SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 15, 2025

Amaury Veríssimo Júnior representa o Rio Grande do Norte no maior congresso de entretenimento do país

FOTO: DIVULGAÇÃO

O CEO do Grupo Idearte, Amaury Veríssimo Júnior – nome à frente de grandes produções como o Projeto Seis & Meia, Palco Brasil, Muitos Carnavais, RN Music 360, Festin, Playground Game – esteve em São Paulo esta semana cumprindo uma agenda dedicada ao setor de entretenimento, com participação no X Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos (CBPE). O executivo representou o Rio Grande do Norte em um dos principais espaços de discussão do mercado nacional.

O congresso reuniu nomes como Doreni Caramori, Arthur Lira e Felipe Carreras, e abordou temas ligados à organização do setor, impactos das recentes mudanças legislativas e desafios que influenciam a cadeia produtiva. Para Amaury Júnior, acompanhar essas discussões é essencial para entender o cenário que deverá orientar o segmento no próximo ano.

Além da participação nos painéis, Amaury manteve reuniões de negócios com empresas e profissionais do entretenimento, avaliando formatos, possibilidades de circulação de atrações e modelos de projetos que podem integrar o calendário potiguar.

O CEO destacou que os debates e encontros da semana contribuem para o planejamento das ações e para o alinhamento das perspectivas do setor de eventos para 2026, que incluem atenção ao ambiente regulatório, eficiência operacional e atualização constante diante das mudanças do mercado.

A presença da Idearte no congresso reforça a inserção do Rio Grande do Norte no circuito nacional e mantém ativa a articulação com outros estados e empresas filiadas à ABRAPE, ampliando oportunidades de conexão e negócios.

Ministério ‘mata’ renovação de licença de rádio de oposição a Alcolumbre

FOTO: MARCOS OLIVEIRA

O Ministério das Comunicações decidiu cancelar a renovação de licença da rádio Forte FM do Amapá. A rádio é controlada por opositores do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e aliados no Estado, incluindo o governador Clécio Luis (Solidariedade).

A Forte FM tenta renovar a licença de radiodifusão desde 2016, somente em fevereiro de 2024, o Ministério das Comunicações aprovou o pedido. Agora decidiu voltar atrás e anular a renovação.

Com nome oficial “Fundação Cultural e Assistencial Água Viva”, a Forte FM tem autorização para operar como rádio educativa, mas é acusada pelo Ministério das Comunicações de executar “programação ilegal”, segundo denúncia do Estadão. O jornal revela que, em maio, o ministério determinou a retirada da Forte FM do ar por “proselitismo político”, propaganda comercial e por não divulgar o prefixo. A Forte FM recorreu à Justiça.

A rádio recorreu da decisão administrativa do Ministério das Comunicações pois é a Justiça que tem a competência, segundo a lei, para proferir a decisão final em torno da revogação de licenças de radiodifusão. A ação continua em andamento.

Alcolumbre e Siqueira Filho

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse através de nota de sua assessoria que a decisão de revogar a renovação da licença da Forte FM é “competência exclusiva do Ministério das Comunicações, que conduz o processo com base em critérios técnicos e dentro dos trâmites legais. Qualquer tentativa de associar o presidente do Senado à decisão administrativa é equivocada e sem fundamento”.

O ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, assumiu o cargo em abril de 2025 por indicação de Alcolumbre. O União Brasil, partido do presdiente do Senado, formou federação com o Progressistas (PP) e anunciou, em setembro de 2025, o desembarque da base de apoio de Lula, além do abandono dos cargos na Esplanada dos Ministérios. Apesar disso, Siqueira filho, que não é filiado ao partido, permaneceu no cargo na “conta” do presidente do Senado.

MPF cobra que “Forró do Dagô” não atrapalhe aplicação do Enem na zona Oeste de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu recomendações no intuito de impedir que uma festa realizada no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal, volte a atrapalhar a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, cujo segundo dia está marcado para este domingo, 16. No primeiro dia de provas, 9 de novembro, um evento promovido no “Forró do Dagô” trouxe prejuízos aos candidatos, devido ao barulho gerado próximo à Escola Estadual Professor Luís Soares.

As recomendações foram enviadas ao Comando da Polícia Militar do RN e ao proprietário do local de festas, uma vez que já foi anunciado um novo evento para este dia 16, exatamente no horário das provas. Nos documentos, o procurador da República Victor Mariz recomenda ao empresário que não realize eventos perto das escolas onde esteja sendo realizado o exame, no período de 12h às 20h, e à PM que fiscalize a situação no local e nos demais pontos de realização da prova, além de adotar as atitudes necessárias para evitar que os barulhos indevidos atrapalhem os estudantes.

