SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 10, 2025

Plataforma indica que RN não terá destinos ‘tendências’ em 2026

FOTO: SETUR

A plataforma de hospedagem Booking.com listou oito destinos do Brasil que serão tendência para os turistas em 2026, com base no aumento anual de reservas feitas por viajantes brasileiros. A informação é do g1.

Cidades de seis estados diferentes estão na lista. Segundo a Booking, os destinos estão entre os 1.000 mais reservados na plataforma, no Brasil, entre 1º de janeiro de 2025 e 31 de agosto de 2025.

Para fazer a seleção, a Booking considerou o aumento de reservas nos locais em 2025 na comparação com o ano anterior.

Além disso, a plataforma fez uma curadoria, levando em conta a distribuição geográfica, para trazer mais diversidade de regiões à lista. Veja os destinos:

Juquehy, São Paulo

O local é uma das várias praias de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. “Sua praia é extensa e oferece experiências variadas: mar calmo que atrai famílias e banhistas, faixa de areia ideal para atividades ao ar livre, além de uma área com mais ondas, no canto direito, recomendado para a prática de surfe”, diz a plataforma.

Armação dos Búzios, Rio de Janeiro

São mais de 20 praias no tradicional destino turístico do litoral fluminense, na Região dos Lagos, que encantou a atriz francesa Brigitte Bardot em 1964. “A Orla Bardot e a Rua das Pedras são o coração do vilarejo, repletas de restaurantes, bares e boutiques. Já o Mirante do Forno oferece uma das melhores vistas da cidade, revelando o cenário que conquistou Brigitte Bardot e colocou Búzios no mapa do turismo internacional”, recomenda a Booking.

Cajueiro da Praia, Piauí

O município fica no extremo norte do Piauí e tem praias como Barra Grande, Sardim e Itaim. Ele também como destaques o Cajueiro-Rei, um dos maiores cajueiros do mundo. “Cajueiro da Praia encanta com sua atmosfera rústica e natureza preservada, apresentando grande diversidade de fauna e flora, como o peixe-boi”, diz a plataforma.

Espírito Santo do Pinhal, São Paulo

Conhecido pelo histórico de produção de café e por suas vinícolas, Espírito Santo do Pinhal fica na Serra da Mantiqueira, próximo à divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Segundo a Booking, o município é “um refúgio para os amantes do vinho e do café”, com destaque para marcos arquitetônicos do século XIX, como a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, no centro da cidade.

Serra da Canastra, Minas Gerais

O Parque Nacional da Serra da Canastra, local do queijo de mesmo nome, se estende por seis municípios mineiros e abriga a nascente histórica do Rio São Francisco. “A região é uma das joias do ecoturismo nacional e oferece um mosaico de paisagens que combinam montanhas, rios, cachoeiras e cânions”, destaca a plataforma.

Encantado, Rio Grande do Sul

O cartão-postal de Encantado, no Vale do Taquari, é a estátua do Cristo Protetor, inaugurada em 2022. Ela tem 43,5 metros, incluindo a base, e supera a altura do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. “Além do Cristo, o município abriga a Lagoa da Garibaldi, cercada por áreas verdes ideais para caminhadas, piqueniques e contemplação da paisagem”, diz a Booking.

Morro Branco, Ceará

A praia do Morro Branco fica no município de Beberibe, a 90 km de Fortaleza, é um dos locais mais visitados no litoral do Ceará. “Suas falésias multicoloridas, esculpidas naturalmente pelo vento e pela chuva, formam o famoso ‘labirinto das falésias’, que permite explorar os diferentes tons de areia”, destaca a Booking. O destino também é conhecido pelas garrafinhas de areia colorida produzidas por artesãos locais.

São Gabriel, Rio Grande do Sul

A cidade está na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, a cerca de 330 km de Porto Alegre, e é conhecida por celebrar as tradições gaúchas. “O município abriga o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, com um grande acervo de documentos e objetos da época da Segunda Guerra Mundial, além de casarões históricos preservados e coloridos”, diz a plataforma.

Delegado revela que arma falhou e evitou tragédia ainda maior em festa de Apodi

FOTO: DIVULGAÇÃO

O guarda municipal que abriu fogo durante um show na Feira Multissetorial de Apodi (Femulti), na madrugada de domingo (9), recebeu alta médica na noite do mesmo dia e foi encaminhado para a Cadeia Pública de Mossoró, onde permanece à disposição da Justiça. Ele deve passar por audiência de custódia ainda nesta segunda-feira (10).

