SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 4, 2025

Hamas concorda em libertar todos os reféns israelenses

FOTO: GETTY

Nesta sexta-feira (3), o grupo terrorista Hamas anunciou que decidiu libertar todos os reféns israelenses sob os termos apresentados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sinalizou a disposição de negociar imediatamente os detalhes do acordo de paz.

A organização disse em comunicado ter tomado essa decisão “após um estudo intenso” e “com o fim de alcançar o cessar das hostilidades”.

O Hamas informou que, nesse contexto, concorda em libertar “todos os prisioneiros israelenses, tanto vivos quanto mortos”, “sempre que se cumpram as condições sobre o terreno para a troca”.

O grupo mostrou também a vontade de iniciar “negociações imediatas por meio dos mediadores” para discutir os detalhes do plano.

O Hamas também disse renovar “seu acordo para entregar a administração da Faixa de Gaza a uma organização palestina de independentes (tecnocratas), com base no consenso nacional palestino e no apoio árabe e islâmico”.

Segundo a nota, a proposta de Trump sobre o futuro da Faixa e os direitos “inerentes” do povo palestino “está vinculada a uma postura nacional integral e se baseia nas leis e resoluções internacionais pertinentes”.

– Será debatida em um marco nacional palestino integral. O Hamas fará parte dele e contribuirá com plena responsabilidade – concluiu o texto.

Nesta sexta, Trump deu ao Hamas um prazo até domingo (5), às 18h de Washington (19h de Brasília) para aceitar o plano de paz que propôs para a Faixa e ameaçou que, caso contrário, haveria “um inferno como nunca antes se viu” contra o grupo islâmico.

Em uma mensagem em sua rede social, Truth Social, Trump exigiu ao Hamas a libertação de “todos os reféns, incluindo os corpos dos mortos”.

O plano de 20 pontos que o presidente americano apresentou na última segunda-feira (3), na Casa Branca, e que foi aceito pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, propõe o fim imediato da guerra, a libertação dos reféns do Hamas e a formação de um governo de transição para Gaza que seria supervisionado pelo próprio Trump e pelo ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair.

Esse roteiro também contempla a desmilitarização da Faixa e a possibilidade de negociar no futuro um Estado palestino, algo já descartado, no entanto, pelo primeiro-ministro israelense.

Pleno News

Ex-prefeito acusado de corrupção assume cargo estratégico na Bahia

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado (MDB), foi nomeado assessor técnico na Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do governo da Bahia.

A nomeação foi formalizada por meio de uma portaria assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), a pasta é comandada por Larissa Moraes (MDB), que também se apresenta como pré-candidata a deputada estadual.

O setor opera sob influência de Geddel Vieira Lima (MDB), ex-ministro nos governos Lula e Temer, condenado por lavagem de dinheiro e associação criminosa, atualmente cumprindo pena em liberdade.

José Bonifácio Dourado enfrenta acusações de fraudes no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O Ministério Público Federal (MPF) move uma ação contra ele no âmbito da Operação Águia de Haia, deflagrada em 2022, a operação investiga irregularidades em contratos firmados pela prefeitura de Ruy Barbosa durante sua gestão.

A nomeação de Dourado ocorre em um contexto político marcado por alianças entre o MDB e o PT na Bahia.

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, onde ele atuará, é uma pasta estratégica para o governo estadual, a proximidade entre os partidos tem sido observada em diversas esferas políticas do estado.

Diário do Poder

Ex-namorada de Kerolin, jogadora da Seleção Brasileira, morre em acidente de carro

FOTO: REPRODUÇÃO

A influenciadora digital Rafaela Del Bianchi, de 27 anos, morreu após o carro em que viajava capotar na Rodovia Lix da Cunha, em Campinas, no interior de São Paulo. O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (3/10). A vítima era ex-namorada da jogadora Kerolin, atleta do Manchester City e da Seleção Brasileira de futebol.

De acordo com informações divulgadas por Luiz Bacci, o Corpo de Bombeiros constatou que Rafaela não utilizava cinto de segurança no momento do impacto, sendo arremessada para fora do veículo. O carro ficou completamente destruído após o capotamento.

A causa exata do acidente ainda não foi oficialmente divulgada pelas autoridades responsáveis pela investigação. Uma outra ocupante do veículo, que estava com o cinto de segurança devidamente afivelado, sofreu apenas ferimentos leves e foi encaminhada ao Hospital Mário Gatti.

Ainda, segundo Bacci, Kerolin foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local do acidente, precisando ser amparada por amigos e familiares devido ao estado emocional. Segundo uma prima da vítima, as duas haviam passado a noite em uma casa noturna em Campinas.

Rafaela Del Bianchi era mãe de uma menina chamada Júlia e mantinha presença ativa nas redes sociais. A influenciadora digital possuía mais de 17 mil seguidores no Instagram, plataforma onde compartilhava conteúdos sobre sua rotina diária, maternidade e humor. Em suas publicações, Rafaela costumava mostrar viagens, momentos com sua filha e treinos de academia.

