SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 30, 2025

Prefeitura de Extremoz realiza mais uma ação do Agosto Lilás com serviços de cuidado e prevenção à violência contra a mulher

Foto: Divulgação | SEMUCE

A Prefeitura de Extremoz, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, realizou na última sexta-feira (29), na Praça Presidente Café Filho, localizada no Conjunto Estrela do Mar, mais uma importante ação do Agosto Lilás voltada para o público feminino da região central do município.

O evento de prevenção à violência contra a mulher e promoção do autocuidado ofereceu diversos serviços gratuitos, como corte de cabelo, limpeza de pele, cuidados com as unhas, trancinhas, massagens relaxantes e ventosa terapia, além de muita música ao vivo. As atividades tiveram como objetivo fortalecer o bem-estar, elevar a autoestima e informar as mulheres sobre seus direitos, consolidando as pautas de empoderamento feminino em Extremoz.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Camila Lima, destacou a relevância da iniciativa: “Durante todo o mês de agosto, estamos intensificando ações para mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas. A Prefeitura de Extremoz oferece uma ampla rede de apoio e proteção, incentivando o enfrentamento à violência e valorizando cada mulher.”

Moradoras do município participaram ativamente das atividades, como Patrícia, residente do centro, que compartilhou sua experiência: “Estou muito feliz em participar. Essas ações fortalecem a autoestima da mulher. Aproveitei para cuidar das sobrancelhas, pintar as unhas, fazer trancinhas, limpeza de pele e ventosa.”

A Prefeitura de Extremoz segue empenhada em promover campanhas e eventos voltados à proteção dos direitos das mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero. Para acompanhar as próximas ações da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, acesse regularmente o site oficial da Prefeitura de Extremoz e fique por dentro de todas as novidades e projetos do Agosto Lilás e demais campanhas do município.

ANEEL mantém bandeira vermelha patamar 2 em setembro

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (29) que a Bandeira Vermelha patamar 2 será mantida em setembro. Isso significa que os consumidores pagarão R$ 7,87 a mais para cada 100 kWh consumidos.

A decisão é justificada pelas condições desfavoráveis dos reservatórios das usinas, que estão abaixo da média, exigindo maior uso de usinas termelétricas, com custos de geração mais elevados.

Entenda as bandeiras tarifárias

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica ao consumidor os custos da geração de energia no Brasil, considerando:

Disponibilidade de recursos hídricos;

Uso de fontes renováveis;

Acionamento de usinas termelétricas mais caras.

Com a sinalização das bandeiras, o consumidor pode adaptar o consumo, ajudando a reduzir o valor da conta de energia.

Uso consciente de energia

A ANEEL reforça a importância do uso responsável da energia elétrica, que contribui para a sustentabilidade do setor e preservação dos recursos naturais.

Influencer mexicana que fazia apologia ao ‘narco’ é achada morta com o marido e os filhos em picape

FOTO: REPRODUÇÃO

Os corpos de Esmeralda Ferrer Garibay, mais conhecida nas redes sociais como Esmeralda FG, juntamente com o do marido e os dos dois filhos menores foram achados mortos dentro de uma picape em Guadalajara (México), uma cidade que vem experimentando nos últimos anos o crescimento da onda de violência ligada ao narcotráfico.

Os cadáveres das vítimas, mortas a tiros, foram identificados na quinta-feira 28 pela Procuradoria-Geral do Estado de Jalisco. Além de Esmeralda, que tinha 32 anos, morreram o marido, Roberto Carlos Gil Licea, de 36, Gael Santiago, de 13, Regina, de 7, os dois filhos do casal.

Segundo o site Extra, a família havia se mudado recentemente para a região metropolitana de Guadalajara, contou o site “Infobae”. Segundo as autoridades, o marido dela atuava no ramo de venda de veículos e cultivo de tomate em Michoacán, o que poderia ser fachada para a lavagem de dinheiro do crime.

Esmeralda começou as atividades no TikTok em em 2020 com vídeos de dublagem e evoluiu para clipes relacionados ao luxo — exibindo-se com artigos de grifes como Gucci, Louis Vuitton, Dior, Dolce & Gabbana e Versace — e ao estilo de “perua”. Algumas de suas postagens mais polêmicas apresentam frases provocativas como “Vantagens de ter um namorado narcotraficante”, e a maioria foi musicada com narcocorridos (ritmo musical liga ao crime organizado), alguns fazendo alusão aos famosos irmãos Beltrán Leyva.