O MPF reforça que o direito à educação inclui o acesso a um ambiente adequado de provas, já que o desempenho do estudante depende não apenas de seu preparo intelectual, “mas também de condições ambientais que assegurem tranquilidade, silêncio e concentração, especialmente em avaliações de larga escala como o Enem”.

O problema se mostra ainda mais prejudicial aos candidatos com necessidades especiais, incluindo os portadores de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), porém atinge todos os que estão prestando o exame. O excesso de ruídos é considerado fonte de poluição sonora e o artigo 42, do Decreto 3.688/41, aponta que perturbar o trabalho ou o sossego alheios, mediante o uso abusivo de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, configura contravenção penal, com previsão de pena de prisão simples de quinze dias a três meses, ou multa,

O Enem é a principal via de acesso dos estudantes aos cursos de Ensino Superior, nas faculdades e universidades públicas por todo o Brasil. A edição de 2025 conta com 4,8 milhões inscritos pelo país, sendo 113 mil no Rio Grande do Norte.

Presidente de estatal é demitida por fotos com Michelle Bolsonaro e geólogo formado na UFRN assume cargo

FOTO: IGO ESTRELA

O Conselho de Administração do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, decidiu, na quarta-feira (12), exonerar a presidente interina Sabrina Soares de Araújo Góis.

A decisão ocorre dias após a divulgação de postagens antigas de Sabrina, em que ela comemorava a prisão do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2018. Além disso, Sabrina também aparecia em fotos ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. As informações foram divulgadas por Igor Gadelha, do Metrópoles.

Sabrina ocupava o cargo desde 15 de outubro. Antes, ela acumulava as funções de comandar interinamente a Diretoria de Administração e Finanças e ser titular da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica.

A executiva assumiu o SGB após o seu antecessor, Inácio Cavalcante Melo, renunciar ao cargo devido a irregularidades no uso de verbas públicas.

O SGB divulgou nota oficial sobre o desligamento de Sabrina.

Confira:

O Conselho de Administração (CA) exonerou, nesta quarta-feira (12), a diretora de Infraestrutura Geocientífica (DIG), Sabrina Soares de Araújo Góis, que também ocupava interinamente os cargos de diretora-presidente e de diretora de Administração e Finanças (DAF). O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, foi designado diretor-presidente interino, acumulando as atribuições de DGM, que exerce desde 2023.

No uso de suas atribuições, o novo diretor nomeou a engenheira Alice Castilho, atual diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, para responder interinamente pelas diretorias de Infraestrutura Geocientífica (DIG) e Administração e Finanças (DAF).

Valdir Silveira é geólogo de carreira do SGB, graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado em Geociências e doutorado em Geodinâmica e Geofísica pela mesma instituição.

Pleno News

Homem é preso por abuso sexual contra duas crianças na Grande Natal; ele trabalhava na casa dos pais das vítimas

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um homem, de 53 anos, foi preso suspeito pelo crime de estupro de vulnerável. A prisão aconteceu no bairro Cidade Alta, zona Leste de Natal, nesta sexta-feira (14). As investigações apontam que ele é suspeito de abusar sexualmente de duas crianças.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas eram próximas do homem, uma vez que ele residia e trabalhava na casa dos pais das vítimas. O homem também é investigado por armazenamento de nudez infantil em seus aparelhos eletrônicos.

Além do mandado de prisão, os policiais também cumpriram um mandado de busca e apreensão no bairro Alfredo Mesquita, em Macaíba, na Grande Natal, onde foram recolhidos diversos dispositivos eletrônicos, como pen drives, notebooks e aparelhos celulares. Todo o material será encaminhado para perícia criminal.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A ação foi coordenada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Parnamirim com apoio da Delegacia Especializada em Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DEPID), também de Parnamirim.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça que informações que possam colaborar com investigações podem ser repassadas de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Portal da Tropical

Homem que matou árbitro de futebol após discussão no RN é condenado a 25 anos de prisão; relembre o caso

FOTO: REPRODUÇÃO

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou Laércio Pedro da Silva a 25 anos, 6 meses e 2 dias de prisão pelo assassinado do árbitro João Marques Pereira. O crime foi cometido em setembro de 2023, após uma discussão em uma partida de futebol, no distrito de Lagoa do Mato, em Macaíba. Ele foi condenado por homicídio qualificado pelo motivo fútil e por recurso que dificultou a defesa, e ainda pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

João Marques Pereira, que era árbitro assistente, sofreu por mais de dois meses após os disparos, ficando paraplégico, perdendo um rim e evoluindo com infecção generalizada e falência de múltiplos órgãos, o que impôs um sofrimento atroz e prolongado. Ele faleceu em 14 de novembro daquele ano, há exatamente dois anos. João Marques Pereira deixou cinco filhos órfãos, o que gerou grandes dificuldades financeiras para a família.

