SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 18, 2025

Carta de Natal de jovem morto por leoa revela pedidos emocionantes

FOTO: REPRODUÇÃO

A conselheira tutelar Verônica Oliveira divulgou a última carta de Natal escrita por Gerson de Melo Machado, conhecido como Vaqueirinho, jovem de 19 anos que morreu após ser atacado por uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa (PB). O documento revela desejos simples e emocionantes, como felicidade, a visita da mãe e a chance de trabalhar como policial, agente florestal ou veterinário.

Diagnosticado tardiamente com esquizofrenia, Gerson teve uma trajetória marcada por abandono, pobreza e sucessivas internações. Na carta intitulada “Desejo do Coração”, escrita quando ainda era adolescente, ele afirmou nunca ter vivido a felicidade que desejava e expressou vontade de receber carinho materno. A mãe, que também tem diagnóstico de esquizofrenia, perdeu o poder familiar, enquanto os irmãos foram adotados por outras famílias.

Segundo a conselheira, o texto foi compartilhado por uma professora do Centro Educacional do Adolescente (CEA), onde Gerson esteve internado. Verônica afirmou que a carta expõe pedidos de socorro ignorados ao longo da vida do jovem. “Ele não pediu nada material, apenas aquilo que nunca teve”, escreveu.

Gerson foi apreendido diversas vezes quando menor de idade e preso já adulto por delitos como furto e dano ao patrimônio. De acordo com relatos, ele só se sentia seguro em ambientes de privação de liberdade.

O parque estava fechado desde o dia do ataque, ocorrido em 30 de novembro, e será reaberto na quinta-feira (18), com visitação parcial e reforço nos protocolos de segurança. A administração informou que revisou estruturas, rotinas de manejo e vigilância, além de implantar novas regras para o acesso aos recintos dos animais.

A leoa Leona, que atacou o jovem após ele invadir deliberadamente a jaula, passou por observação veterinária devido ao estresse e já foi reintroduzida ao recinto. O parque destacou que a eutanásia do animal nunca foi considerada.

A Polícia Civil da Paraíba apura o caso, tratado inicialmente como uma fatalidade. Imagens mostram Gerson escalando grades e árvores antes de entrar no espaço do animal. Segundo a investigação, ele não tinha noção do perigo devido ao comprometimento psiquiátrico.

Blog João Marcolino

Em SP, Flávio almoça com empresários e diz que aprendeu com “erros do pai”

FOTO: REPRODUTOR

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, se reuniu nesta quarta-feira (17), em um almoço com empresários na cidade de São Paulo.

No encontro, que durou cerca de 1h30, no Jardim Paulista, zona nobre da cidade, Flávio destacou a importância de sua candidatura, reforçando ser o “Bolsonaro mais moderado”.

Os principais assuntos abordados pelo pré-candidato, de acordo com interlocutores, foram segurança pública e economia. O senador teria dito que aprendeu com os erros do pai e assegurou sua experiência e respeito na política e no Congresso Nacional, justificando com base em seu mandato no Senado Federal.

Na conversa, o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro indicou que pretende anunciar um plano de governo e uma equipe com rapidez, antes mesmo da eleição que acontece no ano que vem.

Além disso, defendeu a união da direita na disputa, reforçando sua parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ponto chave na conversa com os presentes, que demonstravam certa preferência pelo nome do republicano para o pleito.

Mencionando também outros governadores que já lançaram pré-candidaturas, como é o caso do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e do Paraná, Ratinho Junior (PSD), o senador teria dito que “todos eles estarão juntos”, “se não no primeiro turno, no segundo turno”, relatou à CNN uma fonte.

Apesar de uma certa resistência inicial, os empresários saíram otimistas com a pré-candidatura do senador.

Ao final do almoço, em conversa com jornalistas, Flávio enfatizou que a candidatura é “firme” e disse que a sua conduta moderada pode gerar “confiança da população”.

Essa não é a primeira vez que o pré-candidato acena ao empresariado paulista. Na semana passada deu o primeiro passo nessa aproximação com a Faria Lima para viabilizar sua candidatura efetiva.