Autoridades estaduais esclareceram que as atividades on-line de Esmeralda FG não estão listadas como o motivo principal do crime. O foco principal está nas atividades comerciais e agrícolas de seu marido. O crime ocorreu em 22 de agosto, mas só nesta semana autoridades revelaram as identidades das vítimas, a fim de não prejudicar a investigação, segundo reportagem do jornal “El Universal”. Na segunda-feira (25/8), os corpos foram entregues a familiares.

Agora RN

Mulher denuncia David Luiz por ameaça e Justiça concede medida protetiva: “Posso fazer você sumir”

FOTO: REPRODUÇÃO

A assistente social Francisca Karollainy denunciou o jogador de futebol David Luiz por ameaça. Segundo relato, as intimidações ocorreram durante o período em que ambos mantiveram um relacionamento extraconjugal, quando o atleta atuava pelo Fortaleza Esporte Clube.

O boletim de ocorrência foi registrado na última segunda-feira 25 e, no dia seguinte, a defesa de Karollainy solicitou medida protetiva. A Justiça do Ceará concedeu a proteção na quarta-feira 27.

O jogador, de 38 anos, foi acusado pela assistente social de agressão e ameaça. Em entrevista ao g1 nesta sexta-feira 29, o advogado Fabiano Távora, que representa a vítima, afirmou que as mensagens foram enviadas pelo Instagram. Karollainy é natural de Senador Pompeu, a 266 km de Fortaleza, e tem um filho. Ela se deslocava até a capital com custos pagos pelo atleta, segundo seu advogado.

As ameaças, segundo o boletim de ocorrência, ocorreram após a recusa da assistente social a uma proposta feita por David Luiz. O jogador teria sugerido manter relações sexuais com ela e uma amiga, e após a negativa, iniciou os ataques.

“Recebi, pelo Instagram uma mensagem enviada pelo próprio David Luiz contendo as seguintes palavras: Você sabe que tenho dinheiro e poder, então, não banque a esperta. Seria triste seu filho ter que pagar as consequências dos seus atos”, relatou Karollainy na denúncia.

“Eu posso simplesmente fazer você sumir. Eu tenho uma pessoa que sabe onde você está nesse momento. E nunca chegaria nada em mim, então apague”, continua a denúncia.

Ao prestar depoimento, Karollainy afirmou ter associado as mensagens ao caso de Eliza Samudio, sequestrada e morta em 2010 pelo goleiro Bruno Fernandes de Souza.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social confirmou a denúncia e informou que a Polícia Civil investiga o caso. O boletim foi registrado na 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (2ª DDM) de Fortaleza. O Tribunal de Justiça do Ceará declarou que não pode divulgar mais informações, pois o processo tramita em segredo de justiça.

A assessoria de David Luiz divulgou nota afirmando que o atleta já acionou as medidas legais. “Por se tratar de processo que tramita sob sigilo de justiça, o atleta não se manifestará publicamente. O jogador reafirma seu compromisso com a verdade e confia que os fatos serão apurados e esclarecidos pelas autoridades competentes”, disse em comunicado.

Agora RN

Nikolas fala em acionar a Justiça contra Lula: “Mentira torpe”

FOTO: ZECA RIBEIRO

Nesta sexta-feira (29), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais para dizer que irá acionar a Justiça contra o presidente Lula (PT). Ele se manifestou após o petista ter afirmado, mais cedo, à Rádio Itatiaia, que um deputado atuou em defesa do crime organizado ao fazer campanha contra mudanças propostas pela Receita Federal no uso do Pix.

A declaração de Lula foi em referência a Nikolas.

– Tem um deputado que fez uma campanha contra as mudanças que a Receita Federal propôs e agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado e nós não vamos dar trégua para o crime organizado – disse o presidente, sem citar nominalmente o deputado.

Nikolas apontou “canalhice” e “mentira torpe”.

– Em rede nacional, Lula cometeu a canalhice de afirmar, dolosamente e sem prova alguma, que eu DEFENDI o crime organizado. Uma mentira torpe, criminosa e irresponsável. Irei à Justiça para que responda por essa difamação assim como farei com todos os demais – estou compilando tudo – escreveu o parlamentar.