O Tempo

Homem é preso após perseguir idosa que o amamentou: ‘Morrendo de fome’

FOTO: REPRODUÇÃO

Um homem foi parar na cadeia, no Reino Unido, por se tornar obcecado por uma senhora que o amamentou por 10 minutos. Michael Jones, de 32 anos, foi sentenciado a 15 meses de prisão em Caernarfon, no País de Gales, após perseguir a mulher de 60 anos para ‘se vingar de sua mãe’. As informações são do R7.

Segundo o jornal britânico The Sun, Jones já havia recebido uma ordem de restrição da Justiça após agredir a mulher, mas violou a medida três vezes.

A promotora do caso, Amy Edwards, disse que, em uma das vezes, a mulher viu Jones parecendo “cansado” em uma ciclovia e deixou uma garrafa d’água para ele. Ela disse que eles conversaram pela internet naquela noite e combinaram de se encontrar em um parque em Caernarfon no final daquele verão.

A vítima relatou à Corte que tentou acabar a relação com Jones, alegando que era uma dinâmica de ‘mãe e filho’. Dias depois, eles se encontraram novamente e se beijaram de maneira consensual, antes de a mulher aceitar amamentá-lo por 10 minutos.

O agressor disse à vítima que gostava de se envolver com mulheres da idade dela como uma maneira de “se vingar” da própria mãe.

A situação piorou quando Jones ligou para a vítima e disse que “estava morrendo de fome”. Ao chegar no apartamento, ela não permitiu que ela se retirasse do local.

Diante do caso, a juíza Nicola Jones concluiu que a mulher foi complacente com o crime, mas sentenciou o homem a 15 meses de prisão por violar a ordem de restrição três vezes.

R7

Padre bonitão é orientado por superiores a não exibir músculos na internet para ‘não se perder’

FOTO: REPRODUÇÃO

Um padre italiano foi advertido por seus superiores após postar rotinas de exercícios físicos e promover suplementos vitamínicos em redes sociais.

Baseado em Milão (Itália), Alberto Ravagnani, de 32 anos, que tem 276 mil seguidores no Instagram, diz que está tentando se conectar com os jovens e ajudar a reavivar o interesse pela Igreja Católica.

Para Ravagnani, é vital que a Igreja se envolva com adolescentes e jovens adultos e que as redes sociais são a melhor maneira de alcançá-los.

Sua igreja paroquial, San Gottardo al Corso, fica perto dos Navigli, uma área de canais, bares e restaurantes conhecida por sua vida noturna.

Em seu canal no YouTube, ele se autodenomina Un Prete in Palestra (Um Padre na Academia), e diz que os exercícios o beneficiam física, mental e espiritualmente.

Ele obteve patrocínio de uma empresa de vitaminas, a Bond Supplements, para parte de seu conteúdo online e planeja usar a renda para “atividades pastorais”.

“Rezar não basta, pessoal! Vocês precisam ser santos, mas também saudáveis. Os suplementos me ajudam a permanecer forte e a cumprir minha missão”, diz ele num vídeo no Instagram.

No entanto, o arcebispo de Milão, Mario Delpini, não deu uma curtida. Um assessor disse ao padre Ravagnani que sua efusiva presença online, que inclui vídeos dele se exercitando com uniforme de ginástica, não é “apropriada”, segundo o jornal “La Repubblica”. Seus superiores lhe disseram que ele deveria abandonar as camisetas e shorts e voltar a usar sua roupa de padre.

“É normal que o padre tente se conectar com a Geração Z, mas ele deve fazê-lo sem exagerar e sem se perder no mundo do conteúdo pago nas redes sociais”, disse um superior.

Alguns paroquianos também criticaram o padre. Um deles disse ao religioso na rede social que “exibir seus músculos significa que o mundo o corrompeu”.

Extra

Metanol em drinks resgata PL com 18 anos na Câmara para ampliar penas

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um projeto de lei para ampliar penas e tornar crime hediondo a adulteração de alimentos que cause risco à vida ou grave ameaça à saúde de consumidores teve aprovado regime de urgência para tramitar na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (2). O ato seria digno de aplausos, se não evidenciasse a letargia do Legislativo brasileiro por quase de 18 anos de tramitação do Projeto de Lei 2307/07, que tenta combater a adição de soda cáustica na produção de leite e somente foi destravado após o registro de mortes por bebida alcoólica falsificada com metanol.

Sem constrangimentos pela inércia da instituição que representa, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), exaltou nesta sexta-feira (3) o resgate da proposta legislativa esquecida. E, sob os holofotes de uma entrevista à CNN Brasil, chamou de “ação enérgica” o uso do projeto de outubro de 2007 para dar solução efetiva para a grave crise que afeta bares, empresas e já matou, cegou e adoeceu muitas vítimas de crimes de adulteração de bebidas alcoólicas, nos últimos dias, em São Paulo e em Pernambuco.

Motta afirmou que vai indicar, “ainda nesta semana” (hoje é sexta), o relator para o projeto de lei de autoria do ex-deputado Otávio Leite, quando representava o Rio de Janeiro pelo PSDB, há quase 18 anos. O deputado paraibano quer levar o texto para votação em Plenário o quanto antes, para evitar que o crime de falsificação de bebidas continue e faça mais vítimas no país. O que na verdade seria apenas uma medida contra impunidade para os casos, com efeitos de médio e longo prazo, após aprovação, sanção e aplicação da lei proposta.

