9 de janeiro de 2026 às 18:00
9 de janeiro de 2026 às 16:00
FOTO: DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Ceará-Mirim realiza, nesste final de semana — sábado (10) e domingo (11) — o Fest Verão de Muriú, uma programação especial que reúne esporte, humor e grandes atrações nacionais. O evento tem como foco o fortalecimento do turismo e a movimentação da economia do litoral durante a alta estação.
A abertura acontece no sábado (10), pela manhã, com a Corrida Muriú Run, que passa a integrar oficialmente o calendário esportivo municipal, reforçando o incentivo à prática esportiva e à ocupação saudável dos espaços públicos.
À noite, a partir das 22h, o público confere um grande espetáculo de humor com Mução, Renan da Resenha e Zé Fabiano, garantindo diversão para moradores e visitantes.
Alteração na programação de domingo (11)
A Prefeitura informa que houve alteração na programação do domingo (11). A partir das 17h, acontece a concentração do Pranchão em Muriú, com apresentação de Raí Saia Rodada.
Já no palco da Arena Muriú, o grande show da noite será com Joelma, a partir das 22h, marcando o encerramento do fim de semana em grande estilo.
“Estamos preparando um verão especial para Muriú, pensado com muito carinho para nossa população e para quem nos visita. É um evento que gera lazer, fortalece o turismo, movimenta a economia local e valoriza o nosso litoral”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
9 de janeiro de 2026 às 17:45
9 de janeiro de 2026 às 16:03
FOTO: REPRODUÇÃO
O médico Marcelo, de 31 anos, concorre a uma vaga no grupo Pipoca do BBB 26 por meio da Casa de Vidro do Nordeste. Natural de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, ele afirma estar pronto para participar de um reality show e diz que pretende disputar o prêmio para ajudar a família.
Formado em Medicina pela Universidade Cristã da Bolívia, Marcelo deixou o Brasil para cursar a graduação no exterior. Durante o período em que viveu no país, afirmou que precisou exercer diferentes atividades para se manter financeiramente.
“Já trabalhei como garçom, fiz trufa, cortei cabelo, fiz bolos por encomenda, tive um restaurante com a minha mãe e fiz faxina na pandemia”, relembra. “Foi um perrengue, mas foi aprendizado, né? Eu tinha que vender trufa no meio de uma praça lotada, absurdamente lotada”, completa. Ainda na Bolívia, ele também trabalhou como modelo.
Segundo Marcelo, a relação com dinheiro é um tema presente desde a infância, após a separação dos pais. Ele afirma que o objetivo de conquistar o prêmio do programa é ajudar a mãe e a irmã, que enfrenta problemas de saúde desde os 13 anos.
Após concluir a graduação, Marcelo retornou a Currais Novos, revalidou o diploma e atualmente atua como clínico geral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele também cursa pós-graduação em pediatria.
Ao falar sobre o perfil pessoal, Marcelo se define como “forte, extravagante e autêntica” e afirma que costuma se posicionar para defender amigos. Ele diz ainda que pretende aproveitar a oportunidade no BBB 26 para mostrar sua trajetória de vida.
9 de janeiro de 2026 às 17:30
9 de janeiro de 2026 às 15:58
FOTO: EFE
Nesta semana, o escritor cristão Philip Yancey, de 76 anos, anunciou que se afastará da escrita, de palestras e das redes sociais após revelar um relacionamento extraconjugal com uma mulher casada, durante oito anos.
– Para minha grande vergonha, confesso que por oito anos me envolvi voluntariamente em um caso pecaminoso com uma mulher casada – escreveu Yancey em comunicado enviado a revista Christianity Today, com a qual o autor manteve um vínculo histórico de 26 anos.
Ele afirmou que sua “conduta contrariou tudo o que” acredita “sobre o casamento” e disse que não divulgará mais detalhes “por respeito à outra família”.
Yancey é casado com Janet Yancey há 55 anos. No comunicado, ele afirmou ter confessado o ocorrido diante de Deus e de sua esposa e disse estar comprometido com um processo profissional de aconselhamento e prestação de contas.
