SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 4, 2025

Secretário-geral da ONU achou resultado da COP30 ‘decepcionante’

FOTO: FLICKR

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou nesta quarta-feira (3) o desfecho da COP30, realizada no Brasil em novembro. Guterres disse que foi “decepcionante”. Apesar disso, ele ressaltou que o evento demonstrou a eficácia do multilateralismo, mesmo em um contexto de tensões geopolíticas e na ausência dos Estados Unidos.

Durante sua participação no evento Reuters Next, o chefe da ONU expressou “sentimentos contraditórios em relação à COP” ao falar sobre as negociações climáticas anuais da organização.

Guterres destacou a capacidade de se alcançar um acordo em meio a desafios.

“Por um lado, acho que é notável que, com os Estados Unidos fazendo campanha contra e a indústria de combustíveis fósseis claramente determinada a garantir que as coisas não avançassem… com todos esses movimentos contra, foi possível chegar a um acordo e isso mostra que o multilateralismo funciona”, afirmou.

A COP30 teve início em 10 de novembro, em Belém, no Pará, e reuniu cerca de 200 delegações. A agenda de discussões incluiu 145 temas, dos quais 20 foram classificados pela presidência brasileira como mais “substantivos”.

Diário do Poder

Projeto desenvolvido no sistema prisional do RN vence prêmio nacional

FOTO: DIVULGAÇÃO

O projeto “Escritores do Cárcere”, desenvolvido no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, venceu o Prêmio Innovare 2025, uma das principais premiações do sistema de Justiça brasileiro. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (3), no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

A conquista foi celebrada por internos e servidores da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, que acompanharam a transmissão da cerimônia na biblioteca da unidade.

Criado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), com apoio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e da Polícia Penal, o projeto foi o vencedor na categoria “Juiz”.

Atualmente, o projeto envolve mais de 80 internos em unidades prisionais de Caicó, Apodi, Pau dos Ferros e Nísia Floresta. Desde 2012, a iniciativa acompanha a produção literária de autores privados de liberdade do sistema prisional potiguar, algumas já publicadas, além de registrar a historiografia do sistema por meio da escrita de seus participantes.

O prêmio está em sua 22ª edição e, neste ano, teve mais de 700 práticas visitadas pelos consultores do Innovare e do Datafolha, sendo analisadas pelos membros da Comissão Julgadora. Nesta edição, nove estados foram contemplados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Ceará, Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Norte.

Prêmio Innovare

Criado em 2004, o Prêmio Innovare está em sua 22ª edição em 2025. Ao todo, 298 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas. Boa parte delas já se tornaram políticas públicas.

O Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

As sete categorias desta edição terão tema livre: Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania.

BNews Natal

Natal lança cursos gratuitos na área da construção civil para ampliar oportunidades de trabalho

FOTO: SEMTAS

A Prefeitura do Natal deu início a um novo movimento de qualificação profissional voltado a ampliar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade às oportunidades do mercado de trabalho. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) em parceria com o Instituto ReforAMAR, oferta dois cursos gratuitos na área da construção civil, segmento que mantém ritmo de crescimento e segue entre os que mais demandam mão de obra qualificada no país.

A proposta atende pessoas acima de 18 anos, sem exigência de escolaridade mínima, e tem como foco oferecer formação prática em áreas de rápida empregabilidade. O programa fortalece o acesso a oportunidades de inserção produtiva e integra as ações permanentes da Semtas para geração de renda e inclusão socioeconômica.

Para a secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, a iniciativa reforça o compromisso da gestão em criar caminhos reais de transformação para as famílias atendidas pela rede. “Quando oferecemos qualificação, oferecemos mais do que um curso. Criamos oportunidades concretas de renda e ampliamos caminhos para que as pessoas construam novas possibilidades de vida. Esse é o foco do nosso trabalho: garantir que cada cidadão tenha acesso a chances reais de ingressar no mercado”, afirmou.

