SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 18, 2025

ASSÚ CONQUISTA POLICLÍNICA REGIONAL E SE FIRMA COMO REFERÊNCIA EM SAÚDE NO VALE

Estrutura será viabilizada pelo Governo Federal, por meio do PAC Seleções 2025

O município de Assú será contemplado com a implantação de uma nova Policlínica Regional, um equipamento que irá fortalecer a rede pública de saúde e beneficiar diretamente a população local e de toda a região do Vale do Açu. A estrutura será viabilizada pelo Governo Federal, por meio do PAC Seleções 2025, e representa um verdadeiro avanço no cuidado com a saúde de quem mais precisa.

No Rio Grande do Norte, apenas Assú e Ceará-Mirim foram contempladas com essa importante conquista, um reconhecimento ao protagonismo do nosso município no fortalecimento das políticas públicas de saúde regionalizadas.

Este é mais um resultado do empenho da Prefeitura do Assú, que, sob a gestão do prefeito Lula Soares, que também é presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde do Vale do Açu, tem atuado com compromisso e responsabilidade para garantir avanços concretos na saúde da nossa população.

Agora, Assú receberá uma Policlínica Regional, reafirmando seu papel como polo de referência em saúde, garantindo mais acesso, mais especialidades médicas e mais qualidade no atendimento para toda a população do Vale.

“Assú sempre foi uma cidade que luta por seus direitos. Fomos firmes na defesa do consórcio, que já trouxe frutos com a maternidade, e agora estamos colhendo mais um resultado concreto com a policlínica que vai atender não só Assú, mas todo o Vale. É o nosso compromisso com a vida das pessoas”, destacou o prefeito Lula Soares.

Vítima de homicídio em Caicó havia denunciado ameaças em vídeo nas redes sociais

FOTO: REPRODUÇÃO

A mulher assassinada a tiros na tarde desta quinta-feira (17), em Caicó, na região do Seridó do Rio Grande do Norte, havia feito um desabafo público nas redes sociais relatando ameaças que estaria sofrendo de um ex-companheiro. A vítima foi identificada como Cíntia Michele da Costa. O crime aconteceu no bairro Boa Passagem, zona norte da cidade, quando ela saía de casa acompanhada da filha.

Minutos depois do assassinato, começou a circular um vídeo gravado pela própria Cíntia e publicado no Instagram. No registro, a mulher cita situações de assédio, perseguição e ameaças — e chega a mencionar que o homem em questão seria policial.

“Eu quero viver a minha vida sem tá preocupada com policial”, diz ela no trecho do vídeo.

Ainda na gravação, Cíntia afirma que já havia deixado claro que não queria retomar o relacionamento, mas o homem continuava insistindo.

“Já faz muito tempo que eu digo que não quero nada com essa pessoa e ela fica insistindo”, relata.

“Você perder a paz por uma pessoa, você sair do seu canto, seu lugar, e atormentar uma pessoa que está dizendo não.”

A vítima também reforça que, caso algo mais grave acontecesse, ela já havia deixado tudo registrado:

“Se acontecer algo mais grave, tá tudo aqui registrado. Eu mereço viver do jeito que eu sempre vivi.”

Equipes da Polícia Militar, do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil estiveram no local do crime, que foi isolado. O corpo foi recolhido para exame de necropsia e os primeiros levantamentos foram iniciados, mas até o momento, a motivação do homicídio não foi confirmada oficialmente.

A Polícia Civil deve aprofundar as investigações nos próximos dias, levando em consideração o conteúdo do vídeo e outros possíveis registros de denúncia feitos anteriormente por Cíntia Michele. A Delegacia de Caicó vai conduzir o inquérito.

Portal da Tropical

Homem mata melhor amigo, cozinha e tritura no liquidificador partes do corpo para ocultação

FOTO: REPRODUÇÃO

Bruno Guimarães da Cunha Chagas foi preso em flagrante na última quarta-feira (16) por matar e esquartejar Thiago Lourenço Morgado, no Morro de São Carlos, região central do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, os dois eram amigos e moravam juntos. Após uma discussão no último domingo (13), Bruno esfaqueou a vítima, esquartejou o corpo e tentou ocultar o crime.

