SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 22, 2025

Prefeitura do Natal revitaliza Praça João Tibúrcio, na Cidade Alta

FOTO: ROBERTO GALHARDO

A Praça João Tibúrcio, localizada no coração do Centro Histórico de Natal, no bairro Cidade Alta, está passando por um amplo processo de requalificação. Realizado pela Prefeitura do Natal, a revitalização visa devolver à comunidade um espaço mais acessível, seguro e acolhedor. O investimento total é de R$ 610 mil. Com 1.560m² de área, a obra contempla novo piso em concreto, rampas de acesso em diferentes níveis, guarda-corpo, corrimão, rebaixamento de calçadas, sinalização tátil, além da instalação de novos bancos, lixeiras e recuperação das muretas das jardineiras.

O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reforçando o cuidado com a preservação e valorização do patrimônio histórico da capital potiguar.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, a intervenção vai além da recuperação física. “Revitalizar a Praça João Tibúrcio é resgatar um ponto de memória e convivência da Cidade Alta. A obra garante acessibilidade plena e transforma um espaço que antes tinha limitações em um local inclusivo, onde todos poderão circular, descansar e aproveitar. É um passo importante para fortalecer o Centro Histórico como espaço de cultura, encontro e vida comunitária”, ressaltou.

A iniciativa integra o conjunto de obras executadas pela Semsur em diversas regiões da cidade, que incluem a revitalização da Praça de Mirassol, com a Árvore de Natal e os monumentos dos Três Reis Magos, além das praças do Ponto Sete (Ponta Negra), Rua das Azaleias (Potengi), Doutor Amaro Marinho (Lagoa Nova), Santo Ambrósio Francisco Ferro (Pitimbu), Rua dos Canários (Pitimbu) e São Francisco de Assis (Pitimbu). Também estão em andamento a recuperação de módulos de banheiros públicos em Ponta Negra, o Mercado das Quintas e a Academia da Terceira Idade da Rua dos Canários.

Viúva de Charlie Kirk diz que perdoa assassino do marido

FOTO: REPRODUÇÃO

Erika Kirk, viúva de Charlie Kirk, afirmou nesse domingo (21), no funeral do comentarista conservador, que teve um público de mais de 70 mil pessoas em um estádio de futebol americano no estado do Arizona, que perdoa o assassino do marido. Erika disse que a missão de Charlie foi “salvar jovens, assim como o que tirou sua vida”.

– Eu o perdoo, porque foi isso que Cristo fez. A resposta ao ódio é não odiar – declarou Erika Kirk, que recebeu sonoros aplausos das milhares de pessoas que lotaram o estádio State Farm.

Em 10 de setembro, Kirk, de 31 anos, morreu após levar um tiro no pescoço durante um debate com estudantes em uma universidade no estado de Utah. No dia seguinte, foi detido como suposto autor do crime um homem de 22 anos chamado Tyler Robinson, que, segundo autoridades, havia se “radicalizado” com ideias de esquerda no último ano.

O promotor que acusou formalmente Robinson de assassinato com agravantes pediu para ele a pena de morte, uma punição que também foi reivindicada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que discursou no funeral de Kirk.

Recém-nomeada diretora da Turning Point, a organização que seu marido fundou há 13 anos, Erika frisou que a missão de Charlie é também a dela e que fará o possível para continuar a expandi-la. Ela também disse que os médicos lhe garantiram que Kirk não sofreu dor por causa do tiro e que sua morte foi instantânea.

Kirk fundou aos 18 anos a Turning Point, uma organização por meio da qual organizava debates e eventos em universidades e que o transformou em um reconhecido porta-voz do conservadorismo cristão nos EUA.

Pleno News

Temer defende pacto entre os Poderes para avanço da anistia

FOTO: MARCOS CORRÊA

O ex-presidente Michel Temer (MDB) voltou a defender nesta segunda-feira (22) a necessidade de diálogo entre os Três Poderes como caminho para garantir a governabilidade e a constitucionalidade das propostas legislativas em debate no país.

Segundo o político, iniciativas que não sejam previamente discutidas entre Executivo, Legislativo e Judiciário correm o risco de serem barradas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), gerando conflitos institucionais evitáveis.