Integrantes do governo e da base governista no Congresso vêm tentando emplacar a tese de que o vídeo publicado por Nikolas em janeiro deste ano, que viralizou nas redes e acumula mais de 336 milhões de visualizações, teria contribuído com o crime organizado. O parlamentar de direita, porém, já afirmou que a acusação não tem fundamento.

– Como um vídeo de janeiro de 2025 pode ter ajudado a movimentar R$ 46 bilhões de organizações criminosas entre 2020 e 2024? Eu sou atemporal? Na falta de argumentos e de achar algo para me colocar na cadeia, eles precisam inventar. O desejo deles não é só cadeia. Se eles pudessem, eles me fuzilariam, me matariam – disse Nikolas ao colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles.

Na linha da fala de Lula, o deputado Rogério Correia (PT-MG) protocolou notícia-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Nikolas Ferreira, acusando-o de disseminar informações falsas sobre o sistema financeiro e de favorecer esquemas de lavagem de dinheiro. Outro a acionar a PGR contra Nikolas foi o deputado Reimont (PT-RJ), que pediu até mesmo a prisão preventiva do congressista do PL.

Pleno News

PCC usou mil postos de gasolina em 10 estados para lavar dinheiro

FOTO: DIVULGAÇÃO

A engrenagem criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC), que lavou bilhões no setor de combustíveis, usou mais de mil postos em 10 estados do país como ferramenta para esconder o dinheiro ilícito oriundo de irregularidades.

Segundo a Receita Federal, as irregularidades foram encontradas em postos de combustíveis localizados em São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins.

Somente entre 2020 e 2024, o esquema movimentou R$ 52 bilhões, com recolhimento de tributos incompatível com suas atividades.

Dos mil postos, cerca de 140 não tiveram qualquer movimentação ao longo dos quatro anos. No entanto, ainda assim, foram destinatários de mais de R$ 2 bilhões em notas fiscais de combustíveis.

Segundo a investigação, essas aquisições simuladas serviram, possivelmente, para ocultar o trânsito de valores ilícitos depositados nas distribuidoras vinculadas à organização criminosa.

Os postos usados como ferramenta no esquema já foram autuados pela Receita Federal em mais de R$ 891 milhões.

A investigação identificou ainda indícios de que as lojas de conveniência e as administradoras desses postos, além de padarias, também participavam do esquema.

“Maior golpe da história”

Em coletiva de imprensa realizada nesta nesta quinta-feira (28/8), o governo federal classificou as três operações (Quasar, Tank e Carbono Oculto) como um marco histórico no combate ao crime organizado no Brasil.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, declarou que a ofensiva marca um momento “auspicioso” para a segurança pública.

“Há muito tempo acompanhamos a migração da criminalidade da ilegalidade para a legalidade. Não basta mais apenas uma operação policial. É preciso integração com a Receita e órgãos fazendários. Com certeza, é uma das maiores operações da história contra o crime organizado no mercado legal”, disse.

Haddad destacou que a sofisticação do crime exige resposta igualmente estruturada. “O crime se sofisticou, e o Estado precisa se sofisticar também. Essa operação é exemplar porque conseguiu chegar ao andar de cima da estrutura criminosa, ao patrimônio oculto que financia toda a engrenagem.”

Operação Carbono Oculto

A Carbono Oculto mobilizou cerca de 1.400 agentes em oito estados (SP, ES, GO, MS, MT, PR, RJ e SC). Mais de 350 alvos, entre pessoas físicas e jurídicas, foram atingidos por mandados de busca, apreensão e prisão. As autoridades estimam que o grupo criminoso sonegou ao menos R$ 7,6 bilhões em impostos.

Metrópoles

Zema mostra Lula com acessórios de luxo de R$65 mil

FOTO: REPRODUÇÃO

O governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), rebateu a declaração do presidente Lula (PT) que o chamou de “falso humilde” nesta sexta-feira (29).

O mineiro postou nas redes sociais uma foto em que o petista aparece usando um relógio de luxo Omega Constellation de 39 mm em ouro amarelo e aço, resistente a campos magnéticos até 15.000 graus, vidro de safira, convexo, também resistente a riscos e com tratamento antirreflexo em ambas as faces.

