SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 8, 2025

Jean Paul Prates oficializa filiação ao PDT após deixar o PT

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O ex-presidente da Petrobras e ex-senador Jean Paul Prates anunciou neste domingo sua filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), após confirmar a desfiliação do Partido dos Trabalhadores, legenda na qual militou por mais de uma década. O ato de filiação será realizado na próxima sexta-feira 12, às 12h, no auditório da Arena das Dunas, em Natal, com participação de lideranças políticas, sociais e empresariais do Rio Grande do Norte, do Nordeste e de outros estados.

A mudança ocorre em meio à preparação de Prates para disputar novamente uma vaga no Senado em 2026. À CartaCapital, ele afirmou que sua saída do PT não está relacionada ao seu desligamento da Petrobras – decidido pelo presidente Lula no ano passado –, mas à perda de espaço interno no diretório potiguar.

“Fui senador, presidi a Petrobras, e ainda assim não houve consulta. Meu ponto não é buscar espaço para mim, mas defender que o processo de escolha de candidatos seja participativo, inclusive com as bases”, declarou. “Como não foi, vou-me embora para outro lugar que seja assim”.

Ele explicou que sua desfiliação segue três etapas: a despedida formal ao PT, a escolha da nova legenda (agora concretizada com o PDT) e, adiante, a discussão sobre uma eventual candidatura. Ele também voltou a comentar seu afastamento da Petrobras, atribuindo a decisão a “divergências técnicas” com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), apesar de manter relação próxima com o presidente Lula. “Ele reconheceu em diversos momentos que eu estava certo, mas que havia uma situação política que ele precisava contemporizar”, disse.

O ex-comandante da estatal criticou o atual cenário energético do país, que classificou como “uma crise gigantesca”, marcada por disputas de influência. Também lamentou o foco da Petrobras na produção de etanol e o adiamento da entrada no mercado de energia eólica offshore. “A empresa poderia continuar avançando nesse sentido sem comprometer sua atuação no pré-sal”, avaliou.

No campo eleitoral, Prates considera Lula favorito em 2026, mas alerta para a ofensiva da oposição em lançar múltiplos candidatos. Para ele, a estratégia gera “caos cognitivo” nos debates e busca desgastar o presidente.

A ruptura com o PT já vinha sendo sinalizada. Em entrevista ao Central Agora RN, o ex-senador afirmou estar “decepcionado” com a condução interna do partido e criticou a centralização das decisões na figura do secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves – prática que chamou de “Raimundocracia”. Ele relembrou episódios de preterimento, como a escolha de Carlos Eduardo Alves para a disputa ao Senado em 2022. “A única cadeira que perdemos para a direita foi a de Jean para Rogério Marinho”, afirmou.

Apesar das divergências, Prates disse manter diálogo com a governadora Fátima Bezerra, mas reiterou que busca um ambiente partidário mais democrático. “Eu não vivo da política. Se um partido que eu estou não pensa dessa forma, eu talvez tenha que procurar um que pense”, concluiu.

Agora RN

‘Eu vou ser as pernas dela’, diz mãe de mulher atropelada e arrastada por carro

FOTO: REPRODUÇÃO

Ao pensar na filha Tainara Souza Santos, 31 anos, a imagem que vem à memória da mãe dela, Lúcia Aparecida Souza da Silva, é de uma mulher forte, trabalhadora e que ama dançar. Só que agora a vida de Tainara não será mais a mesma. Ela perdeu as duas pernas após ser atropelada, no dia 29 de novembro, por um carro conduzido por Douglas Alves da Silva, 26. Arrastando Tainara por cerca de um quilômetro, ele muda de faixa e ainda realiza ultrapassagens. “Eu vou ser as pernas dela, ela tem muito amor, vai ter muito carinho da gente, das amigas, dos familiares”, afirma Lúcia, mãe de Tainara. “Ela vai ser feliz de novo”, diz a mãe da vítima, em entrevista ao Fantástico.

Outros motoristas que transitavam pelo local não conseguem acreditar no que estão vendo. “Tá arrastando a mina na marginal! A mina tá embaixo do carro, desgraçado”, diz uma das pessoas que filmaram a cena. Tainara caminhava com um amigo depois de sair de um bar na Zona Norte de São Paulo. De repente, ocorre o atropelamento, e ela fica presa debaixo do carro dirigido por Douglas. “Eu como mãe ainda fico… Eu fico pensando assim… As pernas dela, ela no sofrimento ali, o povo buzinando, as pessoas buzinando”, disse Lúcia, em entrevista ao Fantástico.

Um amigo que também estava no carro confirmou à polícia que Douglas atropelou Tainara e ainda puxou o freio de mão e acelerou para tentar matá-la. Disse, ainda, que Douglas namorava Tainara, mas ela havia terminado o relacionamento. E que minutos antes do atropelamento, Douglas ficou enfurecido ao vê-la conversando com outro rapaz. Uma discussão começou e, por isso, de acordo com o depoimento, Douglas jogou o carro em cima de Tainara. “Ele foi pra matar mesmo. Ele não tem coração, não tem justificativa, não tem”, ressalta a mãe de Tainara.

