SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 12, 2025

Trump diz que suspeito de ter assassinado Charlie Kirk foi detido

FOTO: REPTODUÇÃO

Estados Unidos – Um homem suspeito de ter assassinado o ativista de direita dos Estados Unidos Charlie Kirk foi detido e está sob custódia policial, anunciou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira (12).

Em entrevista à rede de TV Fox News, Trump afirmou que o pai do suspeito ajudou na captura, e afirmou que vai pedir a pena de morte para o autor do crime.

Kirk, um influenciador republicano de 31 anos aliado do presidente dos EUA, Donald Trump, morreu na quarta-feira (10) após ser baleado no pescoço enquanto falava em um evento na Utah Valley University. O suspeito do crime foi filmado em um telhado da universidade.

A captura ocorre no 3º dia de buscas pelo atirador, que mobilizaram policiais locais e o FBI.

g1

Prefeitura de Natal intensifica vistorias em terrenos e imóveis abandonados na ZN

FOTO: SECOM

Em razão do aumento de casos de dengue na Zona Norte, a Prefeitura de Natal, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Saúde (SMS), está atuando em conjunto na vistoria de imóveis abandonados ou em condições precárias que representam risco à saúde da população.

Desde o início das ações, na última segunda-feira (8), já foram inspecionados 23 imóveis, com média de seis vistorias por dia. Desses, apenas quatro não foram autuados por infrações ambientais. Como a SMS não tem atribuição legal para aplicar sanções aos proprietários, cabe à Semurb lavrar os autos de infração quando constatadas irregularidades.

“Dos cinco vistoriados hoje, dois não sofreram autuações. E dos 18 anteriores, apenas dois não foram autuados”, revela a fiscal da Semurb, Fátima Rodrigues.

Os imóveis fiscalizados são, em sua maioria, locais denunciados previamente pela população, devido ao abandono e à falta de higiene — fatores que favorecem a proliferação de doenças como dengue, chikungunya e zika, além do aumento de acidentes com animais peçonhentos.

“Terrenos com lixo acumulado e mato alto geram muitos problemas à saúde, sobretudo relacionados aos mosquitos transmissores de arboviroses. A intenção dessas fiscalizações é reduzir os riscos à medida que os imóveis sejam regularizados”, acrescenta a fiscal.

Moradores também confirmam a preocupação com os espaços abandonados. “Moro aqui há mais de 30 anos e esse terreno sempre esteve nessa situação. Quando limpam, é de forma superficial; o mato é muito alto e só uma enxada não resolve”, relatou o aposentado José Machado, morador da Rua José Tavares de Lira.

As ações seguem diariamente, com o objetivo de orientar e coibir problemas ambientais que possam representar risco direto à saúde da população natalense.

Denúncias

A população pode contribuir com o ordenamento urbano e a proteção ambiental denunciando irregularidades por meio dos seguintes canais:

WhatsApp: (84) 3616-9829 (segunda a sexta, das 8h às 14h)

Telefone fixo: (84) 3616-9813 (segunda a sexta, das 8h às 14h)

Ator José de Abreu debocha após morte de Charlie Kirk

FOTO: REPRODUÇÃO

José de Abreu usou as redes sociais nessa quinta-feira (11/9) para ironizar a morte do influenciador conservador Charlie Kirk, ocorrida na quarta-feira (10/9), nos Estados Unidos.

No X, antigo Twitter, o ator veterano respondeu a um comentário de um internauta que zombava do criador de conteúdo, aliado do presidente norte-americano Donald Trump.

O episódio teve início após uma reportagem publicada na plataforma relembrar que, em março, Kirk havia pedido a Trump que aplicasse tarifas e sanções ao Brasil depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar denúncia contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.

Na ocasião, o ativista acusou o tribunal de restringir a liberdade de expressão.

Nos comentários da publicação, um usuário ironizou a morte de Kirk ao escrever: “O Brasil segue vivo, já ele”. José de Abreu aproveitou a deixa e compartilhou a postagem, acrescentando:

“Foi visitar o Olavo”, disse ele, em referência ao escritor Olavo de Carvalho, morto em 2022, aos 74 anos, considerado um dos principais ideólogos do bolsonarismo.

