SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 19, 2025

SBD-RN realiza ação de prevenção ao câncer de pele em Natal e supera expectativas de atendimento

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio Grande do Norte (SBD-RN) realizou, no último sábado (13), uma ampla ação de prevenção ao câncer de pele em Natal, que resultou em mais de 800 atendimentos gratuitos à população, superando as expectativas da organização. A iniciativa aconteceu no Centro Avançado de Oncologia (Cecan) da Liga, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, como parte da campanha nacional Dezembro Laranja.

Durante o evento, foram oferecidas consultas e exames dermatológicos com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele, doença que representa cerca de 33% de todos os tipos de câncer registrados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A ação reforçou a importância do autocuidado e da realização de check-ups periódicos com dermatologistas.

Os números da mobilização chamaram a atenção: mais de 800 pessoas foram atendidas, 170 pacientes foram encaminhados para cirurgias oncológicas e 50 pequenas cirurgias já foram realizadas no próprio local. Ao todo, mais de 40 médicos dermatologistas atuaram de forma voluntária, contribuindo para o sucesso da ação.

Os dados coletados ao longo da campanha também acendem um alerta sobre os hábitos da população. Estatísticas da SBD Nacional e da campanha de 2024, que atendeu 18 mil pessoas em todo o país, indicam que 62,51% dos participantes relataram exposição solar sem proteção adequada, enquanto apenas 31,63% afirmaram utilizar protetor solar regularmente. Além disso, pesquisa recente do Instituto Datafolha aponta que aproximadamente 90 milhões de brasileiros, o equivalente a 54% da população, nunca passaram por uma consulta dermatológica, o que reforça a relevância de ações preventivas como essa.

A presidente da SBD-RN, Bárbara Carriço, celebrou os resultados da iniciativa. “Ver a comunidade abraçar a causa da prevenção e buscar atendimento reforça nosso compromisso. Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todos os profissionais de saúde envolvidos, que doaram seu tempo e conhecimento com tanto empenho, e à Liga pela parceria fundamental, que tornou possível levar saúde de qualidade a tantos”, afirmou.

BZN

Pesquisa: Nikolas é o politico mais bem avaliado do Brasil

FOTO: BRUNO SPADA

A pesquisa feita pelo Atlas Intel/Bloomberg apontou o Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL-MG) como o político mais bem avaliado do Brasil. Os dados foram divulgados nesta quinta (18).

O levantamento foi feito entre os dias 10 e 15 de dezembro, por meio do método de Recrutamento Digital Aleatório.

Ao todo, foram 18.154 entrevistados. A margem de erro é de um ponto e o nível de confiança é de 95%.

Pleno News

Inmetro e Ipem encontra irregularidades em produtos comercializados no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou uma operação e identificou 90 mil produtos irregularidades. No Rio Grande do Norte, foram fiscalizados 9.555 itens e encontrados 49 brinquedos irregulares sendo comercializados sem o devido registro do Inmetro, sendo essa também a principal inconformidade encontrada na ação nacional.

A ação ocorreu entre os dias 3 e 28 de novembro, com o apoio da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), da qual o Ipem-RN faz parte.

A presença do Selo do Inmetro é obrigatória para evidenciar o atendimento aos requisitos de segurança dos produtos ofertados ao público infantil.

Segundo o coordenador-geral da RBMLQ-I, Marcelo Ladeia, a operação tem papel fundamental na redução de riscos ao consumidor em um dos períodos de maior movimento no comércio.

“A operação Natal Seguro reforça a atuação integrada da Rede em todo o país para retirar do mercado produtos que não atendem aos requisitos mínimos de segurança, especialmente aqueles voltados ao público infantil. Nosso objetivo é fiscalizar os objetos a fim de que o consumidor tenha acesso a itens seguros e em conformidade com os regulamentos do Inmetro, sobretudo em um período de consumo intensificado”, afirmou.

Das análises dos produtos

A análise nacional por categoria mostrou que, além dos brinquedos, que concentraram 15% dos itens fora dos padrões, as luminárias tipo pisca-pisca apresentaram 7,28% de não conformidades.

Para os produtos regulamentados, a exemplo das luminárias natalinas, a operação visa coibir a venda de itens sem informações obrigatórias, como os dados do fabricante ou do importador, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o país de origem. É importante ressaltar que todas essas informações devem estar escritas em português.

Entre os alimentos típicos das festas de fim de ano, destacaram-se pelos percentuais de irregularidades os produtos: azeite (7,67%), azeitonas (7,32%), leite (3,73%), panetones (3,68%), frutas (2,83%), chocolate (2,62%), vinagre (2,12%) e bebidas alcoólicas (1,93%). No Rio Grande do Norte foram encontrados erros por peso abaixo do indicado e por falta de indicação de peso em quatro panetones, dois cereais e uma uva-passa.

