SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 1, 2025

Estudantes da Rede Municipal participam como expositores no Fórum Negócios Experience 2025

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, estudantes de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal marcaram presença como expositores no Fórum Negócios Experience 2025, um dos maiores eventos do país voltados para empreendedorismo, inovação, marketing, vendas, gestão, finanças, inteligência artificial e sustentabilidade. O encontro reuniu especialistas reconhecidos nacionalmente e abriu espaço para iniciativas educacionais que desenvolvem competências empreendedoras desde os primeiros anos de escolaridade.

Os estudantes participaram representando o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Sebrae-RN. Alunos das Escolas Municipais Profa. Almerinda Bezerra Furtado, Profa. Maria Madalena X. de Andrade, Profa. Maria Dalva Gomes Bezerra e da Escola Municipal em Tempo Integral Padre Tiago Theisen apresentaram ao público os produtos que produziram e comercializaram durante a II Feira de Empreendedorismo da Rede Municipal de Ensino.

A participação dos estudantes chamou a atenção de visitantes, empreendedores e palestrantes do evento pela criatividade, dedicação e capacidade de apresentar soluções práticas desenvolvidas em sala de aula.

A diretora do Departamento de Atenção ao Educando (DAE), Merise Maria Maciel, destacou a relevância do convite e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela rede: “Para nós, da Rede Municipal de Educação de Natal, receber o convite para este evento é motivo de enorme orgulho. O JEPP, nosso projeto de Educação Empreendedora desenvolvido em parceria com o Sebrae, foi convidado a expor e comercializar produtos, soluções e serviços criados pelos estudantes das nossas escolas. Isso evidencia a qualidade e a força do trabalho que vem sendo realizado na rede pública, mostrando que nossos alunos estão produzindo iniciativas inovadoras e alinhadas ao mundo real”.

A professora Maria Ediná da Silva, da Escola Municipal Profa. Maria Dalva Gomes Bezerra, ressaltou o impacto da experiência na formação dos estudantes. “Ver nossos alunos ocupando um espaço tão importante, conversando com empresários e apresentando suas criações com tanta segurança, confirma que estamos no caminho certo. O JEPP desperta autonomia, responsabilidade e visão de futuro. É uma oportunidade para que eles percebam que podem transformar ideias em projetos concretos”.

Para as crianças, participar do evento foi uma descoberta. A estudante do 4º ano, Ana Luiza Macena da Silva, de 10 anos, contou como se sentiu ao apresentar o produto. “Eu fiquei muito feliz porque as pessoas paravam para ouvir a nossa explicação. A gente trabalhou muito para criar tudo e foi legal mostrar o que aprendemos na escola”.

O colega de turma, Heitor Eduardo L. de Menezes, também de 10 anos, destacou a troca com o público. “Achei incrível. As pessoas faziam perguntas e queriam saber como a gente produziu as coisas. Eu me senti importante por representar minha escola”.

A participação das escolas no Fórum Negócios Experience 2025 reforça o compromisso da Rede Municipal de Educação de Natal em promover práticas pedagógicas que dialogam com as novas competências exigidas pela sociedade, estimulando criatividade, protagonismo e visão empreendedora desde cedo.

Parnamirim é o segundo maior polo de pequenos negócios do Rio Grande do Norte

FOTO: DIVULGAÇÃO

Parnamirim consolidou, em 2025, sua posição de destaque no cenário econômico potiguar ao se manter como o segundo município com maior número de pequenos negócios no Rio Grande do Norte. De acordo com o boletim “Pequenos Negócios em Números”, elaborado pelo Sebrae-RN, o município alcançou a marca de 26.177 pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional, o que representa mais de 10% de todo o estado, ficando atrás apenas de Natal e à frente de Mossoró.

Na prática, Parnamirim concentra uma base empresarial que supera – em muito – a de municípios médios do interior, o que coloca a cidade como uma “segunda capital econômica” do estado. O município responde por boa parte dos empreendimentos ativos na região metropolitana, superando com folga os demais municípios, como São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz e Ceará-Mirim.