Laércio Pedro da Silva a 25 anos, 6 meses e 2 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado. A Justiça potiguar negou o direito dele recorrer em liberdade, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (Tema 1068) de que a soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução da condenação. Foi determinada a expedição imediata do mandado de prisão.

Relembre o caso

O crime aconteceu no dia 9 de setembro de 2023. De acordo com a Polícia Civil, Laércio atingiu a vítima com dois disparos de arma de fogo durante uma partida de futebol no distrito de Lagoa de Mato. João foi socorrido para a Unidade Pronto Atendimento de Macaíba e, em seguida, levado para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. No entanto, dois meses depois, no dia 14 de novembro, ele não resistiu e morreu.

Portal da Tropical

Polícia Civil incinera mais de meia tonelada de drogas em Mossoró

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou, na quinta-feira (13), a incineração de mais de meia tonelada de drogas apreendidas ao longo do semestre. A destruição, avaliada em mais de R$ 1 milhão, ocorreu no forno da USIBRAS, em Mossoró, seguindo todos os protocolos legais e sanitários.

O procedimento contou com a presença de representantes da Polícia Científica e da Vigilância Sanitária, garantindo transparência e regularidade em todas as etapas.

As drogas destruídas são provenientes de diversas ações das Forças de Segurança Pública, que resultaram na apreensão de mais de 500 kg de entorpecentes no município de Mossoró.

Segundo a Polícia Civil, o trabalho contínuo reforça o combate crescente ao tráfico de drogas na região, com operações frequentes e resultados expressivos.

Ação faz parte da Operação Nacional NARKE 5

A incineração integra a Operação Nacional “NARKE 5”, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/SENASP/MJSP). O objetivo é fortalecer o enfrentamento estratégico ao narcotráfico em todo o país, por meio de ações articuladas entre os estados.

A destruição das substâncias ficou sob responsabilidade da equipe da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima

A Polícia Civil reforça o compromisso com a segurança pública e orienta que denúncias relacionadas ao tráfico de drogas e outros crimes sejam realizadas, de forma anônima, pelo Disque Denúncia 181.

Pesquisa da CBF mostra maiores torcidas do futebol brasileiro; veja ranking

FOTO: ADRIANO FONTES

A CBF divulgou nesta sexta-feira uma pesquisa sobre os hábitos do torcedor no futebol brasileiro. Entre os dados encomendados pela entidade à Nexus, aparece o ranking das maiores torcidas do país. A do Flamengo é a líder, com 26%.

A pesquisa engloba apenas pessoas que declaram torcer para algum time de futebol no Brasil, o que representa 78% dos entrevistados. Neste universo, os rubro-negros são maioria, seguidos pela torcida do Corinthians, que aparece com 19%, e São Paulo (9%), Palmeiras (7%) e Vasco (5%).

Maiores torcidas do Brasil:

Flamengo: 26%

Corinthians: 19%

São Paulo: 9%

Palmeiras: 7%

Vasco da Gama: 5%

Internacional: 4%

Cruzeiro: 4%

Atlético-MG: 3%

Grêmio: 3%

Santos: 3%

Botafogo: 2%

Bahia: 2%

Fluminense: 2%

Outros times: 11%

A pesquisa mostra que há mais homens (87%) do que mulheres (69%) entre os torcedores declarados. Da mesma forma, os jovens entre 16 e 24 anos (83%) estão acima dos mais velhos, acima dos 60 anos (72%).

No recorte regional, há mais torcedores na região Sudeste (82%) do que no Nordeste (71%). Já na esfera econômica, aqueles que possuem renda de dois a cinco salários mínimos (82%) são maioria em relação a quem recebe até um salário mínimo (74%).

A Nexus entrevistou 2.006 brasileiros de todos os estados, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 15 e 24 de agosto. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Meia Hora