Investigações apontam que o suspeito armazenou partes do corpo na geladeira, cozinhou outras e até usou um liquidificador para descartar os restos no vaso sanitário. O caso foi descoberto após denúncias e uma perícia foi realizada no local. Bruno responderá por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Blog Luiz Bacci

Despedida adiada: funerária se confunde e ‘esquece’ corpo no dia do velório

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma família em luto foi surpreendida no dia do velório da matriarca, de 71 anos. A funerária Central Brasília errou a data e não levou o caixão com o corpo para a despedida.

A cerimônia fúnebre estava marcada para ocorrer na quarta-feira (16), em Taguatinga, bem como o sepultamento. Mas, segundo a família, a funerária confundiu a data e achou que seria no dia seguinte: quinta-feira (17/7).

Uma das filhas da mulher que morreu destacou a revolta com a situação. “Já é muito sofrimento para a gente perder uma mãe. E aí o velório não dá certo”, disse. “Eu tive um cemitério lotado de gente, de familiares, de gente que veio de Goiânia, pediu licença do trabalho, desmarcou compromisso para estar no velório”, completou.

A família contou que ligou para a funerária, mas que eles disseram que o corpo não estava preparado e só poderia ser feito o velório no dia seguinte. “Minha mãe foi enterrada hoje [quinta], mas muita gente que foi ontem [quarta] não conseguiu mais comparecer”, afirmou.

Em nota, a funerária Central de Brasília lamentou o ocorrido. A empresa ressaltou os anos no mercado e atribuiu a situação a uma falha humana, apesar de rigorosos protocolos.

“Trabalhamos com máximo respeito e profissionalismo em nossas homenagens e cerimoniais, e em mais de 10 anos de história, nunca tivemos nenhuma situação parecida. Seguimos protocolos rigorosos para nosso controle de qualidade e acolhimento às famílias, mas o mesmo se trata de um caso isolado causado por um erro humano de um colaborador, que já foi resolvido e criado um novo procedimento para que jamais aconteça novamente.”

Metrópoles

“Se Lula fosse americano, estava preso até hoje”, afirma Nikolas

FOTO: VINICIUS LOURES

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou suas redes sociais nessa quinta-feira (17) para criticar o Supremo Tribunal Federal (STF), satirizando uma frase dita, recentemente, pelo presidente Lula (PT).

O chefe do Executivo brasileiro disse que se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fosse brasileiro, também estaria sendo julgado.

– Se Trump fosse brasileiro e se tivesse feito o que aconteceu no Capitólio, ele também seria julgado, e se ele também tivesse violado a Constituição de acordo com a Justiça, ele também estaria preso – declarou Lula.

Nikolas, então, aproveitando a retórica do petista em entrevista concedida à CNN, exibida nesta quinta-feira, disparou:

– Se Lula fosse americano, estava preso até hoje.

Pleno News

General Girão é contra retaliação do Brasil à taxação imposta pelos EUA

FOTO: REPRODUÇÃO

O deputado federal General Girão (PL-RN) se posicionou publicamente contra a retaliação do Governo brasileiro aos Estados Unidos, relacionada às tarifas impostas a produtos nacionais. Em nota enviada ao Diário do RN, nesta quinta-feira (17), o parlamentar justificou sua assinatura ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 506/2025, que visa sustar os efeitos do decreto presidencial aprovado pelo Congresso Nacional e assinado por Lula (PT), regulamentando a chamada “Lei de Reciprocidade Econômica”.

