SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 24, 2025

Criador de conteúdo é reconhecido por milhões de pessoas como o homem mais bonito da Índia

FOTO: REPRODUÇÃO

O homem, natural de Maharashtra, localizado no centro-oeste da Índia, se chama Suraj Chavan, acumula 2,7 milhões de seguidores no Instagram e foi reconhecido como o homem mais bonito da Índia, título simbólico que ganhou graças ao carisma, à presença digital e à popularidade crescente nas redes sociais.

O auge da popularidade de Suraj veio em 2024, quando venceu a quinta temporada do reality show Bigg Boss Marathi, um programa com o formato muito parecido ao “Big Brother” que temos no Brasil.

Além da carreira digital, Suraj Chavan teve papéis em filmes como “Musandi” (2023) e “Raja Rani” (2024), e recentemente no drama “Zapuk Zupuk” (2025). Sua atuação no cinema local reforça a diversidade de talentos que o tornou famoso e contribui para ampliar sua base de fãs.

Suraj compartilha nas redes também a sua trajetória pessoal, que foi marcada por dificuldades. O indiano perdeu o pai para o câncer e viu a mãe e a avó falecerem no mesmo dia. Crescer em meio a desafios financeiros e familiares moldou sua determinação, inspirando os seguidores que acompanham sua jornada.

Extra

Mulher é morta dentro de casa e companheiro aparece morto horas depois em Parnamirim

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Militar registrou, na manhã desta segunda-feira (24), um homicídio no bairro Liberdade, em Parnamirim. Uma mulher foi encontrada morta dentro de uma residência, e o principal suspeito, identificado como Bruno, também foi localizado sem vida cerca de 500 metros do local.

De acordo com a PM, Bruno seria companheiro da vítima e é apontado como o autor do crime. A corporação, no entanto, trabalha com duas hipóteses para esclarecer a dinâmica do caso.

A primeira versão é de que o homem teria assassinado a mulher e, em seguida, tirado a própria vida. A outra possibilidade considerada é que ele tenha sido executado por membros de uma facção criminosa, após cometer o feminicídio.

Um morador da região relatou ter ouvido três disparos por volta das 6h da manhã, o que reforça a suspeita de execução por criminosos.

A Polícia Civil foi acionada e deverá conduzir a investigação para esclarecer as circunstâncias e confirmar qual das linhas de apuração se sustenta. A identidade da mulher ainda não foi divulgada oficialmente.

Portal da Tropical

Homem é morto a tiros em rua da Cidade Alta; câmeras registraram momento do ataque

FOTO: REPRODUÇÃO

Um homicídio assustou moradores da Rua Voluntários da Pátria, no bairro Cidade Alta, na noite deste domingo (23). Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um atirador chega ao local e provoca correria entre moradores que estavam sentados na calçada.

Segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 20h. Testemunhas relataram que dois homens se aproximaram da vítima e efetuaram cerca de dez disparos. As imagens mostram moradores correndo para dentro de casa no instante em que os tiros começam. Na sequência, é possível ver a vítima tentando fugir pela calçada, ensanguentada, enquanto um dos suspeitos continua atirando.

O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, mas não resistiu aos ferimentos. Ele foi identificado como Cícero Souza Pontes Júnior.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima era integrante de facção criminosa. Familiares informaram aos policiais que ele já havia sido jurado de morte no Passo da Pátria por membros do grupo criminoso rival, o Comando Vermelho. A PM suspeita que a motivação do homicídio esteja ligada à disputa entre as duas organizações.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Portal da Tropical

Idoso é preso por embriaguez ao volante enquanto transportava bebê sem proteção em Macaíba

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) prendeu, na noite deste domingo (23), um idoso de 60 anos que dirigia embriagado e transportava um bebê de apenas um ano sem qualquer equipamento de segurança, no município de Macaíba, na Grande Natal.

De acordo com o Batalhão Rodoviário, o teste de alcoolemia realizado no motorista apontou 0.35 mg/L de álcool por litro de ar expelido — índice que configura crime de trânsito, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

A criança estava no veículo sem cadeirinha, bebê-conforto ou outro dispositivo de retenção obrigatório, situação que agravou o risco no momento da abordagem.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Bolsonaro: unânime, Primeira Turma do STF mantém prisão preventiva

FOTO: REPRODUÇÃO

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começaram a julgar, às 8h desta segunda-feira (24), referendo da decisão do ministro Alexandre de Moraes que levou à prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com os votos de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, o colegiado decidiu, por unanimidade, manter Bolsonaro preso. Com informações do Metrópoles.