O escritor tem um longo desafio pela frente. Em comunicado, Yancey afirmou que seu foco é a reconstrução da confiança no casamento e pretende dedicar os próximos anos a viver, de forma privada, aquilo que escreveu ao longo da vida.
– Tendo me desqualificado para o ministério cristão, estou me aposentando da escrita, da fala pública e das redes sociais – escreveu.
Janet Yancey também divulgou uma declaração. Ela afirmou falar a partir de um lugar de trauma e devastação, mas reiterou o compromisso assumido no casamento há mais de cinco décadas.
– Fiz um voto matrimonial sagrado e vinculante há 55 anos e meio, e não quebrarei essa promessa. Aceito e compreendo que Deus, por meio de Jesus, pagou e perdoou os pecados do mundo, inclusive os de Philip – disse.
Ela pediu ainda que Deus lhe conceda graça para também perdoar e solicitou orações.
– Que Deus me conceda a graça de também perdoar, apesar do meu trauma insondável – acrescentou.
TRAJETÓRIA
Philip Yancey iniciou a carreira no jornalismo em 1971, na revista Campus Life, voltada a jovens cristãos e posteriormente incorporada ao grupo editorial da Christianity Today. Na publicação, atuou como repórter, colunista e editor colaborador, mantendo por 26 anos uma coluna fixa na contracapa.
Autor de obras amplamente difundidas no meio cristão, como Maravilhosa Graça e O que há de tão surpreendente na Graça?, Yancey vendeu mais de 15 milhões de livros em todo o mundo. Seus textos abordam temas como fé, sofrimento, dor e esperança, com destaque para a reflexão sobre a graça cristã como expressão do perdão divino.
Em 2023, o escritor revelou ter sido diagnosticado com a doença de Parkinson, tema sobre o qual escreveu anteriormente na Christianity Today. Apesar da condição, ele ainda mantinha compromissos públicos neste ano, alguns dos quais foram cancelados após o anúncio da aposentadoria. Suas redes sociais também foram desativadas. Com informações da AE.
9 de janeiro de 2026 às 17:15
9 de janeiro de 2026 às 16:05
FOTO: REPRODUÇÃO
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte vai iniciar uma intervenção parcial na avenida Dr. João Medeiros Filho, conhecida como Estrada da Redinha, a partir da próxima terça-feira (13), às 8 horas. O serviço vai ser realizado entre a rua do Amor Divino e a avenida Senhor do Bonfim, nas proximidades do Partage Norte Shopping, no bairro Potengi.
O serviço deve durar 15 dias. De acordo com a Caern, inicialmente, o trabalho ocorrerá no sentido Redinha-Igapó. No decorrer da obra, o sentido deve mudar, pois a tubulação será instalada em ambas as faixas. A obra é necessária para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da região e a companhia solicita a compreensão dos motoristas e pedestres durante a execução dos serviços.
Ainda segundo a Caern, durante o período de execução, a via sofrerá apenas intervenção parcial, não havendo bloqueio total do tráfego. O trânsito poderá apresentar lentidão, mas permanecerá liberado para circulação de veículos.
A travessia da avenida terá uma extensão aproximada de 25 metros, com a implantação de tubulação de esgoto com diâmetro de 150 mm.
9 de janeiro de 2026 às 17:00
9 de janeiro de 2026 às 15:46
FOTO: DIVULGAÇÃO
Começou a valer nesta sexta-feira (9) a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados “bons condutores” e “fichas limpas”. A medida entra em vigor com a assinatura de uma medida administrativa pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. A informação é do Metrópoles.
Segundo o governo federal, o Executivo começa a emitir nesta sexta as renovações de forma gratuita. A medida entra em vigor com efeito retroativo, desde 10 de dezembro, quando foi assinada a medida provisória (MP) que instituiu a renovação automática.
Motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), ou seja, que não possuem infrações pontuadas registradas nos últimos 12 meses, terão a CNH atualizada diretamente no sistema quando o documento vencer.
Com a mudança, o condutor beneficiado pela renovação automática não precisará ir até o Detran. Ele apenas vai receber notificação sobre a confirmação do benefício. O documento novo estará disponível no aplicativo CNH do Brasil.
