SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 29, 2025

Procon vai realizar Mutirão de Renegociação com apoio da Prefeitura do Assú

A cidade de Assú se prepara para receber, em setembro, o Mutirão de Renegociação de Dívidas, uma iniciativa do Procon por meio do Programa Volta Por Cima, que contará com o apoio institucional da Prefeitura do Assú.

Nesta terça-feira, 29, o prefeito Lula Soares se reuniu com representantes do Procon para alinhar a parceria e fortalecer a execução da ação no município. Estiveram presentes Ana Paula Araújo, coordenadora do Procon; Andrea Sá, coordenadora de Normas e Operações; Nadja Macêdo, subcoordenadora de Atendimento; e o secretário municipal de Tributação, Marcone Filho.

Essa parceria conta com o respaldo da unidade do Procon Assú, que funciona na Central do Cidadão, e tem como principal objetivo possibilitar que consumidores renegociem suas dívidas com condições facilitadas, ajudando-os a recuperar o equilíbrio financeiro.

Segundo o prefeito Lula Soares, a gestão municipal está ao lado de iniciativas que tragam benefícios reais à população. “Apoiar o Procon nessa ação é mais uma forma de cuidar das pessoas. É uma chance para muitos assuenses reorganizarem sua vida financeira e recomeçarem com mais tranquilidade. A Prefeitura do Assú está à disposição para fortalecer o que for bom para o povo”, afirmou o gestor.

‘Se sair, volto a matar’, diz canibal que hoje é pastor em presídio de PE

FOTO: REPRODUÇÃO

Jorge Beltrão, líder do trio condenado por matar mulheres e usar carne humana em empadas em Garanhuns (PE), hojeprega em unidades prisionais e afirma que não quer liberdade por temer recaída e assassinato.

Um vídeo gravado em um presídio viralizou ao mostrar o líder dos “Canibais de Garanhuns” pregando como pastor evangélico. A gravação foi feita há cerca de um ano na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá (PE), e mostra Jorge Beltrão Negromonte, condenado por assassinatos e uso de carne humana em alimentos vendidos à população.

A defesa afirma que Jorge está convertido e atua como pastor no presídio. Segundo o advogado Giovanni Martinovich, a gravação é antiga. Ele diz que seu cliente prega há mais de dois anos no sistema prisional, dedica-se exclusivamente à vida religiosa e conta com apoio de internos do setor evangélico. “hoje ele realmente está convertido. Ele quer viver preso como pastor”, disse ao UOL.

Diagnosticado com esquizofrenia e cego, Jorge afirma que não quer sair da prisão. “Se sair, volto a matar”, declarou o ex-integrante do trio canibal a seu advogado e ao corpo de jurados durante o julgamento. O defensor afirma que o cliente teme tanto uma recaída quanto ser assassinado fora do presídio. “Ele disse que, se sair, volta a escutar aquelas vozes e tudo acontece de novo”, relatou.

A defesa afirma que Jorge poderia hoje cumprir pena fora do presídio, mas ele próprio recusou. “Tenho condições jurídicas de colocá-lo na rua, em prisão domiciliar”, afirmou Martinovich. “Mas ele me disse que, se descobrirem que é o canibal, será assassinado. E preferiu permanecer onde está”.

O VÍDEO

Negromonte é apresentado como “pastor da penitenciária” no vídeo que viralizou. Na cena, ele aparece ao lado do diácono Rodrigo Gracino e de um missionário chamado Peterson, que falam rapidamente sobre o trabalho do preso, que está de camisa e gravata e traz um violão às costas.

O preso relata sua conversão e cita versículos durante a gravação. O diácono afirma que o pastor é “uma bênção” e lembra que ele “era conhecido como um dos canibais de Garanhuns”. Ao microfone improvisado, o preso conta que um missionário o abordou em 2012 e o convidou a seguir a fé. Em seguida, cita um versículo bíblico: “Quem está em Jesus, nova criatura é. As coisas velhas se passaram, tudo se fez novo” – trecho de 2 Coríntios 5:17.

O diácono encerra o vídeo citando que nada é impossível para Deus, em referência a Lucas 1:37. A frase é usada para reforçar a ideia de que, apesar do passado marcado por crimes brutais, a conversão de Jorge seria uma prova do poder transformador da fé evangélica.

O advogado diz que a conversão de Jorge é verdadeira e tem sido alvo de críticas. “Já mandaram umas 30, 40 vezes esse vídeo. As pessoas não acreditam. Acham que é deboche. Mas não é encenação”, afirmou Maierovich. “Lá dentro, você tem dois caminhos: o bem e o mal. Ele escolheu o bem”, declarou.

Maierovich não pretende pedir revisão de pena nem progressão de regime. Ele diz que Jorge insistiria para permanecer em regime fechado mesmo quando tiver direito à regressão. “Não há hospital psiquiátrico prisional ativo em Pernambuco. E na rua, ele não tem condição”, completou.

