SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 20, 2025

Lançada a unidade Liga Parnamirim, será a oitava unidade da Liga e terá investimento de R$ 70 milhões

FOTO: DIVULGAÇÃO

A cidade de Parnamirim viveu um dia histórico. Foi lançada, nesta sexta-feira (dia 19 de dezembro), a unidade da Liga contra o Câncer que será instalada naquele município. Com investimento de R$ 70 milhões, a ser erguida em uma área de 10.400 metros quadrados, a nova unidade oferecerá desde serviços ambulatoriais até quimioterapia. Essa será a oitava unidade da Liga, que está presente hoje com quatro unidades em Natal (Hospital Luiz Antonio, Policlínica, Centro Avançado de Oncologia – CECAN e a unidade de Oncologia Pediátrica), Caicó, Currais Novos e em fase de construção Assu.

O projeto da Liga Parnamirim já é abraçado pela iniciativa pública e privada. O terreno foi doado por um grupo de oito empresários locais. E durante a solenidade de lançamento, o senador Styvenson Valentim garantiu a destinação de emendas para a construção da unidade. Os diretores da Liga Arthur Villarim e Edilmar Moura apresentaram o projeto da nova unidade e destacaram toda trajetória da instituição no Rio Grande do Norte. “A Liga se estabelecer em Parnamirim é questão de estratégia para abraçar toda região Agreste chegando até a divisa com a Paraíba”, observou Edilmar Moura.

Arthur Villarim lembrou que há uma demanda reprimida e, exatamente por isso, as unidades da Liga já erguidas não refletiram em redução no atendimento em Natal. “Nossa demanda não para de crescer. Hoje 70% dos nossos atendimentos são de pessoas do interior. Por isso, nada mais importante do que interiorizar a Liga”, disse Arthur Villarim.

Edilmar Moura chamou atenção para o papel da Liga no ensino e na inovação e confirmou que estão avançadas as tratativas para instalar a Faculdade da Liga. O primeiro curso a ser oferecido será o de Gestão em Saúde.

A prefeita de Parnamirim Nilda Cruz destacou que o Executivo fará todo esforço para desburocratizar a agilizar as licenças para obra.

Já o senador Styvenson Valentim confirmou que destinará emendas do seu mandato para erguer a nova unidade da Liga. “Vamos concretizar esse projeto porque vale a pena investir na Liga. Porque a Liga devolve em serviços e serviços de qualidade”, destacou.

A nova unidade da Liga ressalta a capilaridade da instituição que é hoje o principal eixo de acesso à oncologia no Rio Grande do Norte, garantindo atendimento regionalizado e reduzindo vazios assistenciais. A Liga atende pacientes de 153 municípios potiguares, do total de 167 que o Estado possui.

CONHEÇA COMO SERÁ A UNIDADE DA LIGA EM PARNAMIRIM

Com 10.400 m² de terreno e 6.142 m² de área construída, a unidade será erguida em um espaço doado por oito empresários potiguares, sensibilizados pela relevância social do trabalho realizado pela Liga ao longo de seus 76 anos de atuação.

A Liga Parnamirim ofertará serviços ambulatoriais, consultas médicas, exames de imagem – como ressonância magnética e ultrassonografia – além de Medicina Nuclear, pequenas cirurgias e procedimentos sem necessidade de internação, a exemplo de sessões de quimioterapia e atividades logísticas de apoio. A unidade também abrigará espaços dedicados à pesquisa e ensino, fortalecendo a formação de profissionais e o desenvolvimento científico.

Tropykália, Joelma e Vicente Nery estão no Natal em Macaíba 2025, shows começam neste sábado (20)

FOTO: DIVULGAÇÃO

A cidade de Macaíba vai ser bastante movimentada a partir deste sábado (20/12) com o início dos grandes shows do Natal em Macaíba 2025, tendo como cenário a Avenida Mônica Dantas. A atração principal da noite é o grupo Tropykália, conhecido pelo seu forró romântico e animado, que promete lotar a Avenida Mônica Dantas com hits contagiantes que se misturarão à energia natalina. O acesso é totalmente gratuito.

A programação do primeiro dia começa a partir das 19h, com apresentações de Rodrigo e Marcelo abrindo a noite, seguidos pelo Forró de Griff e o destaque da noite, Tropykália. Essa sequência vai garantir um mix perfeito de forró tradicional e moderno, ideal para animar a multidão e trazer grandes recordações.

No domingo, (21/12), Denys e Klebinho se apresentam junto com Vicente Nery e Circuito Musical. A grande noite de encerramento será na segunda-feira, dia 22, com os shows de Jeff Costa, Cesinha Garcia e a atração mais aguardada do ano, a cantora Joelma, diretamente do Pará, com a apresentação que promete ficar marcada na memória dos milhares de fãs que vão prestigiar esse momento.