Metrópoles

“Meu corninho”: Estrela de vídeos adultos viraliza após assumir namoro com suposto policial do RN

FOTO: REPRODUÇÃO

Um suposto policial militar do Rio Grande do Norte viralizou nas redes sociais ao revelar que mantém um relacionamento aberto com a influenciadora Leydinha, famosa por vender conteúdo adulto e acumular milhares de seguidores.

No vídeo que circula na internet, o casal explica com bom humor como se organiza para esse tipo de relacionamento. Leydinha chama o suposto policial carinhosamente de “corninho” e conta que ele participa das cenas em sua rede social adu.lta, filmando-a com outros atores, sempre com consentimento e de forma divertida. As informações são do Sem Mordaça.

Portal 96 FM

Hospitais universitários do RN realizam mais de 1.500 atendimentos no “Dia E” da Ebserh

FOTO: DIVULGAÇÃO

No próximo dia 13 de setembro, o Rio Grande do Norte estará entre os estados que participam de mais uma edição do “Dia E” da Rede Ebserh, um esforço nacional que mobiliza os 45 hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde. A ação prevê a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todas as regiões do país.

No estado, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) vão ofertar, juntos, cerca de 1.500 atendimentos, entre cirurgias, exames e consultas, beneficiando pacientes já regulados que aguardavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Huol, a programação do Dia E inclui cirurgias de otorrinolaringologia, colecistectomias e procedimentos de catarata. Além disso, pacientes com doença da retina serão submetidos a tratamento medicamentoso com Avastin. A unidade também realizará exames diagnósticos, entre eles, ecocardiogramas, ultrassonografias, densitometrias ósseas, testes ergométricos e angiografias cerebrais.

Segundo Francisco de Cássio de Oliveira Mendes, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Huol/Ebserh, a iniciativa reforça a missão do hospital. “Ressalto que esse mutirão se apresenta como mais um compromisso do Huol, alinhado aos objetivos estratégicos da Ebserh, no contexto de otimizar a oferta de cirurgias eletivas para a população, com significativo impacto na redução das filas cirúrgicas na rede de saúde. Ademais, acrescentamos que tal ação favorece o aprendizado dos estudantes dentro dos programas de residência médica”, destacou.

Já na MEJC, a ação será voltada para consultas em ginecologia cirúrgica e mastologia, além da oferta de exames de ultrassonografia mamária e mamografia, com o suporte da equipe de enfermagem. De acordo com Marcelo Lorençato, gerente de Atenção à Saúde da maternidade, a iniciativa terá papel fundamental no enfrentamento das filas. “Aqui na MEJC está prevista a realização de consultas médicas para preparo das pacientes para cirurgias ginecológicas, com a intenção de zerarmos as filas cirúrgicas, exames para prevenção ao câncer de mama, ultrassonografias e mamografias. Essa ação reafirma nosso compromisso com o SUS, a assistência ao paciente, a formação de profissionais da saúde, o estímulo à pesquisa e, principalmente, o cuidado à vida”, ressaltou.

No HUAB, localizado no município de Santa Cruz (RN), serão realizadas cirurgias ginecológicas e outros pequenos procedimentos cirúrgicos. Também estão previstas consultas na área de endocrinologia, além de exames laboratoriais, ampliando o acesso dos pacientes a procedimentos diagnósticos essenciais. Para a gerente de Atenção à Saúde do hospital, Flávia Andreia Pereira, o mutirão traz resultados imediatos para a população. “O esforço concentrado – Dia E – proporciona a ampliação do acesso aos serviços e oferece uma resposta rápida, resolutiva e satisfatória às necessidades de saúde do usuário”, destacou.

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas

O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.

Se o Fux não quis ver as provas, problema dele, diz Lula sobre julgamento de Bolsonaro

FOTO: RICARDO STUCKERT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados na ação penal da trama golpista, na Primeira Turma do STF.

Nesta quinta-feira (11/8), Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado, pela prática de cinco crimes. Fux foi o único a votar pela inocência, enquanto os outros quatro ministros da Turma condenaram o ex-presidente.

Na avaliação de Lula, existem “centenas de provas fartas, discursos e material por escrito” de que Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado após perder as eleições de 2022.

“Cada juiz vê aquilo que quer ver. Os juízes têm que ver a verdade. […] O ex-presidente teve um comportamento ao longo de todo o mandato de desacreditar as instituições. Se o ministro Fux não quiser ver, é um problema dele”, disse, em entrevista ao Jornal da Band.