Em caso de irregularidades no comércio, no atacado, no fabricante ou no importador, o estabelecimento está sujeito a penalidades e multas, que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

O consumidor pode denunciar irregularidades à Ouvidoria do Inmetro pelo site ou pelo telefone gratuito 0800 285 1818 (disponível apenas para telefone fixo), das 8 h às 16 h 30 min. Também é possível denunciar diretamente ao Ipem/RN por meio da nossa ouvidoria pelo e-mail [email protected] ou via WhatsApp (84) 99802-0364.

Em caso de acidente ou incidente com um produto, o consumidor deve comunicar o ocorrido ao Sinmac – Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, no Portal de Serviços do Inmetro: www.sinmac.inmetro.gov.br.

Liga Contra o Câncer lançará nova unidade em Parnamirim nesta sexta (19)

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Liga Contra o Câncer, instituição que trata e previne o câncer, laçará uma nova unidade em Parnamirim. De acordo com a direção do local, a àrea terá 6.142 m² e será construida em um espaço doado por empresários potiguares. A apresentação do projeto será divulgado nesta sexta-feira (19), às 15h30, na Rua Alameda do Sol, Lote A2-C, Nova Parnamirim.

Com a construção, a Liga Parnamirim vai oferecer serviços ambulatórios, consultas médicas, exame de imagem, pequenas cirurgias e procedimento sem necessidade de internação.

Para os exames de imagem, estarão disponíveis ressonância magnética e ultrassonografia, além de medicina nuclear. Procedimentos como sessões de quimioterapia e atividades logísticas de apoio. A unidade também abrigará espaços dedicados à pesquisa e ensino, fortalecendo a formação de profissionais e o desenvolvimento científico.

Portal 98 FM

Ancar Ivanhoe anuncia inclusão do Midway Mall em seu portfólio

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Ancar Ivanhoe, uma das principais administradoras de shopping centers do Brasil, anunciou, nesta quinta-feira (18), a inclusão do Midway Mall, em Natal, no seu portfólio de empreendimentos. A empresa concluiu as negociações e passa a integrar o grupo de investidores minoritários do shopping, além de assumir oficialmente a administração do centro de compras.

A entrada marca uma nova etapa na trajetória do Midway Mall, considerado um dos principais polos comerciais da capital potiguar.

“Um novo capítulo começa hoje em Natal! É com muita alegria que compartilhamos que a Ancar expande o seu portfólio com a chegada do @midwaymall, um dos principais centros de varejo da região de Natal. O empreendimento se destaca como um hub completo de compras, gastronomia e serviços. Assumimos essa nova etapa com respeito à história e com o compromisso de somar nossa experiência para manter a relevância do Midway Mall, conectando pessoas e criando experiências que transformam. Esse é o jeito Ancar de ser: proximidade, cuidado e gestão que valoriza pessoas e territórios”, postou o grupo nas redes sociais..

Estratégia de crescimento e relevância regional

A operação representa mais um avanço na estratégia de crescimento da Ancar Ivanhoe, que busca ativos com forte relevância regional, solidez operacional e visão de longo prazo.

Inaugurado em 2005, o Midway Mall reúne mais de 300 lojas, distribuídas em cerca de 65 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL). O shopping se consolidou como um hub completo de compras, gastronomia e serviços, com grande impacto no varejo da região de Natal.

Com a inclusão do Midway, a Ancar fortalece sua plataforma nacional de gestão e investimentos.

Ancar passa a administrar 23 shoppings no país

Com o novo empreendimento, a Ancar Ivanhoe passa a contar com 23 shoppings centers em seu portfólio, com presença nas cinco regiões do Brasil, consolidando sua posição entre as principais administradoras do setor. Além do Midway Mall, o grupo também administra o Natal Sohopping na capital potigar.

De acordo com Marcos Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe, a chegada ao Midway Mall representa um passo importante. “Fazer parte do Midway Mall é motivo de grande satisfação. Nossos mais de 50 anos de experiência na indústria nos deram a maturidade necessária para explorar o melhor potencial de cada ativo, respeitando suas relevâncias locais e regionais”, afirmou.

Segundo ele, o respeito às particularidades de cada empreendimento tem sido fundamental para o crescimento consistente da companhia.

Ponta Negra News

Governo Lula “não sabia” de nº 2 na fraude do INSS, diz ministro

FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, afirmou, nesta quinta-feira (18), que o governo Lula não tinha conhecimento sobre o envolvimento do número 2 da pasta, Adroaldo Portal, no esquema de fraudes nas aposentadorias do INSS. Adroaldo foi preso na manhã desta quinta (18).