Todos esses encontros são organizados pelo ex-secretário de Desenvolvimento Social em Social em São Paulo, Filipe Sabará.

CNN

Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem tem mandatos cassados pela Câmara dos Deputados

FOTO: EBC

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassou, na tarde desta quinta-feira 18, os mandatos dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). De acordo com o portal Metrópoles, as informações são preliminares e indicam que ainda faltam assinaturas de integrantes da Mesa para a oficialização da medida, que deve ser publicada no Diário Oficial desta quinta.

Alexandre Ramagem teve o mandato cassado após condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com trânsito em julgado, a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão, em regime inicial fechado, por participação na trama golpista de 2022.

Já Eduardo Bolsonaro perdeu o mandato em razão do acúmulo de faltas na Câmara dos Deputados. O parlamentar está nos Estados Unidos desde fevereiro e não possui autorização para participação remota nas votações da Casa Legislativa.

Com a conclusão das assinaturas pendentes, a decisão da Mesa Diretora será formalizada e passará a produzir efeitos legais.

Agora RN

Ministro do STF determina prisão preventiva de potiguar tesoureiro de entidade investigada por fraudes no INSS

FOTO: REPRODUÇÃO

O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, acolheu o pedido da Polícia Federal e determinou a prisão preventiva do tesoureiro da Confederação Brasileira de Pesca e Aquicultura, Gabriel Negreiros. O documento foi assinado na terça-feira (16), dois dias antes da deflagração de uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura os descontos ilegais em contas de aposentados e pensionistas do INSS.

De acordo com a decisão de Mendonça, a decisão contra Negreiros se dá devido ao seu papel como “como braço operacional da organização criminosa no tocante ao gerenciamento das empresas utilizadas para dar aparência de legalidade às movimentações financeiras ilícitas”.

Mendonça considera que Gabriel Negreiros “tinha conhecimento integral” do esquema de descontos indevidos, entendendo que sua função exigia lidar diretamente com as demandas nucleares da organização criminosa relacionadas ao pagamento e transferência de recursos por meio de empresas de fachada.

Na decisão, o ministro também reforça que a CBPA era representada por PAULO GABRIEL em contratos envolvendo transferências, por exemplo, para a ACCA CONSULTORIA, empresa do grupo de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” (fls. 351 e 357).

“Sua atuação, demonstrada pelos intercâmbios de mensagens e pelo material apreendido, o situa como um dos responsáveis pela administração da CBPA (fl. 327, 332-333, 335) com atuação voltada para a prática de fraudes contra beneficiários do INSS”.

Busca anterior

Em novembro, Negreiros foi um dos sete alvos da ação da PF dentro da Operação Sem Desconto no RN.

Na ocasião, segundo a defesa de Negreiros, os agentes cumpriram um mandado de busca na residência de seu cliente, e foi, “exclusivamente”, referente a sua atuação na CBPA, presidida por Abraão Lincoln. Eles permaneceram na residência do tesoureiro por cerca de 20 minutos.

Os representantes dele não confirmaram se houve a apreensão de itens da residência, ou de uso profissional do alvo. A defesa afirmou ainda que Gabriel Negreiros “sempre se colocou à disposição para colaborar com toda a apuração investigativa”.

Portal 98 FM

Operação do MPRN combate rede de tráfico de drogas em Canguaretama

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público do RN (MPRN), com apoio da Polícia Militar, deflagrou nesta quinta-feira (18) a operação Ícaro, contra o tráfico de drogas e crimes relacionados em Canguaretama e cidades vizinhas.

As investigações apontaram uma associação criminosa que usava aplicativos de mensagens para coordenar entregas e gerenciar o estoque de entorpecentes. O grupo contava com fornecedores, vendedores e mototaxistas, e também é investigado por homicídio, tortura, roubo, ameaça e posse ilegal de armas.

Foram cumpridos três mandados de prisão provisória e oito mandados de busca e apreensão em residências e um estabelecimento comercial em Canguaretama e Goianinha. Durante a operação, foram apreendidos armas (incluindo um fuzil), drogas, dinheiro, balanças de precisão, celulares e cadernos com anotações. Dois homens foram presos em flagrante e um menor apreendido.

