SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 13, 2025

“Seria imbatível”, diz Camila Araújo sobre possível chapa Tarcísio presidente e Rogério vice

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A vereadora de Natal Camila Araújo (União) afirmou que a oposição já tem nomes fortes para disputar as eleições presidenciais de 2026. Em entrevista à TV Agora RN nesta sexta-feira 12, ela disse acreditar que a direita seguirá firme mesmo após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Camila, uma eventual chapa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato à Presidência, e o senador potiguar Rogério Marinho (PL) como vice teria condições de vencer a disputa. “Seria uma chapa imbatível”, declarou Camila, ao comentar a possibilidade de aliança.

Para a vereadora de Natal, Rogério Marinho é “um ícone da nossa política”, lembrando sua trajetória como ministro do Desenvolvimento Regional, quando levou obras de impacto para o Estado, e sua atual posição de liderança no Senado. “Ele é inteligente, é um excelente técnico. Fez um excelente trabalho quando foi ministro”, acrescentou.

A vereadora destacou que a presença de Rogério como vice em uma chapa nacional teria ainda um peso estratégico para o fortalecimento da direita no Nordeste, região onde o bolsonarismo encontra maior resistência.

Sobre o papel de Jair Bolsonaro em 2026, Camila Araújo afirmou que a direita não se resume ao ex-presidente e que o movimento continuará organizado em torno de valores conservadores. “A direita não é um movimento de um homem só. A direita não é bolsonarismo. A direita é um movimento que defende os valores inegociáveis: Deus, Pátria, Família e Liberdade”, disse.

Segundo a parlamentar, o apoio de Bolsonaro, mesmo inelegível, será decisivo para indicar um sucessor. “Com certeza, Bolsonaro, estando inelegível, agora condenado, vai se ter um alguém que será representante, com apoio do Bolsonaro, obviamente, e nós vamos continuar de pé, erguidos, e nós não vamos parar, porque nós temos uma causa”, afirmou.

Entre os possíveis nomes para herdar esse capital político, Camila citou Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. A vereadora considera que a ex-primeira-dama teria papel fundamental no Senado Federal, como contraponto ao STF.

“Michelle é muito útil para nós no Senado Federal. Nós precisamos de senadores que consigam, agora, resgatar o Brasil desse problema que está. Porque, hoje, quem está legislando, quem está julgando, quem está quase administrando é o STF. E o Senado Federal precisa ter um papel importante, que é o que está imbuído na nossa Carta Magna, para exercer o freio e contrapesos, ali no Congresso Nacional. E Michelle coagula ali diversas características e qualidades importantes para isso”, explicou.

Já em relação a Tarcísio de Freitas, a parlamentar elogiou a gestão do governador paulista e sua trajetória no governo Bolsonaro. “É um nome que consegue aglutinar muitos apoios. Primeiro, Tarcísio é um técnico, que Bolsonaro enxergou, o trouxe para ser ministro, que fez um excelente trabalho como ministro. E Bolsonaro consegue fazer com que Tarcísio seja governador de São Paulo. Ele tem feito uma excelente gestão, uma gestão inovadora para aquele Estado, resolvendo gargalos difíceis que, historicamente, de outras gestões, não se conseguia fazer”, afirmou.

Camila lembrou ainda que Tarcísio tem demonstrado lealdade política ao ex-presidente, citando como exemplo sua atuação recente na defesa da aprovação da anistia aos envolvidos no 8 de janeiro. “Ele se mostra muito grato a Bolsonaro, se mostra muito disponível a ter essa indicação de Bolsonaro. Exemplo: se o senhor quiser, eu serei”, ressaltou.

Para a vereadora, o conjunto desses elementos reforça a possibilidade de uma candidatura sólida em 2026. “Eu vejo o nome do Tarcísio muito bom para seguir com esse perfil”, afirmou, reforçando que, caso confirmado, o governador de São Paulo teria ao seu lado uma militância organizada, além da transferência de votos do ex-presidente.

Com a direita se reorganizando após a decisão do STF que condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, Camila Araújo acredita que o movimento político se manterá ativo e competitivo. “Nós temos esse povo brasileiro conservador, predominantemente de direita, cristão conservador, que é a predominância maior no Brasil, é esse público, que está de pé”, afirmou.

Agora RN

Relator dá prosseguimento ao processo contra Brisa Bracchi na Câmara de Natal

FOTO: REPRODUÇÃO

O vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), relator do processo que pode levar à cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT), apresentou relatório preliminar para dar prosseguimento aos trâmites. O posicionamento decorre da análise da defesa preliminar manifestada pela petista na semana passada. As informações foram confirmada pelo próprio relator à reportagem da TRIBUNA DO NORTE nesta sexta-feira (12).

De acordo com Fúlvio, essa etapa do processo trata de questões preliminares e não do mérito da questão em si. Segundo ele, os requisitos processuais estavam preenchidos e, por isso, a decisão de encaminhar para seguimento da tramitação regular. O vereador afirmou que agora deve-se entrar na fase instrutória, que é quando serão colhidas as provas, ouvidas as testemunhas e debatido o mérito da denúncia.

