SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 26, 2025

Ex-contador de Lulinha é alvo de operação contra postos ligados ao PCC

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um dos alvos da Operação Spare, deflagrada nesta quinta-feira (25) pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) contra um esquema de de lavagem de dinheiro envolvendo postos de combustíveis ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), o contador João Muniz Leite já cuidou da contabilidade das empresas de Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leite sofreu busca e apreensão em sua casa e em seu escritório, que fica no mesmo prédio onde atuavam empresas de Lulinha, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O filho do presidente teria rompido com o contador no ano passado, depois que ele foi alvo da Operação Fim da Linha, que investiga a infiltração do PCC nas empresas de ônibus que operam na capital.

Segundo o MPSP, Leite é investigado por fazer as declarações de imposto de renda de Flávio Silvério Siqueira, o Flavinho, apontado como principal responsável por coordenar uma rede de “laranjas”, envolvendo postos de combustíveis, casas de jogos de azar, mercado imobiliário e motéis.

O ex-contador de Lulinha, segundo a investigação do MPSP, teria atuação ativa nas estratégias para ocultar um aumento patrimonial suspeito dos investigados, “não deixando dúvidas da participação ativa de João Muniz nas estratégias de lavagem de dinheiro da organização criminosa”.

Análises da Receita Federal indicam que o contador era comparsa de Flávinho. Ele também seria o responsável por fazer as declarações de Adriana Siqueira de Oliveira e Eduardo Silvério, outros membros outros integrantes do esquema que tiveram crescimento patrimonial significativo. Eles ainda se utilizava de nomes de terceiros e empresas de fachadas para fazer movimentações financeiras.

O contador João Muniz Leite se manifestou por meio dos advogados Jorge Delmanto e Marcelo Delmanto. Em nota, a defesa informou que “a investigação não recai sobre o cliente, apesar de, por equívoco de análise de datas, o atingir.”

“O escritório de contabilidade do qual nosso cliente é sócio, teve como cliente, um dos investigados e duas empresas pertencentes a este, atuando até o ano de 2020. Portanto desde 2020 não há qualquer vinculação comercial com qualquer dos investigados, sendo que a própria busca e apreensão já testou isso ao não encontrar qualquer vinculação recente dos investigados com o escritório de contabilidade.”

Relação do contador com a família do presidente Lula

João Muniz Leite já prestou serviços de contabilidade para o presidente Lula e às empresas do filho mais velho dele, Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha.

O contador teria feito as declarações de Imposto de Renda de Lula de 2013 a 2016, e chegou a ser ouvido como testemunha no âmbito da Lava Jato no caso do triplex do Guarujá.

O escritório do contador em Pinheiros, alvo de busca e apreensão nesta quinta (25), fica no mesmo mesmo prédio onde funcionavam empresas de Lulinha, como a BR4 Participações e a G4 Entretenimento. Leite fazia a contabilidade delas.

Com informações de Metrópoles

Site do escritório da família de Moraes já está fora do ar

FOTO: REPRODUÇÃO

Está fora do ar o site do escritório de advocacia Barci de Moraes (www.barcidemoraes.com.br), da esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ambos foram sancionados pela Lei Global Magnitisky, por decisão do governo dos Estados Unidos.

Não há confirmação oficial, mas a “morte digital” é uma das consequências que atingem sancionados. Empresas americanas estão proibidas de manter ou estabelecer relação contratual com sancionados, sob pena de serem enquadradas na mesma Lei e obrigadas a pagar pesadas multas.

Com isso, empresas americanas fornecedoras de serviços de internet, como hospedagem de sites, contas de e-mails ou redes sociais, serviços de stream como Netflix, além daquelas que apenas desenvolveram programas, são orientadas a cancelar imediatamente suas relações com sancionados.

A URL do Barci de Moraes já não leva o usuário de internet à página do escritório de advocacia.

A inclusão da esposa do do ministro na medida teria o objetivo de impedir que seu escritório pudesse prover o ministro Alexandre de Moraes desses serviços ou substitui-lo no relacionamento com instituições financeiras. A “morte financeira” é também um dos objetivos da Lei Global Magnitsky.

Essa lei pune acusados de violar direitos humanos ou envolver-se em práticas consideradas antidemocráticas, como censura e impedimento do exercício das liberdades.