Ela teve as duas pernas amputadas. Ela passou por mais três cirurgias e continua internada na UTI do Hospital das Clínicas, sedada e em estado grave.

Douglas fugiu sem prestar socorro, mas foi preso no dia seguinte. Ele responde por tentativa de feminicídio. Ele já havia sido preso em 2023 por portar uma pistola 9mm. Em junho, firmou um acordo com a Justiça, confessando o crime para obter o benefício. Cinco meses depois, descumpriu o acordo e cometeu o atropelamento que deixou a vítima gravemente ferida.

“Ela é forte, ela está se recuperando, se recuperando assim devagarzinho, aos poucos”, disse a mãe ao Fantástico. A defesa de Douglas Alves da Silva disse que eles não se conheciam, que a briga do Douglas era com o amigo de Tainara e que ele vai provar isso na Justiça. “Hoje foi a Tainara, amanhã a Evelyn, amanhã a Edna, amanhã a Maria, né? Gente, isso tem que mudar!”, disse.

Correio 24h

Dois homicídios são registrados em intervalo de minutos no mesmo bairro em Macaíba

FOTO: DIVULGAÇÃO

Dois homicídios foram registrados na tarde desse domingo (07) na Rua Olímpio Maciel, no bairro Lagoa das Pedras, em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. Os crimes aconteceram com diferença de poucos minutos e a cerca de 400 metros de distância um do outro.

A primeira vítima foi uma mulher de 39 anos, identificada como Denize Cíntia Dantas Carvalho. Segundo informações da polícia, ela estava em frente à residência, conversando e bebendo com uma amiga, quando quatro homens chegaram em duas motocicletas. Os suspeitos teriam simulado um assalto e, em seguida, efetuado disparos contra Denize, que morreu ainda no local. Apesar da abordagem, nada foi levado.

Entre cinco e dez minutos depois, ainda na mesma rua, ocorreu o segundo homicídio. A vítima foi um adolescente de 17 anos, identificado como Carlos Eduardo da Silva Dantas. Ele estava de bicicleta quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram os disparos de arma de fogo.

A Polícia Militar realizou o isolamento das duas áreas. Equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica também estiveram nos locais para realizar a perícia e coletar evidências que possam ajudar na identificação dos autores.

Ainda não há confirmação oficial, mas a polícia trabalha com a suspeita de que os dois crimes tenham sido praticados pelos mesmos suspeitos. A Polícia Civil vai investigar os crimes e a possível ligação entre eles.

Portal da Tropical

Câmara Municipal de Natal autoriza Prefeitura solicitar empréstimo de R$ 660 milhões

FOTO: FRANCISCO DE ASSIS

As Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar nº 20/2025, de autoria do Chefe do Poder Executivo. A proposta autoriza o Município a contratar operações de crédito de até R$ 660 milhões com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e segue agora para apreciação do plenário.

O projeto permite a contratação de financiamentos no âmbito dos programas Pró-Cidade, Pró-Moradia, Pró-Transporte e Saneamento para Todos, além de viabilizar operações vinculadas a propostas aprovadas no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal.

Segundo o Executivo, as operações integram um plano de investimentos em infraestrutura urbana, social e econômica, voltado ao enfrentamento de problemas históricos da capital, como deficiências na mobilidade, carências de drenagem urbana, precariedade da infraestrutura nas zonas Norte e Oeste, além da necessidade de impulsionar o turismo e ampliar a capacidade habitacional e produtiva da cidade.

Relator da matéria, o vereador Kleber Fernandes (Republicanos) destacou as condições oferecidas pelas linhas de crédito. “O município terá acesso a juros bem menores que os de mercado, carência de cinco anos e prazo total de até 30 anos. Essas obras tendem a gerar retorno financeiro e vão incrementar as receitas de Natal”, afirmou.

Na mesma reunião, as comissões também aprovaram um projeto que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a elaboração do Orçamento Geral do Município para o exercício de 2026. “Esse projeto visa apenas adequar dispositivos da LDO, as normas constitucionais, legais, complementares que estão vigentes, bem como aprimorar a organização orçamentária e financeira do município para garantir maior eficiência, segurança jurídica, coerência técnica e inclusive o andamento do processo de planejamento público”, explicou o relator da matéria na Comissão de Finanças, vereador Leo Souza (Republicanos).

Portal 98 FM

Via Costeira: ação do MPF coloca investimentos em risco, alerta ABIH-RN

FOTO: REPRODUÇÃO

Entidades do setor produtivo criticaram a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) para suspender mudanças recentes nas normas urbanísticas e ambientais da Via Costeira de Natal. Sinduscon/RN e ABIH/RN afirmam que a iniciativa cria insegurança jurídica, ameaça investimentos e pode comprometer o desenvolvimento da cidade.

