data alternativa justifica-se em razão de procedimento cirúrgico (hérnia) ao qual o referido senador será submetido, fato que inviabilizará seu comparecimento no período intermédio”, alegou a defesa do ex-presidente.

Bolsonaro pediu autorização a Moraes para receber Marinho horas depois de o ministro autorizar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a visitá-lo na próxima quinta (22/1), entre 8h e 10h. O encontro será o primeiro entre o ex-presidente e Tarcísio desde o lançamento da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República.

Além de Tarcísio, Moraes autorizou o pré-candidato ao Senado por Roraima Bruno Scheid (PL) e o irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) Diego Torres a visitarem Bolsonaro também na próxima quinta, das 8h às 10h. O cunhado do ex-presidente é próximo ao governador de São Paulo, de quem foi assessor especial entre janeiro de 2023 e novembro de 2025.

O Tempo

Polícia prende dois homens em Parnamirim suspeitos de abusos contra criança

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Operação Infância Protegida em Parnamirim resultou na prisão de dois suspeitos na manhã desta terça-feira (20) no bairro Liberdade, na Região Metropolitana de Natal. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte em cumprimento a decisões da Vara da Infância e Juventude do município.

Os dois homens são investigados por descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência concedidas em favor de uma criança de nove anos de idade. Segundo a Polícia Civil, um dos suspeitos, maior de idade, teve mandado de prisão preventiva expedido, enquanto o outro, que à época dos fatos era adolescente, teve a internação provisória decretada.

As investigações apontam que os dois são suspeitos de praticar abusos sexuais contra a criança, crimes previstos no artigo 25 da Lei nº 14.344/2022, conhecida como Lei Henry Borel. Em razão da gravidade dos fatos, a Justiça havia determinado a proibição de qualquer contato com a vítima.

De acordo com a apuração, no entanto, os investigados não vinham cumprindo as determinações judiciais, o que motivou a expedição das ordens de prisão e de internação.

A Lei Henry Borel, promulgada em maio de 2022, criou mecanismos específicos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes. A legislação prevê medidas protetivas de urgência, procedimentos diferenciados de investigação e ações integradas para a proteção das vítimas.

A Polícia Civil informou que a Operação Infância Protegida tem como objetivo intensificar o combate à violência contra crianças e adolescentes, garantindo o cumprimento das decisões judiciais e a proteção integral das vítimas.

A instituição reforçou ainda a importância da colaboração da população e informou que denúncias anônimas podem ser feitas por meio do Disque Denúncia 181.

Ponta Negra News

PT admite negociação avançada e abre caminho para Larissa Rosado ser vice de Cadu Xavier

FOTO: REPRODUÇÃO

A presidente estadual do PT no Rio Grande do Norte, Samanda Alves, confirmou que estão em curso negociações para que a ex-deputada Larissa Rosado (PSB) componha a chapa como vice de Cadu Xavier. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Tamo Junto, da 88FM.

Em conversa com a FM Universitária, nesta segunda-feira (19), Samanda afirmou que o diálogo entre os partidos evoluiu e que o nome de Larissa está no centro das articulações políticas para a formação da chapa majoritária.

Apesar do avanço, a dirigente petista ponderou que ainda não há definição oficial. “Não existe definição ainda, mas a ex-deputada Larissa Rosado está em pleno diálogo conosco”, disse a parlamentar.

Larissa Rosado, que atualmente preside o PSB no estado, é vista como um nome estratégico para ampliar alianças e fortalecer o projeto político encabeçado por Cadu Xavier, sobretudo na construção de uma frente mais ampla para a disputa eleitoral.

Com informações do Novo Notícias

Trump afirma que Conselho de Paz pode substituir a ONU e critica atuação da organização

FOTO: GETTY

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (20) que o Conselho de Paz criado por seu governo pode substituir a Organização das Nações Unidas (ONU). Em declarações à imprensa, Trump voltou a criticar a entidade internacional, classificando-a como ineficaz na resolução de conflitos globais.

“A ONU simplesmente não tem sido muito útil. Sou um grande fã do potencial da ONU, mas ela nunca esteve à altura do seu potencial”, disse o presidente, durante uma coletiva que marcou um ano de seu retorno à Casa Branca. Segundo Trump, a organização falhou em conflitos que ele afirma ter resolvido sem qualquer participação do organismo internacional.

O Conselho de Paz foi instituído no contexto do acordo articulado por Trump para encerrar a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Nesta semana, o presidente norte-americano enviou convites a diversos líderes mundiais para integrar o novo painel, incluindo o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A iniciativa, no entanto, tem dividido opiniões no cenário internacional.

O presidente da França, Emmanuel Macron, já sinalizou que não aceitará o convite, alegando dúvidas sobre o papel e a abrangência do conselho. Mais cedo, o chefe de assuntos humanitários da ONU, Tom Fletcher, reagiu às declarações de Trump e afirmou que a organização não será substituída. “Está claro para mim, e para meus colegas também, que as Nações Unidas não vão a lugar nenhum”, disse em entrevista à CNN.

Com informações da CNN