A prisão preventiva de Bolsonaro foi decretada, no sábado (22), pelo relator do caso no STF, a partir de uma série de fatores, como a violação de tornozeleira e a possibilidade de fuga.

O julgamento iniciou com Moraes apresentando seu posicionamento. “Voto no sentido de referendar a decisão de converter as medidas cautelares anteriormente impostas em prisão preventiva de Jair Messias Bolsonaro”, disse.

Moraes afirmou, a partir de laudo, que Bolsonaro “violou dolosa e conscientemente o equipamento de monitoramento eletrônico, conforme comprova o relatório da Seape/DF”. Em audiência de custódia realizada nesse domingo (23/11), Bolsonaro atribuiu as avarias feitas à tornozeleira que usava a um “surto” provocado pela combinação de dois medicamentos controlados.

O ministro ressaltou que Bolsonaro “é reiterante no descumprimento das diversas medidas cautelares impostas”. Citou ainda a vigília convocada por Flávio Bolsonaro e a “confissão” de Bolsonaro.

“Na audiência de custódia, realizada em 23 de novembro de 2025, Jair Messias Bolsonaro, novamente, confessou que inutilizou a “tornozeleira eletrônica”, com cometimento de falta grave, ostensivo descumprimento da medida cautelar e patente desrespeito à Justiça”, afirmou o ministro em seu voto, em plenário virtual.

Dino, Zanin e Cármen votam

O segundo a votar foi o presidente da Primeira Turma, Flávio Dino, que reforçou que a condenação de Bolsonaro nos atos golpistas “presta-se inclusive a comprovar a periculosidade do agente”. Ele ainda completou: “Voto pelo referendo integral da decisão cautelar proferida pelo eminente ministro relator, com a decretação da prisão preventiva de Jair Messias Bolsonaro”.

Dino ainda citou a “periculosidade” do ex-presidente e ressaltou que as fugas para outros países de deputados federais aliados de Bolsonaro, como Carla Zambelli e Alexandre Ramagem, demonstram a “ambiência vulneradora da ordem pública em que atua a organização criminosa chefiada por Jair Bolsonaro”.

O ministro ainda ressalta que todo o cenário compõe “um quadro que, lamentavelmente, guarda coerência com o conjunto de ilegalidades já reprovadas pelo Poder Judiciário. As fugas citadas mostram profunda deslealdade com as instituições pátrias, compondo um deplorável ecossistema criminoso descrito nos acórdãos proferidos na AP nº 2.668/DF”.

O ministro Cristiano Zanin foi o terceiro a votar e acompanhou o voto do relator para manter a prisão do ex-presidente. Dessa forma, a Primeira Turma do Supremo fez maioria para manter a decisão de Moraes, e Bolsonaro continuará em prisão preventiva.

Em seguida, Cármen Lúcia se manifestou e fechou a votação: por unanimidade, a Primeira Turma decidiu por manter o ex-presidente Bolsonaro em prisão preventiva.

Plenário virtual

Para a prisão de Bolsonaro, Moraes agiu a partir de um pedido da Polícia Federal (PF). A sessão que analisa a ordem de prisão preventiva ocorre em plenário virtual e com prazo de conclusão que se encerra às 20h, mas a totalidade dos ministros já votou.

A sessão extraordinária foi aberta a pedido de Moraes, que encaminhou a decisão ao presidente da Turma, ministro Flávio Dino, responsável por incluir o caso na pauta para deliberação dos demais ministros.

O julgamento no plenário virtual começou com o voto de Moraes, que tem 14 páginas de justificativa da prisão. Ele apresenta sua análise sobre o episódio que motivou a prisão de Bolsonaro e defende a manutenção da medida. Votaram no referendo da decisão: Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

Prefeito de Natal sanciona lei que autoriza contratação de crédito de até R$ 100 milhões com o BNDES

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) sancionou nesta segunda-feira 24 a lei que autoriza o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O financiamento poderá alcançar até R$ 100 milhões. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

O financiamento será destinado ao programa Natal Digital: Cidade Inteligente, Gestão Eficiente, que prevê a modernização da gestão pública por meio de tecnologias da informação e comunicação. Os investimentos serão aplicados ao longo de três anos.

Segundo o texto, os recursos serão voltados ao desenvolvimento do Centro Integrado de Operações Urbanas da capital, com aplicação em áreas como defesa social, segurança pública, trânsito e transporte, parques semafóricos, prevenção de alagamentos e iluminação pública.

A legislação autoriza o município a vincular receitas constitucionais em caráter irrevogável para assegurar o pagamento do principal, juros e encargos da operação. O texto determina ainda que os valores provenientes do crédito deverão ser consignados como receita no orçamento ou em créditos adicionais. O Executivo também poderá abrir créditos adicionais para cumprir as obrigações do contrato.

