SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 23, 2025

INSEGURANÇA: Mais de 22 mil carros foram blindados no Brasil apenas no 1º semestre

FOTO: REPRODUÇÃO

O Brasil registrou 22.425 novos carros blindados no 1º semestre de 2025, segundo levantamento da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem) baseado em dados do Exército. O número representa alta de 11,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando 20.090 veículos receberam blindagem.

A quantidade de novas blindagens em 2025 já corresponde a 65% do total registrado em todo o ano passado, quando o país contabilizou 34.402 adaptações de veículos.

Segundo o levantamento da Abrablin, 84,2% dos carros que foram blindados no país no 1º semestre estão em São Paulo. O Estado registrou 18.898 novas blindagens no período. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (1.767), Ceará (641), Pernambuco (519), Rio Grande do Sul (259) e Bahia (215).

14 unidades da Federação não registraram novas blindagens no 1º semestre deste ano. É a mesma quantidade registrada nos primeiros 6 meses do ano passado.

Poder360

Saiba quais são as 15 profissões que devem desaparecer até 2030

FOTO: DIVULGAÇÃO

Já parou pra pensar que uma simples mensagem enviada ao ChatGPT pode substituir completamente a função de um trabalhador? Enquanto os robôs e algoritmos ainda não podem pensar por si mesmos, eles já conseguem tomar o lugar de muita gente no mercado profissional. Alguns empregos estão em cheque e podem sumir nos próximos cinco anos.

É o que diz o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025 do Fórum Econômico Mundial. Até 2030, caixas de supermercado, auxiliares bancários, atendentes de transporte, auxiliares administrativos, contadores e até designers gráficos estão entre as profissões que mais tendem a ser automatizadas.

Além disso, projeta-se que o mundo ganhará 78 milhões de empregos, com a criação de 170 milhões de novas funções e a extinção de 92 milhões nos próximos cinco anos. O documento também aponta que funções de linha de frente, ou seja, aquelas que não podem ser desempenhadas por robôs, como entregadores, cuidadores, professores e trabalhadores rurais terão crescimento expressivo.

Os modelos de negócios já estão sendo remodelados para o futuro do trabalho. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, metade dos empregadores do mundo vão focar os negócios em novas oportunidades ligadas à tecnologia. 77% deles planejam aprimorar as habilidades dos trabalhadores, o upskilling.

Por outro lado, 41% planejam reduzir a força de trabalho, pois a IA automatiza determinadas tarefas. Quase metade dos empregadores espera transferir funcionários das funções expostas à substituição por IA para outras partes da empresa, uma oportunidade de aliviar a falta de habilidades e, ao mesmo tempo, reduzir o custo humano da transformação tecnológica.

A IA já está presente, por exemplo, nos processos de seleção das empresas. A tecnologia já é usada amplamente para automatizar a triagem de currículos, por meio de softwares que analisam palavras-chave, experiências profissionais e competências específicas. “Essa automação permite à empresa lidar com grandes volumes de candidatos de forma rápida e padronizada, reduzindo o tempo de contratação e os custos operacionais”, explica a analista de Recursos Humanos Susana Fagundes.

Também é importante se atentar depois da contratação, porque a IA também serve como vigilante: softwares de análise de dados comportamentais, de produtividade e de engajamento dos colaboradores também têm sido usados pelas empresas. “Esses programas identificam padrões que ajudam líderes e gestores a tomar decisões sobre promoções, treinamentos, planos de carreira e retenção de talentos”, esclarece Susana.