“Fiz questão de pegar o projeto mais antigo e tornar o crime de falsificação de alimentos e bebidas um crime hediondo. Temos que avançar numa punição séria para os lugares e bares que comercializam esse tipo de produto. […] Temos que avançar para punir não só quem comete a adulteração, mas também quem comercializa. Temos que ter multas severas e uma fiscalização mais forte para que esse lugares que comercializam possam ser fechados”, disse Hugo Motta.

Atraso hediondo

Ao falar em indicar relator com urgência para a matéria, Hugo Motta não citou que ao menos seis deputados já foram designados como relatores para o projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, entre 2007 e o ano passado: Leonardo Picciani (PMDB-RJ), em 2007; Vicente Arruda (PR-CE), em 2009; Tadeu Alencar (PSB-PE), em 2015; Darci de Matos (PSD-SC), em 2021; Gervásio Maia (PSB-PB), em 2023; Covatti Filho (PP-RS), em 2024.

Destes, Tadeu Alencar e Darci de Matos apresentaram pareceres pela constitucionalidade, juridicidade e adequada técnica legislativa, em 2015, 2016 e 2022.

Diário do Poder

Carlos Bolsonaro registra Boletim de Ocorrência contra MTST

FOTO: DIVULGAÇÃO

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) informou ter registrado um boletim de ocorrência contra o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) nesta sexta-feira (3), sob o argumento de que militantes teriam promovido atos em frente à sua residência que ofereceriam riscos à sua segurança.

Em publicação no X, Carlos exibiu uma foto em que aparece segurando o B.O. diante de uma delegacia da região, e agradeceu à Polícia Civil pela prontidão no atendimento.

– Acabo de registrar boletim de ocorrência sobre os fatos ocorridos em frente à minha residência, envolvendo integrantes do MTST e seus alinhados, que expõem possibilidades de derivações criminosas e risco à minha integridade física. Agradeço à Polícia Civil pela atenção e prontidão no atendimento – declarou o vereador.

Também nesta sexta, o parlamentar usou as redes sociais para deixar registrada sua indignação com a prisão de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e os “abusos cometidos por um ministro relator que, em total afronta à lei, insiste em manter preso quem sequer foi denunciado”. A fala é uma referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

– Mais um dia se passa e o Brasil assiste, atônito, à destruição de seu Estado Democrático de Direito. Jair Bolsonaro, último presidente eleito pelo povo, permanece há quase 70 dias preso, submetido ainda a outros 60 dias de tornozeleira eletrônica, incomunicável, censurado nas redes sociais e vigiado por agentes do Estado 24 horas por dia. Não há respaldo legal que justifique tais arbitrariedades. O que se vê é perseguição política implacável, que já lhe custou até mesmo a saúde – declarou.

Carlos também teceu críticas a figuras políticas que estariam se mantendo omissas diante dos acontecimentos envolvendo o líder conservador.

– Mais um dia de silêncio cúmplice também daqueles que se autoproclamam de direita, mas se calam diante da continuidade da prisão, da censura e da destruição psicológica, física e eleitoral do maior líder político do país. Esse silêncio não é neutralidade; é alinhamento direto com o sistema que busca aniquilar Jair Bolsonaro e, pior, se beneficiar de sua morte. O que está em jogo não é apenas a liberdade de um homem, mas a sobrevivência da democracia brasileira – assinalou.

Pesquisa: Reprovação de Janja dispara e supera 60%

FOTO: GERALDO MAGELA

A reprovação da primeira-dama Rosângela Lula da Silva (Janja) chegou a 61% entre os eleitores que dizem conhecê-la, segundo levantamento do PoderData realizado entre 27 e 29 de setembro de 2025.

O número representa alta de 11 pontos em relação a junho e é o maior índice desde maio de 2024.

A aprovação da atuação de Janja no governo é de 23%, o menor patamar já registrado. Outros 16% não souberam responder.

Desde setembro de 2022, a visibilidade da primeira-dama cresceu: 89% dizem conhecê-la atualmente, contra 63% naquele ano. Destes, 38% afirmam conhecê-la bem e 51%, de ouvir falar. Apenas 11% ainda não sabem quem ela é.

Apesar de não ocupar cargo oficial, Janja tem agenda intensa, já tendo visitado mais de 35 países, alguns sozinha. Após medidas tarifárias dos EUA, ela repostou nota do governo, dizendo: “Nunca seremos Brazil”, gerando repercussão.

O presidente Lula, ao cogitar reunião com Donald Trump, disse que levará Janja, destacando a parceria pessoal e política entre os dois.

De acordo com o Poder360, Janja também tem influência no controle das ligações recebidas por Lula no Palácio da Alvorada, função que levanta críticas mesmo sem cargo formal.

A pesquisa entrevistou 2.500 pessoas em 178 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais e 95% de confiança.

Diário do Poder