SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 19, 2025

Nikolas: Nunca vi Lula proibido de falar com alguém e sem redes

FOTO: ZECA RIBEIRO

Nesta sexta-feira (18), o deputado federal Nikolas Ferreira (Pl-MG) fez vários posts sobre as medidas restritivas que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em uma das publicações, o parlamentar destaco que nunca viu Lula (PT) “proibido de falar com alguém, usando tornozeleira ou sem ter acesso às redes sociais”. Nikolas apontou que “na democracia relativa as coisas são bem diferentes”.

– Lula foi condenado em três instâncias e posteriormente preso. Nunca o vi proibido de falar com alguém, usando tornozeleira ou sem ter acesso às redes sociais. Ele ainda chegou a conceder entrevista de dentro da prisão. Na democracia relativa as coisas são bem diferentes – escreveu.

Por decisão de Moraes, Bolsonaro fará uso de tornozeleira eletrônica, além de precisar se submeter a recolhimento domiciliar das 19h às 6h em dias úteis, e integralmente aos finais de semana, feriados e dias de folga. O ex-chefe do Executivo também foi proibido de acessar redes sociais e não poderá se comunicar com diplomatas ou embaixadores estrangeiros, nem se aproximar a menos de 200 metros de embaixadas ou consulados.

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados na casa de Bolsonaro e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro. Ao STF, a PF acusou o líder político e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de atuarem “ao longo dos últimos meses, junto a autoridades governamentais dos Estados Unidos da América com o intuito de obter a imposição de sanções contra agentes públicos do Estado Brasileiro”.

Jair Bolsonaro também está proibido de se comunicar com o filho Eduardo, que está nos EUA.

Pleno News

Apenas três ministros do STF não perderam seus vistos; saiba quais

FOTO: GUSTAVO MORENO

Dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), apenas Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e André Mendonça não tiveram os vistos para os Estados Unidos revogados. A informação foi apurada pela coluna de Mariana Sanches, do UOL, e divulgada nesta sexta-feira (18).

A medida foi anunciada pelo secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, que afirmou que os vistos de Alexandre de Moraes, seus aliados no STF e seus familiares foram cancelados com efeito imediato. Segundo Rubio, trata-se de uma resposta às ações do tribunal que estariam violando direitos fundamentais.

– A perseguição política do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão amplo que não só viola direitos básicos dos brasileiros, como também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir americanos – escreveu Rubio na rede social X.

A sanção do governo norte-americano ocorreu no mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes determinou medidas restritivas contra Jair Bolsonaro (PL), como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de uso de redes sociais, e impedimento de se aproximar de embaixadas. O ex-presidente também foi proibido de se comunicar com outros investigados, incluindo o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro nesta sexta.

Os oito ministros que, segundo a apuração, tiveram seus vistos revogados são:

Alexandre de Moraes

Luís Roberto Barroso

Gilmar Mendes

Cármen Lúcia

Dias Toffoli

Edson Fachin

Cristiano Zanin

Flávio Dino

As revogações atingem também familiares dos magistrados. O governo Trump declarou que pretende responsabilizar estrangeiros que promovam ações consideradas como censura à liberdade de expressão, inclusive fora dos EUA.

Pleno News

Policial militar é preso por violência contra ex-companheira em Parnamirim

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um policial militar de 43 anos foi preso, nessa sexta-feira (18), suspeito de cometer diversos crimes de violência doméstica contra sua ex-companheira, no município de Parnamirim. A prisão preventiva foi realizada por policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade.

Segundo as investigações, o homem perseguia, ameaçava de morte utilizando arma de fogo e agredia fisicamente a vítima. Ele também impunha humilhações, chantagens, restrições à liberdade de locomoção e descumpriu medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça.

O suspeito foi localizado e preso na Via Costeira, Zona Sul de Natal, após diligências da equipe da DEAM.

Após ser detido, o policial foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao Comando da Polícia Militar, onde permanece à disposição da Justiça.

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

FOTO: REPRODUÇÃO

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) agradeceu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela decisão de suspender os vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, familiares próximos e aliados da Corte. O anúncio do ato do governo dos EUA foi divulgado na noite desta sexta-feira (18/7) pelo secretário de Estado, Marco Rubio.

Em publicações seguidas no X, Eduardo disse que “este é só o começo”, que “tem muito mais por vir” e que “não haverá recuo” do governo norte-americano.

“Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também – ou quem sabe até perderão seus vistos. Eis o custo Moraes para quem sustenta o regime”, escreveu Eduardo Bolsonaro.