Diário do Poder

Prefeito Emídio Jr. destaca rede de apoio de Macaíba em conferência sobre cuidados para pessoas neurodivergentes

Na manhã desta sexta-feira (26/09), foi realizado o seminário “Cuidado para pessoas neurodivergentes no Rio Grande do Norte”, sediado no auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), uma iniciativa proposta pelo mandato da deputada federal Carla Dickson, tendo como objetivo discutir os desafios no diagnóstico, o acesso a terapias, o fortalecimento da rede de saúde para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e outras condições neurodivergentes, com foco especial nas dificuldades enfrentadas em municípios do interior do estado.

O prefeito Emídio Jr. foi o primeiro palestrante do evento que reuniu várias autoridades estaduais dos âmbitos da política e da saúde, bem como pais e mães atípicas e associações que lidam com essa temática. Na oportunidade, o gestor de Macaíba destacou a rede de apoio disponibilizada pelo município que é pioneiro em termos de terapia ABA, onde foi inaugurado, em julho de 2024, o primeiro centro da rede pública do RN especializado nessa terapia. Hoje em dia, o local atende dezenas de crianças e adolescentes autistas com idades entre 2 e 18 anos.

Emídio Jr. também enumerou outros importantes serviços ofertados em solo macaibense, como neuropediatria na Policlínica Municipal Luiz Faustino da Costa e Terapia Ocupacional no Centro Municipal de Reabilitação José Vicente da Silva, além de outros que são viabilizados através da parceria com o Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont, a exemplo do esporte adaptado.

“Posso dizer com tranquilidade que Macaíba é a ‘cidade da inclusão’, estamos ampliando para que a gente possa reforçar ainda mais o atendimento ABA em Macaíba. Além da reabilitação ABA, nós temos o atendimento na Policlínica com três neuropediatras, assim como atendimento prioritário na Secretaria de Assistência Social para essas famílias e esporte adaptado para crianças atípicas.”, ressaltou.

O vice-presidente da ALRN, deputado estadual Kleber Rodrigues, reforçou a importância da inclusão, uma pauta pela qual já vem lutando há 6 anos e que resultou em mais de 30 leis sancionadas em prol das pessoas com autismo, além de diversos outros projetos em tramitação naquela casa legislativa. “Todas essas leis foram elaboradas de forma coletiva, ouvindo mães e associações. Foi algo que tocou meu coração, e Deus me escolheu para essa missão.”, pontuou o parlamentar. Kleber Rodrigues ainda o pioneirismo da gestão de Macaíba em relação à questão.

Fotos: Maxson Savelle

Cachorro é baleado em comunidade após ser ‘jurado de morte’ por traficantes

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um cachorro foi baleado na manhã desta quinta-feira (25) na comunidade Para-Pedro, Zona Norte do Rio de Janeiro, após, segundo relatos de moradores, ter sido “jurado de morte” por traficantes. O disparo atingiu a pata dianteira esquerda do animal, que teve o osso fraturado e perdeu um dedo. Ele foi socorrido ao Hospital Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira, onde passou por cirurgia e está em recuperação.

O caso é o segundo em menos de 24 horas no Rio de Janeiro envolvendo cães baleados em comunidades e atendidos pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

De acordo com o secretário Luiz Ramos Filho, a prática de “condenar” animais por incomodarem criminosos tem se tornado cada vez mais comum. “Basta latir, avançar ou correr atrás de alguém para que o animal seja jurado de morte. É mais um reflexo da violência e da brutalidade que marcam nossas comunidades”, afirmou.

Após receber alta, o cão será levado a um abrigo da prefeitura, onde ficará disponível para adoção.

BZN

Polícia prende suspeitos de arrastão na casa de policial e crimes ligados a facção no RN

FOTO: REPRODUÇÃO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, nesta quinta-feira 25, cinco mandados de prisão e nove de busca e apreensão durante a “Operação Retomada”. As ordens judiciais foram executadas em Natal, Parnamirim, Touros e Nísia Floresta. Quatro homens foram presos.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram após um roubo majorado ocorrido na madrugada de 9 de agosto de 2025, quando criminosos invadiram a residência de um policial civil. Foram levados joias, um veículo, uma arma de fogo e outros objetos. Após o crime, foi constatado que alguns dos envolvidos continuaram praticando delitos violentos na capital, como roubos de veículos e confrontos armados relacionados à disputa entre facções criminosas.

Durante as diligências, além do cumprimento dos mandados, também houve prisões em flagrante por posse de armas e drogas. A polícia apreendeu uma arma de fogo artesanal, cerca de 155 pedras pequenas de crack, uma pedra maior da mesma substância, 11 porções grandes de maconha, 23 porções de pó branco semelhante à cocaína, aproximadamente dois quilos de pó branco usado para mistura, sacolas plásticas, balança de precisão, dinheiro fracionado, relógios e celulares.