A presidente do Instituto ReforAMAR, Fernanda Silmara, avalia que a parceria responde diretamente às necessidades atuais do setor. “A união entre a Semtas e o ReforAMAR nasce em um momento em que a construção civil segue em expansão, mas enfrenta falta de mão de obra preparada. Esses cursos fortalecem a autoestima, ampliam competências e permitem que os participantes ingressem no mercado com segurança técnica e novas perspectivas”, destacou.

A primeira formação será o curso de pintura, com aulas nos dias 12, 13, 19 e 20 de dezembro, das 9h às 17h, totalizando 32 horas. O conteúdo abrange a preparação de superfícies, técnicas de aplicação, acabamento e práticas fundamentais exigidas em obras e reformas.

Em janeiro, terá início o curso de alvenaria de vedação, com carga horária de 60 horas, distribuída nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31, das 8h às 17h. A capacitação inclui nivelamento, assentamento de blocos, alinhamento e organização de obra, formando profissionais aptos a atuar em diferentes frentes da construção civil.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas presencialmente nos Centros Municipais de Trabalho e Emprego (CMTEs): CMTE Ribeira, Avenida Duque de Caxias, 27, e no CMTE Conjunto Gramoré, Rua Bariri, s/n, Zona Norte. Os interessados também podem se inscrever pelo aplicativo Natal Digital, ampliando o acesso e facilitando o processo para quem busca qualificação.

PF afirma que vazamento teria possível objetivo de manter relação de políticos com CV de olho em 2026

FOTO: LUCAS TAVARES

Na representação feita pela Polícia Federal pedindo a prisão do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), os investigadores classificam como “ação obstrutiva” a conduta do político que teria tomado conhecimento prévio da operação, conversado com o principal alvo — o então deputado estadual Thiago dos Santos Silva, conhecido como “TH Joias” — e orientado sobre a retirada de objetos de interesse da investigação da residência do parlamentar sob suspeita. Ainda de acordo com a PF essa ação teria como “possível objetivo subjacente” a “manutenção do vínculo desses agentes políticos com o Comando Vermelho, facção responsável pelo maior controle territorial do Estado do Rio de Janeiro”. O pedido reproduzido na decisão de Moraes segue afirmando que esse controle “se traduz em milhões de votos no pleito eleitoral que se avizinha”, referência às eleições marcadas para outubro de 2026.

Na manhã desta quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso na Operação Unha e Carne, deflagrada pela PF suspeito de vazar informações sigilosas da investigação e obstruir as investigações da Zargun.

As conexões políticas da facção foram expostas não apenas pela prisão de TH Jóias na Operação Zargun, conduzida pela PF em setembro deste ano. Índio do Lixão, um dos detidos na Operação Zargun, é apontado como traficante e responsável por movimentar, segundo a PF, R$ 120 milhões em cinco anos. Ele seria braço direito de Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, líder do CV no Complexo do Alemão, atuando como uma espécie de tesoureiro da facção. Ainda de acordo com as autoridades, Índio do Lixão pagava policiais para garantir a proteção de integrantes da quadrilha. As investigações da PF mostram que o grupo tinha o objetivo de aumentar o seu poder político e planejava lançar Índio como candidato a vereador em Duque de Caxias.

Mensagens interceptadas pela Polícia Federal durante a investigação mostram que essa era a intenção da quadrilha. Numa conversa, Dudu, ex-assessor de TH na Alerj, diz a Índio que conversou com o joalheiro e com ex-subsecretário estadual de Defesa do Consumidor Alessandro Pitombeira Carracena, outro integrante do chamado Núcleo Político da facção, sobre a possibilidade de o traficante se candidatar.