“O Brasil precisa de equilíbrio, previsibilidade e respeito às suas instituições e é exatamente isso que o PDL 506 busca preservar”, afirmou Girão. “Minha assinatura é um ato de responsabilidade institucional. Trata-se de sustar os efeitos de um decreto que extrapola os limites legais, atenta contra a segurança jurídica e escancara a intenção do atual governo de usar instrumentos do Estado para promover retaliações políticas revestidas de aparente legalidade”, acrescentou ele sobre a lei aprovada com objetivo de garantir que o Brasil tenha mecanismos de resposta diante de ações unilaterais que prejudiquem sua economia, protegendo seus interesses comerciais.

O decreto presidencial, publicado no último dia 15, autoriza o Brasil a aplicar sanções econômicas, comerciais e até suspender direitos de propriedade intelectual contra países que adotem medidas consideradas prejudiciais às exportações ou à competitividade das empresas brasileiras. A resposta veio após o anúncio do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que voltará a sobretaxar em 50% produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A medida poderá afetar setores estratégicos para o Rio Grande do Norte, como o de pesca e o de petróleo, com possível perda de competitividade e geração de desemprego.

A reciprocidade comercial teve defesa, inclusive, dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (UB), que se manifestaram publicamente em favor da medida.

Para Girão, no entanto, a reação do Governo brasileiro representa “um grave abuso de competência do Poder Executivo” e uma tentativa de “instrumentalização política das relações internacionais”. Segundo o deputado, o decreto fere princípios constitucionais e ignora o devido processo legislativo. “A medida prevê a aplicação de sanções unilaterais sem debate prévio no Parlamento e sem consulta pública ampla, o que representa um desvio autoritário e ideológico na política externa brasileira”, declarou.

O parlamentar também criticou a criação, pelo decreto, de um comitê interministerial com poderes deliberativos e executivos próprios — algo que, segundo ele, extrapola o papel regulamentar do Executivo. “Estamos falando de um órgão com atribuições normativas e instrutórias com elevado grau de densidade jurídica, criado sem autorização legal”, pontuou.

O deputado bolsonarista defende a tese que a ação do Governo federal é precipitada e movida por revanchismo. “Não coaduno com políticas externas movidas por revanchismo ideológico ou por interesses partidários disfarçados de soberania nacional. Soberania se exerce com responsabilidade, não com retaliações unilaterais que podem colocar em risco nossos empregos, nossos investimentos e nossa reputação no cenário internacional”, afirmou.

Além de General Girão, o também potiguar Sargento Gonçalves (PL-RN) assinou o PDL, que tem como autora a deputada federal Rosângela Moro (UB-SP). Ao todo, 13 parlamentares apoiam a proposta, que ainda passará por análise nas comissões da Câmara e pelo plenário. Se aprovado, o PDL anula os efeitos do decreto presidencial e impede que as medidas de retaliação entrem em vigor na forma atual.

Diário do RN

Prefeitura do Natal anuncia reforma da Praça e Árvore de Mirassol e Mercado das Quintas

FOTO: REPRODUÇÃO

As ordens de serviço para o início de três obras estruturantes que vão transformar importantes espaços públicos da capital potiguar: o novo pavilhão da Praça da Árvore de Mirassol, a reestruturação da própria Árvore de Mirassol — uma das maiores do Brasil — e a revitalização do Mercado Público das Quintas, serão assinadas, na terça-feira (22), pelo prefeito Paulinho Freire e pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves. As intervenções foram licitadas sob gestão da Semsur e representam um investimento total de R$ 2,2 milhões.

O grande destaque fica por conta da construção do novo pavilhão da Praça da Árvore, em Capim Macio, zona Sul da cidade. A cobertura será fixa, com projeto arquitetônico desenvolvido pela equipe técnica da Semsur. A proposta incorpora formas orgânicas em duas estruturas sobrepostas, criando uma identidade visual marcante e moderna para o espaço. A área coberta será de 584 metros quadrados e o prazo previsto de execução da obra é de quatro meses.

