SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 17, 2025

Prefeito Emídio Júnior entrega novas instalações da Escola Santa Luzia de Cajazeiras após reforma

Na manhã desta segunda-feira (17/11), foi realizada a solenidade de reinauguração da Escola Municipal Santa Luzia, em Cajazeiras, ocasião em que o prefeito Emídio Júnior entregou à população as novas instalações da unidade, que passou por uma ampla reforma com o objetivo de melhorar suas condições estruturais, funcionais e estéticas, oferecendo mais conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores e demais usuários.

Entre os serviços executados, estão: a elevação do pé-direito, renovação da cobertura, aplicação de novos revestimentos e pisos, ampliação de salas, atualização das instalações elétricas, pintura, substituição de esquadrias, além de melhorias no portão, muro e área externa. As obras também incluíram adaptações para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além da climatização das salas de aula.

A reforma representa mais um investimento significativo para proporcionar um ambiente escolar mais seguro, acessível e acolhedor para toda a comunidade escolar. As melhorias proporcionam espaços mais funcionais e seguros, que ajudam a criar um ambiente propício para o desenvolvimento dos estudantes.

O prefeito Emídio Júnior declarou: “É um momento em que entregamos uma escola nova e devidamente organizada. As crianças estão muito felizes, vão ter ar-condicionado nas salas de aula. É uma satisfação estarmos aqui juntos nesta entrega. Uma meta que temos é trabalhar para justamente fazer das nossas escolas espaços ainda melhores para as crianças e os profissionais que trabalham nelas. Ar-condicionado não é luxo. O gestor tem que querer o bem-estar de todos. Estamos trabalhando para ampliar a refrigeração de nossas escolas.”, citando como exemplo a Escola Municipal Iolanda Chaves, uma das modernas do RN, inaugurada em agosto. Na sequência, relembrou alguns dos principais avanços de sua gestão na área da Educação, como transporte universitário, e aprimoramento do cardápio da merenda escolar. Por fim, falou sobre a obra do futuro ginásio de Cajazeiras, um marco para o distrito e que deverá ser inaugurado nos próximos meses.

“Em nome de toda a comunidade da escola, quero expressar minha sincera gratidão ao senhor prefeito pela entrega tão esperada da nossa escola. Essa obra representa muito mais do que melhorias estruturais, é um investimento para a qualidade de ensino de nossas crianças e para o bem-estar de todos que convivem aqui. Quero reforçar o compromisso de cuidar desse espaço, que agora está ainda mais acolhedor e adequado para o aprendizado.”, relatou a diretora Maria Aldeci.

“Hoje é um dia especial para todos nós, alunos da Escola Municipal Santa Luzia. Durante muito tempo, nossa escola estava antiga, com salas quentes e partes da estrutura bem desgastadas, mas agora, quando olhamos a nossa volta, vemos uma escola nova, bonita, climatizada e muito mais confortável para estudar.”, expressou Asafe Sousa, que falou em nome do alunado.

Na solenidade de hoje, o gestor municipal esteve acompanhado pelos (as) vereadores (as): Érika Emídio (presidente da Câmara), Socorro Nogueira, Edi do Posto e Rita Oliveira, lideranças comunitárias e secretários municipais.

Ações da PRF no RN resultam em prisões, armas apreendidas e recuperação de veículo tomado de assalto

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização no Rio Grande do Norte durante o fim de semana dos dias 15 e 16, resultando em prisões, apreensões de armas de fogo, recuperação de veículos e cumprimento de mandado judicial. As ações ocorreram em diferentes pontos das rodovias federais no estado, incluindo Natal, Parnamirim, São José de Mipibu e a região de Serra Negra do Norte.

Em São José de Mipibu, na BR-101, um homem de 43 anos foi preso na manhã de sábado 15. Durante a abordagem ao veículo que ele conduzia, os policiais verificaram a existência de um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça da Paraíba pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Na BR-427, na região de Serra Negra do Norte, a PRF recuperou uma motocicleta que havia sido tomada de assalto minutos antes por três homens. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos perderam o controle do veículo e fugiram pela mata, deixando a moto, celulares e um simulacro de pistola.

Em Parnamirim, na BR-304, os policiais prenderam um homem de 44 anos que conduzia uma motocicleta clonada. O veículo apresentava identificação adulterada e foi apreendido.

