SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 31, 2025

Prefeito de Assú Lula Soares participa de reunião para expandir o SAMU na região.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de ampliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na 8ª Região de Saúde do RN, o prefeito de Assú, Lula Soares, participou nesta quinta-feira (31) da reunião do Colegiado Intergestor Regional (CIR). O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), incluindo representantes do setor de urgência e emergência.

Participaram da reunião prefeitos dos municípios que compõem a 8ª Região de Saúde, formada por 12 cidades. A pauta central foi a proposta de cooperação entre o Estado e os municípios para financiar a expansão do SAMU na região.

Entre os pontos apresentados, a SESAP destacou a proposta de instalação de duas novas bases descentralizadas de suporte básico: uma em Angicos e outra em Carnaubais. Além disso, outras bases de suporte avançado também farão parte da reestruturação, impactando positivamente o sistema de atendimento. Com essa redistribuição, Assú — que hoje concentra grande parte da demanda regional — será aliviado e poderá fortalecer ainda mais o atendimento, reduzindo o tempo de resposta aos chamados.

A SESAP apresentou um plano inicial de expansão que inclui a chegada de novas ambulâncias ao Rio Grande do Norte e o reforço das equipes, com condutores, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A secretária adjunta de Saúde do Estado, Leidiane Fernandes de Queiroz, e a secretária de Saúde de Assú, Viviane Fonseca, estiveram presentes na reunião e contribuíram com sugestões sobre modelos de atuação, experiências locais e estratégias para fortalecer a rede regional de atendimento pré-hospitalar.

Durante a reunião, também foi discutida uma proposta preliminar de custeio apresentada pela SESAP. O grupo debateu formas de dividir as responsabilidades financeiras e a composição das equipes profissionais, como condutores e profissionais de saúde, respeitando a estrutura de cada município.

O prefeito Lula Soares ressaltou que Assú, como cidade polo da região, já assume com recursos próprios os custos de unidades como a UPA. Ele enfatizou que a pactuação fortalece a capacidade regional de atendimento e reafirmou o compromisso do município com a saúde pública.

“Nosso compromisso é cuidar das pessoas, e a união de esforços com os demais municípios amplia nosso alcance. Estamos prontos para contribuir com mais esse passo”, afirmou Lula Soares.

Ao fim do encontro, os participantes se comprometeram a formalizar uma proposta coletiva à SESAP, consolidando essa primeira etapa do diálogo para garantir a ampliação do SAMU na 8ª Região de Saúde.

Defesa pede cela com isolamento para preservar integridade física do ‘bombado agressor’

FOTO: DIVULGAÇÃO

A defesa de Igor Eduardo Pereira Cabral, que agrediu a namorada com pelo menos 60 socos no rosto dentro de um elevador, pediu à Justiça que ele fique em isolamento na cadeia para “preservar sua vida e integridade física”. O pedido foi protocolado na última terça-feira (29). A Justiça remeteu a solicitação para a Secretaria de Administração Penitenciária, que avaliará o pedido. Igor Eduardo está preso provisoriamente no Centro de Recebimento e Triagem, mas deve ser transferido em breve. Com informações da Tribuna do Norte.

O documento da defesa foi embasado na repercussão regional e nacional do caso, nas mídias sociais e órgãos de imprensa e ameaças à integridade física de Igor Eduardo. Na petição, a defesa do acusado alega ameaças de uma facção criminosa e pede “isolamento para preservar sua vida e integridade física”, disse. A justiça deu prazo de 48h à Seap para informar as providências tomadas. No documento, é mencionado que também há ameaças do “sindicato do crime”.

No sistema penitenciário, Igor Eduardo Pereira Cabral está custodiado no Centro de Recebimento e Triagem, em Parnamirim, numa cela com outros seis presos. Ainda não há prazos para que ele seja transferido para unidades do sistema penal. Segundo apuração da Tribuna do Norte, a cela em que ele está é considerada a de “seguro”, isto é, uma cela para presos que correm risco.

Uma vez no sistema, o preso passa por uma Comissão Técnica de Classificação (CTC) multidisciplinar formada por policiais penais, psicólogos, equipe de saúde, sendo feito um levantamento psicossocial, antecedentes e periculosidade, sendo efetivamente classificado. Ainda não há previsão de transferência do preso para penitenciária ou presídio da Grande Natal.

Portal 96 FM

Homem desesperado procura UPA com cenoura presa no ânus

FOTO: REPRODUÇÃO

Um homem procurou ajuda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Dom Eliseu, no sudeste do Pará, depois de prender uma cenoura no reto, que fica na parte final do intestino grosso, entre o cólon e o ânus. O caso chamou atenção depois que um vídeo, que mostra o tumulto na recepção da UPA e a reação do homem ao descobrir que precisaria passar por exames antes de retirar o objeto do corpo, foi publicado nas redes sociais na terça-feira (29/7).

