SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 4, 2025

Alexandre Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

FOTO: TON MOLINA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira 4 a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares impostas anteriormente.

Segundo Moraes, Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados, incluindo seus três filhos parlamentares, para veicular mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.

“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu o ministro. Para Moraes, mesmo sem usar diretamente seus perfis, Bolsonaro burlou de forma deliberada as restrições determinadas pela Corte.

Com isso, o ex-presidente deverá cumprir prisão domiciliar em sua residência. As medidas incluem o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de visitas — salvo por familiares próximos e advogados — e recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.

O ministro afirmou ainda que as condutas de Bolsonaro evidenciam “a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu”. Moraes considerou que as restrições menos severas já impostas foram desrespeitadas.

A decisão foi tomada no âmbito da investigação que apura a articulação de uma tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022. Bolsonaro é réu nesse inquérito e também responde a outras ações penais que tramitam no STF.

Com informações do Agora RN

Mulher é presa por furto a lojas em shopping na capital potiguar

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais militares do Comando de Policiamento da Capital (CPC) prenderam nesse sábado uma mulher de 29 anos suspeita de furtar lojas em um shopping na Zona Norte de Natal.

A equipe foi acionada por uma vítima que relatou a atuação de uma quadrilha especializada em furtos no local. Ao chegarem à rua Salvador, nas proximidades do shopping, os policiais se depararam com a suspeita gritando e acusando os seguranças de tentativa de abuso, enquanto abandonava sacolas pelo caminho.

Durante a abordagem, a mulher tentou resistir. Com ela, foram encontradas duas sacolas com roupas de lojas diferentes e uma embalagem de papel alumínio, comumente utilizada para burlar alarmes antifurto, contendo seis bermudas ainda com etiquetas. As sacolas largadas também continham outras peças de vestuário.

A suspeita foi conduzida à Delegacia de Plantão da Zona Norte, juntamente com o material apreendido, para os procedimentos cabíveis.

RN na vitrine internacional: operadores de turismo da América do Sul conhecem destinos potiguares

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Rio Grande do Norte está recebendo, desde o último dia 2 de agosto, oito operadores de turismo da Argentina, Chile e Colômbia. A visita faz parte do Famtour Experience Brasil, iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo apresentar experiências turísticas do estado a agentes de viagens e empresários do setor, ampliando a presença do Brasil no mercado internacional.

Com roteiro que segue até o próximo domingo (10), a ação contempla destinos potiguares já reconhecidos pelo potencial turístico, como Natal, Pipa, Galinhos e São Miguel do Gostoso. A proposta é demonstrar a diversidade de produtos turísticos locais, alinhados às novas tendências de consumo, como vivências em meio à natureza, gastronomia regional e esportes de aventura.

Durante a programação, os operadores internacionais participam de visitas técnicas a hotéis, passeios guiados e encontros com empresários do setor turístico local. Em Pipa, o grupo conheceu o Santuário Ecológico, caminhou pelas falésias e observou tartarugas marinhas. Em Galinhos, experimentaram o acesso por barco e visitaram áreas naturais como dunas, salinas e manguezais. Já em São Miguel do Gostoso, os destaques foram as praias e a prática de esportes como kitesurf e windsurf.

Parte das experiências vivenciadas pelos operadores está integrada ao projeto Feel Brasil, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae. A iniciativa selecionou mais de 100 experiências autênticas em todo o país, com foco na valorização da cultura local, natureza e pequenos empreendedores do turismo.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação busca promover o Brasil como um destino competitivo e ampliar o contato direto entre operadores internacionais e o trade turístico local. “A aproximação com esses mercados facilita a criação de novos pacotes e contribui para o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior”, afirmou.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, também destacou o impacto da ação para a economia do estado. “Ao mostrar o que o Rio Grande do Norte tem de melhor, conseguimos atrair mais visitantes e movimentar diversos setores da cadeia do turismo, desde o transporte até a gastronomia”, disse.