Será enviada a seguinte mensagem ao condutor:
“O governo do Brasil, por meio do Ministério dos Transportes e do programa CNH do Brasil, renovou automaticamente sua CNH, sem taxas e sem novos exames. Obrigado por dirigir com responsabilidade e ajudar a salvar vidas”.
O ministro afirmou que apenas terão custos com a renovação da CNH os bons condutores que desejarem ter a CNH física. Nesse caso, o motorista deve se dirigir ao Detran e arcar com os custos da emissão do novo documento com as novas datas de impressão e validade.
“O meu estímulo para que as pessoas conduzam bem separa o bom do mau condutor e cria mais condições para que a gente possa olhar detalhadamente quem é mau condutor também”, disse Renan Filho.
Renovação automática depende da idade
Condutores com idade de 20 a 50 anos: a renovação é obrigatória a cada 10 anos. Nesse caso, a cada 10 anos pode haver a renovação automática, se o motorista não tiver cometido infrações. Ao chegar aos 50 anos, obrigatoriamente terá de realizar a ida ao Detran e fazer renovação, passando pelos exames de aptidão.
Condutores com idade de 50 a 70 anos: a renovação é obrigatória a cada cinco anos. Neste intervalo, ele terá direito a uma renovação automática, se não houver infrações.
Condutores com 70 anos ou mais: não podem realizar a renovação automática. A renovação deve ser realizada a cada três anos.
370 mil já serão beneficiados nesta sexta
O diretor do Departamento de Regulação, Fiscalização e Gestão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Basílio Militane, afirmou que cerca de 370 mil condutores devem ser beneficiados com a renovação automática da CNH. O número corresponde àqueles que tiveram o documento vencido desde o lançamento da renovação automática da CNH, no último dia 10 e na última quarta-feira (7).
“De 10 de dezembro de 2025 a 7 de janeiro de 2026, do número geral de pessoas que precisavam renovar a CNH, mais de 370 mil, 70% eram bons condutores”, explicou Militane.
Dos 371.611 condutores elegíveis à renovação automática, cerca de 63 mil são motoristas profissionais.
O ministério estima que a renovação automática para os mais de 370 mil condutores vai resultar em economia de R$ 120 milhões. No país, há cerca de 80 milhões de CNH, das quais mais de 10 milhões eram renovadas anualmente.
Os motoristas que tiveram a CNH vencida desde o último dia 10 de janeiro e já realizaram a renovação física do documento não poderão reverter o processo.
9 de janeiro de 2026 às 16:45
9 de janeiro de 2026 às 16:11
FOTO: REPRODUÇÃO
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (8) em entrevista, que o grupo político formado pela federação União Brasil–PP, chamada de União Progressistas, terá candidatura própria ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. Segundo ele, a articulação já envolve partidos, parlamentares com mandato, lideranças sem mandato e prefeitos de cidades estratégicas do estado.
De acordo com Allyson, a federação entre União Brasil e PP, cuja homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está em fase final, se consolida como a maior força partidária do país. No Rio Grande do Norte, a expectativa do grupo é eleger pelo menos cinco deputados estaduais e três deputados federais no próximo pleito.
“O grupo que reúne deputados estaduais, deputados federais e partidos terá, sim, uma candidatura ao governo do Estado”, afirmou o prefeito, ressaltando que as conversas incluem também lideranças que atualmente não ocupam cargos eletivos, mas que demonstram interesse em participar do projeto político.
Durante a entrevista, Allyson Bezerra destacou ainda o apoio de prefeitos considerados peças-chave na construção do grupo, como Nilda Cruz, prefeita de Parnamirim, e Paulinho Freire, prefeito de Natal. Segundo ele, Paulinho tem papel importante nas articulações e participa ativamente do diálogo político em torno da formação da candidatura majoritária.
O prefeito de Mossoró também citou a atuação do ex-governador e ex-senador José Agripino Maia, atual presidente do União Brasil no estado. Mesmo sem mandato, Agripino, segundo Allyson, tem participado diretamente das articulações, contribuindo com sua experiência política e com o acesso em Brasília.
“É um grupo que está conversando, dialogando e se organizando. Temos parlamentares, prefeitos, lideranças e uma federação forte. Esse conjunto vai apresentar um projeto para o Rio Grande do Norte”, concluiu Allyson Bezerra.