Lula ainda ironizou o posicionamento de Luiz Fux no julgamento do Mensalão, em 2012, quando o ministro, recém-chegado ao STF após ter sido indicado por Dilma Rousseff, votou pela condenação do ex-ministro José Dirceu.

“Nesse caso, a Teoria do Domínio do Fato não funcionou. Porque no julgamento do Mensalão, como não tinha prova contra o José Dirceu, ele tinha a teoria do domínio do fato. E agora não tinha”, declarou.

O Tempo

Damares: Bolsonaro corre risco de morte em regime fechado

FOTO: CARLOS MOURA

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) advertiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) corre risco de morrer na prisão, caso tenha que cumprir pena em regime fechado, como no do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Em contato com a revista Veja, ela ressaltou fragilidades de saúde do ex-chefe do Executivo desde a facada que ele sofreu em 2018.

– Em cima da mesa dele tem uma caixa de remédio. Aquele intestino só funciona com remédios que são tomados na hora certa. Você acha que lá no presídio alguém vai lembrá-lo da hora do remédio? Um senhor de 70 anos, como Bolsonaro, é extremamente distraído – apontou.

A congressista também mencionou as crises de soluço que o líder conservador enfrenta, e as restrições alimentares que ele possui.

– Imagina Bolsonaro com uma crise respiratória, que precisará de socorro imediato. Quem vai gritar até a hora do socorro chegar? Se ele for com o regime fechado, o corpo dele não vai aguentar mesmo. A alimentação dele é extremamente delicada. A [ex-primeira-dama] Michelle não está trabalhando à tarde. Está ficando de manhã em casa, porque é ela que faz a comida do Bolsonaro – adicionou.

Em prisão domiciliar desde 4 de agosto, Bolsonaro foi condenado nesta quinta-feira (11) a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A decisão partiu da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em placar de 4 a 1. A defesa do ex-presidente descreveu as penas como “absurdamente excessivas e desproporcionais”, prometendo ajuizar os recursos cabíveis, inclusive no âmbito internacional.

Pleno News

Suruba em ônibus: saiba como a polícia vai identificar quem compartilhou vídeo

FOTO: REPRODUÇÃO

Desde a semana passada, quando um vídeo de sexo em grupo envolvendo seis adolescentes dentro de um ônibus abandonado em Cascavel, no Paraná, começou a circular nas redes sociais, a PCPR (Polícia Civil do Estado do Paraná) expandiu as investigações sobre o caso.

Agora, a corporação confirmou que também vai investigar todas as pessoas que armazenaram ou compartilharam o conteúdo que envolveu adolescentes de cerca de 15 anos, conforme o Mirelle Pinheiro, do Metrópoles. Alguns dos adolescentes já foram identificados pela PCPR, inclusive.

O assunto explodiu nas redes sociais, principalmente no X (antigo Twitter) e no TikTok. Enquanto alguns usuários refletiram sobre o caso, muita gente acabou usando a situação para ganhar seguidor, oferecendo o vídeo em troca de curtidas ou follows e até dinheiro.

Em um comentário, por exemplo, uma mulher disse: “Tenho todos os vídeos da suruba em ônibus. É só me seguir que mando no direct”. Centenas de pessoas responderam mostrando interesse.

E não parou por aí. Em outro post sobre o caso, apareceram centenas de comentários de homens, mulheres e até adolescentes prometendo compartilhar o vídeo de “suruba em ônibus”. A suposta menina envolvida no caso se manifestou nesta semana e afirmou ser vítima.

Como a polícia pode identificar quem compartilhou o vídeo de ‘suruba em ônibus’

Apesar do rebuliço, é importante dizer que receber ou repassar conteúdos de cunho sexual envolvendo crianças e adolescentes não é apenas errado, mas também configura crime. Quem explica é a advogada criminalista Larissa Kretzer, em entrevista ao ND Mais.

Segundo ela, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) prevê duas tipificações para esse tipo de crime. O artigo 241A pune quem envia, compartilha ou publica esse material, com pena que varia de 3 a 6 anos de prisão, além de multa. Já o artigo 241B se aplica a quem adquire ou armazena o conteúdo, prevendo 1 a 4 anos de prisão e multa.

NDMais