Além de ser um grande espetáculo que resgata a magia do Natal em Macaíba e atrai a atenção de milhares de macaibenses e visitantes de outras cidades, essa programação natalina também gera mais movimento no comércio local e aquece a economia de nossa cidade. A gestão municipal do prefeito Emídio Júnior resgatou o calendário anual de eventos culturais e recreativos da cidade, abrangendo desde o Carnaval, São João, Aniversário da Cidade e as festividades típicas do período de Natal. O tema adotado para esta edição é “A luz que vem da fé”. A programação teve início no dia 11 com o acendimento das luzes e da árvore temática na Praça Paulo Holanda Paz. O acesso é totalmente gratuito!

Câmara de Natal aprova código de conduta em competições esportivas infantojuvenis

FOTO: FRANCISCO DE ASSIS

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta semana o Projeto de Lei nº 761/2025, de autoria do vereador Aldo Clemente (PSDB), que institui regras de conduta para torcedores e medidas de segurança em competições desportivas infantojuvenis não profissionais e em jogos escolares promovidos por instituições de ensino ou pelo Poder Público no Município. A matéria segue agora para sanção do prefeito Paulinho Freire (União).

O texto regulamenta, pela primeira vez no âmbito municipal, normas para assegurar que torneios escolares, campeonatos comunitários e competições de base ocorram em ambiente seguro, organizado e adequado ao desenvolvimento social e educacional de crianças e adolescentes.

Entre as proibições, estão o ingresso de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas, a entrada de objetos perigosos, manifestações ofensivas ou discriminatórias, cânticos preconceituosos, arremesso de objetos, violência física e invasão de áreas restritas aos atletas. As penalidades poderão ser aplicadas de forma imediata pelas organizações, incluindo advertência, retirada do local, apreensão de materiais proibidos e bloqueio de acesso a partidas futuras.

O projeto também autoriza a criação do Cadastro de Infratores de Eventos Desportivos (Ciede), que permitirá registrar torcedores que descumprirem a lei, com validade de até dois anos e total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As competições deverão contar com seguranças identificados, assegurando a integridade de atletas e do público.

Para o vereador Aldo Clemente, autor da proposta, a aprovação representa um avanço importante na proteção das famílias e dos jovens atletas que participam do esporte de base.

“O esporte forma, educa e transforma. Mas, para isso, precisa ocorrer em um ambiente seguro. Este projeto nasce da realidade das nossas quadras e campos comunitários, atendendo ao apelo de pais, professores, dirigentes e árbitros que querem proteger nossas crianças e adolescentes. Nossa missão é prevenir conflitos, promover boas práticas e garantir que o esporte siga sendo um espaço de inclusão e cidadania”, afirmou.

O parlamentar ressaltou o caráter preventivo da proposição: “Não buscamos punir, e sim orientar. Regras claras fortalecem a convivência, a segurança e o espírito esportivo. Com este projeto, Natal avança na construção de ambientes esportivos mais responsáveis e acolhedores.”

Com a aprovação do substitutivo, o Município passa a dispor de um marco regulatório próprio para competições não profissionais, alinhado à proteção à infância, à segurança urbana e ao direito ao esporte e ao lazer. O texto segue agora para sanção do Executivo Municipal.

Eliabe pode responder por denunciação caluniosa após acusar Brisa de agressão

FOTO: FRANCISCO DE ASSIS

Novos elementos surgidos ao longo da semana derrubam a recente acusação apresentada pelo vereador Subtenente Eliabe (PL) contra a vereadora Brisa Bracchi (PT). Na última quarta-feira 17, o vereador do PL anunciou no plenário da Câmara de Natal que protocolaria uma denúncia contra a parlamentar do PT por quebra de decoro. Segundo ele, Brisa deveria ser processada na Comissão de Ética da Câmara por supostamente ter agredido uma mulher durante uma briga no município de Tibau do Sul em 5 de dezembro.

“A vereadora ora denunciada se envolveu em um grave episódio de agressão física contra a cidadã Raquel de Carvalho Silva. O regimento interno desta Casa atribui ao Conselho de Ética a competência para processar e julgar atos que atentem contra a dignidade, a moralidade e o respeito exigido do mandato eletivo”, afirmou Eliabe.

O vereador fez a acusação baseado em um boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil por Raquel de Carvalho Silva.

Na mesma sessão, Brisa reagiu. Ela negou envolvimento em briga e disse que, em 5 de dezembro, estava em Natal. “Vossa excelência vai ter que provar na Justiça, seu mentiroso, seu calunioso, seu fascista”, declarou Brisa, acusando Eliabe de ter orientado no registro do BO.

A prática imputada por Brisa a Eliabe pode caracterizar o crime de “denunciação caluniosa”, que é acusar falsamente alguém de um crime para que ele sofra investigação ou processo, ou o crime de “falsa comunicação de crime”, que é provocar a autoridade sobre um crime que você sabe não ter ocorrido.

