SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 28, 2025

Arraiá da Inclusão reúne centenas de famílias e encerra o São João de Natal

FOTO: CEDIDA

Com três horas de pura alegria, o Arraiá da Inclusão transformou o Bosque das Mangueiras, no sábado (26), em um verdadeiro reduto de afeto, diversidade e celebração. Reunindo centenas de famílias natalenses, o evento encerrou com chave de ouro a programação oficial do São João promovido pela Prefeitura do Natal em 2025.

Em sua segunda edição, a festa superou expectativas e consolidou-se como um dos maiores eventos inclusivos da capital potiguar. Com uma estrutura pensada para acolher todas as faixas etárias e necessidades específicas, o Arraiá ofereceu atrações que encantaram desde os pequenos até os mais velhos.

Com show nostálgico da cantora Roberta Karina e apresentação de bambolês do Circo Kroner em que as crianças ficaram eufóricas para tirar fotos com o tigrinho kroner, a festa ainda teve um dos momentos mais emocionantes com uma quadrilha junina improvisada, protagonizada por crianças e adolescentes, que dançaram ao lado dos personagens infantis Mickey e Minnie, além dos queridos integrantes do Show Kids RN. A cena encantou o público e reforçou o espírito do evento: alegria com inclusão.

Outro destaque que aqueceu os corações foi a adoção de um animalzinho no estande da ASPAN, presente no Espaço Pet do evento. A ação simbolizou o quanto o Arraiá da Inclusão vai além do entretenimento, promovendo cidadania, responsabilidade social e afeto em todos os sentidos.

Destaque ainda pro sucesso do cão adestrado da BP Choque da Polícia Militar e os Heróis do Corpo de Bombeiros, em que as crianças podiam vivenciar essa linda missão subindo na cabine da viatura vestidos com os equipamentos de proteção da corporação.

Além das atrações culturais e lúdicas, o evento ofereceu diversos serviços públicos, como a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), o Selo “Autista a Bordo” e a entrega de Cartões de Estacionamento para PcDs e idosos, promovendo acesso à cidadania de forma prática e humanizada. Sem contar a entrega de mudas através do projeto Planta Natal

Com brinquedos infláveis gratuitos, a Feirinha Atípica com 20 expositores autistas ou familiares, sala de acolhimento sensorial e teatro educativo de trânsito, o Arraiá mostrou que é possível unir diversão, empatia e respeito em um mesmo espaço.

Representando o prefeito Paulinho Freire e a gestão municipal, a vice-prefeita Joanna Guerra marcou presença no evento, reafirmando o compromisso da Prefeitura do Natal com políticas públicas voltadas à inclusão e à valorização da diversidade.

O evento foi promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Funcarte, Semsur, SEMIDH, STTU, Semdes, Urbana, Guarda Municipal e Secom, com apoio do mandato do vereador Daniel Santiago, que celebrou o sucesso da iniciativa: “Ver a alegria de tantas famílias reunidas, respeitadas e acolhidas em um ambiente seguro e divertido nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. O Arraiá da Inclusão é, sem dúvidas, a verdadeira festa da família natalense”, destacou o parlamentar.

Projeto apoiado pela Unimed Natal e ONG Atitude Cooperação oferece atendimento gratuito a crianças e adolescentes

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na manhã deste domingo (27), Dia do Pediatra, a diretoria da Unimed Natal marcou presença na ação social Pediatria Itinerante, projeto idealizado e coordenado pelo médico infectologista e pediatra Dr. Francisco Américo Micussi, e que vem se destacando pelo impacto positivo junto à população infantil do Rio Grande do Norte.

A edição especial comemorativa contou com a parceria da ONG Atitude Cooperação – braço social da Unimed Natal – e ofereceu atendimentos voluntários em diversas especialidades médicas para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos residentes na zona Oeste de Natal.

A Unimed Natal reforçou seu apoio à iniciativa. Para o diretor-presidente Dr. Márcio Rêgo, o projeto merece ser ampliado e reconhecido. “Esse projeto já é vitorioso, foi premiado e está a serviço da população, especialmente das nossas crianças. A Unimed Natal apoia em toda sua complexidade e magnitude, e convida os nossos cooperados, principalmente os pediatras e suas subespecialidades, a participarem ativamente das próximas edições”, afirmou.

A vice-presidente da Unimed Natal, Dra. Carla Karini, também esteve presente e destacou a relevância da parceria. “É muito bom ter a Unimed Natal como parceira de um projeto tão inspirador. Ações como essa aproximam o médico da comunidade e promovem um cuidado integral e humano com as crianças e adolescentes”, disse.

SOBRE A ONG

A Atitude Cooperação, parceira da iniciativa, é uma organização sem fins lucrativos fundada em setembro de 2006 pelo conselho da Unimed Natal. Atua em comunidades vulneráveis como os bairros Bom Pastor e Felipe Camarão, com o objetivo de promover inclusão social, desenvolvimento comunitário e oportunidades culturais. Entre seus projetos, destacam-se o programa Tocando a Vida com D’Amore, que oferece aulas de música e orquestra para crianças e jovens, e diversas ações voltadas à educação, saúde, cultura e esporte.

