SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 16, 2025

Espetáculo “Sonho de Uma Noite de Natal” leva teatro popular às ruas e praças de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A cidade do Natal recebe, a partir desta quinta-feira (18), o espetáculo “Sonho de Uma Noite de Natal”, uma grande produção artística que integra a programação do Natal em Natal. O auto natalino é uma realização da Prefeitura do Natal e ocupará ruas e praças da capital, promovendo a circulação do teatro popular por diferentes bairros e alcançando as quatro zonas da cidade.

A estreia acontece no pátio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), no bairro Cidade Alta, e a programação segue até o dia 23 de dezembro, com apresentações gratuitas em seis localidades. Ao circular pelos bairros, a caravana transforma cada apresentação em um acontecimento local, dialogando diretamente com o espaço urbano, o entorno e a presença dos moradores.

O prefeito Paulinho Freire destacou a dimensão da produção e a proposta de descentralização cultural. “Queremos levar um espetáculo de qualidade, com acesso gratuito, para todas as regiões da cidade. O auto percorre as quatro zonas de Natal, levando uma mensagem poética, construída e encenada por artistas da nossa terra”, afirmou.

Para a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, o espetáculo amplia o alcance da programação natalina. “O auto integra a magia do Natal em Natal e valoriza o teatro popular. É uma produção cuidadosa, pensada para emocionar e aproximar o público da cultura”, disse.

Com produção da Bobox Produções, a encenação utiliza uma estrutura cênica mambembe: um caminhão que se transforma em palco italiano, concebido como uma grande caixa de presente. A narrativa é conduzida pelo personagem Capitão Benjamin, que apresenta os artistas e estabelece o diálogo com o público, em referência à tradição da Nau Catarineta e ao circo-teatro popular brasileiro.

A montagem revisita o nascimento de Jesus por meio de uma linguagem contemporânea, plural e conectada às manifestações culturais populares. A dramaturgia é assinada por César Ferrario, com direção geral, roteiro e direção de arte de João Marcelino. O elenco reúne atores e atrizes da cidade, além da participação da cantora lírica Alzeny Nelo, da cantora mirim Alice Lira e dos brincantes da quadrilha junina Balão Dourado.

Programação

Todas as apresentações acontecem às 19h, com entrada gratuita:

18 de dezembro

Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte)

Avenida Câmara Cascudo, 434 – Cidade Alta

19 de dezembro

Praça do Mercado – Travessa São Pedro

Rocas

20 de dezembro

Praça Cláudio Porpino

Ponta Negra

21 de dezembro

Praça Santo Ambrósio

Planalto

22 de dezembro

Rua das Pastorinhas (ao lado do Conselho Comunitário)

Lagoa Azul – Conjunto Nova Natal

23 de dezembro

Área de Lazer do Panatis

Potengi

“Sonho de Uma Noite de Natal” se consolida como uma experiência cênica que une tradição, memória e ocupação do espaço público, reforçando o compromisso da gestão municipal com o acesso à cultura, a valorização dos artistas locais e a descentralização das ações culturais em Natal.

Turismo internacional cresce 26,5% no RN e atrai quase 29 mil estrangeiros em 2025

FOTO: DIVULGAÇÃO

O turismo internacional no RN registrou crescimento de 26,57% entre janeiro e novembro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 28,7 mil turistas estrangeiros desembarcaram no estado nesse intervalo, segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O resultado indica avanço do setor e impacto positivo na economia local, embora o estado ainda enfrente desafios para competir em igualdade com outros destinos do Nordeste. Entre os estados nordestinos, o RN teve o terceiro menor percentual de crescimento, ficando à frente apenas do Ceará (20,6%) e de Alagoas (22,5%).

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH-RN), Edmar Gadelha, avalia que o desempenho acompanha a retomada do turismo internacional no Brasil. Em entrevista à Tribuna do Norte, ele atribui o cenário à promoção do destino e à melhoria da conectividade aérea e que os hotéis já percebem aumento na taxa média de ocupação impulsionado por estrangeiros. O

No Brasil, foram registradas 8,3 milhões de entradas de turistas internacionais no período, sendo 3,1 milhões vindos da Argentina. No RN, dos 28,7 mil visitantes estrangeiros, 11,3 mil eram argentinos. Na sequência aparecem turistas de Portugal (7,3 mil), Itália (2,4 mil), França (1,6 mil) e Espanha (1,3 mil), conforme levantamento da Embratur.