Novos elementos

No dia da suposta confusão em Tibau do Sul, Brisa esteve pela manhã na Câmara Municipal de Natal, onde inclusive foi notificada do novo processo de cassação que a Câmara abriu contra ela. À tarde, a petista participou de reunião com o secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon. Ela juntou fotos das duas agendas.

Brisa também apresentou nota fiscal de abastecimento do seu veículo em um posto de combustíveis da capital. O documento foi emitido às 14h58 daquele dia, reforçando que a vereadora permaneceu em Natal ao longo de todo o dia.

Na quinta-feira 18, dia seguinte à acusação de Eliabe, Brisa Bracchi foi à sede da Delegacia Geral de Polícia (Degepol), em Natal, para registrar um boletim de ocorrência contra Raquel de Carvalho Silva. A vereadora juntou provas que demonstram que, ao longo de todo o dia 5 deste mês, esteve em Natal, cumprindo agendas oficiais do mandato, o que inviabilizaria sua presença na localidade em que ocorreu o incidente.

“Vamos adotar todas as medidas legais cabíveis porque, infelizmente, o nível de perseguição está escancarado e extrapolou todos os limites. Trata-se de uma acusação mentirosa, que fere a minha honra e atinge a minha família. Isso é muito grave e não ficará impune”, afirmou a vereadora.

Ela também anunciou que processaria Eliabe pela acusação infundada.

Briga aconteceu, mas não envolveu Brisa

Apuração do repórter Emerson Medeiros, da rádio Clube FM, aponta que de fato houve uma briga entre duas mulheres em Tibau do Sul, mas que a agressora não foi Brisa, e sim uma pessoa que tem semelhança física com a vereadora.

“Quem agrediu foi uma moça chamada Alice”, afirmou o repórter. Emerson Medeiros afirmou que a verdadeira mulher que se envolveu na confusão está em viagem, mas garantiu que irá prestar depoimento à Polícia Civil.

A apuração aponta ainda que Brisa teria sido envolvida no episódio porque sua mãe é gestora de uma biblioteca social em Tibau do Sul. Raquel teria entrado em contato com a mãe da vereadora de forma provocativa e, em seguida, ido até seu local de trabalho. No boletim de ocorrência registrado pela mãe de Brisa, consta a informação de que Raquel teria, inclusive, agredido uma criança durante a confusão.

Um dos elementos centrais do equívoco, segundo a investigação jornalística, é a semelhança física entre Alice e a vereadora Brisa Bracchi. O repórter Emerson Medeiros tem fotografias de Alice e atesta que ela “lembra fisicamente a vereadora”. Ainda assim, Raquel teria insistido que a pessoa envolvida na briga era Brisa e, a partir dessa convicção, procurou o vereador subtenente Eliabe.

Agora RN

CPMI do INSS irá votar convocação de Lulinha e do vice-líder de Lula para depor

FOTO: SAULO CRUZ

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o roubo bilionário a aposentados e pensionistas do INSS solicitou nesta sexta-feira (19) um novo pedido de convocação de Fábio Luís Lula da Silva, o “Lulinha”, filho do presidente Lula (PT), a depor no colegiado.

O pedido foi deferido pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL). Segundo os autos de investigações da CPMI, Lulinha teria ligação com Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, preso por ser o principal líder do esquema de descontos indevidos.

Gaspar também protocolou o pedido de convocação do senador Weverton Rocha (PDT-MA), que foi alvo da PF na operação desta quinta-feira (18).

A ideia é aproveitar a grande repercussão e quebra de sigilos revelados pela PF, em relação aos esquemas em que são citados os supostos presos no desdobramento da operação “Sem Desconto”.

Como mostrou o Diário do Poder, na última sessão do ano, a base de parlamentares ligados ao governo Lula (PT) blindou os alvos citados, sendo eles o advogado-geral da União, Jorge Messias e Lulinha.

O nome do filho do ex-presidente reapareceu como possível beneficiário do esquema após a nova fase da operação Sem Desconto mirar a empresária Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram o pagamento de uma mesada de R$ 300 mil a uma empresa de Luchsinger. Antônio Carlos Camilo Antunes, o “careca do INSS”, faz referência, em mensagens, ao fato de que esse valor seria para “o filho do rapaz”, sem especificar quem seria o rapaz.

O relator pediu também a convocação de Roberta e de Danielle Fontenelles, que seriam outro elo de Lulinha no esquema.

Na operação desta quinta-feira (18), armas, dinheiro e carros de luxo foram apreendidos pela PF. O secretário-executivo da Previdência, Adroaldo Portal, foi preso e exonerado do cargo na autarquia, a pedido do ministro da Previdência, Wolney Queiroz.