Já em Natal, na BR-101, na noite de sábado, a PRF prendeu um homem de 31 anos por porte ilegal de arma de fogo. Ele estava em um carro e transportava uma pistola calibre .25, um revólver calibre .38 e 14 munições intactas.

Todos os detidos, bem como os materiais apreendidos e os veículos recuperados, foram encaminhados às Delegacias da Polícia Civil dos municípios onde ocorreram as ações.

Natal é selecionada em edital nacional para o Projeto AdaptAÇÃO

FOTO: CAMILLE MELO

Natal foi selecionada para fazer parte do Projeto AdaptAÇÃO, uma iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), que escolheu 50 propostas de diferentes municípios ou consórcios públicos interessados em aprimorar instrumentos de política urbana com foco na adaptação às mudanças climáticas. A proposta foi enviada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), responsável por coordenar as ações voltadas ao tema no município.

A iniciativa oferece assessoria técnica especializada para apoiar a Semurb no aprimoramento do planejamento urbano diante dos desafios climáticos. O suporte inclui o acompanhamento da Rede de Avaliação dos Instrumentos de Política Urbana e Adaptação Climática (AIPUAC) e dos núcleos regionais do Observatório das Metrópoles/UFRJ, instituições de referência em planejamento urbano. Elas atuarão na análise de dados climáticos, revisão de instrumentos urbanos – como Plano Diretor, zoneamento e demais políticas ambientais – e na capacitação da equipe técnica.

O edital nacional deu prioridade a municípios com maior vulnerabilidade climática, lideranças femininas, negras e indígenas, e às localidades do Rio Grande do Sul atingidas por desastres recentes. O objetivo é fortalecer a gestão municipal e contribuir para a construção de cidades mais resilientes e sustentáveis, integrando de forma definitiva a agenda climática aos processos decisórios sobre o território.

Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a participação de Natal na seleção demonstra o comprometimento do município com a sustentabilidade e com o uso dos dados ambientais para orientar políticas públicas. “Natal já vem avançando com a Rede de Monitoramento Climático, o Transecto Móvel e a criação da Sala de Monitoramento no Bosque das Mangueiras. O Projeto AdaptAÇÃO chega para potencializar esse trabalho, fortalecendo nossa capacidade de planejamento”, afirmou.

Rebeca Pitbull campeã! Potiguar conquista ouro no Mundial de jiu-jítsu em Abu Dhabi

FOTO: REPRODUÇÃO

A atleta potiguar Rebeca Gabrielly, conhecida como Rebeca Pitbull, colocou o Rio Grande do Norte no topo do jiu-jítsu mundial. A jovem de 13 anos venceu o campeonato em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e voltou ao Brasil com a medalha de ouro mais importante de sua carreira. Além disso, a conquista representa um marco para a atleta, que sonhava competir no maior evento da modalidade desde que começou a treinar.

Rebeca treina jiu-jítsu e judô desde os 7 anos e acumula resultados expressivos. De acordo com a família, ela já conquistou 76 medalhas de ouro e 18 de prata, em competições dentro e fora do Rio Grande do Norte. Além disso, venceu o Campeonato Estadual de jiu-jítsu e judô, além do Campeonato Brasileiro de judô deste ano, antes de alcançar o título mundial.

No entanto, a trajetória até Abu Dhabi não foi simples. Como resultado das barreiras enfrentadas por muitos atletas, para a Potiguar também não foi diferente, a mãe de Rebeca precisou vender o carro para custear parte da viagem. Mesmo assim, a família reforça que a jovem nunca pensou em desistir. A falta de incentivo financeiro no estado atinge até competições locais, onde muitas vezes atletas lutam para pagar inscrições.

A rotina da campeã também impressiona. Depois da escola, onde chega às 5h da manhã, Rebeca segue às 14h para a academia e treina musculação. Logo depois, participa do treino de jiu-jítsu das 16h às 17h30. Às 19h, entra no tatame novamente para o judô, onde permanece até 21h30. Essa maratona acontece de segunda a sexta. Por outro lado, nos fins de semana, ela participa de competições sempre que há eventos no calendário.

A jovem treina judô na escola Shiro e jiu-jítsu na academia Rox, mantendo disciplina exemplar e foco incomum para a idade. Como mencionado anteriormente, a meta principal da atleta era o ouro em Abu Dhabi — e agora ela já mira novos desafios na carreira. Rebeca reforça o potencial do esporte potiguar e destaca a força de uma atleta que ignora os obstáculos para seguir adiante.