Segundo dados oficiais, o número de turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte cresceu mais de 40% em 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa é de que o Famtour contribua para consolidar esse avanço, fortalecendo a internacionalização dos destinos potiguares.

INUSITADO: Vice-prefeita é denunciada por usar verba pública para contratar mãe de santo com o intuito de arranjar namorado

FOTO: DIVULGAÇÃO

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Ribeira (SP), Juliana Maria Teixeira da Costa, foi denunciada pelo Ministério Público (MP-SP) por associação criminosa e peculato (crime contra a administração pública).

Segundo a promotoria, ela teria desviado R$ 41,2 mil dos cofres públicos para pagar um casamento espiritual, uma suposta amarração amorosa.

Além de Juliana, também foram denunciados pelo MP-SP o coordenador municipal de Saúde e técnico de enfermagem, Lauro Olegário da Silva Filho, e Willian Felipe da Silva, proprietário da empresa W.F. Da Silva Treinamentos, contratada pela prefeitura para prestar serviços à pasta.

Segundo o MP-SP, o repasse de R$ 41,2 mil à mãe de santo conhecida como Mentora Samantha foi realizado por meio da empresa W.F., contratada pela prefeitura. O montante teria sido destinado à realização de uma amarração espiritual encomendada por Juliana, com o intuito de afastar Lauro da esposa e estabelecer uma relação afetiva com ele.

O MP-SP afirmou que o uso de recursos públicos para contratar uma mãe de santo configura crime de peculato: “O dinheiro do Fundo Municipal de Saúde deve ser destinado exclusivamente à saúde pública”.

Juliana e William foram denunciados por associação criminosa, fraude à licitação, uso de documento falso, falsidade ideológica e peculato. Lauro, por sua vez, responde por associação criminosa, fraude à licitação e concurso material.

G1

Cemitérios Públicos recebem mutirão de limpeza e manutenção para o Dia dos Pais

FOTO: ROBERTO GALHARDO

A Prefeitura do Natal está realizando uma série de melhorias nos oito cemitérios públicos da cidade, em antecipação ao Dia dos Pais. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) estão trabalhando, desde a semana passada, em serviços essenciais para receber adequadamente os visitantes. Neste sábado (2), as equipes atuaram em regime de mutirão. No Dia dos Pais, próximo domingo (10), os cemitérios públicos permanecerão abertos em horário ampliado, das 7h às 17h, sem pausa para o almoço.

“Decidimos manter os portões abertos continuamente para evitar a concentração de pessoas em horários específicos. Essa medida, aliada aos trabalhos de manutenção, proporcionará mais conforto e segurança aos visitantes. Queremos oferecer condições dignas para que as famílias possam homenagear seus entes queridos”, afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves.

Todas as regiões da cidade estão sendo atendidas de forma igualitária. As equipes da Semsur continuarão trabalhando até a data comemorativa, para assegurar que todos os cemitérios municipais estejam prontos para receber o público da melhor forma possível.

Lula mantém reprovação de 50% dos brasileiros, após embate com Trump

FOTO: RICARDO STUCKERT

O acirramento de embates com o presidente Donald Trump contra o tarifaço dos Estados Unidos ao Brasil não rendeu ganhos para a avaliação do presidente Lula (PT), cujo governo registra reprovação de 50% dos brasileiros. É o que dizem os números da pesquisa Datafolha divulgados neste sábado (2), com aprovação registrada de apenas de 46%.

A taxação de 50% anunciada em 9 de julho com motivação política de defesa de Jair Bolsonaro (PL) foi mote de uma estratégia que levou Lula a se afastar da busca por negociação com Trump e abraçar a estratégia de escalada de uma reação ofensiva, em busca de ganhos eleitorais que o fizessem decolar rumo à almejada reeleição em 2026.

Mas além de manter a reprovação no mesmo percentual registrado em 12 de julho, o desempenho é um ponto pior que os 49% negativos de 4 de abril, desde quando Lula perdeu dois pontos na aprovação de sua gestão. Dados que sinalizam não ter chance sequer para um “voo de galinha” da pré-candidatura de reeleição de Lula.