“Nós não entendemos pertinente as colocações [da defesa] e nós pedimos o seguimento do processo. Então, agora sim, é que realmente vai ter, caso queiram, a possibilidade de acusação ou defesa apresentar testemunha”, afirmou o relator Fúlvio Saulo.

Ainda segundo ele, a reunião para tratar das próximas etapas do processo deverá ser marcada pela vereadora Anne Lagartixa (Solidariedade), presidente da comissão. O vereador Daniel Valença (PT) também faz parte desse grupo que analisa a possível cassação de Brisa Bracchi, como membro.

O processo

O pedido de cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT) foi protocolado pelo vereador Matheus Faustino (União Brasil), que acusa a parlamentar de uso indevido de recursos públicos para financiar um evento, em 9 de agosto, na Casa Vermelha. Segundo o denunciante, a ação configura desvio de finalidade e falta de decoro parlamentar.

A comissão será responsável por receber alegações, analisar provas e, se necessário, ouvir depoimentos de testemunhas. Todo o rito interno busca garantir o contraditório e a ampla defesa, assegurando transparência e legalidade ao processo.

Terminada a fase de instrução, a comissão terá até 120 dias para elaborar o relatório final, que será submetido à votação em plenário pelos 29 vereadores da Casa. Caso sejam constatadas irregularidades, o processo poderá ser encaminhado também aos órgãos de controle competentes.

Com informações de Tribuna do Norte

Maria Bruna: suspeito de latrocínio é preso em Ceará-Mirim

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 14ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Ceará-Mirim, com apoio da 22ª Delegacia de Polícia, cumpriu nesta sexta-feira (12) mandado de prisão e busca e apreensão domiciliar contra um homem de 29 anos, investigado pelo latrocínio de Maria Bruna Pereira Assunção, ocorrido em 6 de julho deste ano, em Ceará-Mirim, na Grande Natal.

As investigações apontaram que o suspeito tentou extorquir o proprietário de uma caminhonete Toyota Hilux, veículo subtraído em 26 de junho de 2025, e posteriormente usado no crime que resultou na morte de Maria Bruna. Após o homicídio, ele exigiu dinheiro para devolver o automóvel, configurando o delito de extorsão.

Durante a busca domiciliar, foram apreendidas placas veiculares adulteradas e diversas peças automotivas. Exames realizados com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) comprovaram que algumas placas eram utilizadas simultaneamente em veículos distintos, caracterizando clonagem veicular, prática atribuída ao grupo investigado.

O suspeito não apresentou documentação que comprovasse a origem lícita dos materiais apreendidos. Ele foi autuado em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor e permanece à disposição da Justiça.

Ponta Negra News

Jean Paul Prates recebe convite para se filiar ao PCdoB

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-Senador da República e ex-Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, recebeu nesta sexta-feira (12) em Natal os principais dirigentes do PCdoB no Rio Grande do Norte: o presidente estadual do partido, Divanilton Pereira, e o ex-vice-governador e atual Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto.

O encontro foi marcado por um diálogo cordial sobre o atual cenário político e econômico do Brasil e seus reflexos no Rio Grande do Norte, incluindo as articulações para as eleições de 2026. Na ocasião, os dirigentes formalizaram convite para que Prates se filie ao PCdoB, ressaltando sua trajetória como parlamentar e gestor público e sua firme posição em defesa de uma legenda progressista e de esquerda.

Prates recebeu ainda a íntegra do Projeto de Resolução do 16º Congresso do PCdoB, ao qual teceu elogios por apresentar, com clareza e consistência, um diagnóstico atualizado dos desafios do Brasil diante da crise internacional e a defesa de um projeto nacional de desenvolvimento soberano e democrático.

Independentemente de decisões futuras, Prates colocou-se à disposição para contribuir com o partido em suas discussões internas, especialmente nas áreas de energia e infraestrutura, em que é autor e relator de importantes marcos regulatórios em vigor no país.

Novo Noticias

Stylist da Vogue Brasil diz amar ver morte agonizante de fascistas

FOTO: REPRODUÇÃO

A stylist da revista Vogue no Brasil, Zazá Pecego, publicou nos stories do seu Instagram nesta sexta-feira (12) uma mensagem celebrando a morte de Charlie Kirk, dizendo amar ver “fascistas” morrendo agonizando.

A imagem mostra um animal encurralado com a frase “i love when fascists die in agony” (eu amo quando fascistas morrem agonizando, em tradução livre). Com a repercussão da publicação, Zazá trancou seu perfil.

A publicação foi bastante criticada e chegou até o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que compartilhou a postagem e questionou se a revista tinha conhecimento da conduta da profissional.

Nikolas incluiu Zazá em sua campanha que pede demissão e abertura de processos éticos contra extremistas que comemoram mortes nas redes sociais de seus desafetos políticos.

O parlamentar citou outros casos envolvendo um médico no Recife, um designer gráfico e um estudante, sendo que esses dois últimos já foram desligados das empresas que trabalhavam.

