SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 13, 2025

A Festa do ano: Chaplin celebra 40 anos com superprodução e nostalgia em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Começou a contagem regressiva para um dos eventos mais aguardados na capital-potengi: a comemoração dos 40 anos do Restaurante Chaplin, ícone da boemia e da vida noturna de Natal. A venda do 1º lote de ingressos começou, no valor de R$ 300, na tradicional Banca do Tota, em Petrópolis, e a procura já surpreende.

O ingresso inclui bufê de delicinhas, bar de drinques (com gin, Moscow Mule e Aperol) e serviço de manobrista. Quem preferir, pode levar seu uísque ou vinho tinto, o Chaplin fornecerá copos e taças de acrílico, além de gelo. Não será permitida a entrada de vinho branco, espumante ou coolers.

O evento será dia 19 de setembro, uma sexta-feira, a partir das 20h, e promete uma verdadeira viagem no tempo pelas quatro décadas de história do Chaplin. À frente da organização, o casal Cláudia e Paulo Gallindo prepara surpresas que vão desde a decoração temática assinada por Luciano Almeida até um cardápio e ambientação cuidadosamente pensados para misturar nostalgia e sofisticação.

No palco, uma seleção de atrações para todos os gostos: DJ Solon Silvestre, Ronny Vanucci, Sax in The House, Pedro Luccas e Alysson Carlyle. O traje sugerido é “Homens de Preto” e “Mulheres com Muito Brilho”, para combinar com o brilho especial da noite.

Um marco da vida noturna em Natal

Inaugurado em 1984, o Chaplin rapidamente se tornou ponto de encontro da elite natalense, artistas, jornalistas e boêmios. Localizado na orla da Praia dos Artistas, marcou época como bar, restaurante, combinando gastronomia, coquetéis elaborados e uma atmosfera única. Durante as décadas de 1980 e 1990, o Chaplin foi cenário de encontros históricos, comemorações memoráveis e até apresentações surpresa de músicos que passavam pela cidade.

Mesmo após transformações no cenário gastronômico e cultural de Natal, o Chaplin manteve seu charme e status, sendo lembrado por gerações como um símbolo da noite natalense. Os “40 anos” serão, portanto, mais que uma festa: um revival para quem viveu, e para quem ainda vive, essa história.

Quem quiser garantir o lugar nessa celebração histórica deve correr para a Banca do Tota, onde o 1º lote está à venda. Como a própria trajetória do Chaplin ensina, certas oportunidades na noite natalense não se repetem.

BZN

Deputado Mineiro cobra responsabilização de big techs por crimes online contra crianças

FOTO: MARIO AGRA

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) afirmou que as grandes empresas de tecnologia precisam ser responsabilizadas por crimes cometidos em suas plataformas, especialmente quando envolvem crianças e adolescentes, e que lucrar com esse tipo de conteúdo é inaceitável. Segundo ele, a regulamentação da internet anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é necessária para obrigar as chamadas big techs a agir com rapidez diante de publicações criminosas.

“Estamos prontos para avançar na regulamentação e responsabilização das big techs por conteúdos criminosos que não só são publicados, mas também têm gerado lucro para quem publica. Em defesa das nossas crianças e adolescentes”, escreveu ele, nas redes sociais.

Mineiro afirmou que a proposta do governo federal deve chegar em breve ao Congresso e que a bancada do PT está preparada para apoiar a tramitação. Ele defendeu que a legislação deixe explícito que as plataformas têm responsabilidade solidária quando permitem a circulação de vídeos, imagens ou textos de natureza criminosa, e que o modelo de negócios que gera receita com esse tipo de material deve ser combatido.

O parlamentar disse que casos recentes, que ganharam repercussão nacional, mostraram que há um ciclo de exposição e exploração de menores com a conivência de algoritmos que priorizam o engajamento e a audiência, independentemente do conteúdo. Para ele, essa prática alimenta uma cadeia que vai da publicação inicial à geração de receita publicitária.

Mineiro defendeu que a nova lei também fortaleça mecanismos de fiscalização e preveja penalidades financeiras proporcionais ao faturamento das empresas, de modo a impedir que elas considerem mais vantajoso pagar multas do que mudar sua forma de atuação. “Quando se trata de proteger crianças, a omissão não é um erro administrativo. É cumplicidade”, completou.

Discussão sobre exploração infantil ganha destaque após denúncias de Felca
Nesta semana, o debate sobre exploração e abuso de crianças e adolescentes ganhou força após a repercussão do vídeo “Adultização”, publicado pelo youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca. Em seu conteúdo, ele acusa o influenciador paraibano Hytalo Santos de exploração de menores e menciona outros casos que considera alarmantes.