Parte dos envolvidos operava de casa, usando celulares para manter o tráfico ativo. Entre eles, há pessoas com passagens por crimes semelhantes, incluindo um foragido do sistema penitenciário. O material apreendido será analisado pelo MPRN para identificar outros envolvidos e possíveis novos crimes.

Após polêmica, SBT troca Zezé Di Camargo por Chaves inédito

FOTO: REPRODUÇÃO

O SBT exibirá um episódio inédito de Chaves para substituir o especial de Natal é Amor, de Zezé Di Camargo, cancelado após a polêmica envolvendo o cantor.

O anúncio foi feito pelas redes sociais da emissora. “Você pediu e o SBT atendeu! Vai ter Chaves sim! Quarta-feira, após o Programa do Ratinho, você vai conferir um episódio especial nunca exibido na TV aberta!”, informou o canal em publicação no Instagram. Na manhã desta quarta, 17, a assessoria de imprensa do SBT confirmou a exibição ao Estadão.

A atração vai ao ar nesta quarta-feira, 17, logo após o Programa do Ratinho, que começa às 22h15.

O especial Natal é Amor, gravado por Zezé, foi retirado da programação após o próprio cantor pedir publicamente o cancelamento da exibição porque Lula havia sido convidado para participar da inauguração do SBT News. A decisão foi confirmada pelo SBT ao Estadão na tarde de segunda-feira, 15.

O que aconteceu entre Zezé Di Camargo e o SBT

Na madrugada de segunda-feira, 15, Zezé publicou um vídeo no Instagram em que pedia o cancelamento do especial pelo SBT por discordar da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na inauguração do SBT News, na última sexta-feira, 12.

O especial de Natal é Amor, com Zezé, já está gravado e contou com participações de outros artistas. Ainda assim, o sertanejo pediu que a emissora reconsiderasse a exibição. “Se vocês puderem fazer um favor pra mim: tirem meu especial do ar. Não quero participar disso”, disse.

Sem mencionar nomes diretamente, Zezé fez críticas às filhas de Silvio Santos, fundador da emissora, ao afirmar que decisões recentes estariam em desacordo com os valores defendidos pelo empresário. “Filho que não honra pai e mãe, para mim, não existe”, declarou.

Em resposta ao vídeo, o SBT divulgou uma carta aberta assinada pela presidente da emissora, Daniela Abravanel Beyruti. Sem citar o nome do cantor, a emissora afirmou que o lançamento do SBT News está alinhado a um projeto de jornalismo confiável, plural e apartidário. Na sequência, a emissora informou que a transmissão do especial seria mantida, mas voltou atrás logo em seguida e anunciou seu cancelamento.

Nesta terça, 16, Zezé Di Camargo pediu desculpas por usar a expressão “se prostituindo”. No fim de seu vídeo, ele disse: “Acho que vocês estão se prostituindo. Então, não faço parte disso”. Leia mais sobre o pedido de desculpa.

Extra

Vida de Asa Branca vira filme: locutor namorou famosas e torrou dinheiro após faturar R$ 1 milhão por mês ao revolucionar rodeios

FOTO: REPRODUÇÃO

“Seguuuuura, peão”, o bordão imortalizado pelo locutor Asa Branca em rodeios é inconfundível. Foi resultado do carisma e da ousadia do paulista, de Turiúba, que inovou na forma de narrar o esporte com bois, então em ascensão, na década de 1990. Das arenas, foi levado para participar em novelas, fazer programas de TV, se envolveu com famosas, ganhou muito dinheiro, mas viu o patrimônio desmontar, após se envolver com drogas, álcool e fazer uma má gestão financeira. Parte dessa vida com altos e baixos virou filme, “Asa Branca, a voz da arena”, que estreia nesta quinta-feira, dia 18.