O caso ocorreu por volta das 3h, durante a apresentação da banda Lagosta Bronzeada, na Praça Francisco Pinto. Um homem morreu e outras pessoas ficaram feridas após os disparos. O delegado Luiz Antônio, da Delegacia de Mossoró, que prestou apoio à ocorrência, detalhou que já havia “animosidade antiga” entre o atirador e a vítima fatal.

Segundo o delegado, o guarda municipal, identificado como Reginaldo Mendes de Lima, deixou o local, foi até o carro, pegou a arma — uma pistola — e voltou atirando. “Ele começou a efetuar os disparos e só não atingiu mais pessoas porque uma cápsula enganchou e a arma falhou. Ainda havia cinco munições intactas”, afirmou Luiz Antônio.

A vítima alvo morreu no local, e outras pessoas foram atingidas durante a confusão. O próprio suspeito também foi ferido: um disparo atravessou o abdômen e o tórax. Ele foi socorrido ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, passou por avaliação e recebeu alta no início da noite. Após isso, foi levado ao Itep e posteriormente transferido para a unidade prisional.

O delegado acrescentou que o suspeito já tinha histórico de comportamento agressivo quando consumia bebida alcoólica. “Inclusive, ele teria sacado uma arma para uma pessoa em Felipe Guerra e por pouco não chegou a atirar”, disse.

A investigação segue sob responsabilidade da Polícia Civil, que deve ouvir testemunhas e analisar todos os elementos para esclarecer completamente o caso.

Portal da Tropical

Servidores do Estado receberão 13º salário em duas etapas, finalizando em janeiro, confirma secretário de Fazenda

FOTO: TÁCIO CAVALCANTI

O secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, confirmou nesta segunda-feira 10 que o Governo do Estado vai pagar o 13º salário de 2025 em duas etapas. De acordo com ele, uma parte do valor será depositada para os servidores em dezembro e o restante ficará para os primeiros dias de janeiro de 2026 – como tem ocorrido desde o início da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT).

Por lei, o 13º salário precisa ser pago na íntegra até o dia 20 de dezembro (com uma antecipação de 50% no fim de novembro). No entanto, nos últimos anos, devido a dificuldades financeiras, o governo estadual tem pagado integralmente em dezembro apenas para servidores que ganham os salários mais baixos (normalmente, na faixa de R$ 4 mil). Para aqueles que recebem acima desse valor, normalmente o governo deposita uma parte do valor em dezembro e deixa o restante para janeiro.

“Desde que a governadora assumiu, não houve mais atraso de salário. A gente paga o salário dentro do mês e, no final do ano, a gente sempre paga o 13º para os servidores. O que eu posso garantir para você, servidor, servidora, aposentado, pensionista, é que você vai receber o seu 13º salário. Como a gente vem pagando? A gente vem pagando uma parte em dezembro e finalizando no início de janeiro. Isso vem acontecendo ao longo dos últimos anos. Todos os anos a gente pagou assim. A gente vai pagar assim também em 2025”, afirmou Cadu, em entrevista à Rádio Cidade.

O secretário, porém, disse que não há datas definidas para o pagamento. “Como vai ser, a data precisa, quando vai receber, a gente ainda não tem as datas. Estamos trabalhando para anunciar o mais breve possível”, declarou Cadu.

Cadu Xavier rebateu as críticas sobre o não pagamento do 13º salário dentro do prazo estipulado por lei. “Vai ter 13º salário. A gente vê na mídia por aí fazerem alarde… A gente vem pagando sempre assim, e sempre tem sido grandes finais de ano. E 2025 vai ser mais um grande final de ano aqui no Rio Grande do Norte”, falou.

O titular da Fazenda também destacou o impacto que o 13º salário dos servidores público tem na economia do Estado. “Além de ser uma notícia importantíssima para o servidor, a garantia do pagamento do 13º é muito importante também para a economia do Estado. A gente tem uma economia infelizmente muito dependente dos recursos da folha de pagamento do Estado. Então, a gente dar a segurança aos servidores é também a garantia de um final de ano com a economia pujante aqui no Estado”, declarou Cadu.

Agora RN

Criminosos invadem festa de aniversário e matam duas pessoas a tiros na Grande Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Criminosos invadiram uma granja e mataram duas pessoas durante uma festa de aniversário, na tarde deste domingo (9) na zona rural de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. As informações são do G1.