A expectativa para o fim do ano também é positiva. A ABIH-RN projeta ocupação média de 76% em dezembro, 78% em janeiro, 89% no Réveillon e 79% durante o período do Natal. Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no RN (Abav/RN), Antônio Neto, o crescimento fortalece o turismo receptivo e movimenta o mercado das agências. Ele destaca o aumento da procura por pacotes organizados e serviços de traslado.

A Fecomércio/RN atribui o crescimento à desvalorização do real frente a outras moedas e às ações de promoção do estado no exterior. A entidade destaca que o total de turistas estrangeiros nos primeiros 11 meses de 2025 já supera os números anuais registrados antes da pandemia, em 2018 e 2019.

Competitividade ainda limita crescimento

Apesar do avanço, o setor aponta que a falta de investimentos compromete um crescimento mais robusto. Para Edmar Gadelha, ampliar recursos para promoção e divulgação é essencial para transformar a procura pelo destino em vendas efetivas.

Entre as medidas citadas estão o fortalecimento da parceria com operadoras de turismo e a adoção de políticas fiscais, como a isenção do querosene de aviação (QAV), combustível usado em voos comerciais. Segundo ele, essas ações poderiam melhorar a competitividade do RN frente a outros estados.

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur/RN) reconhece que a disputa por turistas internacionais é acirrada no Nordeste. Em nota, a pasta afirmou que tem intensificado ações de capacitação de agentes no exterior, fortalecido parcerias com companhias aéreas e atuado de forma integrada com a Embratur, o trade turístico e o setor privado.

Antônio Neto reforça que desafios estruturais ainda pesam contra o estado. Entre eles, estão a necessidade de ampliar e diversificar a malha aérea internacional e direcionar a promoção para mercados estratégicos, fatores considerados decisivos para competir com destinos que avançaram mais rapidamente na atração de estrangeiros.

Novo Noticias

Flávio nega possibilidade de abrir mão de candidatura para Tarcísio

FOTO: ANDRESSA ANHOLETTE

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) negou, nesta terça-feira (16), a possibilidade de abrir mão de sua candidatura à Presidência da República para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O senador reafirmou que só deixaria o posto para seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

– O meu nome está colocado. A indicação do presidente Bolsonaro é Flávio Bolsonaro. Eu só abro mão se for para Jair Messias Bolsonaro e, para isso, ele tem que estar livre e nas urnas, e não é o cenário que a gente está vendo – declarou Flávio a jornalistas, após visitar seu pai na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Flávio voltou a comentar sobre a resistência a seu nome de partidos de centro, como PSD e Republicanos, e afirmou que quer um apoio nem que seja em “um segundo momento”.

– O que eu tenho feito nos últimos dias é mostrar que eles estão errados. E pode ter certeza que muito em breve, até as pesquisas ligadas ao PT mostrarão um grande crescimento do nome Flávio Bolsonaro – falou.

– Óbvio que eu quero os partidos junto comigo já no primeiro momento, mas, se não for possível, eu tenho a convicção, sempre foi muito claro, sempre disse isso, que se a gente não estiver junto no primeiro momento, certamente no segundo momento nós estaremos – completou.

Pleno News

Carnatal lidera maior doação do ano do Sesc Mesa Brasil e beneficia quase 6 mil famílias no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Clap Entretenimento e o Carnatal doaram 21,4 toneladas de alimentos das 27,1 toneladas entregues pelo projeto Sesc Mesa Brasil para 46 entidades carentes, na manhã desta terça-feira (16), no Sesc Cidade Alta, em Natal. Essa foi a maior doação do ano de 2025 do projeto; que até o momento havia sido de 21 toneladas, doadas em outubro, no Garota Vip, também evento da Clap Entretenimento. A estimativa é que os alimentos beneficiem quase 6.000 famílias.

“Essa concessão do ingresso social começou aqui no Rio Grande do Norte e ganhou o Brasil, no setor do entretenimento. Hoje as pessoas estão conscientes de que devem obter esse desconto e fazer essa doação. As pessoas estão cada dia mais conscientes e nós somos bastante exigentes com a entrega na entrada das festas. Essa iniciativa do ingresso social, atende socialmente dando garantia alimentar a quem mais precisa e movimenta a economia. Somente o Carnatal 2025 arrecadou 70 toneladas de alimentos que foram adquiridos nos supermercados, mercados e pequenos comércios. Ao longo do ano a Clap arrecadou 150 toneladas. Então, isso é um incremento na economia. Tem os informais que ainda vendem na porta dos shows”, disse Fred Queiroz, diretor da Clap Entretenimento e do Carnatal, ressaltando que nesta quarta-feira (17), fará a entrega de 100 toneladas de alimentos para entidades assistidas pelo Armazém da Caridade.

