SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 23, 2025

STF condena Carla Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão por perseguição armada

FOTO: GERALDO MAGELA

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e condenou a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. O caso julgado envolve a perseguição armada a um apoiador do presidente Lula, em outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições.

O julgamento ocorreu em plenário virtual e terminou em 9 votos a 2 pela condenação. Nesta sexta-feira, apresentaram votos os ministros Luis Roberto Barroso, Luiz Fux e André Mendonça. O relator, Gilmar Mendes, foi acompanhado pela maioria da Corte.

Segundo Mendes, houve “elevado grau de reprovabilidade” na conduta da deputada. Ele afirmou que Zambelli perseguiu um homem desarmado, de corrente política adversária, após troca de insultos recíprocos.

“As circunstâncias do crime são graves e justificam a ponderação negativa da variável. A acusada adentrou estabelecimento comercial em perseguição ao ofendido, após sacar a arma de fogo, gerando inequívoco perigo concreto aos frequentadores do local, que acentua a reprovabilidade da conduta”, declarou o ministro.

Para o relator, não cabe relativizar o crime diante de provocações verbais. “Ainda que a vítima tivesse iniciado a discussão e ofendido a honra da ré, a resposta consistente em constrangê-la com uma arma não pode ser considerada legítima. A legislação penal prevê mecanismos específicos para lidar com crimes contra a honra e ameaças e não legitima qualquer forma de retaliação armada”.

Além de Mendes, votaram pela condenação os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux e Roberto Barroso.

O ministro André Mendonça divergiu parcialmente e defendeu pena de 8 meses de prisão apenas pelo crime de constrangimento ilegal. Já Nunes Marques votou pela absolvição no porte ilegal de arma de fogo, apontando que haveria apenas crime de exercício arbitrário das próprias razões, mas sem possibilidade de punição.

Essa é a segunda condenação de Zambelli no STF em 2024. Em maio, a parlamentar foi sentenciada a 10 anos de prisão por invasão de sistemas e adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Após a decisão, Zambelli deixou o Brasil e está presa na Itália. O país europeu avalia o pedido de extradição para que a deputada cumpra a pena do caso do CNJ em território brasileiro. A cassação de seu mandato foi determinada pelo STF e ainda aguarda análise da Câmara dos Deputados.

O julgamento sobre a perseguição armada havia começado em março, quando já havia maioria formada pela condenação de 5 anos e 3 meses de prisão.

Agora RN

Ex-deputado Rafael Motta sofre acidente de kitesurf em Natal

FOTO: REPRODUÇÃO

O ex-deputado federal Rafael Motta sofreu um acidente enquanto praticava kitesurf na tarde desta sexta-feira 22 nas proximidades do Forte dos Reis Magos, Zona Leste de Natal.

Segundo informações da assessoria, ele recebeu atendimento imediato e foi encaminhado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde passa por exames de imagem.

“(A) Informamos que Rafael Motta sofreu um acidente durante prática de kitesurf, na tarde desta sexta-feira (22), nas imediações do Forte dos Reis Magos. Prontamente encaminhado ao hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, ele segue passando por exames de imagem. O quadro de saúde é estável e fora de risco”, comunicou a assessoria na rede social do ex-deputado.

De acordo com a nota, o estado de saúde de Rafael Motta é considerado estável e fora de risco.

Sistema de videomonitoramento da STTU ficará suspenso até segunda (25)

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informa que o sistema de vídeomonitoramento do trânsito de Natal estará em manutenção programada para implementação de atualizações de segurança, correções de desempenho e melhorias de estabilidade.

Período programado:

• Início: Sexta-feira, 22 de agosto de 2025, às 20h

• Término: Segunda-feira, 25 de agosto de 2025, às 6h

Durante este intervalo, o sistema permanecerá totalmente indisponível. Caso os procedimentos sejam concluídos antes do prazo, o restabelecimento ocorrerá de forma imediata.

Os demais equipamentos de trânsito, como radares e fotossensores, seguem operando normalmente no período, por serem sistemas independentes.

A STTU reforça o compromisso com a modernização de seus sistemas e agradece a compreensão.

PT pede prisão preventiva de Bolsonaro e alerta para risco de motim na Câmara com julgamento no STF

FOTO: KAYO MAGALHÃES

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O argumento central é o descumprimento de medidas cautelares, segundo constatou a Polícia Federal (PF) em inquérito que investiga a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. Mas Lindbergh também justifica que há risco real de fuga de Jair Bolsonaro para embaixadas de países aliados a ele em Brasília.

“É muito grave o pedido de asilo político na Argentina. Temos que lembrar que Bolsonaro também já passou dois dias na embaixada da Hungria”, afirmou nesta sexta-feira (22/8). “Não descartamos a possibilidade de fuga de Bolsonaro. Da casa dele para a embaixada dos Estados Unidos são dez minutos”, argumentou o líder do PT.