No anúncio de revogação dos vistos, feito nas redes, Marco Rubio disse que Moraes criou um “complexo de perseguição e censura” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os brasileiros, e que se entende para além das fronteiras do país:

“A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na Corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, afirmou Rubio.

Metrópoles

Moraes decreta prisão de potiguar envolvido no 8 de janeiro

FOTO: FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão de Maxwell Guedes de Araújo, potiguar que participou dos atos do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Ele cumpria medidas cautelares, que foram descumpridas ao longo dos últimos meses, o que resultou no novo mandado de prisão, expedido nesta quinta-feira (17).

Maxwell Araújo, que estava em monitoramento através de tornolezeleira eletrônica, já havia sido intimado, através de sua defesa, a esclarecer o motivo de 18 episódios de descumprimento das medidas cautelares, respondendo que o aparelho de monitoramento apresentou problemas técnicos.

De acordo com a decisão, as violações foram informadas ao STF pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) do RN, que elencou violação de área de inclusão – quando o indivíduo sair da área geográfica delimitada pela justiça -, e esgotamento da bateria do aparelho.

As justificativas foram insuficientes, de acordo com a análise de Moraes. Ele entende que as respostas não foram concretas e nem específicas sobre cada episódio de descumprimento de violação de área de inclusão. O ministro não aceitou que as justificativas, que considerou evasivas, fossem apenas sobre os alertas de “fim de bateria”.

Por esses motivos, Moraes decretou nova prisão de Maxwell Araújo, determinando a inclusão do mandado no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões.

Novo Noticias

Eduardo Bolsonaro afirma que não haverá eleição em 2026

FOTO: REPRODUÇÃO

Diretamente dos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro afirma que não haverá eleição em 2026: “Eu não estou preocupado com a eleição! Se o Brasil não resolver, nos próximos meses ou nas próximas semanas, essa crise institucional, não haverá eleição em 2026. Então, por que eu me preocuparia com popularidade?”

Com inforrmações da Revista Oeste

Governo dos EUA manda suspender vistos de Moraes, familiares e aliados do STF

FOTO: EFE

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nas redes sociais, nesta sexta-feira (18/7), que mandou suspender os vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, aliados da Corte e familiares próximos de todos eles.

“A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, afirmou Rubio.

O secretário destaca que a decisão decorre da determinação do ministro Alexandre de Moraes que impôs ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de acessar as redes sociais.

“Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos”, disse Rúbio.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta, para confirmar a decisão de Moraes. O placar está em 4 a 0 pela determinação do relator. São cinco ministros na Turma.

Metrópoles

RN proíbe venda de serpentinas metálicas em todo o estado

FOTO: DIVULGAÇÃO

A comercialização de serpentinas metálicas está proibida no RN. A medida passou a valer oficialmente nesta sexta-feira (18), com a publicação da Lei Nº 12.271/2025 no Diário Oficial do Estado. A legislação, sancionada pela governadora Fátima Bezerra, visa prevenir acidentes com a rede elétrica e preservar vidas.

De acordo com a nova regra, quem descumprir a determinação poderá sofrer penalidades. Na primeira infração, será aplicada uma advertência. A partir da segunda, a multa pode variar entre R$ 1 mil e R$ 10 mil, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

A gerente de Relações Institucionais da Neoenergia Cosern, Priscilla Simonetti, reforça que as serpentinas metálicas são altamente perigosas. “Podem provocar interrupções de energia e até acidentes fatais. Por isso, destacamos que para ter uma brincadeira segura, as serpentinas não devem ser utilizadas”, afirma.

Comumente usadas em festas e celebrações, as serpentinas metalizadas funcionam como condutores de eletricidade. Quando arremessadas contra a rede elétrica, podem causar curto-circuitos, quedas de energia e acidentes graves. O gerente de Operações da Neoenergia Cosern, Gilmar Mikeias, alerta: “Até lança-confetes pode causar acidentes, pois atinge alturas superiores à da rede elétrica”.

A legislação foi motivada por episódios anteriores. Em 2011, em Minas Gerais, 16 pessoas morreram e 55 ficaram feridas após um curto-circuito causado por serpentina metálica em um bloco de carnaval. Em 2024, em Salvador, o uso do objeto deixou parte do circuito Barra-Ondina sem energia horas antes do carnaval. No Réveillon, uma pessoa ficou ferida em Olinda após o mesmo tipo de acidente.

Além do Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais também já possuem legislações semelhantes.