Durante a solenidade de entrega do Sesc Mesa Brasil, o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, destacou a diferença que o setor de entretenimento tem feito para assegurar alimento para centenas de entidades que prestam assistência social no Estado.

“A emoção e alegria dos shows têm se traduzido em solidariedade e transformado a realidade de milhares de famílias”, salientou Marcelo Queiroz que agradeceu aos representantes das instituições beneficiadas, das produtoras responsáveis pelos eventos, da Casa de Apostas Arena das Dunas e do Sesc RN e Sistema Fecomércio RN.

Cibele Fontinele, vice-presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer, GACC-RN, reconheceu a iniciativa do Carnatal enquanto representatividade social e o esforço coletivo em transformar vidas.

“O Gacc atende 300 crianças diariamente, com suas famílias que acompanham o tratamento oncológico. Garantir segurança alimentar é de fundamental importância e essa doação faz toda a diferença”, disse, ao agradecer, também, aos eventos Ribeira Boêmia que doou 1,2 tonelada, 3,5 toneladas do Baile do Rogerinho e 867 quilos do Brilha Natal.

Portal 98 FM

Idosa morre após aguardar por leito em UTI em Mossoró; Sesap diz que houve falha de comunicação

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma idosa de 69 anos morreu após aguardar durante horas por um leito de UTI na UPA do Alto de São Manoel, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Alexandre Motta, lamentou o episódio e afirmou que a idosa não foi recepcionada por uma falha de comunicação entre a equipe de regulação do município com a equipe médica do hospital, pois havia leitos disponíveis em outras unidades da rede.

Motta informou ainda que irá procurar a secretaria de saúde da cidade para aprimorar as informações sobre a disponibilidade de leitos e evitar que falhas causem outros óbitos.

“A gente compreende que nenhuma dor, nenhuma família merece passar por isso e a gente entende claramente que é preciso melhorar os nossos fluxos, nosso e da regulação de Mossoró, para que essas informações não prejudiquem o eventual atendimento, como foi esse o caso”, disse,

Portal 98 FM

Deputados do RN aprovam orçamento de 2026 com previsão de R$ 25,67 bilhões em receitas

FOTO: DIVULGAÇÃO

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou, nesta terça-feira (16), a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O texto estima receita de R$ 25,67 bilhões e fixa despesas em R$ 27,21 bilhões, o que gera um déficit nominal de aproximadamente R$ 1,54 bilhão para o próximo exercício financeiro.

A matéria havia sido analisada pela Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) e chegou ao plenário com parecer favorável do relator, deputado Tomba Farias (PL).

Orçamento tem rigidez fiscal

De acordo com o relatório aprovado, a LOA 2026 no Rio Grande do Norte apresenta forte rigidez fiscal. Cerca de 87% das receitas são correntes, sendo aproximadamente 80% provenientes de impostos e transferências, com destaque para o ICMS e os repasses da União.

Esse cenário reduz a margem de manobra do Estado para novos investimentos ao longo do ano.

Previdência concentra despesas

As despesas seguem concentradas, principalmente, na Previdência Estadual, seguidas pelos gastos com Educação, Saúde e Segurança Pública. Essas áreas consomem a maior parte do orçamento e limitam a capacidade de investimento do Estado.

O Rio Grande do Norte permanece com nota C na Capacidade de Pagamento (CAPAG), conforme destacado no texto aprovado.

Pisos constitucionais e emendas

A LOA garante o cumprimento dos pisos constitucionais das áreas de Educação, Saúde e Segurança e fixa a Reserva de Contingência em R$ 294,6 milhões.

Durante a tramitação, foram incorporados ajustes técnicos do Poder Executivo e pleitos institucionais que reforçam dotações para órgãos como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Secretaria de Administração Penitenciária.

O orçamento também consolida as emendas parlamentares, que somam:

R$ 105,9 milhões em emendas impositivas

R$ 42 milhões em emendas não impositivas

além de uma emenda específica para a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

Destaques da votação

Durante a votação, o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira, destacou a importância da aprovação da LOA para a organização financeira do Estado.