A lei estabelece que os orçamentos anuais deverão prever as dotações necessárias para amortizações e entrou em vigor na data de sua publicação.

Entenda mais sobre o projeto

Segundo a Prefeitura, o dinheiro será usado para financiar o programa “Natal Digital: Cidade Inteligente, Gestão Eficiente”, voltado à modernização tecnológica da administração pública. Pelo projeto de lei, os recursos serão utilizados para implantar sistemas, infraestrutura e processos digitais que permitam agilizar a prestação de serviços públicos, aumentar a transparência e fortalecer a gestão municipal.

Um dos destaques previstos no projeto é a criação do Centro Integrado de Operações Urbanas (Ciou), que funcionará como núcleo de monitoramento e controle das ações do município em diversas áreas, como mobilidade urbana, segurança pública e meteorologia.

O secretário municipal de Planejamento, Vagner Araújo, afirma que o financiamento vai “colocar Natal no mapa das Cidades Inteligentes”, conceito segundo o qual a cidade utiliza tecnologia e dados para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadão.

Uma das premissas é a desburocratização da máquina pública. “Um dos pontos altos é a possibilidade de o Município implementar um cadastro multifinalitário (com mais de uma finalidade) para a área tributária e de licenciamento urbano e ambiental. Isso vai permitir uma maior eficiência do controle e arrecadação municipal de forma mais justa – com mapeamento aéreo dos imóveis do município”, destacou Vagner.

Estão previstos também: implantação de sistema para interligar comunicação entre secretarias, ampliação da rede GigaNatal, a aquisição de um novo datacetner municipal, modernização do parque de informática e capacitação de servidores em competências digitais.

Uma das metas é ampliar de 30% para 80% os serviços municipais disponíveis em formato digital, “reduzindo deslocamentos e tempo de espera”. Para isso, está prevista até mesmo a capacitação de uma parcela dos natalenses para usarem serviços digitais.

Além disso, a Prefeitura planeja espalhar totens interativos em pontos estratégicos da cidade com informações em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês), mapas interativos e recursos de acessibilidade. Outra estratégia é a fixação de audioguias digitais, acessíveis via aplicativo e QR codes instalados em pontos turísticos, permitindo exploração autônoma do patrimônio da capital potiguar. Turistas também poderão experimentar realidade aumentada, reconstruindo virtualmente, por exemplo, edifícios históricos e eventos significativos que ocorreram na cidade.

Agora RN

Sindicato vira bom negócio e já são mais de 15 mil no Brasil

FOTO: REPRODUÇÃO

Acusado na CPMI do INSS de inspirar o esquema que roubou inativos, a fim de substituir a fabulosa “contribuição” obrigatória, o sindicalismo brasileiro virou negócio rentável e proliferou como chuchu na serra: eram 17 mil e caiu para 15 mil, incluindo federações e confederações, após a Reforma Trabalhista. Na China, 1,4 bilhão de habitantes, são 1.713. Nos EUA, berço do capitalismo selvagem, 7 mil, segundo o Bureau of Labor Statistics. Na Alemanha, de sindicalismo forte, não passam de 100. A informação é da Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.

A CLT de Getúlio Vargas, que permitia um sindicato por categoria e base territorial, gerou um Frankenstein burocrático que até afana aposentados.

O número de entidades mal se alterou após a Reforma Trabalhista de 2017, apesar da unicidade obrigatória: deixou de ser um ótimo negócio.

Com tradição de muitas greves, a França sustenta só 5 confederações principais (CGT, CFDT etc.) e poucas dezenas de sindicatos setoriais.

Diário do Poder

Brilha Natal 2025 é lançado com programação especial nesta segunda-feira (24)

FOTO: DIVULGAÇÃO

A programação de 2025 do Brilha Natal, iniciativa do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, é lançada nesta segunda-feira (24) em um evento para a imprensa e convidados. Este ano, o projeto ocorrerá de 1º a 31 de dezembro, fortalecendo o comércio tradicional dos bairros da Cidade Alta e do Alecrim, além de levar encanto e magia para os natalenses.

“Mais uma vez, trazemos iniciativas que prometem aquecer as vendas e despertar o espírito natalino para a capital potiguar. Tenho certeza que este será, mais um ano de muito sucesso para os comerciantes e para o público”, afirma o presidente do Sistema Comércio RN, Marcelo Queiroz.

A programação completa, incluindo as novidades, atrações e detalhes das ações, será revelada durante o evento de lançamento com exclusividade para a imprensa e parceiros.