“Se aprovar um texto que não seja pré-dialogado com o Supremo Tribunal Federal e também com o Executivo, esta matéria vai parar no Supremo e, curiosamente, se pré-anuncia, seria declarada inconstitucional”, alertou Temer em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes e BandNews TV.

Temer afimou ainda que foi procurado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto na Câmara, a pedido do presidente da Casa, Hugp Motta (Rep-PB).

O ex-presidente afirmou que o parlamentar buscava ouvi-lo sobre propostas que envolvem a reclassificação de crimes e a possibilidade de anistias em discussões legislativas em curso. Temer, no entanto, demonstrou cautela e reforçou a importância de pactuação institucional antes da apresentação de qualquer medida de impacto jurídico ou político.

“Eu disse: olha, é preciso tomar muito cuidado…”, relatou Temer, sinalizando que, sem consenso prévio, o risco de judicialização e de crise entre os poderes é elevado. “Mais uma vez, uma conflitância entre os órgãos do poder.”

Para Temer, qualquer avanço legislativo duradouro e legítimo deve nascer de um pacto entre os atores centrais da política brasileira.

“Eu digo, senhores, o melhor é vocês fazerem um pacto. Procurem as pessoas, conversem, dialoguem…”, sugeriu, ao defender que temas como anistia, reclassificação de crimes e dosimetria das penas sejam construídos com base em consenso político-jurídico.

O ex-presidente também reconheceu que há diferentes propostas em curso; algumas defendendo a anistia, outras pedindo sua rejeição.

No entanto, ele não fechou questão sobre o mérito, preferindo reforçar a necessidade de concertação.

“Se, num dado momento deste diálogo, surgir a tese de uma anistia mais ampla ou menos ampla, muito bem que seja anistia. Se não surgir, que seja a redonagem das penas.”

Temer concluiu que o Brasil precisa apostar no “caminho do meio”, caracterizado pela pluralidade e pelo entendimento entre os Poderes.

Diário do Poder

PRF e Ibama apreendem duas toneladas de lagosta em São José de Mipibu

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ibama, realizada na manhã desta segunda-feira (22), no km 118 da BR-101, em São José de Mipibu, foram apreendidas duas toneladas de lagosta.

A ocorrência aconteceu por volta das 7h20, quando agentes abordaram um caminhão que transportava a carga de forma irregular. A mercadoria estava sem a devida documentação exigida para o transporte e comercialização.

Ponta Negra News

Serial killer baiano já morou em Salvador e trabalhava como mototaxista

FOTO: REPRODUÇÃO

Preso por suspeita de matar pelo menos três mulheres em Rio Verde, cidade do sudoeste de Goiás, o baiano Rildo dos Santos, de 33 anos, já morou em Salvador, onde trabalhava como mototaxista e entregador de aplicativo. O homem está detido desde o último dia 12.

Ele, inclusive, responde por outros crimes, como de estupro, na capital baiana, de onde saiu há cerca de um ano e meio. Segundo a esposa de Rildo, que ainda mora em Salvador, o homem costumava sair de madrugada e mudava o comportamento quando usava drogas.

A mulher prestou depoimento para a polícia e, em entrevista para a CBN Goiânia, informou que, em algumas situações, o baiano chegou a falar sobre “carregar peso de almas”, assim como não suportava “arrastar corpos”. Ainda revelou que os parentes estão sofrendo com a situação e quebraram uma televisão para a mãe de Rildo não acompanhar as notícias.

Já em Goiás, as investigações apontam o suspeito recrutava mulheres, levando-as para um terreno baldio e matava as vítimas a pauladas em um terreno baldio. Ele usava um uniforme de gari para se aproximar das vítimas.

Serial killer baiano é investigado na Bahia e em Goiás

A última vítima foi Elisângela Silva de Souza, de 26 anos, que foi assassinada a caminho do trabalho. O corpo dela foi localizado em um terreno baldio no dia 11. A mulher também é baiana.

Nas imagens de câmeras de segurança, divulgadas pela TV Anhanguera, Rildo aparece andando pela rua e segurando a vítima pelo braço. Ao g1 Goiás, o delegado Adelson, que investiga o caso, explicou que o suspeito é investigado por feminicídio, furto, ocultação de cadáver, latrocínio e tentativa de estupro.