Para o advogado, a conversão de Jorge não é um caso isolado, mas reflexo da realidade do sistema prisional. “A ressocialização em presídio, no Brasil, não ressocializa. Quem está preso procura uma válvula de escape. E a única opção é seguir o contexto religioso”, disse. Segundo ele, a presença católica nas unidades é mínima, e as igrejas evangélicas assumiram esse papel. “Elas recuperam realmente muita gente”.

RELEMBRE O CASO

O trio acusado de canibalismo foi denunciado pela Justiça em abril de 2012. Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, Isabel Cristina Pires da Silveira e Bruna Cristina Oliveira da Silva respondiam por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver, após o assassinato de uma jovem de 17 anos, Jéssica Camila da Silva Pereira. Partes do corpo da vítima foram encontradas enterradas no quintal da casa, e a carne teria sido usada na produção de empadas consumidas por eles e vendidas na cidade.

O caso ganhou notoriedade com a suspeita de motivações ritualísticas e práticas de sacrifício. Ficou conhecido nacionalmente como o dos “Canibais de Garanhuns” e envolvia a possível atuação do trio em uma seita. Em entrevistas e depoimentos, os acusados falavam em purificação e mencionavam rituais ligados ao consumo de carne humana.

O trio foi condenado em dois júris populares e teve as penas ampliadas pela Justiça. Em 2014, Jorge, Isabel e Bruna foram julgados pela morte de Jéssica Camila e sentenciados a mais de 20 anos de prisão. Em 2018, voltaram ao banco dos réus pelos assassinatos de Gisele Helena da Silva, 31, e Alexandra Falcão da Silva, 20. As penas foram somadas e, em 2019, a Justiça aumentou as condenações do grupo.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco elevou a pena de Jorge Beltrão para 71 anos e 10 meses de prisão. Isabel e Bruna também tiveram as penas ampliadas, chegando a 68 anos e 68 anos e 2 meses, respectivamente.

Folhapress

Homem ligado a Pica-Pau é assassinado em Maracajaú; polícia investiga o caso

FOTO: REPRODUÇÃO

Um homem foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (28) na praia de Maracajaú, no litoral Norte potiguar. A vítima foi identificada como Aldair. Segundo informações preliminares, ele teria ligação com o grupo criminoso liderado por Marcelo Jhonny, conhecido como “Pica-Pau”, suspeito de envolvimento em assaltos a bancos no Nordeste.

Moradores e turistas relataram pânico com a troca de tiros registrada na região. A Polícia Militar foi acionada e segue realizando buscas para localizar outros envolvidos na ação.

As circunstâncias do ocorrido ainda estão sendo apuradas. A Polícia Civil deve investigar se há relação com disputas entre grupos criminosos ou outro tipo de motivação.

Portal da Tropical

“Ela poderia ter morrido ali mesmo”, diz Coronel Araújo sobre jovem espancada pelo ex-namorado

FOTO: DIEGO SALES

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, se pronunciou sobre o caso do jovem Igor Cabral, preso após agredir com mais de 60 socos sua ex-namorada dentro de um elevador em um condomínio na zona Sul de Natal. A declaração foi dada durante entrevista à jornalista Anna Ruth Dantas, no programa Primeira Pauta, da 98 FM Natal.

Durante a conversa, o coronel classificou o episódio como grave e ressaltou o risco de morte da vítima no momento das agressões. “Ele continua preso à disposição da Justiça e vai responder pelo crime que cometeu, o ato covarde que ele cometeu contra a moça lá dentro do elevador, numa situação que, se tivesse talvez demorado algum tempo, ela teria falecido dentro do elevador”, afirmou.

Araújo também destacou que, dependendo da região do corpo atingida, o desfecho poderia ter sido fatal. “Se a pancada fosse em outra parte do corpo, como por exemplo no pescoço, na garganta, que perdesse a parte de respiração, ela poderia ter morrido ali dentro mesmo ou sangrando com as lesões que aconteceram”, disse.

O secretário concluiu destacando a atuação das forças de segurança no caso. “Uma coisa muito triste, muito grave e que, como eu disse, as forças de segurança chegaram ao local e tomaram as providências legais.”

O caso segue sob investigação da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). O agressor foi preso em flagrante e a vítima segue em recuperação após ser internada com múltiplas fraturas no rosto e maxilar.

Portal 98 FM

Agressor de mulher atingida por mais de 60 socos já havia incentivado vítima a se matar, diz delegada

FOTO: REPRODUÇÃO

A delegada Victoria Lisboa, responsável pela investigação do brutal espancamento de Juliana Garcia dos Santos, revelou nesta terça-feira 29 que o agressor, Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, já havia incentivado a vítima a tirar a própria vida. O caso, registrado no sábado 26 em um condomínio de Ponta Negra, em Natal, vem ganhando contornos ainda mais graves à medida que avançam as investigações.