O ex-secretário Alessandro Pitombeira Carracena foi preso por suspeita de suspeito de receber dinheiro da facção para vazar informações sigilosas e atender a interesses por meio de contatos adquiridos na vida pública, de acordo com a Polícia Federal. Carracena foi subsecretário estadual de Defesa do Consumidor, cargo do qual foi exonerado em janeiro deste ano. Antes, havia sido secretário estadual de Esporte e Lazer do Rio, na gestão do governador Cláudio Castro, em 2022, e secretário municipal de Ordem Pública da capital, na gestão de Marcelo Crivella na Prefeitura do Rio, em 2020.

Segundo o superintendente da PF no Rio, Fábio Galvão, ficou evidente a participação do subsecretário em ações para auxiliar o Comando Vermelho:

— Há um episódio da investigação que mostra quando uma unidade do Batalhão de Choque foi instalada na Gardênia, comunidade da Zona Oeste do Rio. Essa base atrapalhava o CV. O subsecretário recebeu uma ligação do TH, depois que ele havia falado com o Índio, e fez uma ingerência para retirar o batalhão de lá. Os criminosos conseguiram se infiltrar na polícia e na Assembleia Legislativa. Isso é muito perigoso.

Em setembro, o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Jóias, foi preso em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no âmbito da Operação Zargun, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Rio (MPRJ) e a Polícia Civil, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-RJ).

Segundo a investigação, TH Jóias utilizava o mandato na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para favorecer o crime organizado. Ele foi acusado de intermediar a compra e a venda de drogas, fuzis e equipamentos antidrones destinados ao Complexo do Alemão.

Extra

CPMI do INSS rejeita convocação de filho do presidente Lula

FOTO: REPRODUÇÃO

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS rejeitou, nesta quinta-feira (4), o requerimento que pedia a convocação de Fábio Luís Lula da Silva, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para depor ao colegiado. Por 19 votos a 12, os governistas conseguiram a rejeição do pedido de comparecimento de Lulinha – como é conhecido do filho do petista – para esclarecimentos.

O requerimento, de autoria do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), se baseava no registro de que João Muniz Leite, ex-contador da família, teria recebido R$ 120 mil de Ricardo Bimbo, dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT).

Bimbo foi beneficiado por repasses de empresa suspeita de integrar esquema de descontos ilegais a aposentados.

– A coincidência temporal entre os repasses da ADS, os pagamentos realizados por Bimbo e o vínculo direto desse contador com Lulinha é grave e exige esclarecimento imediato – diz o texto.

O requerimento cita ainda que Leite é investigado pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de lavar dinheiro para o PCC. Atualmente, Lulinha vive na Espanha, onde tem atuado na área de tecnologia.

Pleno News

Homem é detido por porte de entorpecentes durante blitz na Via Costeira

FOTO: REPRODUÇÃO

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário, deteve na noite desta quarta-feira 3 um homem de 24 anos por porte de entorpecentes. A ação ocorreu durante blitz na Via Costeira.

Segundo o CPRE, a abordagem foi realizada quando o condutor, a bordo do seu automóvel, foi parado na fiscalização. Durante a revista, foram localizadas porções de maconha e dinheiro fracionado.

O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde serão adotadas as providências criminais cabíveis.

Mulher denuncia que exposição exibe o corpo do filho morto em 2012 e exige teste de DNA, acreditando em homicídio

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma mulher afirma que o corpo do filho, morto em 2012, está sendo exibido sem autorização em exposição com cadáveres reais em Las Vegas (Nevada, EUA).

Kim Erick, de 54 anos, acredita que os restos mortais do filho Chris estão expostos na “Real Bodies”, em museu da cidade, a meca do entretenimento nos EUA.

Segundo a americana, o “corpo de Chris” foi “esfolado” e “mutilado” para exibição pública. A direção do museu negou que o corpo seja do filho dela.

De acordo com a polícia, uma investigação sobre a morte de Chris concluiu que não houve crime. Mas Kim não está convencida e agora está lutando para que seja realizado um teste de DNA no cadáver.

A americana, que mora no Texas, afirma estar convencida de que há um lado sinistro na morte do filho e em sua suposta aparição no museu.