Considerando os pequenos negócios em geral (optantes do Simples Nacional, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte), Parnamirim alcança 27.311 empreendimentos ativos, reforçando a segunda posição estadual e confirmando a vocação do município como um dos principais polos da economia potiguar.

Apenas em 2025, a cidade já registrou mais de 600 novos CNPJs, incluindo negócios que atuam exclusivamente pela internet. Iniciativas como essa reforçam a tendência de crescimento e modernização do ambiente de negócios local, com a presença cada vez maior de serviços digitais, comércio eletrônico e atividades especializadas.

Ao mesmo tempo, os boletins do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, publicados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que Parnamirim também se destaca na geração de empregos formais. Na vice-liderança estadual com mais de 2,1 mil postos de trabalho retidos na cidade de janeiro a outubro de 2025, os dados reforçam a relação direta entre o crescimento do número de empresas e a criação de novas oportunidades de trabalho para a população. Um verdadeiro motor da economia potiguar.

Mensagens revelam que professora de 37 anos manteve relações sexuais com aluno de 15 diversas vezes

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma professora do ensino médio admitiu ter feito sexo com um menino de 15 anos em diversas ocasiões. Karly Rae, de 37 anos, se declarou culpada de crimes sexuais contra menores, após ter negado as acusações por meses.

Desde então, ela perdeu o emprego e foi proibida de ficar sozinha com menores de 16 anos.

Rae admitiu ter feito sexo com o menino em diversas ocasiões em vários locais ao redor de Newcastle, em Nova Gales do Sul, Austrália, em outubro do ano passado. Relatórios judiciais mostraram que ela aliciou o aluno inicialmente nas redes sociais, por meio de mensagens no Snapchat e Instagram.

Em uma das mensagens, ela se referia ao uso de um “brinquedo”, dizendo: “Talvez possamos ter um último encontro antes da volta às aulas. Vou levar meu brinquedo.”

As mensagens mostraram que o rapaz sugeriu que se excluíssem do Snapchat, depois que ela disse que era “muito tentador” contatá-lo pela plataforma.

Em resposta, ela enviou a seguinte mensagem: “A culpa é minha. Assumo total responsabilidade. Faça o que quiser/precisar.”

Rae foi presa no mesmo mês, mas foi liberada sob fiança. O tribunal ouviu que ela supostamente tentou contatar a vítima cinco vezes em um período de duas horas, na esperança de influenciar o depoimento que ele daria no tribunal.

O rapaz informou sua mãe sobre as tentativas de contato, enquanto seu primo, que também tinha visto as mensagens, contou aos pais.

Durante a audiência, o juiz Hament Dhanji declarou: “No decorrer dessas ligações, alega-se que [ela] tentou persuadir o denunciante a apresentar uma versão falsa dos fatos”.

O adolescente contou à mãe sobre essas mensagens.

Rae foi presa novamente por violar uma ordem de restrição por violência doméstica, mas teve sua fiança concedida quando se descobriu que ela estava grávida. A identidade do pai da criança permanece incerta, mas acredita-se que não seja o estudante.

Oito semanas após dar à luz, Rae mudou sua declaração e admitiu os crimes sexuais contra a criança. Acompanhada do bebê no tribunal, ela se declarou culpada de abuso sexual de menor, aliciamento de criança para atividade sexual ilícita, posse de material de abuso infantil e tentativa de obstrução da justiça.

Rae alegou anteriormente que não sabia que o aluno era menor de idade, apesar de ele ser estudante em sua escola. A sentença deverá ser proferida em março.

Extra

Homem foragido da Justiça é preso durante blitz na Via Costeira

FOTO: PMRN

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) prendeu, na noite de sábado 29, um homem de 31 anos que era procurado pela Justiça. A prisão ocorreu durante uma blitz do Tático Operacional Rodoviário/BPRV na Via Costeira, em Natal.