Ponta Negra News

Empresário Marcos Solano compra rádios de José Agripino no interior do RN e mira na saúde em Mossoró

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-senador José Agripino Maia (UB) concluiu, após meses de tratativas, a venda de quatro rádios que integravam seu sistema de comunicação no interior do Rio Grande do Norte: as emissoras de Currais Novos, Caicó, Pau dos Ferros e a tradicional Rádio Trairi FM 91.1 MHz, hoje afiliada à CBN Brasil.

Agripino continua com q TV Tropical e a Rádio Mix Natal – FM 103.9, atualmente proprietário único, após adquirir as cotas dos irmãos Ana Sílvia e Oto Maia.

Entre as emissoras negociadas, a situação mais complexa era a da Trairi FM, que possuía 14 sócios, incluindo cinco espólios e nove sócios individuais. Para viabilizar a transação, Agripino reorganizou toda a estrutura societária, comprou as participações remanescentes, e vendeu o conjunto a Marcos Solano.

Investimentos no RN

Irmão do também médico Nelson Solano, Marcos Solano, que nasceu em Olho D’Água dos Borges (RN), também comprou um grande terreno em Mossoró aos irmãos Maia (José, Oto e Ana Sílvia), onde pretende erguer o primeiro hospital de olhos do município, para atender a região.

Formado em Medicina pela UFRN, Marcos Solano especializou-se em anestesiologia e, mais tarde, direcionou sua carreira para o campo da oftalmologia. Foi em Cascavel (PR) que consolidou um império empresarial, fundando, entre 1991 e 2000, o Hospital de Olhos, o Banco de Olhos, a TVC, a Rádio Jovem Pan de Cascavel e a Rádio Mundial de Toledo, impulsionando empregos e desenvolvimento na região.

Entre 2001 e 2010, também se destacou na vida pública ao comandar a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel e presidir o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop). Visionário, fundou a Sol Linhas Aéreas, iniciativa que marcou a aviação regional e estimulou a modernização do aeroporto de Cascavel, que depois vendeu.

De 2011 a 2023, ampliou sua rede com o H.Olhos Prime, em Cascavel; o Hospital de Olhos Doutor Prime, em Mamborê; e o Hospital Regional de Olhos do Noroeste do Paraná (Honorp), em Cianorte, todos equipados com tecnologia de ponta e forte atuação no atendimento via SUS.

PORTAL BZNotícias /Eliana Lima

Confira a projeção de cada um dos votos de vereadores na cassação de Brisa na Câmara

FOTO: REPRODUÇÃO

A Câmara Municipal de Natal votará, nesta terça-feira (18), o processo de cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT), denunciada após destinar R$ 18 mil em emendas parlamentares para o evento de cunho político Rolé Vermelho – Bolsonaro na Cadeia.

De acordo com a apuração do jornalista Saulo Spinelly, da 98 FM Natal, pelo menos 17 parlamentares devem votar a favor da cassação de Brisa, e sete contra a perda do mandato dela. Entre os parlamentares, o comentarista aponta ainda quatro incertezas.

Veja a relação dos votos abaixo:

Parlamentares que devem votar sim:

Aldo Clemente (PSDB)

Anne Lagartixa (Solidariedade)

Camila Araújo (União Brasil)

Chagas Catarino (União Brasil)

Cleiton da Policlínica (PSDB)

Daniel Santiago (PP)

Daniell Rendall (Republicanos)

Fúlvio Saulo (Solidariedade)

Irapoã Nóbrega (Republicanos)

Kleber Fernandes (Republicanos)

Leo Souza (Republicanos)

Luciano Nascimento (PSD)

Albert Dickson (suplente de Matheus Faustino)

Preto Aquino (Podemos)

Robson Carvalho (União Brasil)

Subtenente Eliabe (PL)

Tony Henrique (PL)

Parlamentares que devem votar não:

Júlia Arruda (suplente de Brisa Bracchi)

Daniel Valença (PT)

Eribaldo Medeiros (REDE)

Herberth Sena (PV)

Samanda Alves (PT)

Tácio de Eudiane (União Brasil)

Thabatta Pimenta (PSOL)

Incógnitas:

João Batista Torres (DC): dúvidas internas relacionadas ao partido e sua trajetória política. Professor, não teve grandes estruturas para se eleger. Faz parte da base do prefeito Paulinho Freire. Mas, todas as vezes que foi abordado pelos colegas, era em dúvida sobre o seu posicionamento em relação à cassação de Brisa.