“Parabenizo o relator Tomba Farias, os membros da Comissão de Finanças e assessores pela competência e agilidade. Estamos cumprindo integralmente o que ficou acertado”, afirmou.

O relator ressaltou os desafios fiscais e a necessidade de responsabilidade na execução do orçamento.

“Conseguimos aprovar o relatório por unanimidade. O orçamento permite o remanejamento de até 15%, o que dará mais flexibilidade à gestão”, disse Tomba Farias.

Segundo o parlamentar, esse percentual também deve contribuir para o novo gestor que assumirá o governo estadual a partir de abril.

Já o presidente da CFF, deputado Coronel Azevedo (PL), destacou que o remanejamento entre rubricas pode ajudar o Estado a enfrentar dificuldades futuras.

Com a aprovação em plenário, a Lei Orçamentária Anual de 2026 segue agora para sanção do Poder Executivo.

Ponta Negra News

“CIDADE LUZ”: Raniere Barbosa e outros réus são absolvidos das acusações de desvio de recursos do município de Natal

EX-VEREADOR RANIERE BARBOSA FOI ACUSADO DE PRÁTICA DE CRIMES COMO PECULATO, CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA, FALSIDADE IDEOLÓGICA E FRAUDE À LICITAÇÃO

O juiz de Direito Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos emitiu nesta terça-feira, 16, sentença que absolve o ex-vereador Raniere Barbosa das acusações de desvio de recursos do Município de Natal e da prática de crimes como peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e fraude à licitação, que lhes foram imputados pelo Ministério Público através de ação que tramitava na 6ª Vara Criminal da Comarca de Natal, e que teve origem em investigações conduzidas no âmbito da denominada Operação Cidade Luz.

Em sua sentença, o juiz também absolve outros acusados de participar da alegada prática de conduta criminosa, como Antônio Fernandes de Carvalho Júnior, Sérgio Pignataro Emerenciano, Walney Mendes Accioly, Kelse Brena Fernandes da Silva, Jerônimo da Câmara Ferreira de Melo, Maurício Ricardo de Moraes Guerra e Humberto Pinto Silva.

A absolvição de Raniere Barbosa e demais acusados na ação penal, que contou inclusive com colaboração premiada celebrada com um dos acusados, se deu por falta de provas dos crimes que teriam cometidos.

“Não obstante reconheça o esforço da ilustre representante ministerial quanto a sustentação de suas teses em relação aos crimes imputados aos acusados, todavia, não enxergo tenham logrado descortinar, através de provas robustas e estreme de qualquer dúvida, corroboradoras das informações do agente colaborador, os elementos configuradores dos crimes imputados, razão pela qual, não me parece coerente com o conjunto probatório a pretensão condenatória, porque a prova colacionada durante a instrução revela acentuado grau de dúvidas em minha convicção quanto a conduta dolosa para o evento criminoso”, relatou o magistrado.

A Operação Cidade Luz foi uma investigação deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em 24 de julho de 2017, com o objetivo de apurar irregularidades e desvios de recursos públicos na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (SEMSUR),​​ relacionadas a contratos de iluminação pública. A decisão é de primeira instância e ainda está sujeita aos recursos previstos na legislação processual penal.

Walter Alves discute sucessão do RN em reunião com presidente nacional do PT

FOTO: ASSECOM

O vice-governador do RN e presidente estadual do MDB, Walter Alves, cumpre agenda oficial em Brasília nesta terça-feira (16). Entre os compromissos, está uma reunião com o presidente nacional do PT, Edinho Silva.

De acordo com informações do Blog do BG, o encontro tem como uma das principais pautas a sucessão do Governo do Estado. O debate envolve o cenário político para abril de 2026, quando a governadora Fátima Bezerra deve deixar o cargo para disputar o Senado Federal.

A saída da governadora abrirá espaço para a definição de quem comandará o Executivo estadual no período final do mandato. Nesse contexto, o diálogo entre MDB e PT passa a ser estratégico para o desenho político do próximo ciclo eleitoral no RN.

Além da reunião com Edinho Silva, Walter Alves terá outros encontros com lideranças políticas nacionais ao longo do dia. A assessoria do vice-governador confirmou a agenda, mas não detalhou os temas que serão tratados nas demais reuniões.

Novo Notícias