Segundo o ministro, o secretário-executivo foi exonerado logo após a nova fase da Operação Sem Desconto deflagrada na manhã desta quinta.

– Não tínhamos qualquer informação – disse Wolney, ao ser questionado se o governo sabia da eventual participação de Adroaldo no esquema.

Wolney afirmou ainda que continua com a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “conter a crise, cuidar dos aposentados e estabelecer a integridade e a governança no ministério”.

– Seguimos nessa mesma toada de buscar os responsáveis. Esse governo não protege ninguém, tanto que há ampla liberdade da CGU e da PF – afirmou o ministro.

Jornalista de formação, Adroaldo Portal já trabalhou no gabinete do senador Weverton Rocha (PDT-MA) e em cargos do Congresso Nacional ligados a políticos do PDT. Weverton foi alvo de busca e apreensão na operação desta quinta.

Pleno News

Lula sobre INSS: “Se tiver filho meu envolvido, será investigado”

FOTO: EFE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que, caso seu filho Fábio Luís Lula da Silva, mais conhecido como Lulinha, tenha participado do esquema de fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ele será alvo de investigação.

– Tenho dito pros meus ministros e pessoas que participam da CPMI [do INSS], é importante que haja seriedade para investigar todas as pessoas que estão envolvidas, se tiver filho meu envolvido, será investigado – declarou ele em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18).

A fala ocorre na esteira da prisão do número 2 do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, ocorrida nesta manhã. O chefe do Executivo, contudo, afirmou que não sabia que Adroaldo havia virado alvo da operação.

– Eu não sei quem foi hoje, eu não sei quem é [que] a Política Federal [vai procurar] no futuro. Não sei porque eu tive já algumas reuniões importantes hoje. O que eu sei é o seguinte: quem estiver envolvido vai pagar o preço de estar envolvido com isso – declarou.

Como mostrou o Pleno.News, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou na última segunda (15) que surgiu a “possibilidade” de Lulinha ser investigado após sua citação nas apurações. A declaração foi dada durante café com jornalistas.

O nome de Lulinha foi mencionado em meio às investigações após um ex-funcionário de Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, dizer que seu chefe fez um pagamento de R$ 25 milhões ao filho do presidente e lhe pagava uma mesada de R$ 300 mil. Além disso, o Careca e Lulinha viajaram juntos para Portugal em novembro do ano passado. No meio deste ano, Lulinha se mudou para a Espanha.

Além disso, uma amiga de Lulinha, Roberta Luchsinger, se tornou alvo da nova fase da operação, iniciada nesta quinta. As apurações mostram que Careca enviou R$ 1,5 milhão para a empresária.

Pleno News

PRF reforça fiscalização nas BRs do RN até o Carnaval de 2026

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou no Rio Grande do Norte a Operação Rodovida 2025/2026, que vai intensificar a fiscalização e as ações educativas nas rodovias federais até o dia 22 de fevereiro de 2026, período que inclui as festas de fim de ano, o veraneio e o Carnaval.

A operação faz parte de um programa nacional de segurança viária e tem como foco reduzir acidentes graves e mortes no trânsito durante os meses de maior circulação de veículos no estado. O lançamento nacional ocorreu na última terça-feira (16), em Maceió, capital de Alagoas.

No RN, as ações serão realizadas de forma integrada com órgãos estaduais e municipais de segurança pública e trânsito, ampliando o trabalho conjunto para proteger motoristas, passageiros e pedestres.

A PRF vai reforçar o policiamento em pontos e horários considerados mais perigosos, definidos a partir de dados de inteligência. As BRs com maior fluxo e histórico de acidentes, como a BR-101 e a BR-304, terão atenção especial.

Atuação e educação no trânsito

A fiscalização será mais rigorosa contra infrações que costumam provocar acidentes graves, como ultrapassagens proibidas, direção sob efeito de álcool, excesso de velocidade e uso de celular ao volante.

Também será intensificado o controle do uso de itens obrigatórios de segurança, como cinto de segurança, capacete e cadeirinhas para o transporte de crianças.

Além da repressão, a operação inclui ações educativas. Um dos destaques é o projeto Cinema Rodoviário, que leva orientações a motoristas e passageiros em pontos estratégicos das rodovias, com foco na conscientização e na prevenção de acidentes.

A Operação Rodovida seguirá com atividades contínuas em todas as rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte até o fim do Carnaval, buscando garantir mais segurança para potiguares e turistas que trafegam pelo estado.