De acordo com as informações fornecidas, o suspeito estava em um veículo de transporte por aplicativo quando foi abordado pelos policiais. Durante a fiscalização, foi identificado um mandado de prisão em aberto expedido pela 1ª Vara da Família de Imperatriz, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A constatação do mandado ocorreu no momento da checagem documental realizada na blitz. Os policiais confirmaram a ordem judicial e deram voz de prisão ao homem.

Após a abordagem, o suspeito foi levado à Central de Flagrantes.

Lula sugere uso de isenção do IR para comprar TV nova para Copa

FOTO: RICARDO STUCKERT

A um ano das eleições, o presidente Luiz Inácio do Lula da Silva (PT) afirmou que a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil será “quase um 14ª salário”. Em pronunciamento em rádio e TV, neste domingo, Lula sugeriu que os contemplados pela medida podem usar a “renda extra” para quitar uma dívida ou comprar uma televisão com tela maior para ver a Copa do Mundo.

– A partir de janeiro do ano que vem, o que hoje é desconto no contracheque vira dinheiro extra no bolso. Para viajar com a família. Comer o que mais gosta. Comprar presentes de Natal para os filhos. Quitar uma dívida. Adiantar uma prestação. Comprar uma televisão com tela maior para ver a Copa do Mundo no ano que vem – disse Lula.

A lei de isenção do IR foi sancionada pelo presidente na última quarta-feira (26), e foi uma promessa de campanha do petista. Ao longo do pronunciamento, Lula evitou usar a palavra “isenção” e preferiu falar em “”zero de imposto de renda”, mesmo termo que foi utilizado na divulgação do pronunciamento.

– Com zero de Imposto de Renda, uma pessoa com salário de R$ 4,8 mil pode fazer uma economia de R$ 4 mil em um ano. É quase um 14º salário – disse.

Lula defendeu que a medida visa atacar a desigualdade no país e destacou que, além de aumentar a faixa de isenção, a lei prevê uma taxação mínima de 10% para os super-ricos, que frisou serem 0,1% da população.

– Mais do que uma correção da tabela do imposto de renda, a nova lei ataca a principal causa da desigualdade no Brasil: a chamada injustiça tributária – declarou.

Ele voltou a usar um discurso contra os mais ricos e disse que, ao longo de 500 anos de história, a elite brasileira acumulou “mais e mais privilégios” e que, entre eles, “talvez o mais vergonhoso seja o de pagar menos IR do que a classe média e os trabalhadores”.

Lula disse que, hoje, quem “vive do suor do seu trabalho e constrói de fato a riqueza deste país” paga até 27,5% em IR, já “quem vive de renda” paga apenas 2,5%, em média.

– Quem mora em mansão, tem dinheiro no exterior, coleciona carros importados, jatinhos particulares e jet-skis, paga dez vezes menos do que uma professora, um policial ou uma enfermeira – declarou.

O presidente classificou a situação como “inaceitável” e disse que “era preciso mudar”. Acrescentou que a mudança no IR é um passo decisivo para transformar a realidade da desigualdade no Brasil, mas que foi apenas o primeiro.

– Podem ter certeza de que não vamos parar por aí. O que nós queremos é que a população brasileira tenha direito à riqueza que produz com o suor do seu trabalho. Seguiremos firmes combatendo os privilégios de poucos para defender os direitos e as oportunidades de muitos – finalizou.

Pleno News

Após prisão de Bolsonaro, Michelle indica topar ser vice de Tarcísio

FOTO: DIVULGAÇÃO

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) passou a indicar a aliados que topa ser candidata a vice-presidente da República em 2026, em uma chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A sinalização, segundo relatos feitos à coluna por pessoas próximas ao clã Bolsonaro, foi dada por Michelle em conversas nos últimos dias, após o marido começar a cumprir, em regime fechado, a pena à qual foi condenado no inquérito do golpe.

A avaliação no clã Bolsonaro é de que é preciso ter alguém da família na chapa presidencial para manter a influência da família. O temor é de que, se eleito, Tarcísio cresça politicamente e deixe o legado de Jair Bolsonaro em segundo plano.