Felca, que possui mais de 100 vídeos em seu canal, é conhecido por reagir a conteúdos variados, desde temas leves até críticas a figuras polêmicas. Desta vez, ele destacou a falta de proteção a crianças e adolescentes nas redes sociais, alertando para os riscos da exposição precoce. Além disso, ele explica como os algoritmos e o sistema de monetização das plataformas podem facilitar crimes contra menores, criticando ainda a onda de “empresários mirins” e perfis infantis com discursos de “coach”, que incentivam riqueza rápida e desvalorizam a educação formal.

Um dos casos mais graves citados por Felca envolve Hytalo Santos e a jovem Kamylinha. O youtuber acusa o influenciador de retirar adolescentes de suas casas para morar com ele, além de expor jovens de 14 e 15 anos de forma sexualizada. Kamylinha teria entrado nesse ciclo aos 12 anos e, segundo Felca, foi tratada como um “produto” para gerar engajamento, passando por procedimentos estéticos, como implante de silicone aos 17 anos, e aparecendo em conteúdos com bebidas alcoólicas e roupas sugestivas.

Hytalo Santos já é investigado pelo Ministério Público desde 2024, após uma denúncia via Disque 100 sobre possível exploração de menores por meio de danças com conotação sexual. Recentemente, seu perfil no Instagram saiu do ar, mas não há confirmação de que isso esteja relacionado às denúncias feitas por Felca.

Agora RN

Projeto que cria Lei de Arborização Urbana e Preservação de Áreas Verdes em Natal avança na Câmara

FOTO: IZABELLE VICENTE

A Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (12), uma reunião ordinária na qual deu parecer favorável a quatro projetos de lei. Destaque para a aprovação do Projeto de Lei 078/2025 de autoria do vereador Chagas Catarino (União Brasil) que propõe a criação da Lei de Arborização Urbana e Preservação de Áreas Verdes na capital potiguar.

De acordo com o vereador Eribaldo Medeiros (REDE), relator da matéria, a arborização urbana desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida nas cidades. “Oferece uma série de benefícios ambientais, sociais e econômicos. Contribui para a redução do calor, melhora a qualidade do ar e da água, só pra citar alguns exemplos. Trata-se de uma iniciativa conectada com as demandas da atualidade”, defendeu.

Por sua vez, o PL 702/2024, do vereador Preto Aquino (Podemos), estabelece a divulgação com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias do início de qualquer obra pública Municipal, que afete a livre circulação de veículos e pessoas nas imediações da obra, ou que seja necessário desviar trajetos de transporte público ou privado, no Município. O vereador Kleber Fernandes (Republicanos) fez a relatoria do texto e apresentou parecer favorável, que foi aprovado pelo colegiado.

Pingo da Mei Dia é reconhecido como patrimônio cultural e turístico do RN

FOTO: FRANCINILDO SILVA

O Governo do Estado sancionou nesta terça-feira 12 a Lei nº 12.392, que declara o Pingo da Mei Dia como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Rio Grande do Norte. A medida foi assinada pela governadora Fátima Bezerra e entrou em vigor na mesma data.

Realizado em Mossoró desde 2009, o evento ocorre na Avenida Rio Branco, no Corredor Cultural, e marca a abertura dos festejos juninos na cidade. O Pingo da Mei Dia se consolidou como uma das principais atrações do Nordeste, reunindo nesta edição mais de 250 mil pessoas, segundo estimativa da Prefeitura de Mossoró.

Agora RN

“Operação Liberdade”: Polícia Civil prende “gerente” do tráfico de drogas em Pipa

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia (DP) de Tibau do Sul, com apoio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), deflagraram, nesta terça-feira (12), a segunda fase da Operação Liberdade. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem de 18 anos, conhecido como “Galeguinho”, natural de São Gonçalo do Amarante, apontado como gerente do tráfico de drogas na praia de Pipa. Também foi presa uma mulher de 21 anos, natural de Natal.

De acordo com as investigações, o suspeito havia assumido recentemente a gerência do tráfico na região e utilizava adolescentes para atuarem nas chamadas “bocas de fumo” no centro de Pipa. Quatro menores foram apreendidos: dois de 17 anos, um de 16 e outro de 14 anos, todos naturais de Natal.

Durante a operação, foram apreendidos 1 kg de maconha tipo flor, um tablete de maconha, 600 trouxinhas de maconha, 500 papelotes de cocaína, cinco balanças de precisão, sacos tipo “zip lock”, seis aparelhos celulares e R$ 1.120,00 em espécie.