Segundo o 16º Batalhão da Polícia Militar, o crime foi registrado por volta das 16h em uma propriedade na comunidade Barro Duro.

Cerca de 30 pessoas estavam no local para comemorar um aniversário, quando pelo menos três criminosos em um carro aproveitaram que o portão estava aberto e invadiram a granja.

De acordo com a polícia, um dos criminosos permaneceu dentro do veículo, enquanto os outros dois desceram, se aproximaram dos convidados e dispararam vários tiros de pistolas e espingarda calibre 12.

Duas pessoas foram atingidas pelos disparos e morreram. Elas foram identificadas como:

Alderson Alves de Queiroz Silva, de 30 anos

Sérgio Lopes da Silva, de 41 anos

Os criminosos fugiram após o crime e nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta reportagem.

A Polícia Científica foi acionada ao local para periciar a cena do crime e recolher os corpos das vítimas para passar por exames de necrópsia.

A Polícia Civil também foi chamada para iniciar as investigações sobre o caso.

Potiguares são campeões na Bocha e Halterofilismo no Parapan de Jovens, no Chile

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Rio Grande do Norte ganhou destaque internacional com as conquistas dos paratletas da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) no Parapan de Jovens, realizado no Chile. José Antônio foi o campeão na categoria BC4 da Bocha, e Paulo Roberto faturou o ouro na categoria até 49kg do Halterofilismo. “São conquistas de jovens atletas, que reforçam a renovação que vem acontecendo no paradesporto potiguar. Os talentos continuam surgindo nas terras potiguares”, celebra o presidente da Sadef, Dário Gomes.

Paulo Roberto, paratleta com nanismo, ficou com o ouro por melhor levantamento e também no total levantado. “Ele validou os três levantamentos: 132, 134 e 136kg. E fez a melhor marca de sua carreira, 2 quilos acima do que já tinha levantado. E acredito que ele ainda não foi ao máximo. Deixamos para dar 100% no Brasileiro, que vai fechar a temporada, no próximo mês”, diz Jeferson Rego, técnico de Paulo e da Sadef. Paulo foi prata na edição anterior do Parapan, em 2023.

Na bocha, José Antônio também voltou com duas medalhas de ouro: na prova individual e na disputa por pares, com a paraense Joice Lira. Resultados que confirmam a boa fase do potiguar, atual campeão mundial juvenil e da Copa América. “A bocha mudou a minha vida, estou tendo grandes resultados em pouco tempo. Meu sonho é competir é os Jogos Paralímpicos”, disse o atleta da Sadef.

O Parapan de Jovens é a principal competição paralímpica juvenil das Américas e reuniu mais de 1.500 atletas de até 23 anos. A Sadef tem apoio da Caern, Governo do Estado, Prefeitura de Natal, vereador Tércio Tinoco, Uninassau, Unimetais, Sesi, Cirúrgica Bezerra e TAG.

Novo Noticias

Joanna Guerra pede apoio da bancada federal para concluir Hospital Municipal, Via Mangue e obras de drenagem

FOTO: ISABELLY NOEMI

A vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), apresentou nesta segunda-feira 10 uma série de pedidos à bancada federal do Rio Grande do Norte durante a reunião que define as emendas coletivas ao Orçamento Geral da União de 2026. Entre as principais demandas estão a liberação de R$ 110 milhões para a segunda etapa do Hospital Municipal de Natal e recursos para obras de drenagem e mobilidade urbana.

Segundo Joanna, a conclusão do hospital é essencial para fortalecer a rede de saúde pública na região metropolitana. “A rede de atendimento na região metropolitana, embora seja um hospital municipal, tem repercussão porque ele diminui a demanda nos outros hospitais da região. E ele está com a sua primeira etapa executada, falta avançar para a segunda etapa”, afirmou.

A vice-prefeita explicou que o primeiro bloco do hospital já foi concluído e deve entrar em funcionamento até o início de 2026. “A sua primeira etapa já está pronta, está equipada, estamos fechando os últimos detalhes para iniciar o funcionamento, a pleno, nos primeiros meses de 2026. Mas tem a segunda etapa que é fundamental, inclusive para complementar o atendimento das chamadas média e alta complexidade, que é o que de fato vai trazer recursos para financiar a operação”, destacou.

De acordo com Joanna, o valor solicitado à bancada federal é de R$ 110 milhões. “Nós estamos trabalhando agora a parte logística, a parte de recursos humanos, a parte imobiliária, o plano realmente de funcionamento desse hospital e o segundo bloco, que é o bloco que realmente vai agregar a maior parte dos leitos clínicos e de UTI”, disse.