Pleno News

Moraes diz que voto de Fux quase o fez perder jogo do Corinthians

FOTO: EFE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma piada envolvendo futebol durante a definição das penas dos réus do núcleo 1, na ação penal sobre o suposto golpe de Estado, nessa quinta-feira (11).

Na ocasião, o magistrado ironizou a duração do voto do colega, Luiz Fux, apontando que quase perdeu o jogo do Corinthians contra o Athletico Paranaense pelas quartas de final da Copa do Brasil. As considerações de Fux levaram cerca de 12 horas e foram feitas na última quarta (10).

Nesse sentido, o relator disse ao ministro Flávio Dino, torcedor do Botafogo, que seria célere em suas ponderações para não fazer com ele “a maldade” que lhe fora feita no dia anterior.

– Prometo à Vossa Excelência [Flávio Dino] que não farei com Vossa Excelência a maldade que me fizeram ontem [quarta] de fazer eu perder quase 2/3 do jogo do Corinthians e o Athletico Paranaense. Eu cheguei em casa, já estava 2 a 0, para a minha felicidade, mas perdi aquele momento de felicidade dos dois gols. E para aqueles que não se recordam, eu fiz o ministro Flávio Dino vestir uma camisa do Corinthians no estádio, na Arena [Corinthians], junto com os dois filhos, que são corinthianos – afirmou, arrancando risadas da plateia.

– Isso. E a Dani [Daniela Lima, esposa de Dino], por conta dos filhos. Não foi por causa de Vossa Excelência não. E torça para o Botafogo hoje, por favor – respondeu Flávio Dino.

JORNALISTAS CRITICAM TOM “INADEQUADO”

Como mostrou o Pleno.News nesta sexta-feira (12), jornalistas da GloboNews manifestaram desconforto com o “tom jocoso” usado pelos ministros durante a fixação das penas. A análise aconteceu durante o programa Central GloboNews, na noite desta quinta.

– Não gostei do tom da definição das penas – pontuou Natuza Nery.

– Eu também. Natuza, eu ouvi até dentro do plenário, um incômodo, um mal-estar, com a questão de… A gente pode entender que os ministros estão no final do processo, tem um alívio naquilo, mas ficou quase um tom jocoso. E num momento em que se está condenando e decidindo quanto tempo de prisão as pessoas vão ter. Um ano de prisão na vida de uma pessoa é muita coisa – refletiu Ana Flor.

Veja a matéria completa aqui.

O julgamento condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (27 anos e três meses de prisão), o ex-ministro Walter Braga Netto (26 anos), o ex-comandante da Marinha Almir Garnier (24 anos), o ex-ministro da Justiça Anderson Torres (24 anos), o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno (21 anos), o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira (19 anos), o ex-ajudante de ordens Mauro Cid (dois anos em regime aberto), além do deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem (16 anos, um mês e 15 dias).

Pleno News

Pena de Bolsonaro é maior que a de Elize Matsunaga, que esquartejou o marido

FOTO: REPRODUÇÃO

A pena imposta pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é mais rigorosa do que a aplicada a Elize Matsunaga, que esquartejou o marido.

Condenada em 2016 pelo assassinato do marido, o empresário Marcos Matsunaga, Elize teve pena aplicada de 18 anos e nove meses de prisão por homicídio qualificado.

Em 2019, a pena foi reduzida pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), passando para 16 anos e três meses pelo fato de Elize confessar o crime. Atualmente a assassina confessa cumpre liberdade condicional.

O crime

Em 19 de maio de 2012, o presidente da empresa Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, foi assassinado com um tiro à queima-roupa disparado pela esposa, Elize Araújo Kitano Matsunaga.

Após disparar contra o marido, Elize cortou em vários pedaços o corpo do companheiro, colocou em três grandes malas de viagem e abandonou em um local que não deixasse suspeitas de seu envolvimento no crime.

A condenação de Bolsonaro

Sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão, inicialmente em regime fechado, além do pagamento de 124 dias-multa, fixados no valor equivalente a dois salários mínimos por dia, o ex-presidente foi condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Diário do Poder

Cliente é proibido de levar jacaré de ‘apoio emocional’ a supermercado

FOTO: REPRODUÇÃO

Wesley Silva, de 60 anos, costumava ir a uma filial da rede de supermercados Walmart em West Brownsville (Pensilvânia, EUA) acompanhado de Jinseioshi. A questão é que Jinseioshi é um exemplar de aligátor (jacaré americano) que o cliente trata como um animal de “apoio emocional”.

Mas a presença da fêmea de 1,5 metro se tornou uma crescente preocupação para outros clientes do supermercado, que foram à gerência exigir que Jinseioshi fosse proibida de “fazer compras”.

O animal acabou banido do estabelecimento, contou Wesley à emissora WPXI na quarta-feira (10/9).

A gerência informou que zela pela segurança dos clientes e fornecedores e que há “limites” para pets que atuam como “apoio emocional”, citando “perigos potenciais”. Cães e minicavalos são exemplos de animais permitidos.

Extra