Veja a lista dos empregos que mais diminuirão até 2030

Caixas e bilheteiros

Assistentes administrativos e secretárias executivas

Zeladores, faxineiras e governantas

Assistentes de controle de materiais e estoquistas

Trabalhadores de impressão e profissões relacionadas

Assistentes de contabilidade, escrituração e folha de pagamento

Contadores e auditores

Atendentes de transporte e condutores

Guardas de segurança

Caixas e auxiliares bancários

Auxiliares de entrada de dados

Trabalhadores de atendimento e informações ao cliente

Designers gráficos

Gerentes de serviços empresariais e administração

Reguladores, examinadores e investigadores de sinistros

Veja a lista dos empregos que mais crescerão até 2030

Trabalhadores rurais, trabalhadores braçais e outros trabalhadores agrícolas

Motoristas de camionete ou de serviços de entrega

Desenvolvedores de software e aplicativos

Carpinteiros, azulejistas e profissões semelhantes

Vendedores de loja

Trabalhadores de processamento de alimentos e profissões relacionadas

Motoristas de carro, van e motocicleta

Profissionais de enfermagem

Trabalhadores que servem comidas e bebidas

Gerentes gerais e de operações

Profissionais de assistência social e aconselhamento

Gestores de projetos

Professores de universidade e educação superior

Professores de segundo grau

Setores de cuidados pessoais

Correio Braziliense

Governo promete duplicar a avenida Moema Tinoco até o final de 2025

FOTO: SIN-RN

O Governo do Estado prevê concluir até dezembro a etapa 2 das obras do Pró-Transporte na zona Norte de Natal. A fase inclui a duplicação da avenida Moema Tinoco até a rotatória da Tocantínea e integra um contrato de R$ 26 milhões. As obras já vão em 40% e, embora a Tocantínea já tenha sido contemplada em etapa anterior, o trecho será recapeado por conta do desgaste do asfalto.

“Fizemos um cronograma até dezembro para concluirmos tudo. Nossa previsão é essa”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho. Segundo ele, além do recapeamento da Tocantínea, estão previstas obras de iluminação e a execução de uma nova drenagem na altura do Ginásio Nélio Dias, para resolver problemas estruturais no local.

As obras da avenida Moema Tinoco seguem pendentes em trecho próximo à RN-304, nas imediações de um posto de gasolina, e devem avançar até a rotatória da Tocantínea. A intervenção faz parte do lote 2 do Pró-Transporte, considerado um dos mais complexos pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), devido a três fatores principais: o número elevado de desapropriações, a necessidade de remanejamento de tubulações da Caern e a reorganização da fiação da Neoenergia Cosern.

No total, o lote exigiu cerca de 60 desapropriações. Apenas uma segue pendente de pagamento, embora já tenha sido negociada com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “A pessoa aceitou, já foi negociado, tudo acordado junto à PGE. Falta apenas o pagamento. É um valor de um vulto mais considerável, mas a ordem bancária está na Secretaria de Fazenda aguardando o pagamento. Não teremos mais dificuldade quanto a isso”, explicou o secretário.

O programa Pró-Transporte foi iniciado em 2007, ainda sob responsabilidade da Prefeitura do Natal, e passou ao Governo do Estado em 2013. A proposta contempla melhorias na mobilidade urbana da zona Norte, com intervenções nas avenidas Moema Tinoco, Tocantínea e Fronteiras. De acordo com a SIN, o valor total necessário para concluir as etapas 2 e 3 é de aproximadamente R$ 59 milhões. A previsão é que a etapa 3 seja entregue somente em 2026.

Avenida das Fronteiras será duplicada

A etapa 3 do Pró-Transporte vai contemplar a duplicação da Avenida das Fronteiras num trecho de pouco mais de 6km. Segundo o secretário Gustavo Coelho, o Governo do Estado está finalizando o Termo de Referência que vai embasar a execução do projeto junto à Caixa Econômica Federal. A perspectiva é lançar o edital ainda este ano e iniciar as obras até o final do primeiro trimestre de 2026.

“Conseguimos esses recursos e estão assegurados. Estamos elaborando o Termo de Referência e num debate com o Ministério das Cidades para eles aprovarem junto à Caixa Econômica. A empresa contratada precisará entregar projeto executivo e a execução da obra. É uma área densamente ocupada, será complexo, mas estamos evitando ao máximo desapropriações. Se houver, certamente será num quantitativo menor”, explica Coelho.

Com a proposta de contemplar espaços como as avenidas Moema Tinôco, Tocantínea e Fronteiras, as intervenções começaram em 2007, já passaram pela responsabilidade da Prefeitura do Natal e desde 2013 estão sob atribuição do Governo do RN.