Além da saúde, Joanna Guerra também destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura, especialmente nas áreas de drenagem e mobilidade urbana. “O Planalto é um dos bairros mais populosos de Natal e o mais populoso da Zona Oeste da nossa cidade, que carece de uma segunda etapa de drenagem e pavimentação”, afirmou.

A vice-prefeita também pediu apoio para a construção da Via Mangue, corredor viário que deve ligar as pontes de Igapó e Newton Navarro. “Via Mangue vai desde a ponte de Igapó até a ponte de Newton Navarro, melhorando a fluidez daquela região. A gente sabe que a Zona Norte ainda carece de uma outra solução que melhore a mobilidade urbana daquela área e, consequentemente, a qualidade de vida de quem entra e sai da Zona Norte diariamente. Então, a Via Mangue é uma dessas alternativas”, concluiu Joanna Guerra.

A bancada federal do Rio Grande do Norte se reúne no Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal, para definir as emendas coletivas ao Orçamento da União de 2026. Convocado pelo deputado federal Robinson Faria (PP), o encontro também permite que instituições e representantes de diversos setores apresentem sugestões de emendas e prioridades para o Estado.

Agora RN

Júri do assassinato do ex-prefeito Neném Borges é suspenso e será remarcado pelo TJRN

FOTO: REPRODUÇÃO

O júri popular do assassinato do ex-prefeito de São José do Campestre, Joseilson Borges da Costa, conhecido como Neném Borges (MDB), foi suspenso nesta segunda-feira (10). A decisão foi tomada após um assistente da acusação entrar com um mandado de segurança pedindo o adiamento da sessão, que foi aceito durante o plantão judicial. Uma nova data será definida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Neném Borges foi morto a tiros dentro de casa, na madrugada de 18 de abril de 2023, aos 43 anos. Segundo as investigações, o criminoso entrou na residência após pular o muro de uma escola abandonada e fugiu logo após os disparos.

O principal acusado é Vando Fernandes Gomes, conhecido como Vandinho, que está preso em Guarulhos (SP). Ele foi denunciado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e por impossibilitar a defesa da vítima. Vandinho também é investigado por outros três homicídios na região e aguarda transferência para o sistema prisional do Rio Grande do Norte.

Eleito prefeito em 2018, após uma eleição suplementar, Neném Borges foi reeleito em 2020 com 63,7% dos votos. Agricultor e figura política influente, ele completaria 44 anos em 1º de maio de 2023.

Portal 98 FM

MPF no RN abre cadastro para entidades interessadas em receber bens e valores de ações judiciais

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) publicou o Edital nº 001/2025, que abre chamamento público para o cadastro de instituições públicas e entidades privadas sem fins lucrativos interessadas em receber bens e valores provenientes de ações judiciais e extrajudiciais conduzidas pela instituição.

O objetivo do edital é formar um cadastro regional e nacional de entidades aptas a receber recursos oriundos da atuação do MPF, resultantes de medidas compensatórias, acordos ou sentenças judiciais. Esses valores e bens poderão ser destinados a projetos com fins sociais, ambientais, culturais ou educativos.

As inscrições começaram em 1º de novembro de 2025 e serão contínuas, o que permite que as entidades se cadastrem a qualquer momento. Poderão participar órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que cumpram todos os requisitos previstos no edital.

Para se cadastrar, as instituições devem preencher o Formulário de Inscrição e o Termo de Adesão disponíveis no site do MPF/RN e enviar a documentação via protocolo eletrônico. Entre os documentos obrigatórios estão o ato constitutivo da entidade, comprovações de regularidade fiscal, previdenciária e trabalhista, e uma declaração de inexistência de vínculo familiar entre dirigentes da instituição e membros ou servidores do MPF.

Segundo o edital, a análise dos pedidos será feita pela Procuradoria da República no RN, sob responsabilidade do procurador-chefe. A inclusão no cadastro não garante automaticamente o recebimento dos bens ou recursos, mas torna a instituição elegível para futuras destinações realizadas pelo órgão.

As entidades selecionadas deverão assinar um Termo de Recebimento, abrir conta bancária exclusiva para os recursos, elaborar plano de trabalho e apresentar prestação de contas detalhada. O MPF reforça que todos os processos devem seguir princípios de transparência e controle social.

Agora RN