SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 8, 2025

Escola da Assembleia do RN lança curso preparatório para o Enem

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Escola da Assembleia Legislativa do RN abriu inscrições para o Integra Enem, projeto de aulas preparatórias para o Enem 2025 que acontecerão aos sábados, de agosto a novembro, em formato presencial, em Natal, e com transmissão ao vivo para Câmaras Municipais. O objetivo é alcançar estudantes de todo o Estado, especialmente do interior, replicando os aulões presenciais para pelo menos 50 municípios.

O curso oferece 80 vagas presenciais para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, com materiais fornecidos pela FUNCERN. As aulas serão realizadas na sede da Escola, das 7h30 às 12h30, a partir de 16 de agosto.

“A nossa intenção é criar salas de aula nas Câmaras Municipais, para que os aulões presenciais da Escola, que contarão com 80 estudantes, sejam replicados para o máximo de municípios do Estado. A expectativa é a de que pelo menos 50 câmaras adiram ao projeto”, explicou Rodrigo Aladim, coordenador do Integra ENEM.

As inscrições gratuitas vão até segunda-feira (11) e podem ser feitas pelo aplicativo “Escola da Assembleia – RN”, pelo link na bio do Instagram @escoladaassembleiadorn ou pelo telefone (84) 3132-0035.

Pai e filha: Leila e Diógenes da Cunha Lima lançam obra poética no Sesc Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

No Dia Mundial da Fotografia e do Historiador, próximo dia 19, o Sesc Natal será palco de um encontro especial entre arte, história e literatura. A procuradora estadual e fotógrafa Leila Cunha Lima Almeida lança seu livro em parceria com o pai, o poeta e advogado Diógenes da Cunha Lima, presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras.

A obra, intitulada “Diário Poético do RN”, será lançada no salão do Sesc da Av. Rio Branco, 375, na Cidade Alta, a partir das 17h30.

O livro promete uma experiência única que mistura imagens e versos para registrar a essência do Rio Grande do Norte, celebrando a memória e a cultura potiguar por meio da sensibilidade de duas gerações artísticas da mesma família.

A parceria entre Leila e Diógenes reforça a tradição literária da família Cunha Lima, enquanto abre espaço para novas interpretações visuais e poéticas da identidade regional. O lançamento é aberto ao público, que poderá conferir o autógrafo dos autores e prestigiar esse encontro de talentos que une passado e presente da cultura potiguar.

CPRE captura tornozelados foragidos da justiça na zona leste de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Tático Operacional Rodoviário/BPRV, capturou, nesta quinta-feira (07), 02 (dois) indivíduos com mandados de prisão em aberto durante intensificação do policiamento na zona Leste de Natal.

No bairro de Cidade Alta, um homem de 38 anos foi preso com mandado de prisão pelo crime de roubo expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal. Já na Ribeira, uma mulher de 42 anos, com ordem de prisão também por crime de roubo, foi capturada.

Os infratores, ambos portadores de tornozeleiras eletrônicas, foram encaminhados à Central de Flagrantes a fim de serem recambiados ao sistema prisional.

Voos com brasileiros deportados dos EUA devem aumentar nos próximos dias

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os voos com brasileiros deportados dos Estados Unidos devem aumentar nos próximos dias, passando a chegar ao menos um por semana ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8/8) pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, durante evento do programa Viva + Periferia, no bairro Primeiro de Maio, região Norte da capital. Na quinta-feira (7/8), uma aeronave com 100 brasileiros deportados dos EUA pousou no terminal de BH.

“Até então, tínhamos voo a cada duas semanas ou mais, mas agora vamos começar a ter mais voos, provavelmente um por semana. Mas esse fluxo não depende de nós (Governo Federal). Depende do governo americano”, afirmou a ministra.

Segundo Macaé Evaristo, o número de brasileiros em condição de deportação é muito maior do que o número de voos. Por isso, a situação dos deportados que chegam ao solo brasileiro é distinta. “Quem delibera é o governo americano, então temos pessoas que passaram por presídios lá por dias, meses e até um ano; tem pessoas que ficam um ou dois dias lá, que ainda estão na custódia deles”, explicou.

Para tentar minimizar o problema, a ministra garante que a pasta tem negociado com o governo dos EUA para estabelecer um processo que possibilite o planejamento das operações de acolhimento aos repatriados. “Lançamos o projeto Aqui é Brasil, que visa oferecer uma resposta coordenada, abrangente e humanizada às necessidades dos brasileiros repatriados ou deportados em situação de vulnerabilidade, por meio de ações de acolhimento humanizado. Além disso, solicitamos aos EUA que possam nos avisar sobre os voos para que possamos organizar o direcionamento dessas pessoas às suas residências”, finalizou.

Repatriados

Desde fevereiro, o Brasil recebeu mais de 1,2 mil repatriados em operações organizadas pelo governo federal, com foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Minas Gerais foi o estado que mais recebeu repatriados, seguido por Rondônia, São Paulo, Goiás e Espírito Santo.