Após a realização de exames de imagem e com a confirmação da presença do objeto no reto do homem, a equipe realizou o procedimento de remoção da cenoura. Ele foi encaminhado para observação e cuidados ambulatoriais, com acompanhamento médico.

Metrópoles

STTU libera tráfego da ampliação do Binário Jaguarari/São José neste fim de semana

FOTO: MAGNUS NASCIMENTO

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) vai liberar o tráfego da ampliação do Binário Jaguarari/São José neste fim de semana. A última etapa das obras — pintura da sinalização horizontal — está em fase de conclusão, mas não vai impedir o início da operação, previsto para às 5 horas da manhã deste sábado (2). A iniciativa visa reorganizar o trânsito; garantir mais segurança viária; e melhorar a fluidez na região, que recebe cerca de 25 mil veículos por dia.

Com a requalificação, os motoristas terão um ganho médio de tempo de deslocamento reduzido para até 12 minutos. O binário, que redistribui os fluxos de veículos em sentidos opostos, minimiza cruzamentos perigosos, reduz sinistros e contribui para menor emissão de poluentes.

O prefeito Paulinho Freire destaca o impacto positivo da obra. “Essa intervenção melhora a vida de milhares de natalenses, dando mais velocidade e segurança no fluxo dessas vias, o que torna nossa cidade mais conectada, moderna e voltada para as pessoas”, detalha.

Além de nova sinalização, o projeto inclui calçadas acessíveis, rampas dentro das normas técnicas e ciclofaixas, ampliando em 6,36 km a malha cicloviária da região.

“O binário é um passo essencial para a mobilidade de Natal. É uma solução eficiente, segura e sustentável, alinhada ao nosso Plano de Mobilidade”, conclui a secretária da STTU, Jódia Melo.

DADOS TÉCNICOS
Binário da Rua Jaguarari

  • Malha atual implantada: 2,31 km
  • Malha após expansão: 3,97 km
  • Ganho com a expansão: +1,66 km

Binário da Rua São José + Rua Régulo Tinoco

  • Rua São José (atual): 2,20 km
  • Com a Régulo Tinoco: 3,37 km
  • Expansão futura na Rua São José: +4,70 km
  • Novo total previsto: 8,07 km
  • Ganho com a expansão: +4,70 km

Resumo do Ganho Total na Malha Cicloviária

  • Ganho na Jaguarari: +1,66 km
  • Ganho na São José (incluindo Régulo Tinoco e expansão): +4,70 km
  • Total de ampliação da malha: +6,36 km

Fluxo: Média de 25 mil veículos/dia

Tempo médio na via: Em operação total irá para 12min

Caso do ‘bombado do elevador’ gera aumento expressivo de busca por ajuda em Natal

FOTO: ALRN

O caso de tentativa de feminicídio que teve como vítima Juliana Soares, espancada com 61 socos pelo ex-namorado dentro de um elevador em um prédio de Natal no último sábado (26), gerou forte comoção, revolta e uma imediata resposta da população.

Desde então, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem registrado um aumento expressivo na busca por ajuda.

O Zap Mulher (84 98896-0402), canal de atendimento direto da Procuradoria, triplicou o número de mensagens desde a divulgação do caso. A maioria das mulheres pede orientação jurídica, psicológica e relata situações de violência. “Preciso de proteção. Estou desesperada”, disse uma das mensagens recebidas nesta segunda (28), poucas horas após a agressão viralizar nas redes sociais.

Segundo a procuradora da mulher e deputada estadual Cristiane Dantas, o aumento na procura revela uma realidade oculta por trás de muitos lares potiguares.

“O fato do agressor ter sido preso encorajou outras mulheres a romperem o silêncio. A Procuradoria da Mulher está pronta para atender quem precisa, com uma equipe formada por psicólogas, assistentes sociais e advogados. Nós acolhemos e orientamos cada mulher, e estamos conectados à rede de proteção estadual para garantir segurança e justiça.”

Além do acolhimento, a ProMulher também pode solicitar medidas protetivas, acionando os órgãos competentes e acompanhando cada caso de perto.

A violência contra a mulher é uma epidemia silenciosa. Casos como o de Juliana evidenciam a urgência de denunciar, proteger e combater qualquer forma de agressão.

Mulheres em situação de violência podem buscar ajuda de forma sigilosa e segura. O canal de atendimento da ProMulher é o (84) 98896-0402.

Outras formas de pedir ajuda e denunciar agressores

Central de Atendimento à Mulher – telefone: 180.

Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos. O serviço também pode orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento.

Polícia Militar – telefone: 190.

É quem atende as vítimas em situações emergenciais.

Polícia Civil – telefone: 181

Trump celebra tarifas: “Estão tornando os EUA ricos de novo”

FOTO: EFE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou nesta quinta-feira (31) a imposição de tarifas a inúmeros países, muitas das quais entram em vigor nesta sexta (1°), assegurando que estão “tornando os Estados Unidos grandes e ricos de novo”, em referência ao seu slogan Make America Great Again.