Edmar Gadelha, presidente da ABIH/RN, explica que o setor hoteleiro vê com extrema preocupação qualquer iniciativa que suspenda leis e licenças já estabelecidas, como a Lei nº 7.801/2024. Ele destaca que a Via Costeira é uma área estratégica para o turismo de Natal e que depende de renovação e investimentos contínuos para manter sua competitividade.

Diante do cenário de incerteza, o presidente da ABIH alerta para impactos imediatos no planejamento do setor. “A possibilidade de paralisação de normas que regulamentam o uso do solo e o licenciamento gera insegurança jurídica imediata, desestimula a captação de recursos e coloca em risco projetos em andamento”, afirma.

Em meio ao debate sobre o futuro das normas que orientam o desenvolvimento urbano, Edmar Gadelha também chama atenção para a necessidade de previsibilidade nas decisões públicas. “Defendemos que mudanças no marco legal devem ocorrer de forma dialogada, sem retrocessos abruptos”,destaca.

Segundo ele, a instabilidade causada pela contestação das normas afeta diretamente o ambiente de negócios e inviabiliza avanços planejados para a Via Costeira. “A insegurança jurídica criada pela contestação da lei paralisa decisões de investidores, congela projetos em fase de planejamento e afasta capital”, detalha.

Tribuna do Norte

CPRE registra 26 prisões por embriaguez ao volante no fim de semana no RN

FOTO: REPRODUÇÃO

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Operação Zero Álcool/Batalhão Rodoviário, registrou 26 prisões por embriaguez ao volante durante ações realizadas neste final de semana no Rio Grande do Norte. Todos os condutores apresentaram índices superiores a 0.33mg/l nos testes de alcoolemia, valor que configura crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

As prisões ocorreram nos municípios de Macaíba (06), São Gonçalo do Amarante (03), Parnamirim (03), Zona Sul de Natal (05), Zona Oeste de Natal (01), São José de Mipibu (07) e Ceará-Mirim (01).

De acordo com o CPRE, apesar do número de flagrantes, nenhum sinistro com vítima provocado pelo fator alcoolemia foi registrado durante o período das operações.

Durante as festividades de final de ano, o CPRE informou que seguirá intensificando a fiscalização com o objetivo de aumentar a segurança viária e preservar vidas.

Porta de vidro cai sobre paciente no HUOL

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma paciente ficou ferida após uma porta de vidro cair sobre ela na manhã desta segunda-feira (08), no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal. O acidente ocorreu no setor de coleta, localizado no primeiro subsolo da unidade.

De acordo com o relato de um paciente que estava no local no momento do ocorrido, a mulher tentou abrir a porta de vidro quando a estrutura teria se desencaixado, caindo sobre o corpo dela. Outro paciente que aguardava atendimento fez um vídeo mostrando os estilhaços espalhados pelo chão e a paciente sendo atendida por um socorrista logo após o acidente.

Portal da Tropical

Últimos dias para inscrição no Edital Cultural Unimed Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Unimed Natal entra na semana final de inscrições para o Edital Cultural Unimed Natal, uma das principais iniciativas de incentivo à produção artística da cidade. Os proponentes têm até a próxima segunda-feira, 15 de dezembro, para submeter seus projetos no site cultural.unimednatal.com.br.

Realizado por meio da Lei Municipal Djalma Maranhão, o Edital reafirma o compromisso da cooperativa com a valorização da cultura potiguar. Ao longo de mais de uma década, a iniciativa já viabilizou mais de 400 projetos nos mais diversos segmentos, incluindo música, dança, teatro, literatura, cinema, gastronomia, espetáculos infantis e eventos tradicionais como prévias carnavalescas, São João e festejos natalinos.

O diretor-presidente da Unimed Natal, Dr. Márcio Rêgo, reforça que o edital se tornou um instrumento importante para o fortalecimento de iniciativas culturais em Natal. “É muito bom ser reconhecido como o maior incentivador da cultura em Natal. O Edital Cultural nos permite apoiar quem movimenta a cidade com arte, criatividade e identidade. Fortalecer essa rede é uma forma de cuidar das pessoas e do lugar onde vivemos”, afirma.

Responsável pela coordenação do Edital, Filippo Damásio destaca que esta etapa final costuma concentrar grande volume de submissões. “Todos os anos, percebemos o quanto os produtores culturais aguardam essa oportunidade. O Edital Cultural Unimed Natal democratiza o acesso aos recursos e possibilita que projetos de diferentes portes tenham viabilidade. É uma iniciativa que gera impacto real na cadeia produtiva da cultura”, explica.

O resultado da seleção está previsto para janeiro de 2026, com expectativa de aprovação de cerca de 50 projetos, dependendo da renúncia fiscal definida pela Prefeitura do Natal para o próximo ano.

Com a proximidade do encerramento das inscrições, a Unimed Natal reforça a importância de que os proponentes garantam sua participação dentro do prazo e reafirma seu compromisso histórico com o fortalecimento da cultura e da economia criativa no município.