8 de setembro de 2025 às 18:00
8 de setembro de 2025 às 12:58
FOTO: REPRODUÇÃO/TV TROPICAL
Um homem foi preso e dois ficaram feridos após troca de tiros com a Polícia Militar, nesta segunda-feira 8, no bairro Cidade Nova, Zona Oeste de Natal. Os feridos foram socorridos ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Durante a ação de patrulhamento, policiais apreenderam armas, entre elas pistolas e uma arma longa, munição, drogas e uma motocicleta, que pode ser roubada. O helicóptero Potiguar 02 deu apoio aéreo à operação, que integra as ações de intensificação do patrulhamento na região.
Segundo o major Allisson, do 9º Batalhão, os policiais foram recebidos a tiros quando chegaram ao local. “A polícia foi recebida com tiros, conseguimos fazer apreensões. O suspeito preso foi pego com arma e uma moto possivelmente roubada. Outros criminosos estão sendo procurados”, afirmou.
População foi expulsa pelos criminosos, diz major
O oficial destacou ainda que parte da comunidade, conhecida como Baixa do Cão, vem sendo usada pelos grupos armados para se esconder e enfrentar as equipes policiais.
“A população foi expulsa pelos criminosos, eles usam essas casas como rota de fuga e para confrontar a Polícia Militar”, disse ele, em entrevista à TV Tropical.
A PM informou que as buscas continuam em áreas de Cidade Nova e bairros vizinhos, com reforço no patrulhamento ostensivo.
8 de setembro de 2025 às 17:59
8 de setembro de 2025 às 17:59
FOTO: DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Senac/RN, abriu inscrições para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional destinados à população do município. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fortalecer a economia local.
As inscrições acontecem nos dias 10 e 11 de setembro de 2025, no CREAS (Rua do Correio, Centro de Extremoz), das 8h às 12h.
Cursos ofertados • Assistente de Recursos Humanos • Operador de Telemarketing • Cuidador de Idosos • Assistente de Marketing em Vendas • Operador de Caixa • Porteiro e Vigia
As aulas começam no dia 22 de setembro de 2025 e serão realizadas na Escola Irmã Maria Dionice, no bairro Moinho, sempre no horário das 18h30 às 21h30.
Para garantir maior acessibilidade, a Prefeitura de Extremoz disponibilizará transporte escolar, com ônibus atendendo os alunos das comunidades adjacentes à escola.
Inscrições
Os interessados devem comparecer ao local de inscrição portando cópias dos seguintes documentos: • Documento oficial com foto (RG ou CNH) • Comprovante de residência • Comprovante de escolaridade
8 de setembro de 2025 às 17:30
8 de setembro de 2025 às 12:54
FOTO: DIVULGAÇÃO
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Coordenadoria Jurídica Judicial e da 1ª Promotoria de Justiça de Monte Alegre, obteve uma liminar na Justiça para a remoção de um perfil falso na rede social Instagram. A decisão, proferida neste domingo (7) pela Vara Única de Monte Alegre determinou que o perfil “@bezerrilbru” fosse removido e que o responsável se abstivesse de criar novas contas se identificando falsamente como membro da instituição.
A ação civil pública foi ajuizada após a recusa da plataforma em atender um pedido administrativo do MPRN para a retirada do perfil. O perfil, intitulado “Dr. Bruno Bezerril”, apresentava-se indevidamente como “Promotor de Justiça (MPRN)” e “jurista do (TJRN)”.
As investigações do MPRN revelaram que o conteúdo da conta incluía publicações e interações de caráter questionável, com teor jocoso e potencialmente ofensivo, linguagem inadequada e manifestações misóginas, o que afronta a conduta ética esperada do Ministério Público.
A atuação do MPRN se deu para proteger a imagem da instituição, que estava sendo prejudicada pelas publicações do perfil falso. A utilização da falsa identidade funcional de promotor de Justiça gerava uma aparência de autoridade e um risco concreto de o perfil ser usado para a prática de fraudes contra terceiros. A ação busca resguardar a credibilidade do MPRN perante a sociedade.
8 de setembro de 2025 às 17:29
8 de setembro de 2025 às 17:29
FOTO: REPRODUÇAO
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), criticou duramente o governo federal ao comentar as denúncias de fraudes envolvendo descontos associativos indevidos em aposentadorias. Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira 8, o parlamentar afirmou que o esquema, investigado pela CPMI do INSS, alcançou proporções bilionárias. Pelas redes sociais, ele disse que o PT “transformou o INSS em máquina de roubar os mais vulneráveis”.
Segundo Marinho, dados da Controladoria-Geral da União (CGU) revelam que 98% dos beneficiários entrevistados afirmaram não ter autorizado descontos em folha de pagamento. “98% é quase um teste de DNA, o que mostra que a fraude foi institucionalizada, que os mecanismos de controle foram postos por terra e houve um crescimento geométrico”, disse na coletiva. Ele citou que, em abril de 2022, havia 900 reclamações de descontos indevidos e, em abril de 2024, esse número saltou para 198 mil registros.