Em conversas reservadas, Michelle tem dito respeitar e confiar em Tarcísio. A ex-primeira-dama, de acordo com pessoas próximas à família, avalia que o atual governador de São Paulo não trairia o ex-presidente da República.

O plano original de Michelle seria disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal (DF) em 2026. A esposa de Jair Bolsonaro, como noticiou a coluna, cogitava, inclusive, colocar um de seus irmãos como suplente na chapa.

A ex-primeira-dama, entretanto, afirmou a aliados que, se necessário, topa abrir mão da candidatura a senadora no DF — onde tem grandes chances de ser eleita — para compor chapa com Tarcísio ao Palácio do Planalto.

Metrópoles

Brasil desperdiça R$ 1 trilhão por ano por falhas no mercado de trabalho, aponta estudo

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma pesquisa da Pearson revelou que o Brasil joga fora R$ 1,08 trilhão por ano devido a gargalos nas transições do ciclo de trabalho — perda equivalente a 9% do PIB e a maior entre todas as economias analisadas. O levantamento, que comparou seis países e os estados da Califórnia e Nova York, mostra que nenhuma outra região perde tanto proporcionalmente quanto o Brasil.

O principal problema não está na automação, mas na dificuldade de recolocar trabalhadores. Segundo o estudo, R$ 701 bilhões — 65% de todo o prejuízo — são resultado do longo tempo que um brasileiro leva para voltar ao mercado após perder o emprego: em média, 42 semanas, mais que o dobro do Canadá (18 semanas) e acima do Reino Unido (32 semanas). Reduzir esse período em 20% já renderia um ganho anual de R$ 140 bilhões.

A defasagem entre educação e demanda do mercado agrava o cenário. A CEO da Pearson no Brasil, Cinthia Nespoli, aponta que um quinto dos jovens de 18 a 24 anos está na condição de “nem-nem” — nem estuda, nem trabalha — e que isso freia o crescimento econômico. O estudo também alerta que 32% dos empregos no país correm alto risco de serem substituídos pela automação, índice maior que o de economias como EUA e Austrália.

O relatório recomenda duas prioridades ao governo: atacar o desemprego estrutural com programas de recolocação e requalificação, e se preparar desde já para o impacto da automação. Segundo a Pearson, esperar a disrupção tecnológica chegar tornará o prejuízo ainda maior.

Com informações da CNN

Suspeito de atropelar e arrastar mulher que teve pernas amputadas é baleado e preso pela polícia

FOTO: REPRODUÇÃO

O homem que atropelou e arrastou uma mulher por mais de um quilômetro em São Paulo foi capturado após um confronto com policiais na noite deste domingo (30). Identificado como Douglas Alves da Silva, de 26 anos, ele foi baleado no braço e deve ser encaminhado ao 13º Distrito Policial, na Casa Verde, Zona Norte da capital.

A vítima, Taynara Souza Santos, de 31 anos, permanece hospitalizada em estado grave desde o ataque, ocorrido na manhã de sábado (29). Mãe de duas crianças — um menino de 12 anos e uma menina de 7 — ela foi atendida pelo resgate e levada para uma unidade de saúde da capital paulista.

Informações preliminares da Polícia Civil apontam que o agressor era conhecido por frequentadores de um bar onde Taynara estava antes do crime. Relatos de testemunhas indicam que o atropelamento foi proposital e motivado por ciúmes. A investigação conta com imagens que registraram a vítima sendo arrastada pela via, material entregue por uma testemunha e que já circula nas redes sociais.

Taynara foi socorrida por pessoas que passavam pelo local, que perceberam que se tratava de uma mulher presa do lado de fora do porta-malas de um carro preto. De acordo com os advogados da família, Douglas já perseguia a vítima há algum tempo após os dois terem se relacionado de maneira breve, sem que o envolvimento evoluísse.

Correio 24h