9 de janeiro de 2026 às 16:30
9 de janeiro de 2026 às 15:28
FOTO: DEMIS ROUSSOS
A Prefeitura do Natal promoveu, nesta quinta-feira (8), uma apresentação do secretariado municipal com o balanço das ações desenvolvidas ao longo do primeiro ano da atual gestão. A reunião aconteceu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e integrou a 121ª edição das reuniões das Câmaras Temáticas, evidenciando a importância do planejamento conjunto, da integração entre as pastas e do acompanhamento permanente dos resultados alcançados pela administração municipal.
Durante o encontro, todas as secretarias municipais detalharam as principais iniciativas executadas ao longo de 2025 em um panorama amplo das ações realizadas em diferentes áreas da gestão pública. A reunião evidenciou avanços significativos em políticas públicas, programas, obras e serviços, refletindo o esforço coletivo das equipes e o alinhamento das pastas com as diretrizes estabelecidas pela administração municipal.
Na abertura da reunião, o prefeito Paulinho Freire destacou o conjunto de entregas realizadas pela Prefeitura do Natal ao longo de 2025, ressaltando o impacto das ações na vida da população. “Foi um ano de muito trabalho, de desenvolvimento e de organização da cidade. Conseguimos avançar em áreas essenciais, melhorar serviços, retomar obras importantes e fortalecer políticas públicas que fazem diferença no dia a dia das pessoas. Esse balanço mostra que estamos no caminho certo, com planejamento e responsabilidade”, afirmou o prefeito.
Ainda durante sua fala, Paulinho Freire fez um apelo às secretarias para que o próximo período seja marcado por ainda mais responsabilidade na gestão dos recursos públicos. O prefeito reforçou a necessidade do equilíbrio nos gastos e buscar eficiência administrativa. “Precisamos ter muito cuidado com cada centavo do dinheiro público. Economizar, planejar com cautela e investir com responsabilidade é fundamental para que as entregas aconteçam onde a população realmente precisa. A eficiência na gestão é uma obrigação de todos nós”, pontuou.
Ao final da reunião, o prefeito parabenizou o trabalho desenvolvido pelas equipes das secretarias municipais e ressaltou que a gestão assumiu um compromisso direto com a população de Natal. Segundo ele, a responsabilidade assumida exige foco, compromisso e resultados concretos, para que a cidade continue avançando e para que os natalenses sintam orgulho do lugar onde vivem.
O encontro reforçou o alinhamento da gestão municipal com a transparência, o planejamento e a busca por resultados efetivos, consolidando o compromisso da Prefeitura do Natal com uma administração integrada, responsável e voltada para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.
9 de janeiro de 2026 às 16:15
9 de janeiro de 2026 às 16:08
FOTO: DIVULGAÇÃO
Com sua iminente candidatura ao cargo de deputado estadual, o presidente do MDB no Rio Grande do Norte, Walter Alves, busca nomes competitivos para sua nominata ao cargo em 2026. De acordo com a apuração da reportagem da 98 FM Natal nesta sexta-feira (9), os deputados estaduais Neilton Diógenes (PSDB), Nelter Queiroz (PSDB) e Hermano Morais (PV), além de Galeno Torquato (PSDB) devem se filiar ao partido.
A consolidação de nomes na lista está relacionada à garantia do Fundo Eleitoral, chancelado pelo presidente da legenda nacional, Baleia Rossi, o que fortalecerá as campanhas dos parlamentares a reeleição.
Em relação a Hermano Morais, apontamentos de interlocutores sobre sua saída do PV ocorreram durante o ano de 2025. Em dezembro, porém, o presidente do Partido Verde (PV) no Rio Grande do Norte, Rivaldo Fernandes, afirmou avaliava o movimento como uma “especulação”.
Em resposta à reportagem da 98 FM Natal, ele rebateu as apurações junto a interlocutores, que apontavam para a possibilidade de filiação de Morais ao MDB. Para Fernandes, o compromisso firmado por Hermano em disputar a reeleição a deputado estadual e permanecer na legenda se manterão.
Comentários