“PT transformou o INSS em máquina de roubar os mais vulneráveis”, diz Rogério Marinho O senador defendeu urgência na aprovação, no Senado, do projeto que proíbe os descontos associativos na folha dos aposentados – mesmo que haja anuência do beneficiário, que teria de pagar diretamente às entidades. O texto já passou na Câmara dos Deputados. Ele relatou ter feito um apelo durante a sessão da CPMI aos líderes do governo no Congresso, senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Rogério Carvalho (PT-SE), para que o Senado repita a votação em regime de urgência.
“O primeiro passo, sem dúvida nenhuma, seria votar aqui no Senado da República, exemplo que aconteceu na Câmara, o fim, em definitivo, de descontos associativos na folha de pagamento dos aposentados”, declarou.
Marinho afirmou que o governo precisa deixar de “procrastinar” e se somar à oposição para dar uma resposta imediata à sociedade. “A gente está falando de bilhões de reais. É urgente que o governo, ao invés de ficar procrastinando essa decisão, se junte a nós da oposição e possamos, na próxima semana, dar uma resposta à sociedade inicial”, acrescentou.
Questionamento a Carlos Lupi
O líder oposicionista também antecipou que o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT) será ouvido pela CPMI na próxima semana. Marinho disse que a intenção é cobrar explicações sobre a gestão do ministério e a concentração de prerrogativas que antes eram exercidas pelo próprio INSS.
“O ministro Lupi traz para ele essas atribuições e, a partir daí, uma série de situações ocorreram que claramente fragilizaram os controles, e isso a gente quer entender”, afirmou. O senador lembrou que as ações para conter as fraudes só foram tomadas após decisão judicial que afastou tanto o então presidente do INSS, em abril de 2025, quanto o procurador-geral da autarquia.
8 de setembro de 2025 às 17:15
8 de setembro de 2025 às 13:04
FOTO: FRANCISCO DE ASSIS
A Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou nesta segunda-feira (8) o Projeto de Lei nº 4498/2024, de autoria do vereador Chagas Catarino (União). A proposta regulamenta a realização de passeios turísticos destinados a crianças e adolescentes das redes pública e privada de ensino da capital potiguar.
O relator da matéria, vereador Pedro Henrique (PP), ressaltou que a iniciativa fortalece uma prática já existente. “Muitas escolas levam seus alunos para conhecer outros estados, mas é fundamental também proporcionar atividades dentro de Natal, para que estudantes possam valorizar e conhecer o turismo local”, afirmou.
O presidente da comissão, vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), destacou a relevância do setor para a economia local. “É uma alegria ver a comissão entregando pautas relevantes para a indústria, o comércio, o empreendedorismo e o turismo da nossa cidade. A geração de emprego e renda através do turismo é fundamental, e a Prefeitura tem contribuído com convênios e equipamentos turísticos para fortalecer esse setor”, disse.
8 de setembro de 2025 às 17:15
8 de setembro de 2025 às 13:01
FOTO: REPRODUÇÃO
“Eu acredito que a decisão de Walter está cada vez mais se consolidando, no sentido de que se torne irreversível, mas até lá poderemos ter algum fato novo.” Foi com essa frase que o ex-governador Garibaldi Alves Filho resumiu a posição do filho e futuro governador Walter Alves (MDB) sobre a disputa pelo governo em 2026. Segundo ele, não há pressões para que Walter reveja sua decisão de não concorrer, mas há apelos de aliados e até do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Não, não tem recebido pressão, não, mas apelos. Até mesmo do presidente Lula, quando esteve aqui em Jucurutu, eu ouvi esse apelo para que Walter fosse candidato”, relatou.
Garibaldi reforçou que a escolha de Walter foi pessoal e não passou por influência da família. “Foi muito individual. Eu diria que foi realmente individual. Não houve nenhum conselho, nem familiar. Ele não foi levado a isso”, declarou. O ex-governador também disse acreditar que a aliança entre MDB e PT deverá ser reafirmada no próximo ano. “É questão de qualquer observador constatar que essa aliança deverá continuar. Quando eu digo deverá, é porque vai haver um momento político em que ela deverá ser reafirmada. Mas eu acredito que sim, creio que sim.”
Apesar da pré-candidatura de Cadu Xavier, atual secretário da Fazenda do governo Fátima Bezerra (PT), já estar posta, Garibaldi lembrou que o presidente Lula chegou a sugerir outro caminho. “Aquela altura, a pré-candidatura de Cadu não estava tão clara para o presidente”, avaliou. Para ele, não há conflito em torno do apoio do MDB, que será decisivo para a base governista, especialmente por ser um partido de centro em meio a uma aliança dominada por siglas de esquerda. “Eu acredito que ela (Fátima Bezerra) faz uma avaliação disso, com a serenidade que o quadro deve ser avaliado. Eu acredito que sim, claro. É uma questão de lógica de apoio.”
Sobre a governadora, Garibaldi discordou do tom usado recentemente quando ela classificou como “fofoca e futrica” as especulações sobre uma possível candidatura de Walter ao governo. “Eu diria que não é só fofoca e futrica. É um entendimento que algumas pessoas têm de que ele deveria ser candidato. Eu acho que ela deveria ter essa compreensão que eu estou tendo. Naturalmente, cada um vê o seu horizonte. Eu não vejo assim.”