“Ela narrou que ele a incentivou a se matar. São fatos que chamam atenção para uma violência doméstica”, disse a delegada, em coletiva de imprensa. A violência foi registrada por câmeras de segurança dentro do elevador do prédio, onde Igor desferiu mais de 60 socos no rosto da vítima. Juliana, de 35 anos, teve múltiplas fraturas faciais e passará por cirurgia nos próximos dias.

Segundo a delegada, o histórico de agressões não era inédito. “Ele já tinha dado empurrão nela. E até o fato de ela não ter saído do elevador já com receio de ele agredi-la mostra o receio que ela tinha”, afirmou.

A delegada reforçou que, se Juliana tivesse buscado uma medida protetiva anteriormente, a tragédia poderia ter sido evitada. “Uma coisa que eu sempre digo às vítimas que comparecem aqui é que o amor não dói, não machuca. Se está te machucando, te agredindo, não é amor. Então, realmente, procure a intervenção da polícia.”

Victoria também relatou que Juliana enfrentava um período de fragilidade emocional. “Pelo que ela me relatou, foi uma situação que ela estava passando. Ela estava querendo tomar remédios, com o psicológico abalado. E ele estava incentivando ela (a se matar). Inclusive, isso vai ser apurado melhor, porque pode ser configurado crime.”

A prisão de Igor foi convertida em preventiva após a audiência de custódia. O caso está sob responsabilidade da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher das Zonas Leste, Oeste e Sul (Deam ZLOS), que continua colhendo provas e depoimentos para o inquérito.

Agora RN

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça

FOTO: VINICIUS SCHMIDT

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29/7) na Itália. A informação foi anunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli e confirmada pelo pelo Ministério da Justiça do país.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Informei o endereço à polícia e, neste momento, os policiais estão identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar italianoi nas redes.
Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com Delgatti.

Após ser condenada, a deputada bolsonarista disse ter fugido para a Itália, país onde tem cidadania. O governo brasileiro tenta a extradição da parlamentar, até agora sem sucesso.

Metrópoles

Prefeitura realiza evento pelos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente nesta quarta (30)

FOTO: REPRODUÇÃO

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), realiza, nesta quarta-feira (30), a partir das 8h30, um ato solene em celebração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A cerimônia acontecerá no auditório da CDL Natal e reunirá representantes de conselhos, instituições da sociedade civil e profissionais da rede socioassistencial, especialmente das áreas da assistência social, educação, saúde e direitos humanos.

Durante a programação, dois momentos institucionais ganham destaque: a assinatura simbólica da adesão de Natal à nova edição do Selo UNICEF (2025–2028) e a posse da Comissão Intersetorial pela Primeira Infância, que atuará de forma estratégica e integrada na formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos.

Para a secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, o ato representa um gesto de reafirmação do compromisso coletivo com a infância. “Celebrar os 35 anos do ECA é, acima de tudo, reconhecer o caminho que já percorremos e reforçar que a proteção integral à criança e ao adolescente precisa estar no centro das decisões públicas. Ao aderir ao Selo UNICEF e instituir formalmente a Comissão Intersetorial pela Primeira Infância, Natal avança em direção a políticas mais justas, estruturadas e sensíveis às reais necessidades da nossa população”, destacou a secretária.

Instituído pela Lei nº 8.069, em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente é um marco legal na consolidação de direitos. A celebração dos seus 35 anos reforça a importância de manter viva a luta por uma infância protegida, valorizada e respeitada.

Lula diz que obra hídrica do Brasil vai atingir mais pessoas que toda população mundial

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Globo da Bahia, que a transposição do Rio São Francisco levou água para “13 bilhões de pessoas”. A declaração aconteceu na última quarta-feira (2), enquanto ele comentava ações sociais do governo.

O erro foi cometido logo após Lula citar a retirada de 54 milhões de brasileiros da miséria, feita durante gestões petistas, segundo ele.

– Nós conseguimos tirar 54 milhões da miséria e colocar a comida na vida das pessoas. Você, Ricardo [apresentador da Globo], um dia vai conhecer o que é a transposição do São Francisco. Você vai conhecer que é a maior obra hídrica do mundo, se não é a primeira, é a segunda.

E continuou:

– Para levar água para mais de 13 bilhões de pessoas, que D. Pedro tentou fazer em 1846 e não deixaram. E que, depois de 150 anos, nós criamos coragem e fizemos.

Nesse mesmo programa, Lula comentou sobre o projeto para construção da Ponte Salvador-Itaparica, uma estrutura que terá 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar e será a maior da América Latina. O petista disse que “finalmente saiu a ponte”, mas as obras não foram iniciadas.

A fala do presidente deixou o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, incomodado e ele gravou um vídeo rebatendo Lula.

– O presidente disse que finalmente a ponte saiu. Mas presidente, saiu aonde? Saiu para quem? Porque o PT da Bahia prometeu a ponte em 2009, disse que iria inaugurá-la em 2013. De lá para cá, já se passaram 16 anos e ainda não há uma estaca sequer batida da ponte Salvador-Itaparica – declarou ACM Neto, em vídeo.

Pleno News