O relógio é o mesmo já mostrado em reportagem do Diário do Poder, onde o petista e a primeira-dama Janja, aparecem ostentando os acessórios que, somados, estão avaliados em mais de R$ 70 mil.

Não é a primeira vez que o petista exibe relógios de luxo. Lula já foi flagrado usando um relógio Piaget, avaliado em R$ 80 mil, e um Cartier Santos Dumont, acessório clássico da marca francesa em ouro branco 18 quilates e prata 750, com coroa arrematada com uma pedra safira azul, avaliado em R$ 60 mil.

Modelos mais novos e adornados do Cartier Santos Dumont podem custar quase R$300 mil.

Outro artigo apontado por Zema foi o tênis Zegna SecondSkin Triple Stitch, de couro, avaliado em R$ 10.550, onde o petista aparece usando em foto ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“As atitudes falam por si. Eu prefiro falar menos e mostrar mais”, disparou Zema.

Diário do Poder

Eduardo diz que família deixará o PL se Tarcísio entrar

FOTO: DIVULGAÇÃO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que sua família pode deixar o Partido Liberal (PL), se o o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se filie. Ele deu declarações ao portal Metrópoles, nesta sexta-feira (29).

O parlamentar também falou que poderá ser o primeiro candidato à Presidência da República. Ele fará campanha virtual, diretamente dos Estados Unidos, onde mora desde março deste ano, caso concorra ao Planalto em 2026.

– Qualquer pessoa que esteja apta, com seus direitos políticos, consegue concorrer. Como você iria fazer a campanha, são outros quinhentos. Talvez, a primeira campanha virtual da história do País. Mas acredito que até lá teremos aprovado uma anistia para corrigir essa injustiça – disse Eduardo.

Ele também criticou outros nomes da direita estarem se movimentando para substituir o pai, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e afirmou que “não é a hora” de discutir o pleito do próximo ano. Essa discussão só deve ocorrer, na sua visão, em 2026.

Na última segunda-feira (25), o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), citou Tarcísio como possibilidade de ser o nome da sigla na disputa pela Presidência. No mesmo dia, Valdemar afirmou que, caso concorra ao Planalto, o governador deve ir para o PL.

– Se o meu pai não puder se candidatar, eu gostaria de sair candidato. Se Tarcísio vir para o PL, não terei espaço. Estou no meu terceiro mandato, sei como a banda toca – comentou Eduardo.

Em outras ocasiões, o deputado já havia falado sobre a possibilidade de concorrer no lugar de Bolsonaro, mas sempre atrelado ao pedido partir do próprio pai e que, nesse caso, “se sacrificaria” para atendê-lo.

Sobre a inelegibilidade do pai, que tem duas condenações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está impedido de concorrer a cargos públicos até 2030, Eduardo afirmou que ela “poderá ser revertida” caso uma anistia aos crimes praticados em 8 de janeiro seja aprovada no Congresso.

– Se Bolsonaro puder sair candidato, ele será o candidato. Todo mundo fala isso. Até mesmo os governadores democráticos durante evento da XP, o próprio (Ronaldo) Caiado, o Ratinho, e o Tarcísio, todos reconhecem que Bolsonaro é o maior líder político do Brasil. Então, se houver anistia, ele pode, sim, tentar reverter a inelegibilidade dele e sair candidato – afirmou.

O deputado também afirmou que voltou a exercer seu mandato na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira (27), ele participou por videochamada de uma subcomissão na Casa, da qual não é membro e sem convite formal.

Durante entrevista, Eduardo afirmou ter esperança que o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) o autorize a exercer atividades parlamentares dos Estados Unidos. Motta, entretanto, já rechaçou no início deste mês a ideia de um “mandato à distância”. Eduardo não computa presença desde março deste ano em sessões deliberativas.

Na mesma entrevista, o deputado defendeu fazer pressão sobre Motta, para que o presidente autorize o trabalho remoto, e defendeu a continuidade do pagamento de salários a assessores e manutenção de seu gabinete na Câmara.

– Eu acho que o ideal é a gente pressionar o Hugo Motta para que seja dada uma solução. A solução tecnológica já existe. Eu consigo perfeitamente exercer o meu mandato, consigo fazer participação nas comissões – disse.

Pleno News