Mulher é resgatada ferida após ser sequestrada por ex-companheiro no RN; homem foi preso

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma mulher foi resgatada com ferimentos na manhã desta segunda-feira 28, após ter sido sequestrada pelo ex-companheiro no domingo 27, no município de João Dias, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima passou a noite em poder do homem e foi encontrada por policiais militares com um corte na mão. O suspeito foi preso no local.

De acordo com a Polícia Militar, o casal tem um filho de três anos e está separado há aproximadamente dois meses. Após o sequestro, o homem levou a mulher para a comunidade de Sítio Tapuio, localizada na zona rural de Almino Afonso.

As buscas começaram ainda na noite de domingo, mas inicialmente os policiais encontraram apenas o veículo do suspeito, um Gol, com uma faca dentro. O casal não foi localizado durante a madrugada.

“Como já era início de noite, as equipes só conseguiram localizar o carro, modelo Gol, com uma faca dentro. Não conseguiram localizar o casal. Passamos a noite fazendo patrulhamento na área e, hoje pela manhã, por volta das 8h, durante a ronda nos limites entre os municípios de Frutuoso Gomes, Almino Afonso e Lucrécia, nossa guarnição se deparou com o casal”, relatou o sargento Valdemar Izídio, que comandava a equipe de Lucrécia.

Segundo o sargento, a mulher relatou que passou toda a noite em áreas de mata, sob ameaça do ex-companheiro, e estava com a mão cortada. O ferimento teria ocorrido quando o homem tentou golpeá-la com uma faca.

“Ele encostou a faca no peito dela e ela segurou, ia furar ela. Quando ele puxou, cortou a mão dela”, afirmou o militar.

A vítima foi levada para atendimento médico em uma unidade de saúde da região. Em seguida, ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Umarizal. O homem recebeu voz de prisão e a mulher prestou depoimento.

Com informações do g1

Moraes proíbe réus de usarem farda no interrogatório do “golpe”

FOTO: REPRODUÇÃO

Nesta segunda-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os militares do núcleo 3, réus pelo suposto golpe de Estado trocassem suas fardas por roupas civis para participar do interrogatório.

Os tenentes-coronéis, – chamados “kids pretos” -, Rafael Martins de Oliveira e Hélio Ferreira Lima tiveram de deixar a sessão para trocar as roupas. Isto porque a ordem de Moraes chegou aos militares apenas após o início da sessão, o que causou questionamento por parte da defesa.

Os advogados de defesa recorreram ao juiz auxiliar Rafael Henrique Tamai, do gabinete de Moraes. Rafael disse que a decisão foi tomada pelo “ministro-relator à medida que a acusação é voltado contra os militares e não contra o Exército Brasileiro como um todo”.

– Ele está fardado porque é militar da ativa e está preso em unidade militar. Por óbvio, ele fica fardado na unidade militar em que está preso. O que sugeriram é algo que atenta tanto contra a dignidade do oficialato quanto do acusado – retrucou um dos advogados de defesa.

– Ele está na condição de réu no processo. Não está na condição de testemunha que usaria o uniforme militar. Qualquer outra roupa, doutor – afirmou o juiz auxiliar.

O advogado disse que o militar – que está preso – não tem roupas civis apropriadas para a audiência e que lhe foi sugerido que “pegasse uma roupa emprestada sob pena de não participar do interrogatório”.

– Ele precisou buscar uma roupa emprestada que não era sua para participar de um momento tão sublime e importante para ele, que aguardou mais de oito meses preso para poder falar – apontou o advogado.

Fazem parte do núcleo 3 nove militares do Exército e um policial federal. O núcleo é formado por militares do Batalhão de Forças Especiais do Exército, cujos agentes são conhecidos como kids pretos. Todos respondem por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado.

Pleno News

Vítima é resgatada após ficar presa às ferragens em acidente entre carro e ônibus em Pau dos Ferros

FOTO: REPRODUÇÃO

Na madrugada deste domingo (27), um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate na BR-405, no município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. Por volta das 4h35, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para atender uma ocorrência envolvendo uma colisão traseira entre um automóvel e um ônibus, com vítima presa às ferragens.

Ao chegarem ao local, os bombeiros da guarnição de Salvamento constataram que a vítima, que ocupava o banco dianteiro do passageiro do carro, estava com os membros inferiores presos ao painel do veículo devido à força do impacto. A equipe utilizou técnicas de salvamento veicular para realizar o resgate. Foram removidas a porta dianteira do lado do passageiro e a porta traseira esquerda do carro. Além disso, os militares efetuaram um corte de alívio na coluna A e rebaixaram o painel com o uso de um cilindro extensor, garantindo a retirada segura da vítima.

Após ser desencarcerada, a vítima foi entregue com vida à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que deu continuidade ao atendimento pré-hospitalar. O local do acidente ficou sob responsabilidade do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).