Garibaldi também comentou o cenário do MDB no estado e a expectativa de crescimento da legenda com a chegada de novos quadros. “Acredito que haverá respeito e consideração a esse quadro que vai ser encontrado. Eu acredito que isso vai acontecer.” A previsão é de que deputados estaduais e até o presidente da Assembleia possam migrar para o partido durante a janela partidária de 2026, fortalecendo a sigla tanto para a disputa pela Assembleia Legislativa como pela Câmara dos Deputados.
A entrevista foi concedida ao jornalista e colunista deste Agora RN, Diógenes Dantas, no Jornal da Mix FM Natal, nesta segunda-feira 8. Ao longo da conversa, Garibaldi reforçou que se vê na retaguarda, sem ambições eleitorais próprias, mas acompanhando de perto os rumos do MDB e o papel central do filho no processo sucessório.
8 de setembro de 2025 às 17:00
8 de setembro de 2025 às 11:59
FOTO: REPRODUÇÃO
A TV Globo vai promover mudanças importantes em seu time de apresentadores a partir de novembro. Entre as novidades, está a saída de César Tralli do Jornal Hoje para integrar o rodízio de apresentadores do Jornal Nacional. No lugar dele, quem assume a bancada é Roberto Kovalic, atual âncora do Hora 1.
Segundo informações do colunista André Romano, do jornal O Tempo, Kovalic terá um aumento de 50% em seu salário com a mudança. Ele passará a receber R$ 120 mil mensais no Jornal Hoje, contra os R$ 80 mil que recebia no telejornal das madrugadas.
As alterações salariais não param por aí. Tralli também verá seu contracheque crescer: de R$ 120 mil, passará a ganhar R$ 350 mil no Jornal Nacional. Já William Bonner terá uma redução expressiva. De R$ 900 mil no comando do JN, ele passará a receber R$ 200 mil no Globo Repórter, cargo que terá menor carga de trabalho e menos pressão.
Com 35 anos de carreira na Globo, Roberto Kovalic já atuou como correspondente internacional em Nova York, Tóquio e Londres, cobrindo eventos como o furacão Katrina e o desastre nuclear de Fukushima. Em 2016, retornou ao Brasil e, três anos depois, assumiu o comando do Hora 1.
8 de setembro de 2025 às 16:45
8 de setembro de 2025 às 13:59
FOTO: DIVULGAÇÃO
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (Oab-RN) informou que está atuando no combate ao chamado Golpe do Falso Advogado, por meio de uma campanha de orientação e conscientização dirigida a advogados, advogadas e à sociedade em geral. De acordo com a Oab, a iniciativa inclui ações junto às subseções, com o objetivo de informar e alertar os profissionais e clientes sobre os riscos e formas de atuação dos criminosos.
A Ouvidoria da OAB/RN está recebendo as denúncias e encaminhando os casos à Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do RN. Até o dia 03 de setembro de 2025, já foram registradas 236 denúncias. As investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Civil, sob a responsabilidade do delegado Fábio Botelho.
Também há articulação da Seccional com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), buscando soluções que aumentem a segurança nos acessos ao sistema PJe e evitem o uso indevido de informações processuais por golpistas. Recentemente, houve inclusive uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina, com mandados cumpridos no Rio Grande do Norte, revelando o caráter interestadual da organização criminosa por trás desses golpes.
“Estamos em contato diário com a Polícia Civil. O problema já foi levado ao Conselho Federal, que, por sua vez, já solicitou ao CNJ mudanças no PJe. A OAB está adotando todas as medidas cabíveis, com total rigor, para coibir o golpe do falso advogado. Não toleraremos que a advocacia tenha sua imagem manchada por criminosos. Peço à advocacia que continue denunciando e se mantenha vigilante. É com união e firmeza que vamos enfrentar essa situação”, disse o presidente da OAB/RN, Carlos Kelsen.
Como é o golpe
O golpe ocorre quando criminosos se passam por advogados, entrando em contato com vítimas por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens, alegando falsamente a existência de processos judiciais ou a liberação de valores, com a finalidade de obter depósitos ou pagamentos antecipados sob a justificativa de custas processuais. Normalmente, os golpistas utilizam discursos alarmistas, criando um senso de urgência para pressionar a vítima.
Diante disso, a OAB/RN orienta que advogados e clientes redobrem a atenção a sinais suspeitos, como contatos fora dos canais habituais, pedidos de pagamento em contas de terceiros e comunicações com linguagem não compatível com a atuação profissional de advogados. É fundamental que qualquer informação seja confirmada diretamente com o advogado responsável pelo caso e que se utilize o site oficial da OAB (Cadastro Nacional dos Advogados – CNA) para verificar a autenticidade da inscrição profissional.
As denúncias sobre esse tipo de crime podem ser realizadas por meio da Ouvidoria da OAB/RN, acessando o site oabrn.org.br/pagina/ouvidoria. No portal, o denunciante deve preencher o formulário disponível com as informações solicitadas.
Comentários