– As tarifas estão tornando os Estados Unidos GRANDES e RICOS de novo. Elas foram usadas com sucesso contra os EUA durante décadas e, junto com políticos realmente estúpidos, patéticos e corruptos, estão tendo um impacto devastador no futuro, e até mesmo na sobrevivência, de nosso país – considerou o presidente norte-americano em uma mensagem na sua rede social própria, a Truth Social.

No entanto, assegurou:

– A situação mudou completamente e os Estados Unidos neutralizaram com sucesso essa avalanche de tarifas. HÁ UM ANO, OS ESTADOS UNIDOS ERAM UM PAÍS MORTO, AGORA SÃO O PAÍS “MAIS ATRAENTE” DO MUNDO.

Nesta sexta, espera-se que entre em vigor a imposição de tarifas a vários países do mundo, entre elas a de 15% às importações da União Europeia e de 50% ao cobre (com algumas exceções, como os cátodos de cobre que países como o Chile exportam).

Trump também confirmou ontem uma tarifa de 50% para o Brasil, juntamente com novas sanções do governo contra o juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em retaliação ao processo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta, e uma de 25% à Índia por considerar que o país impõe “tarifas demasiado altas, entre as mais elevadas do mundo”.

– A todos os meus excelentes advogados que lutaram com tanto afinco para salvar o nosso país, desejo muita sorte no importante caso dos Estados Unidos hoje. Se o nosso país não tivesse conseguido se proteger usando TARIFAS CONTRA TARIFAS, ESTARÍAMOS “MORTOS”, SEM QUALQUER POSSIBILIDADE DE SOBREVIVÊNCIA OU SUCESSO. Obrigado por sua atenção a este assunto! – completou Trump em sua mensagem de hoje.

Pleno News

Cantor gospel que viralizou nas redes é baleado em rodoviária

FOTO: REPRODUÇÃO

Nesta terça-feira (30), uma ocorrência policial terminou com o cantor gospel João Igor baleado na perna e no braço dentro de um ônibus no Terminal Rodoviário Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, e foi hospitalizado. Ele estava acompanhado do irmão quando tudo aconteceu.

Segundo um passageiro, um policial militar subiu no veículo e pediu que os dois saíssem. O relato aponta que houve uma discussão e os irmãos teriam agredido o PM, que acabou caindo em um dos bancos do ônibus.

Já a empresária do artista disse à TV Globo que ele estava na rodoviária a caminho de Bauru, no interior paulista, onde faria uma série de shows. Ela afirmou acreditar que João tenha sido confundido pelos policiais.

Ainda de acordo com a representante, as informações iniciais indicam que houve tentativa de agressão dentro do ônibus e que um passageiro tentou tomar a arma do policial, que reagiu.

O motorista do coletivo contou que o PM pediu autorização para fazer a abordagem porque havia visto passageiros usando drogas no interior do veículo.

Em nota, a Polícia Militar confirmou a participação de um agente na ocorrência, mas não deu detalhes do caso. João Igor foi socorrido e levado à Santa Casa de São Paulo, onde permanece internado fora de perigo.

Pleno News

Investigação sobre tráfico de armas leva a prisões, apreensão de armamento e veículos de luxo no RN e PE

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (Ficco/RN) deflagrou, nesta quinta-feira 31, a Operação Bate Lata com o objetivo de investigar uma organização criminosa oriunda do Rio Grande do Sul, suspeita de envolvimento com o comércio ilegal de armas de fogo, munições e outros crimes. A operação contou com apoio da Ficco de Pernambuco.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (Ujudocrim) do TJRN, sendo dois nos municípios de Extremoz, no RN, e dois na Ilha de Itamaracá (PE). Três pessoas foram presas em flagrante por posse de arma de fogo ou acessório de uso restrito.

Durante a ação, foram apreendidos armamentos, incluindo uma pistola Glock calibre .45 com seletor de rajada, uma pistola Arex 9mm, um kit de adaptação de arma, farta quantidade de munições e carregadores, inclusive estendidos. Também foram recolhidos veículos de luxo — um deles blindado — além de bolsas, joias, mídias e documentos.

Em um dos endereços, a força-tarefa também deu cumprimento a dois mandados de prisão. Um deles era uma preventiva por homicídio qualificado, expedida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal. O outro, por condenação transitada em julgado por tráfico de drogas, da 2ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Antes da operação desta quinta-feira, os investigadores já haviam localizado uma remessa de armamento no dia 14 de julho, no município de Alhandra/PB. Nessa ocasião, foram apreendidos 12 carregadores (sendo 8 de pistola e 4 de fuzil), 4 pistolas, 1 revólver, 2 coletes balísticos e 2.455 munições de diversos calibres.

A Ficco/RN é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal do Rio Grande do Norte, atuando de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.