Portal 98 FM

Irã intensifica execuções e reacende temor de massacre, diz jornal

FOTO: GETTY

Oregime iraniano tem acelerado as execuções de opositores políticos, o que reacende o temor de que um novo massacre semelhante ao de 1988 esteja em curso. De acordo com o jornal britânico The Sun, Mehdi Hassani, de 48 anos, e Behrouz Ehsani, de 70, foram enforcados nos últimos dias após condenações consideradas forjadas. Ambos integravam a Organização dos Mujahidin do Povo do Irã (PMOI/MEK), principal grupo de oposição democrática do país.

Ainda segundo o The Sun, o governo iraniano estaria encurtando os prazos para execução de prisioneiros ligados à organização. O líder supremo Ali Khamenei tenta conter o desgaste do regime, que enfrenta instabilidade interna e pressões internacionais.

Em julho, a agência estatal Fars News, vinculada à Guarda Revolucionária Islâmica, publicou um editorial defendendo publicamente a repetição do massacre de 1988 — episódio em que cerca de 30 mil presos políticos foram executados. O texto é interpretado como reflexo do temor do regime pela própria sobrevivência.

A escalada da repressão tem gerado reações de juristas e parlamentares no Reino Unido, que pedem uma resposta internacional. Representantes do Conselho Nacional de Resistência do Irã (CNRI) criticam a comunidade internacional por dar prioridade às negociações sobre o programa nuclear iraniano, em detrimento da crise de direitos humanos.

De acordo com o The Sun, organizações relatam denúncias de maus-tratos dentro de prisões, repressão violenta e detenções em massa. Estima-se que cerca de 700 pessoas tenham sido presas no último mês sob suspeita de envolvimento com redes de espionagem. O Irã é um dos países com maior número de execuções no mundo, com mais de mil sentenças cumpridas em 2023 — o maior índice em três décadas.

Folhapress

Backing vocal da banda Limão com Mel tem cabelo atingido por fogo durante show

FOTO: REPRODUÇÃO

A backing vocal da banda Limão com Mel, Nathy Souza, teve o cabelo atingido por fogo durante a apresentação da banda na noite de domingo 27, no Festival Pernambuco Meu País, em Salgueiro, em Pernambuco. O incidente aconteceu enquanto a cantora estava no palco.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que as chamas alcançam o cabelo de Nathy. Logo em seguida, integrantes da banda se aproximam para prestar socorro e a retiram do palco.

A vocalista Adma Andrade falou com o público logo após o ocorrido e informou que Nathy foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, que acompanhava o evento, e não sofreu ferimentos graves.

“Aconteceu um pequeno incidente aqui com a nossa backing, e, em respeito a ela, e a vocês também, que claro presenciaram, só quero dizer que está tudo bem. Os Bombeiros atenderam ela, não foi nada grave, só um grande susto. A gente se assustou, mas graças a Deus está tudo bem, tá bom? Vamos continuar o nosso show”, afirmou Adma.

O show foi retomado após a retirada da cantora e o atendimento no local. Não houve necessidade de interrupção prolongada da apresentação.

Agora RN

Renato Aragão nega ter vivido caso com Xuxa na época dos Trapalhões

FOTO: REPRODUÇÃO/GLOBO

Renato Aragão, 90, negou ter vivido um romance com Xuxa, 62, na época de “Os Trapalhões”, há quase trinta anos. “Ela sempre foi minha amiga, minha amiga para sempre vai ser. Falar [que tivemos um caso] é fácil, comprovar é difícil. Ela é muito querida por nós, por todo mundo. Meu caso de amor com a Xuxa é eterno”, disse em entrevista ao canal Inteligência Ltda.

O humorista também comentou boatos de que sua esposa, Lílian Taranto, é controladora. “É verdade, controla tudo. Só não controla os meus passos porque ela tem outro passo para andar, se não ia junto também”, afirmou aos risos.

Já Lílian afirmou que não se considera controladora. “Sempre fui uma líder, desde criança. Eu sou leonina, gosto de mandar”, contou. Didi completou dizendo que a mulher é “parceirona” em tudo que faz, referindo-se a ela como “Mulher Maravilha”.

A mulher disse ainda que não sente ciúmes de Xuxa e contou que a recebiam em casa com frequência quando eram vizinhos. “Ela entrava, dava um beijo e um abraço no Renato e em mim, e ia embora. Quem ama meu marido, eu amo em dobro”, afirmou. “Ele sempre foi apaixonado por ela, gosta dela, e ela sempre honrou essa amizade. Nunca deixou a gente na mão.”

O ator contou que não assiste mais aos filmes dos Trapalhões desde a morte dos colegas de elenco. “É muita saudade. Por mais que eu queira dizer que aquilo já passou, sempre vem uma lembrança muito boa de que nós fizemos aquele quarteto”, disse.

Exibido inicialmente pela TV Tupi, o programa “Os Trapalhões” foi ao ar na Globo pela primeira vez em 1977 e chegou ao fim após 18 anos, em 1995. Ao todo, mais de 40 filmes da franquia foram produzidos entre 1965 e 2017, entre eles “Os Trapalhões no Reino da Fantasia” (1985) e “A Princesa Xuxa e os Trapalhões” (1989), ambos com a Rainha dos baixinhos no elenco.

Folhapress