A primeira etapa do Pró-Transporte contemplou o eixo Moema Tinôco/Conselheiro Tristão, que vai até o encontro com a Avenida João Medeiros Filho, e o Viaduto da Redinha que dá acesso à Ponte Newton Navarro. Todas essas já foram concluídas e passam apenas por manutenções periódicas de praxe por parte da Secretaria de Infraestrutura. No local foram criados dois eixos em pista dupla, corredor exclusivo de ônibus, ciclovia e implementadas as normas de acessibilidade.

Tribuna do Norte

Partidos de esquerda publicam nota em repúdio à retirada dos vistos dos ministros do STF

FOTO: WALLACE MARTINS

Presidentes de 7 partidos divulgaram nota conjunta, na 2ª feira (22.jul.2025), em defesa dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e em repúdio às sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos ao Judiciário brasileiro. A reação se dá depois de os EUA suspenderem o visto do ministro Alexandre de Moraes, de “aliados” e familiares.

Segundo a nota, os partidos avaliam que as punições representam uma “ingerência espúria” no processo democrático brasileiro e um “ataque à soberania nacional”.

O documento é assinado pelos seguintes presidentes de partido:

Humberto Costa – senador por Pernambuco e presidente do PT;

João Campos – prefeito do Recife e presidente do PSB;

Carlos Lupi – ex-ministro da Previdência Social e presidente do PDT;

Paula Coradi – presidente nacional do Psol;

Luciana Santos – ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do PC do B;

José Luiz Penna – presidente do PV;

Comte Bittencourt – presidente do Cidadania.

“Manifestamos irrestrita solidariedade aos ministros do STF, ao mesmo tempo em que reafirmamos a defesa irrenunciável da soberania nacional e das nossas instituições”, afirmam no texto.

As sanções, determinadas pelo presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano), têm como alvo magistrados envolvidos nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado e os ataques extremistas de 8 de Janeiro.

No texto, os dirigentes classificam a medida como “indevida, agressiva e sem precedentes nas relações bicentenárias” entre os 2 países. Eles também afirmam que a ação penal em curso no STF segue o devido processo legal, com respeito ao contraditório, e que qualquer tentativa de coação à Justiça deve ser repudiada.

A nota também critica ameaças tarifárias e comerciais por parte do governo dos EUA, que, segundo os signatários, estariam contaminadas por interesses políticos e deveriam ser tratadas por meio de negociação.

ENTENDA

O anúncio de cancelamento dos vistos de entrada nos EUA de ministros do STF e de seus familiares foi feito na 6ª feira (18.jul.2025) por uma mensagem no X (ex-Twitter) de Marco Rubio, secretário de Estado do governo Trump.

O dispositivo usado pelo Departamento de Estado norte-americano para cancelar o visto do ministro do STF já foi usado pelos Estados Unidos como sanção a cidadãos de países autocráticos. Seu uso contra cidadãos do Brasil, uma democracia, é incomum.

O governo norte-americano recorreu à seção “212(a)(3)(C)” do Immigration and Nationality Act (Lei de Imigração e Nacionalidade), que lida com Adverse Foreign Policy Impact (impacto adverso da política externa) para cancelar vistos de empresários da Nicarágua envolvidos em imigração ilegal, militares da Rússia acusados de violação de direitos humanos na guerra da Ucrânia e integrantes do PTC (Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte), de Kim Jong-un.

Recorrer ao dispositivo é uma prerrogativa do Departamento de Estado. Trata-se de uma decisão do secretário do órgão que comanda a política externa norte-americana, caso ele considere que “a entrada ou atividades tenham consequências adversas potencialmente graves para a política externa dos Estados Unidos”. Eis a íntegra (PDF – 330 KB).

O governo Trump sustenta que a atuação do STF fere a liberdade de expressão nas redes sociais e impacta diretamente a atuação das big techs, por causa de ordens de retirada de conteúdos do ar.

Poder360

Marco Aurélio: “Moraes precisa ser levado a divã de psicanalista”

FOTO: NELSON JUNIOR

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello fez uma análise sobre o comportamento do ex-colega de Corte, Alexandre de Moraes, e concluiu que o magistrado precisa ser “levado ao divã” de um “psicanalista” para compreender porque tem tomado atos tão “incompreensíveis” em um Estado Democrático de Direito. Para Melo, a história cobrará do ministro essas decisões, que tem gerado amplo “desgaste” para a Suprema Corte e “maltratado” a Constituição Federal.