Além disso, Lula registra na pesquisa de hoje uma maioria de 40% de avaliação ruim e péssima de seu governo. Desempenho igual ao de 12 de julho e dois pontos pior que os 38% da avaliação negativa de 4 de abril. Ainda despencou dos 32% para 29% na avaliação regular divulgada pelo Datafolha há quase quatro meses. E e manteve 29% entre quem classifica seu governo como ótimo e bom.

Na pesquisa com margem de erro de dois pontos para resultados gerais, o Datafolha ouviu 2.004 eleitores de 130 cidades brasileiras, entre os dias 29 e 30 de julho. E é divulgado no ápice da celeuma que envolve sanções dos Estados Unidos ao Brasil, consideradas por Lula como ataque à soberania nacional, enquanto Trump as justifica como pressão contra o que classifica como “perseguição judicial” do Supremo Tribunal Federal (STF) à opositores do petista e ao ex-presidente Bolsonaro.

Diário do Poder

Resort é autuado por ligação clandestina de drenagem na rede pública de esgoto em Natal

FOTO? DIVULGAÇÃO

Um resort foi autuado por lançar água de drenagem de forma irregular no sistema público de esgoto em Natal. A infração foi flagrada durante fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) na orla de Ponta Negra, na manhã de sábado 1º.

Segundo a supervisora de fiscalização Rejane Alves, os fiscais identificaram um poço de visita extravasando na Rua Erivan França. A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) foi acionada para desobstruir o sistema e constatou que a ligação clandestina vinha de um empreendimento turístico.

“A irregularidade foi constatada no momento em que os fiscais perceberam o extravasamento do PV da Caern. A companhia foi acionada para realizar a desobstrução e, durante o serviço, constatou-se que o empreendimento turístico estava lançando água de drenagem de forma irregular na rede pública. Diante do flagrante, o resort foi autuado com multa grave e será formalmente notificado com a emissão do Auto de Infração”, disse.

Na mesma operação, um locatário foi autuado por manipular bebidas no ponto de locação, prática proibida na região da orla.

A fiscalização seguiu durante o fim de semana. À tarde, equipes atenderam uma ocorrência de poda irregular no canteiro central da Avenida Afonso Pena, no bairro Tirol. À noite, a ação foi direcionada a bares da Zona Norte. Não houve infrações graves, mas os estabelecimentos vistoriados foram notificados para se regularizarem.

Idema publica gabarito oficial da prova do concurso público

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) divulgou nesta segunda-feira 4 o gabarito da prova do concurso público realizada no domingo 3, em Natal. Esta foi a primeira seleção pública da história do órgão.

O gabarito da prova está disponível no site: https://www.institutoaocp.org.br

O concurso teve 13.512 inscritos disputando 180 vagas de nível superior, divididas entre os cargos de analista ambiental (113 vagas), analista administrativo (27) e fiscal ambiental (40). Ao todo, 7.935 candidatos compareceram e 5.577 não estiveram presentes no dia das provas.

As provas foram aplicadas em dois turnos. Pela manhã, os candidatos aos cargos de analista ambiental e analista administrativo fizeram a prova. À tarde, foi a vez dos concorrentes ao cargo de fiscal ambiental. A duração da prova foi de cinco horas.

A remuneração inicial para todos os cargos é de R$ 5.118,52, com carga horária semanal de 40 horas. As provas foram compostas por questões objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Os conteúdos abordaram Língua Portuguesa, História e Geografia do Rio Grande do Norte, Informática, Legislação e conhecimentos específicos.

O cargo com maior número de inscritos foi o de fiscal ambiental, com 6.167 candidatos. Para o cargo de analista ambiental foram registrados 4.648 inscritos, enquanto o cargo de analista administrativo teve 2.697 concorrentes.

Os portões abriram às 7h15 e fecharam às 8h para o turno da manhã. À tarde, os portões foram abertos às 14h15, com fechamento às 15h.