A Polícia Civil informou que os presos são apontados como integrantes de uma facção criminosa local. Em 10 de setembro de 2025, eles foram flagrados circulando em um veículo vermelho pelos bairros de Mazapa, Primavera e Bonfim, em Nísia Floresta. Na ocasião, efetuaram disparos de arma de fogo, proferiram palavras de ordem e exibiram armas. Os atos foram gravados em vídeos divulgados nas redes sociais, o que gerou insegurança entre os moradores.

De acordo com a Polícia Civil, o nome “Operação Retomada” refere-se ao compromisso das forças de segurança em devolver a paz e a tranquilidade à população de Nísia Floresta e da Grande Natal. A instituição informou que as investigações continuam para identificar e prender outros envolvidos.

A população pode repassar informações de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Grávida é detida em ônibus com 210 gramas de maconha pela PRF no Rio Grande do Norte

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma jovem de 18 anos, grávida de 22 semanas, foi detida na tarde desta quinta-feira (25) por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101. A mulher transportava cerca de 210 gramas de uma substância análoga à maconha em uma bagagem.

A abordagem aconteceu por volta das 16h30, no quilômetro 173 da rodovia, em Baía Formosa, durante uma fiscalização de rotina em um ônibus que fazia a linha Recife/Natal. Com o auxílio de cães farejadores do Grupo de Operações com Cães da PRF (GOC/RN), uma das bagagens foi sinalizada positivamente para a presença de entorpecentes.

A passageira assumiu ser a proprietária da droga. Ela informou aos policiais que o material seria entregue a uma terceira pessoa na cidade de Natal, para onde se dirigia.

Diante da constatação do crime de tráfico de drogas, a ocorrência foi registrada e a jovem foi conduzida à Delegacia Regional de Goianinha para as providências legais.

Nove aves silvestres são resgatadas em Neópolis, Zona Sul de Natal

FOTO: SEMURB

Nove aves silvestres foram resgatadas pela fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) nesta quinta-feira 25, no bairro de Neópolis, zona sul de Natal. Entre as espécies estavam dois papagaios, dois canários-da-terra, um sabiá-da-mata, um golinha, um corrupião, uma rolinha-cascavel e uma craúna.

A vistoria ocorreu em duas residências. Inicialmente, os fiscais se deslocaram para averiguar uma denúncia de maus-tratos a animais domésticos, que não se confirmou. No retorno, a equipe identificou uma casa onde era mantida ilegalmente uma craúna.

Em um segundo imóvel, alvo de denúncia já cadastrada junto ao órgão, foram encontrados outros oito animais silvestres, incluindo os dois papagaios. Os responsáveis pelos animais não resistiram à ação da fiscalização.

Todos os animais foram resgatados e encaminhados à sede da Semurb. As pessoas envolvidas poderão ser autuadas com base na Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais. As aves passarão por avaliação e serão reintroduzidas em habitat natural.

A criação e manutenção de animais silvestres sem autorização é crime federal, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que estabelece sanções para condutas que afetam a fauna, a flora e os recursos naturais.

Natal conquista Prêmio Cidade Caminhável 2025 em São Paulo

FOTO: DIVULGAÇÃO

Natal recebeu, na noite desta quarta-feira (23), um dos principais reconhecimentos nacionais dedicados à mobilidade urbana. A cidade foi vencedora do Prêmio Cidade Caminhável 2025, entregue à secretária de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, durante a Smart City Mobility 2025, em São Paulo. A iniciativa é promovida pelo Instituto Caminhabilidade, em parceria com a Walk 21 e com apoio da Fundação Urban95.

O destaque da premiação foi o projeto de reurbanização da Avenida do Contorno, vencedor na categoria Cidades Médias, a mais disputada da edição. A intervenção transformou o espaço em um ambiente mais acessível e seguro para pedestres, além de ampliar a integração entre diferentes modais de transporte e valorizar a qualidade de vida no centro de Natal.

Com esse reconhecimento, Natal se consolida no cenário nacional como referência em mobilidade ativa e planejamento urbano sustentável, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma cidade mais humana, inclusiva e acolhedora para quem caminha.

Durante o evento, a secretária Jódia Melo também apresentou, em palestra, os resultados e impactos da reurbanização da Avenida do Contorno, reforçando o protagonismo da capital potiguar nas discussões sobre mobilidade urbana no Brasil.