As declarações ocorreram em entrevista à coluna de Roseann Kennedy, do jornal O Estado de S. Paulo. Na ocasião, o ministro aposentado foi indagado sobre quais são os fatores que ele considera que estão movendo as ações de Moraes, e respondeu:

– Eu teria que colocá-lo em um divã e fazer uma análise talvez mediante um ato maior, e uma análise do que ele pensa, o que está por trás de tudo isso. O que eu digo é que essa atuação alargada do Supremo, e uma atuação tão incisiva, implica desgaste para a instituição… A história cobrará esses atos praticados. Ele [Moraes] proibiu, por exemplo, diálogos. Mordaça, censura prévia, em pleno século que estamos vivendo. É incompreensível – ponderou.

Ao se pronunciar sobre o fato de a Primeira Turma do STF referendar as determinações do ministro, Marco Aurélio afirmou que há um “espírito de corpo que não deveria haver” e defendeu que os ministros façam análises independentes.

– Quando formei no colegiado, me manifestava espontaneamente, segundo meu convencimento, não me importando em somar voto. Não há campo para solidariedade no órgão julgador. Cada integrante deve atuar com absoluta independência. Evidentemente acompanhando o colega no que se convencer do acerto da proposição desse colega – adicionou.

O ministro aposentado também se pronunciou diretamente sobre a imposição de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para Melo, o ex-chefe do Executivo está sendo “submetido a humilhação” ao ser obrigado a usar tornozeleira eletrônica como se fosse um “bandido de periculosidade maior”, e se ainda estivesse na Corte, acompanharia o entendimento do ministro Luiz Fux, que foi contrário as medidas.

– A proibição de sair de casa, que é praticamente uma prisão domiciliar. Vamos observar a ordem natural, que é apurar para, selada a culpa no processo crime, exercido o direito de defesa, chegar-se à execução do pronunciamento judicial definitivo. E não há esse pronunciamento, por enquanto. O ministro Luiz Fux divergiu e, se lá eu estivesse, eu o acompanharia. Divergiu quanto à utilização [de tornozeleira eletrônica], por um ex-presidente da República. Vamos respeitar a instituição que é a Presidência da República. Utilizar como se fosse um bandido de periculosidade maior. A tornozeleira é uma apenação humilhante, porque alcança a dignidade da pessoa – pontuou.

Marco Aurélio também questionou que o processo esteja sendo conduzido em foro privilegiado e em uma única turma. Ele lembrou que, quando o STF decide, não cabe recurso a um órgão revisor, o que “prejudica o devido processo legal”.

– Basta considerar que houve uma emenda regimental deslocando a competência do plenário para as turmas, em processo crime. Estive 31 anos na bancada do Supremo e nunca julgamos em turma processo crime. Alguma coisa está errada. Eu espero que não se chegue a julgar processo crime individualmente, monocraticamente. (…) Supremo não é competente para julgar cidadão comum, para julgar originariamente ex-presidente da República, ex-deputado federal ou ex-senador. Basta que indaguemos: o atual presidente [Luiz Inácio Lula da Silva], quando respondeu criminalmente, ele o fez onde? Na 13ª Vara Criminal de Curitiba. A legislação não mudou. Por que o ex-presidente Bolsonaro está a responder no Supremo? Isso é inexplicável, e a história em si é impiedosa, vai cobrar essa postura do Supremo. Quando o Supremo decide, não cabe recurso a um órgão revisor. Então, o devido processo legal fica prejudicado.

O ex-ministro convidou a Corte a buscar “temperança”, “correção de rumos sem atropelos”, “sem partir-se para uma censura prévia”.

– Que haja uma evolução, e que o Supremo atue, não como órgão individual como vem atuando na voz do ministro Alexandre de Moraes, mas como órgão coletivo, e percebendo a repercussão dos atos que pratica. Aí nós avançaremos culturalmente – concluiu.