Investigadores garantiram que Chris morreu enquanto dormia na casa de uma avó, em novembro de 2012. No entanto, embora o pai de Chris – ex-parceiro de Kim – tenha providenciado a cremação, Kim afirmou que nenhum arranjo funerário foi discutido.

Mais tarde, ela recebeu um pequeno colar contendo um frasco com cinzas, supostamente pertencentes ao filho, segundo o “Daily Star”. Kim sentiu que “algo estava errado” e pediu aos policiais que reabrissem as investigações.

Kim sustenta ter recebido fotografias do corpo do filho no local da morte, mostrando hematomas e cortes.

“As fotos eram muito perturbadoras. Havia marcas de contenção nos braços, no peito e no abdômen de Chris”, disse ela ao “Sun”.

Após um laudo toxicológico revelar uma quantidade fatal de cianeto no corpo do filho, Kim exigiu a reabertura do caso, acreditando que Chris foi vítima de assassinato por envenenamento.

Em 2014, um júri abriu um inquérito por homicídio sobre a morte de Chris, mas acabou não encontrando evidências que corroborassem a alegação de homicídio, determinando oficialmente que a sua morte foi provavelmente “suicídio”. Kim permaneceu convicta de que alguém matou o filho e continuou a lutar por respostas e provas de que ele foi assassinado.

Analisando imagens do corpo em exposição, em 2019, Kim disse ter visto semelhanças impressionantes com o traumatismo craniano que Chris provavelmente sofreu.

“Comecei a pesquisar sobre a profunda fratura no crânio que vi na têmpora direita de Chris quando ele morreu. Quando vi o corpo platinado na notícia com essa mesma fratura no crânio(…) foi doloroso demais olhar mais de perto”, declarou ela, que também vê semelhanças faciais.

Para Kim, ass tatuagens características de Chris foram “raspadas” no corpo em exposição — uma característica peculiar, já que as tatuagens geralmente permanecem em corpos preservados devido à profunda penetração da tinta. O único método para remover uma tatuagem é descascar a pele onde ela foi aplicada, algo que Kim acredita ter sido feito para ocultar a identidade do corpo.

A americana entrou em contato com os curadores da exposição e pediu que lhe entregassem o corpo “do filho”. No entanto, os responsáveis ​​pela exposição afirmaram que os corpos vieram da China e que não há maneira viável de identificá-los.

Extra

Trump: “Ataques terrestres a narcoterroristas serão em breve”

FOTO: EFE

O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (3), que os Estados Unidos farão ataques terrestres a narcoterroristas em breve, mas sem citar diretamente a Venezuela.

– Apoio a decisão de neutralizar embarcações de drogas – disse ele em coletiva de imprensa, fazendo referência ao recentes ataques militares no mar do Caribe e nos arredores da América Latina.

– Eu quero que esses barcos sejam eliminados, e se preciso, vamos fazer ataques terrestres assim como fizemos no mar. (…) Essas pessoas mataram mais de 200 mil pessoas [nos EUA] no ano passado, e esses números estão baixando. Estão baixando porque estamos fazendo os bombardeios [a barcos], e vamos começar a fazer esses ataques por terra também. Por terra é muito mais fácil, sabia? Sabemos as rotas que eles tomam, onde vivem, sabemos tudo sobre eles, e vamos começar isso muito em breve também – afirmou.

Sobre a guerra da Ucrânia, o republicano comentou que o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, teve uma reunião “razoavelmente boa” com o presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira (2).

– Vamos ver o que acontece; minha impressão da reunião é que Putin quer acabar a guerra – acrescentou.

O presidente dos EUA ainda pontuou que a segunda fase de plano de paz em Gaza será implementado, apesar das acusações de Israel de violação do cessar-fogo.

À respeito do comércio, Trump disse que pode deixar o USMCA expirar ou fazer outro acordo com o México e o Canadá.

Pleno News