Além da cobertura diferenciada, o projeto prevê a instalação de elementos vazados decorativos em concreto, os conhecidos cobogós, combinados com estrutura de madeira, paisagismo integrado, novos bancos com tecnologia que reduz a absorção de calor, lixeiras, floreiras e balizadores com design atualizado.

“Estamos diante de um marco para o espaço público da cidade. A nova cobertura do pavilhão será um símbolo arquitetônico, funcional e acolhedor, pensado para valorizar o convívio e o bem-estar dos cidadãos”, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves.

Outro ponto fundamental do pacote de obras é a recuperação completa da Árvore de Mirassol, um dos maiores símbolos natalenses e cartão-postal da cidade. A estrutura metálica, exposta constantemente a intempéries como sol, chuva e maresia, passa por nova manutenção estrutural para garantir segurança e longevidade. A última reforma havia ocorrido em 2021. Com a revitalização, o objetivo da Prefeitura é manter a Árvore acesa nas principais datas comemorativas do ano, reforçando o calendário de celebrações e a valorização da cultura local.

Já na zona Oeste, o Mercado das Quintas, considerado um dos mais tradicionais da cidade, também será requalificado. Localizado entre as ruas Pedro Nóva e Bela Vista, o mercado passará por melhorias estruturais na cobertura, revisão elétrica, pintura externa e interna, além da instalação de novos ventiladores de parede, palco com cobertura para eventos, adequações de acessibilidade, novos corrimões e sinalização para pessoas com deficiência. O equipamento público possui área total de 423 metros quadrados e receberá investimentos de R$ 150 mil.

Paulinho Freire empossa novo procurador do município de Natal

Paulinho Freire destacou a importância da nomeação de novos servidores para fortalecer o serviço público

O prefeito Paulinho Freire empossou o novo procurador do município de Natal, Victor Mangabeira Cruz dos Santos, na manhã desta sexta-feira (18). A solenidade aconteceu na sede da Procuradoria Geral do Município (PGM) e contou com a presença de autoridades, servidores e representantes da advocacia pública.

Durante a cerimônia, o prefeito Paulinho Freire destacou a importância da nomeação de novos servidores para fortalecer o serviço público e reafirmou o compromisso da gestão com a valorização profissional. “Estamos muito felizes em dar posse a mais um procurador concursado. É mais um passo no nosso esforço contínuo de aumentar o efetivo de servidores públicos e garantir um serviço cada vez mais eficiente à população. A Prefeitura do Natal segue firme na missão de investir em qualidade e oferecer o melhor para os natalenses”, afirmou o prefeito.

O procurador Victor Mangabeira relatou estar emocionado e entusiasmado com a oportunidade de contribuir com o serviço municipal. “Estou muito feliz e honrado em tomar posse como procurador do município. Este é um dia marcante na minha trajetória. É com entusiasmo e senso de dever que passo a integrar esta equipe comprometida e com o objetivo de servir à população natalense com dedicação, responsabilidade e zelo”, declarou o procurador.

A procuradora-geral do município, Dra. Celina Maria Lins Lobo, também deu as boas-vindas ao novo colega e destacou o papel essencial da PGM na defesa do interesse público. “Recebemos o procurador Victor Mangabeira com grande alegria. Nossa equipe é formada por profissionais comprometidos com a excelência na prestação de serviços jurídicos ao município, e é com esse espírito de responsabilidade e dedicação que seguimos atuando em favor dos cidadãos de Natal”, ressaltou a procuradora-geral.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Nina Souza; o presidente da Associação dos Procuradores do Município do Natal (APROCONAT), Flávio de Almeida Oliveira; além de procuradores, servidores e demais convidados.

Atuação 

Victor Mangabeira Cruz dos Santos é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), com formação concluída em 2014. Com uma sólida trajetória de 10 anos na advocacia, é sócio-fundador do escritório Victor Mangabeira Sociedade Individual de Advocacia. Possui especialização em Direito e Prática Tributária, bem como em Direito Processual Civil, ambas pela Faculdade Baiana de Direito.