Lindbergh também defende que a conversão da prisão domiciliar de Bolsonaro em preventiva serviria para manter a ordem pública nestes dias que antecedem o início do julgamento do inquérito do golpe. O ex-presidente é o principal réu da trama golpista e será julgado a partir de 2 de setembro pela Primeira Turma do STF.

“Não tenho dúvida de que esse grupo bolsonarista vai tentar escalar a situação no período do julgamento”, alertou. “Se alguém tem dúvida de que vão escalar, está com a visão equivocada. A política deles é tudo ou não. Não podemos deixar que o julgamento aconteça em um clima de intranquilidade no país”, completou.

O líder do PT afirmou ainda que não descarta a possibilidade de que aconteça um novo motim da oposição com obstrução física do plenário da Câmara. Ele cobrou que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), esteja atento para impedir a movimentação antes que ela aconteça.

Risco de prisão preventiva

A Polícia Federal (PF) concluiu na quarta-feira (20/8) inquérito para apurar a atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. A investigação terminou com pedidos de indiciamento do deputado e do pai dele, Jair Bolsonaro. Em documento entregue ao STF, a PF indica que o ex-presidente descumpriu as medidas cautelares impostas a ele pela Corte em 18 de julho.

O ministro do STF Alexandre de Moraes, que é relator da ação, exigiu que os advogados de Bolsonaro deem explicações até 20h34 desta sexta-feira. A constatação de um novo descumprimento das cautelares pode levar o ministro a converter o regime de prisão domiciliar, no qual Bolsonaro se encontra, em preventiva.

O Tempo

Delegado que indiciou Bolsonaro já trabalhou em gabinete petista

FOTO: DIVULGAÇÃO

O delegado da Polícia Federal (PF), Itawan de Oliveira Pereira, responsável pelo relatório de indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado federal lincenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), já teve cargo comissionado no gabinete de um ex-deputado federal do PT, partido do presidente Lula.

Entre 2017 e 2019, Pereira integrou a equipe do então deputado federal Leo de Brito (PT-AC), hoje secretário especial do Ministério da Educação, comandado por Camilo Santana, também petista.

A relação de Itawan com o petista iniciou-se na Câmara dos Deputados, onde ele trabalhou como assessor técnico da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, presidida por Leo de Brito, posteriormente integrando o gabinete do deputado.

Os dados constam em registros administrativos da própria Câmara. Veja abaixo:

A atuação de Itawan no caso envolvendo Bolsonaro levantou questionamentos sobre um possível conflito de interesses, dada sua trajetória anterior próxima a figuras centrais do PT – partido que representa a principal oposição política ao ex-presidente.

O senador e líder da Oposição na Casa, Rogério Marinho (PL-RN), criticou nas redes sociais:

“E por falar em aparelhamento…. Padrão PT”.

Formado em Direito em 2015 pelo UniCeub, em Brasília, Itawan Pereira passou por estágios nos escritórios de advocacia Bordignon & Rocha, no Acre, e Rodrigo Mudrovitsch Advogados Associados, na capital federal.

Ingressou na Polícia Federal em 2019, sendo inicialmente lotado no Acre. No ano passado, foi transferido de volta a Brasília para compor a força-tarefa que investiga Bolsonaro, seus familiares e aliados.

Atualmente, o delegado integra a Coordenação de Investigação e Operações de Contrainteligência, uma unidade estratégica da PF normalmente reservada a policiais com maior senioridade e expertise em segurança da informação. A informação foi publicada pelo portal Claudio Dantas e confirmada pelo Diário do Poder.

Conheça Karol Cavalcante, a suposta amante que expôs segredos de David Luiz

FOTO: REPRODUÇÃO

O zagueiro David Luiz, ex-Seleção Brasileira, viu sua vida virar de ponta-cabeça nesta sexta-feira 22 depois que a suposta amante, Karol Cavalcante, de 26 anos, expôs conversas que teve com o jogador.

Nascida em Senador Pompeu, uma cidade pequena no interior do Ceará com pouco mais de 26 mil moradores, a jovem formada em serviço social conta que jamais pensou que uma conversa despretensiosa no Instagram fosse transformar sua rotina e colocá-la sob os holofotes. As informações são do site NDMais.

“Ele me seguiu no Instagram. Começamos a conversar, e aos poucos surgiu uma conexão. Eu nunca esperava que algo assim fosse acontecer”, contou.

Segundo Karol, a aproximação foi ficando cada vez mais intensa até que ela decidiu viajar para Fortaleza. Lá, a jovem teve um encontro presencial com David Luiz, que se hospedava no Hotel Magna Praia e custeava suas idas à cidade.

Um dos momentos mais delicados da suposta relação foi a proposta do jogador envolvendo uma amiga de Karol. “Em um momento, ele sugeriu fazer um trisal com minha amiga, mas eu não quis me envolver nisso”, revelou.