O filho do “Careca do INSS”, Romeu Carvalho Antunes, e o advogado Éric Douglas Martins Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis, foram presos.

Ambos já prestaram depoimentos no colegiado.

Segundo informou o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), as sessões para ouvir os depoimentos de convocados devem voltar na segunda semana de fevereiro, após o recesso parlamentar.

Diário do Poder

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas mantém prisão e fisioterapia no horário da PF

FOTO: REPRODUÇÃO

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja submetido a cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral. A decisão veio após laudo da Polícia Federal indicar a necessidade do reparo, mas ressaltou que o procedimento não tem caráter de urgência e deve ser agendado previamente pela defesa.

O laudo da PF apontou que a cirurgia é necessária devido à piora do sono e da alimentação, à resistência aos tratamentos anteriores e ao risco de complicações causadas pela pressão intra-abdominal. Apesar disso, Moraes manteve que o procedimento é eletivo, ou seja, pode ser realizado sem urgência.

Na mesma decisão, o ministro negou o pedido da defesa para que Bolsonaro cumpra a pena em regime domiciliar. Moraes lembrou que a legislação prevê prisão domiciliar apenas para condenados em regime aberto, enquanto o ex-presidente cumpre pena em regime fechado na Superintendência da PF, em Brasília, por condenação de 27 anos e 3 meses no processo da chamada trama golpista.

Moraes também rejeitou o pedido para alterar o horário das sessões de fisioterapia de Bolsonaro. Segundo o ministro, o atendimento deve seguir as regras administrativas da PF, e o profissional de saúde precisa se adequar aos horários da unidade.

A decisão reforça que Bolsonaro tem autorização judicial para receber atendimento médico e fisioterapêutico, desde que respeitadas as normas de segurança da Superintendência.

Blog do BG

STTU define operação especial de transporte para o Natal em Natal

FOTO\: DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) definiu uma operação especial de transporte público para atender a população durante a programação do Natal em Natal, especialmente nos dias de shows realizados entre 25 e 30 de dezembro de 2025, no polo de Ponta Negra. As ordens de serviço foram alinhadas durante reunião entre gestores da STTU e representantes das operadoras de transporte público.

A ação tem como objetivo garantir mais mobilidade, segurança e comodidade aos usuários do transporte coletivo que participarem dos eventos, com reforço de linhas e a oferta de horários especiais após o encerramento das apresentações.

Operação especial em Ponta Negra

Nos dias de evento, as linhas contarão com viagens extras, partindo da Avenida Engenheiro Roberto Freire, em frente ao Hotel Ponta Negra Flat, conforme os dias e horários abaixo:

25/12

Linhas: N-07, N-08, L-54, N-73, N-79, O-83 e Corujão

Horário de saída: 00h40

28/12

Linhas: N-07, N-08, L-54, N-73, N-79, O-83 e Corujão

Horário de saída: 02h40

26, 27, 29 e 30/12

Linhas: N-07, N-08, L-51 (sentido Neópolis), L-54, N-73, N-79 e Corujão

Horário de saída: 02h40

De 31/12 para 01/01

O evento está programado para encerrar em horário no qual o sistema de transporte da capital já estará em operação regular.

A STTU reforça que a operação foi planejada para atender ao fluxo esperado de pessoas durante os festejos natalinos, facilitando o retorno do público para casa de forma organizada e segura. Para mais informações, os passageiros podem entrar em contato com o Alô STTU, pelo telefone 156.

Mulher é detida após tentar impedir ação da PM em Mãe Luíza; Drogas foram apreendidas

FOTO: REPRODUÇÃO

Policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar apreenderam drogas e materiais usados para o tráfico durante patrulhamento realizado na noite desta quinta-feira 18, no bairro de Mãe Luíza, na zona Leste de Natal. Uma mulher foi detida após tentar interferir na ação policial.

A ocorrência aconteceu na rua Bom Fim, quando a equipe realizava abordagens a dois indivíduos. No mesmo momento, os policiais visualizaram um terceiro homem fugindo rapidamente de uma residência nas proximidades.

Durante a fuga, o suspeito deixou para trás um saco contendo material ilícito. O homem conseguiu escapar e não foi localizado.

No interior do saco, os policiais encontraram cinco porções médias de maconha, quatro porções pequenas da mesma substância, duas balanças de precisão, papel filme e embalagens pretas usadas para acondicionar o material.

Enquanto a equipe realizava os procedimentos no local, uma mulher tentou interferir na ação policial. Segundo a PM, ela passou a desacatar, desobedecer ordens e agredir os policiais.

Diante da resistência apresentada, a mulher foi imobilizada pelos militares e detida no local da ocorrência. Após a intervenção, todo o material apreendido, junto com a mulher, foi encaminhado à Central de Flagrantes da Zona Sul.

Agora RN