Correio 24h

Seminário Nacional sobre Neurodiversidade: Tecnologia REAC®️ e Políticas Públicas para TEA, TDAH e Outras Condições

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Seminário tem como proposta promover um debate multiprofissional sobre a atenção integral às pessoas neurodivergentes — em especial aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — e os desafios vividos pelas chamadas famílias atípicas. O evento será realizado no próximo dia 29 de setembro de 2025, das 19h às 21h, no Salão de Eventos do Hotel Praiamar Arena, em Natal/RN.

A palestra Magna Internacional será o ponto alto da programação com a palestra do médico, Salvatore Rinaldi, neurofisiopatologista italiano que há mais de 30 anos dedica-se à investigação científica dos efeitos das alterações epigenéticas – estudo das mudanças na expressão gênica que não alteram a sequência de DNA – no corpo humano. Fundador do Instituto Rinaldi Fontani, em Florença, na Itália, Rinaldi é o idealizador da Tecnologia REAC®️ (Radio Electric Asymmetric Conveyer), um método pioneiro de neuromodulação e biomodulação.

De acordo com o pesquisador “O maior desafio da ciência atual não é apenas tratar sintomas, mas ajudar o corpo a reencontrar sua capacidade natural de autorregulação. A Tecnologia REAC®️ nasce justamente dessa busca: reorganizar funções comprometidas e abrir caminhos para uma melhor qualidade de vida.” Explica Dr. Salvatore Rinaldi.

Para o Brasil trata-se de um evento inédito em território nacional, reunindo especialistas e profissionais de diferentes áreas para discutir, de forma integrada, ciência, saúde e políticas públicas voltadas à neurodiversidade. A expectativa é que o encontro não apenas apresente novas perspectivas terapêuticas, mas também fortaleça o debate sobre inclusão, autonomia e cidadania de pessoas neurodivergentes.

O seminário é voltado a pediatras, psiquiatras, neurologistas, psicólogos e neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e estudantes das áreas de saúde e educação. O evento contará com tradução simultânea do italiano para o português.

Vaqueiro morre ao cair e bater cabeça em muro durante vaquejada

FOTO: REPRODUÇÃO

Segundo a organização do evento no Parque J. Galdino, “Mãozinha” era um vaqueiro muito conhecido na região e dedicado ao esporte

Um vaqueiro morreu nessa sexta-feira (19/9) durante um torneio de vaquejada em Surubim, no Agreste de Pernambuco.

Identificado como “Mãozinha Xavier”, de 60 anos, ele participava de uma competição no Parque J. Galdino, sede da vaquejada de Surubim 2025, quando caiu do cavalo e bateu a cabeça em um muro.

Um vídeo gravado por pessoas que acompanhavam o evento mostra o momento em que Mãozinha derruba um boi e se segura no pescoço do cavalo. O animal faz uma curva, o vaqueiro perde o equilíbrio, cai e bate a cabeça em um dos muros da pista.

Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.

Diário do NE

Lula é vaiado por brasileiros em Nova Iorque: ‘Ladrão, cachaceiro’

FOTO: REPRODUÇÃO

Nesse domingo (21), o presidente Luiz Inácio Lula (PT) foi vaiado e xingado por um grupo de brasileiros ao chegar onde ficará hospedado, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Os manifestantes foram afastados pelo Serviço Secreto americano a cerca de 35 metros do local. Eles gritavam frases como: “Lula, ladrão, o seu lugar é na prisão”; “Aqui, não é Lula, aqui é Trump”; “Lula, cachaceiro, devolve o meu dinheiro”; “Vem falar de democracia, e está acabando com o Brasil”.

Também foram disparados xingamentos à primeira-dama, Janja da Silva.

Havia ainda um grupo menor – de apenas três apoiadores do presidente Lula – com cartazes escritos “sem anistia”. Eles também foram recomendados a se posicionarem do lado oposto dos manifestantes contrários pelo Serviço Secreto dos EUA.

Lula está hospedado na residência do representante permanente do Brasil na ONU, o embaixador Sérgio Danese. O petista está no país para a Assembleia Geral da ONU, onde irá discursar nesta terça-feira (23).

Esta é a primeira viagem de Lula aos Estados Unidos no auge da crise com o governo Donald Trump. Ele não tem previsão de se reunir com Trump para discutir o tarifaço e divergências políticas.

Pleno News