O longa, dirigido por Guga Sander e protagonizado por Felipe Simas, faz uma história com mais ares de romance, a partir de episódios que o locutor realmente viveu. Estão lá a origem humilde e o grave acidente que Asa, quando era peão, sofreu. Ele caiu de um boi, quebrou quatro costelas, teve o pulmão perfurado. Recuperando-se em casa, para se sentir mais perto do universo da montaria, ficou ouvindo locuções antigas de rodeio. Decidiu, então, mudar para esta carreira.

Passou uma temporada nos Estados Unidos, como imigrante ilegal no Texas, e trouxe de lá um microfone sem fio. A tecnologia ainda inédita por aqui, permitiu que Asa entrasse na arena, junto com os peões, para fazer narrações. As rimas certeiras conquistaram as arquibancadas. E ele foi inovando a cada apresentação para atrair mais público. Cena presente no filme, e que também ocorreu na vida real, foi a chegada dele de helicóptero em meio a um dos rodeios, para começar a performance.

Saber como tudo era feito na gringa foi o que o ajudou a aplicar novos conceitos pelo Brasil. No auge, ele chegou a faturar R$ 1 milhão por mês. E a medida que o sucesso foi aumentando, o locutor passou a se envolver com várias mulheres, a vida virou sinônimo de farra, e ela entra no mundo da bebida e das drogas. Houve momentos em que ele perdeu apresentações, acumulou dívidas e até uma frase clássica, dita em entrevista pelo artista na vida real, é repetida no longa: “Não fui eu que esparramei o dinheiro, vou juntar para quê?”.

O jeito mulherengo é reforçado no filme, mas não foca em quem foram as famosas com quem Asa se relacionou. Ele namorou a apresentadora Marília Gabriela e na biografia escrita pelo jornalista Raul Marques, em 2020, é dito que o locutor e a apresentadora chegaram a morar juntos em São Paulo, mas terminaram quando ela viu uma traição dele. Depois, ele se envolveu com a atriz Alexia Deschamps, e teve um breve romance com Núbia Oliiver. A ex-banheira do Gugu até deu entrevista ao “Fantástico” quando o locutor morreu.

Extra

MPF obtém condenação de empresas, empresários e ex-prefeito de São José de Campestre por contratações ilegais

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do ex-prefeito de São José de Campestre, José Borges Segundo, o “Zequinha Borges”, e mais quatro empresas e quatro empresários envolvidos em contratos ilegais, na área da saúde, entre 2011 e 2012. Ao todo, R$ 145 mil foram pagos na época para aquisição de combustíveis, medicamentos, materiais hospitalares e alimentos, sem que tenha havido qualquer licitação.

Todos os réus foram condenados pela prática de atos de improbidade administrativa (art. 11, V, da Lei 8.429/92). Eles terão de dividir o pagamento de uma multa e ficarão proibidos de contratar com a União e o município de São José de Campestre pelo prazo de cinco anos. O ex-prefeito foi sentenciado ainda à suspensão de seus direitos políticos, pelo mesmo período de tempo.

Recurso

Em outro ponto da condenação, porém, os representantes das empresas não foram incluídos no ressarcimento do prejuízo. A cobrança dos R$ 145 mil (a serem corrigidos) se limitou ao ex-prefeito e às empresas – um posto de gasolina, duas empresas do ramo hospitalar e uma do ramo de alimentos. O MPF já recorreu dessa decisão, pois entende que o ressarcimento também deve ser cobrado dos representantes dessas empresas.

Irregularidades

A ação por ato de improbidade administrativa apresentada pelo MPF apontou a ilegalidade das contratações realizadas pelo ex-prefeito e foi reforçada pela fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), que constatou a existência dos acertos diretos e irregulares do ex-gestor com as empresas e seus representantes.

Os recursos federais desviados eram voltados à atenção básica de saúde e, do montante gasto sem licitação, mais de R$ 63 mil foram destinados à aquisição de combustíveis no posto de combustível envolvido no esquema; mais de R$ 69 mil à compra de medicamentos e materiais hospitalares nas duas empresas do ramo hospitalar; e quase R$ 13 mil em gêneros alimentícios da empresa de alimentos condenada.