Pedro Henrique (PP): considera cassação desproporcional e há uma pressão de Hermano Morais /Fátima Bezerra sobre ele

Tércio Tinoco (União Brasil): há uma possibilidade de uma brecha no regimento para que ele possa votar online. Isso ainda está sendo debatido e deve ter um desfecho de hoje pra amanhã. Mas há a possibilidade dele votar remotamente.

Cláudio Custódio (PP): ele não teve grandes estruturas para se eleger, faz parte da base do governo, mas se sliencia quando perguntado sobre esse caso apesar de fazer parte da base. Ele fez vídeo nas redes para falar sobre a possível influência da deputada Eudiane no seu voto, mas não disse que ele votaria sim, nem que não.

Portal 98 FM

Após roubo no Louvre, ladrões levam joias milionárias de loja francesa

FOTO: REPRODUÇÃO/getty

A polícia francesa revelou neste sábado (15/11) que ladrões invadiram uma joalheria no centro de Roubaix, cidade ao norte da França, e fugiram com joias avaliadas em até 1 milhão de euros, o equivalente a cerca de 6 milhões de reais.

O roubo aconteceu menos de mês após furto registrado no Museu do Louvre, em Paris, em 19 de outubro, quando foram levadas joias que pertenceram à monarquia francesa e que permanecem desaparecidas. Os itens perdidos estão avaliados em R$ 548 milhões.

As autoridades policiais defendem que não há indícios de uma ligação direta entre os dois episódios. Os assaltantes mantiveram o joalheiro e a mulher dele reféns por instantes antes de fugirem com os itens. A ação foi rápida e ocorreu antes que vizinhos conseguissem acionar equipes de emergência. A polícia abriu investigação por sequestro, crime organizado e extorsão armada.

Na mesma manhã, acredita-se que o mesmo grupo teria explodido uma caixa forte dentro da agência dos correios de Roubaix. Os suspeitos fugiram com um malote retirado do equipamento antes da chegada das equipes de segurança, mas aparentemente eram sacolas vazias, o que indica ausência de planejamento (algo muito diferente do que foi observado no crime do Louvre).

Até agora, a polícia não confirmou a recuperação de qualquer joia levada pelos assaltantes. Investigadores avaliam que peças as podem ter sido transportadas para fora da região horas após o crime.

Metrópoles

Ex-empacotador de supermercado que criou empresa de TI do zero e hoje fatura R$ 11 milhões por ano

FOTO: REPRODUÇÃO

Juarez Araújo começou a trabalhar ainda na adolescência, empacotando compras em um supermercado de São Paulo. Filho de um servente de pedreiro e de uma vendedora de cocadas, ele cresceu em meio a desafios, mas nunca perdeu a vontade de mudar o próprio destino. Décadas depois, transformou uma paixão pela tecnologia em um negócio milionário. Hoje, é fundador da DBACorp, empresa de tecnologia da informação que fatura mais de R$ 11 milhões por ano.

Natural do interior do Paraná, Juarez se mudou com a família para São Paulo em busca de melhores oportunidades. O primeiro emprego veio aos 13 anos e trouxe mais do que um salário: lições de liderança e trabalho em equipe que ele levaria por toda a vida. “Meu chefe me dava responsabilidades e me ensinava sem saber. Aprendi o que é ser líder e como lidar com pessoas”, contou em entrevista à Exame.

Mesmo com uma rotina cansativa, Juarez decidiu que o estudo seria o caminho para crescer. De office boy, passou a técnico em processamento de dados, numa época em que a computação ainda engatinhava no Brasil. A decisão mudou tudo. “Foi uma mistura de sorte e oportunidade”, diz.

A experiência na área o levou a trabalhar com o banco de dados Oracle, tecnologia ainda pouco explorada no país nos anos 1990. Em 1998, ele e o colega Reynaldo Ajauskas fundaram a DBACorp, empresa especializada em consultoria para bancos de dados. Com o tempo, o negócio expandiu e passou a atuar também em infraestrutura de servidores e computação em nuvem.

De uma sala pequena e dois funcionários, a empresa cresceu para uma equipe com mais de 70 pessoas. Hoje, a DBACorp presta serviços para grandes companhias e mantém políticas internas que incentivam a inovação e o desenvolvimento dos próprios colaboradores.

Correio 24h