A amiga em questão, Rayna Carvalho, confirmou que o episódio realmente aconteceu e disse que também recebeu tentativas de contato direto do atleta. Ela destacou que a proposta foi recusada pelas duas.

Além da proposta, Karol revelou ter percebido mudanças de comportamento do atleta que a deixaram insegura: “Ele tinha atitudes meio agressivas por mensagem, e isso me preocupou. Por isso compartilhei a situação com amigas próximas e registrei todas as conversas”, declarou.

David Luiz, teve passagens recentes por clubes como Flamengo, Benfica, Chelsea, Paris Saint-Germain, Arsenal, Fortaleza e, atualmente, é jogador do Pafos FC, do Chipre. Ele também vestiu a camisa da Seleção Brasileira e esteve em campo no histórico 7×1 contra a Alemanha.

Valdemar Costa Neto diz que Bolsonaro definirá candidato do PL em 2026 e cita Trump como ‘única esperança’

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em entrevista à Jovem Pan, o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, declarou que a “única esperança” para o atual cenário político é o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele reafirmou o alinhamento total com o ex-presidente Jair Bolsonaro e disse que o partido aceitará qualquer nome indicado por ele para a sucessão presidencial de 2026. “O nome que o Bolsonaro escolher, nós vamos aceitar no partido”, afirmou.

Costa Neto também criticou o que considera perseguição judicial ao ex-presidente, comparando a situação a de Luiz Inácio Lula da Silva, preso por 580 dias antes de retornar à disputa eleitoral. “Depois que o Lula foi candidato, depois de 580 dias preso, eu nunca imaginava que o Lula ia ser candidato”, disse. Ao comentar a atuação do Judiciário, o dirigente do PL mencionou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu sei que o Supremo tem prestigiado o ministro Alexandre. Mas eu tenho certeza que essa história não vai parar aí”, afirmou.

As declarações de Valdemar ocorrem em meio a um contexto de crescente influência dos Estados Unidos na política brasileira. Trump e integrantes de sua gestão têm defendido publicamente Jair Bolsonaro, afirmando que ele é alvo de uma “caça às bruxas” e que o ministro Alexandre de Moraes age contra a liberdade de expressão. Nos últimos meses, os EUA anunciaram medidas de retaliação contra o Brasil, como um tarifaço de 50% sobre importações, uma investigação comercial contra o Pix e sanções financeiras contra Moraes, aplicadas por meio da Lei Magnitsky.

Nesta semana, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A investigação aponta que Eduardo teria atuado junto ao governo Trump para incentivar sanções contra o Brasil e autoridades, incluindo Moraes. Em mensagens obtidas pela PF, Bolsonaro pediu orientação ao advogado norte-americano Martin Luca, ligado a Trump, sobre como reagir ao tarifaço. Para os investigadores, o diálogo mostra submissão a interesses estrangeiros.

O ex-presidente é réu na ação penal da chamada “trama golpista”, cujo julgamento começa em 2 de setembro no Supremo Tribunal Federal. Ele e outros oito aliados, entre ex-ministros e militares, são acusados de crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e deterioração do patrimônio público nos atos de 8 de janeiro de 2023. A defesa de Bolsonaro disse ter sido surpreendida com o indiciamento e afirmou que prestará os esclarecimentos solicitados pelo ministro Alexandre de Moraes. Martin Luca, por sua vez, declarou que apenas presta orientação jurídica e de comunicação ao ex-presidente e criticou a interpretação da PF.

Jovem Pan

MPRN recomenda que Câmara Municipal de Natal convoque concursados aprovados

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Câmara Municipal de Natal que convoque e nomeie imediatamente os candidatos aprovados dentro do número de vagas do concurso público regido pelo Edital nº 001/2023. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (22), orienta ainda a implementação de uma seção atualizada no site da Câmara, com a publicação individualizada das portarias de nomeação.

O concurso da Câmara Municipal de Natal, Edital nº 01/2023, foi executado pela FUNCERN. A seleção visava preencher 46 vagas e formar cadastro de reserva para Técnico Legislativo e Assistente Legislativo. A Lei Municipal nº 6.325/2011 e a Lei Municipal nº 7.425/2022 criaram os cargos.

A lista geral de aprovados foi homologada em agosto de 2023. No entanto, informações da própria Câmara indicam que apenas 34 dos 46 candidatos foram convocados. Além disso, a Promotoria destacou a ausência de prorrogação oficial do concurso, cuja validade se aproxima do fim. O Supremo Tribunal Federal (STF) já consolidou o direito subjetivo à nomeação nestes casos.

Um relatório de auditoria do Tribunal de Contas do RN, de 2019, apontou que 76% do quadro funcional da Câmara era composto por servidores comissionados. Assim, o percentual de efetivos era de apenas 23%. Esta realidade reforça a necessidade de convocação dos aprovados.

A recomendação concede à Câmara Municipal de Natal 48 horas para informar as medidas adotadas, com os documentos comprobatórios. O descumprimento poderá levar a medidas judiciais.