O homem e a mulher foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e encaminhados ao sistema prisional. Os adolescentes foram levados ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP), onde permanecem à disposição da Justiça.

A Operação Liberdade tem como objetivo combater o tráfico de drogas e enfraquecer facções criminosas que atuam na região de Pipa.

MPRN recomenda anulação de contrato com instituto de saúde em Lagoa Salgada

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 2ª Promotoria de Justiça de Monte Alegre, expediu uma recomendação à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Salgada para que anulem um termo de colaboração firmado com o Instituto Social de Saúde e Educação do Rio Grande do Norte (ISSERN), que é considerado irregular e ilegal pelo órgão ministerial.

A Promotoria de Justiça identificou que a parceria, cujo objeto é a prestação de serviços de assistência à saúde e a gestão de programas municipais, tem como finalidade exclusiva o fornecimento de mão de obra para a Secretaria Municipal de Saúde. Esta prática, segundo o MPRN, contraria o caráter complementar que deve reger a colaboração entre o poder público e as organizações da sociedade civil.

De acordo com o MPRN, em caso de descumprimento, serão tomadas medidas judiciais cabíveis, pois a inobservância da recomendação pode resultar em responsabilização civil, criminal e por improbidade administrativa.

Lula se recusa ao diálogo e opta pelo caos, diz Flávio Bolsonaro

FOTO: LULA MARQUES

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou nesta terça-feira (12) a omissão do presidente Lula (PT) nas tratativas de negociação das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, demandadas pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o parlamentar destacou que o petista não quis dialogar com o mandatário americano, e que o mesmo opta pelo caos.

“Lula não quer diálogo com Trump, quer o caos. Atua como agente da desordem, cria crises, se recusa a solucioná-las e usa o falso discurso de soberania para justificar a instabilidade que alimenta”, disse Flávio.

A publicação destaca um vídeo onde Lula (PT) diz rebater as tarifas do republicano, e que os americanos “sofrerão as consequências”.

AS falas de Lula (PT) destinadas ao presidente Donald Trump não descartam possíveis retaliações econômicas através da Lei de Reciprocidade, sancionada no dia 14 de abril. A lei estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

Nesta quarta-feira (13), Lula (PT) deve apresentar o plano de contingência do governo para mitigar os impactos do tarifaço na economia brasileira.

O MP (Medida Provisória), denominada “Brasil Soberano”, disponibilizará uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas afetadas pelas tarifas.

O petista também afirmou que o pacote contará com compras governamentais dos produtos que não poderão ser exportados; exigência de um mínimo de conteúdo nacional no que for produzido internamente – e a busca do governo por novos mercados de exportação.

Diário de Poder

Em nota, Prefeitura de Extremoz confirma que enviou as informações sobre a emenda PIX dentro do prazo e que o sistema do Governo não atualizou

FOTO: REPRODUÇÃO

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales, usou os canais oficias da prefeitura para explicar em detalhes o que realmente aconteceu sobre a emenda PIX que foi notícia na imprensa potiguar, na manhã desta segunda-feira (11). Segundo a nota, a prefeitura enviou o plano de trabalho no dia 29 de julho, às 16h24, mas o prazo do Governo Federal encerrou o recebimento às 9h, do mesmo dia – algo que não ocorria em anos anteriores.

A prefeita confirma que o recurso está disponível na conta da prefeitura e com a nova atualização do sistema do Governo, a situação será normalizada.

NOTA ESCLARECIMENTO

Em razão de matéria publicada afirmando que Extremoz “está entre as cidades proibidas de receber emenda Pix, a Prefeitura esclarece que recebeu uma emenda no valor de R$ 100.038,00 (cem mil e trinta e oito reais), destinada pelo deputado General Girão. O prazo para envio do plano de trabalho, detalhando a aplicação do recurso, encerrava-se no dia 29 de julho de 2025.

O projeto foi encaminhado no dia 29/07, às 16h24, conforme consta no documento em anexo (print do Sistema de cadastro), ou seja dentro do prazo estabelecido.

Estranhamente, neste ano, o sistema SIOP no Transferegov.br. do Governo Federal encerrou o recebimento às 9h da manhã — algo que não ocorria em anos anteriores.

Por essa razão, consta no sistema plano em análise. É importante destacar que o município não perdeu o recurso: o valor está na conta da Prefeitura e será liberado no segundo ciclo, que ocorrerá no final do mês de agosto ou início do mês de setembro.

A verba será destinada, conforme plano de execução, para pavimentação de ruas.