Nesta quinta-feira (7/8), um avião com 100 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou no Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana. Entre os repatriados, estavam 95 homens e cinco mulheres, todos desacompanhados. O grupo foi acolhido e atendido pelo Ministério dos Direitos Humanos.

O Tempo

Motorista perde o controle e invade imóvel na avenida Hermes da Fonseca

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na manhã desta sexta-feira (8), um homem perdeu o controle do carro na Avenida Hermes da Fonseca, em Natal.

De acordo com testemunhas, ao sair de uma loja, ele deu ré com o veículo, colidiu com outro carro e, em seguida, acelerou, invadindo um imóvel.

Felizmente, ninguém ficou ferido. Houve apenas danos materiais.

Blog do BG

Atividade industrial despenca 21% no RN em junho, aponta pesquisa do IBGE

FOTO: REPRODUÇÃO

A produção industrial do Rio Grande do Norte caiu 21,4% em junho de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional – Produção Física, divulgada nesta sexta-feira 8 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado registrou a maior retração entre os 18 locais pesquisados.

O resultado foi influenciado pela queda de 34,3% na produção do setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel). Todos os outros segmentos industriais pesquisados apresentaram crescimento no período: a indústria extrativista avançou 36,6%, a confecção de artigos do vestuário e acessórios cresceu 22,4% e a fabricação de produtos alimentícios registrou alta de 5,1%.

No acumulado de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, o desempenho seguiu o mesmo padrão, com alta em todos os setores, exceto no de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis, que caíram 27,1%. A indústria extrativista cresceu 12,5%, a confecção avançou 6,9% e a fabricação de produtos alimentícios subiu 5,9%.

Na comparação acumulada dos últimos 12 meses, apenas o setor de fabricação de produtos alimentícios e as indústrias extrativistas registraram resultados positivos, com crescimento de 9,1% e 3%, respectivamente. O setor de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis recuou 18,2%, e o de confecção caiu 3,7%.

Agora RN

Governadores criticam ‘marcha da insensatez’ de Lula contra os EUA

FOTO: DIVULGAÇÃO

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que coordena o Forum de Governadores, recebeu em sua residência na noite desta quinta-feira (7) oito dos mais importantes chefe de Executivo estaduais para discutir iniciativas que estabeleçam algumaa negociação com o governo do Estados Unidos para o tarifaço.

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que esteve no encontro, relatou depois que os governadores estão preocupados com a escalada da crise alimentada pelo governo Lula (PT) com os Estados Unidos, negligenciando iniciativas para resolver o impasse do tarifaço. “Existe uma questão de imprudência em termos de relação internacional”, disse ele.

Tarcísio criticou duramente a irresponsabilidade do governo Lula:

“A gente está muito preocupado com a escalada da crise, com a marcha da insensatez, e estamos preocupados com os efeitos deletérios do tarifaço, do estressamento com os Estados Unidos. A gente está preocupado com os setores da nossa economia que vão ser afetados. Então, a reunião nasce com a preocupação com as empresas, com os negócios e com os empregos”.

Além do anfitrião Ibaneis Rocha e de Tarcísio, estiveram presentes ao encontro os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Wilson Lima (Amazonas), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ratinho Júnior (Paraná).

Diário do Poder

Justiça do RN autoriza mulher com transtorno de pânico a viajar com cadela de apoio emocional na cabine do avião

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Justiça do Rio Grande do Norte autorizou uma passageira diagnosticada com transtorno de pânico e ansiedade generalizada a viajar com sua cadela de apoio emocional na cabine do avião. A decisão foi tomada pela 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do RN em resposta a um mandado de segurança apresentado pela tutora do animal.

A decisão, assinada pelo juiz Mádson Ottoni de Almeida Rodrigues, determinou que a companhia aérea Latam permitisse o embarque da cachorra junto à passageira nos voos Manaus–Natal e Natal–Manaus, em junho. No entanto, o juiz condicionou a autorização ao uso de uma caixa de transporte compatível com o tamanho do animal, durante todo o trajeto. A decisão foi integralmente cumprida, segundo apurou o AGORA RN.

Segundo a documentação médica apresentada, a cadela é considerada parte essencial do tratamento da tutora, ajudando a evitar crises durante situações de estresse, como viagens de avião. Laudos de psicóloga e veterinário foram juntados ao processo para atestar a importância da presença do animal e sua condição de saúde.

Na ação, a passageira relatou que já havia conseguido viajar outras vezes com a cachorra no colo, amparada por decisões liminares semelhantes. Desta vez, porém, a Latam negou o pedido, afirmando que o serviço de transporte de animal de apoio emocional não está disponível em voos nacionais.

Ao analisar o caso, o juiz afirmou que, apesar de recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter negado a equiparação de animais de apoio emocional a cães-guia, o transporte desses animais pode ser autorizado quando se trata de pequenos portes — como é o caso da cachorra — desde que acomodados em caixas adequadas.

“Se a viagem com o cão de apoio emocional é uma realidade em voos internacionais da Latam, não há justificativa para obstar igual tratamento a quem viaja dentro do país”, escreveu o magistrado. Ele também apontou a urgência do caso, considerando a proximidade do voo, e estipulou multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão por parte da empresa.

Agora RN