Pleno News

Prefeitura do Natal remaneja R$ 8 milhões da obra do Hospital Municipal para assistência hospitalar e o Samu

FOTO: JOANA LIMA

A Prefeitura de Natal autorizou a abertura de um crédito suplementar no valor de R$ 8 milhões para a Secretaria Municipal de Saúde. O decreto nº 13.435, publicado nesta terça-feira (22), permite a realocação de recursos originalmente destinados à implementação do futuro Hospital Municipal para outras áreas da saúde pública, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a assistência hospitalar de média e alta complexidade do SUS e a administração de recursos humanos.

Do montante remanejado, R$ 6,79 milhões serão destinados ao fortalecimento da assistência hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade da rede SUS. Outros R$ 738 mil irão para o SAMU Natal, serviço essencial no atendimento de urgência. Já R$ 470 mil serão aplicados na área de administração de recursos humanos da Secretaria.

A medida foi aprovada com base no artigo 5º da Lei Municipal nº 7.819, de 20 de janeiro de 2025, e conta com o aval do Conselho de Desenvolvimento Municipal, que se reuniu no último dia 18 de julho. Segundo o decreto, assinado pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil), os recursos utilizados para reforçar outras frentes da saúde virão da anulação de igual valor previamente reservado para a construção do hospital.

Portal 98 FM

Operação Magma 2 combate esquema de lavagem de dinheiro para facção criminosa no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN) deflagrou, nesta terça-feira (22/07/2025), a Operação Magma 2, para desarticular esquema de lavagem de dinheiro operado por integrantes de uma facção criminosa originária do Rio de Janeiro e com atuação de liderança negativa na Bahia.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no bairro de Ponta Negra, em Natal/RN, além de um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Um dos investigados permanece foragido. O Judiciário também determinou o bloqueio de contas bancárias vinculadas a nove pessoas físicas e jurídicas.

As investigações apontam que os alvos da operação mantinham o comando da facção remotamente e levavam uma vida de luxo em Natal/RN. Além disso, foi identificada uma sofisticada rede de lavagem de dinheiro, que utilizava empresas de fachada, identidades falsas e “laranjas”, movimentando aproximadamente R$ 26 milhões em transações financeiras diversas.

Um dos alvos usava ao menos três documentos falsificados — dois expedidos no Pará e um no Rio Grande do Norte — para abrir e movimentar contas em seis bancos diferentes. Em apenas uma dessas contas, entre janeiro e outubro de 2023, foram registrados créditos e débitos que somaram mais de R$ 17 milhões. O uso de identidades falsas também visava evitar a aplicação da lei penal, já que o investigado tem contra si três mandados de prisão expedidos pela Justiça da Bahia, dois por tráfico de drogas e um por homicídio.

A FICCO/RN é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil do RN e Polícia Penal do RN, atuando de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado no Estado.

Presidente do PL reforça intenção de lançar Eduardo ao Senado em 2026

FOTO: LEONARDO PRADO

O presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, disse à CNN, que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ainda é o nome do partido para disputar uma vaga ao Senado, em 2026.

“Eduardo é o candidato [ao Senado]”, disse.

A afirmação surge em meio a rumores de que a direita estaria pensando em um “plano B” para a disputa com a possibilidade de Eduardo não retornar ao Brasil.

Eduardo disse, no último domingo (20), que não pretende renunciar ao mandato, após o fim da licença parlamentar de 120 dias.

Após o recesso do Legislativo, a partir do dia 4 de agosto, Eduardo passará a acumular faltas não justificadas caso não retorne ao Brasil.

Entre os nomes que começam a circular como opção ao Senado, em caso de desistência de Eduardo, está o de Mello Araújo, vice de Ricardo Nunes. Sob reserva, dirigentes de siglas de direita no estado, no entanto, rejeitam a indicação e apontam resistência ao perfil de Araújo.

A avaliação é que qualquer decisão sobre o Senado, em um cenário sem Eduardo, dependeria antes da indicação ao governo.

Embora reitere que é candidato à reeleição, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) ainda é o nome considerado pelos partidos de direita para a disputa ao Planalto.

O PP defende que o atual secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, seja o substituto de Tarcísio, caso o governador decida embarcar numa disputa à Presidência.

“Queríamos muito lançar o Derrite caso aconteça [de Tarcísio disputar o Planalto], porém, ele está bem focado em ser senador”, disse o presidente do PP em São Paulo, Mauricio Neves.

CNN Brasil