SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 9, 2025

Seminário “Boas Práticas no Território de Natal” reúne profissionais do magistério no Cemure

O Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) foi palco, na noite da terça-feira (08), do seminário de encerramento “Boas Práticas no Território de Natal”, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Natal, com o objetivo de socializar práticas exitosas dos profissionais envolvidos com a alfabetização das crianças, no âmbito do Programa de Alfabetização na Rede Municipal – ProAlfa Natal. 

O evento reuniu professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipe técnica da SME e escolas estaduais, em uma programação marcada por apresentações culturais, relatos de experiências e exposições de materiais produzidos ao longo das trilhas formativas do programa. Nos corredores do Cemure, os participantes conferiram banners com relatos de experiências pedagógicas e os “livros da vida” desenvolvidos nas formações, revelando o impacto das ações formativas na prática docente.

A abertura do seminário contou com a participação musical do sanfoneiro Reinaldo Júnior, seguida da leitura do estudante Luiz Gustavo Varela da Silva, de oito anos, do 2º ano da Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura. Representando os estudantes da rede municipal, Luiz Gustavo leu um trecho da obra Jogo da Fantasia, do autor Elias José, encantando o público presente.

Representando o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, destacou o papel da alfabetização. “É conquistar a leitura. No momento em que se aprende a ler e escrever, descortina-se o mundo, e é esse mundo que dá acesso a muitas possibilidades. Os trabalhos apresentados terão continuidade nas escolas, gerando desdobramentos que impactarão diretamente nossos estudantes. Essa rede que se forma e se fortalece reforça nossa crença de que podemos melhorar a educação em Natal e em todo o Rio Grande do Norte. Este é o nosso compromisso”, reforçou.

Também presente ao seminário, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RN), Petrúcio Ferreira, reforçou a importância do trabalho colaborativo nas redes educacionais. “Se não estimularmos a conectividade entre nossas redes e não enxergarmos nossas crianças como filhos e filhas, não conseguiremos transformar realidades. A aprendizagem precisa ser personalizada, respeitando o tempo e o ritmo de cada estudante, e sempre com a melhor educação como objetivo”, declarou.

Durante o seminário, coordenado pela articuladora municipal do território Natal, professora e assessora pedagógica Régia Maria Silvestre, foi a mediadora junto aos educadores de diferentes trilhas que compartilharam relatos de vivências profissionais. Representando a Trilha Formativa de Gestores e Equipe Técnica, a diretora pedagógica da Escola Municipal São José, Luciliana de Oliveira Barros da Silva, apresentou o tema “A inclusão escolar, entre a letra da lei e a fragilidade da nossa prática: o olhar de uma educadora com deficiência”.

Na fala, Luciliana da Silva destacou sua trajetória como professora alfabetizadora e gestora com deficiência, refletindo sobre os desafios da inclusão e a importância de acreditar no potencial de cada estudante. “Minha formação como professora começou no dia em que uma educadora subestimou minha capacidade de leitura. Desde então, tenho o compromisso de nunca subestimar meus alunos. A prática da inclusão começa pelo incentivo, pela escuta e pela sensibilidade em reconhecer as necessidades da comunidade escolar”, afirmou. 

Já representando a Trilha Formativa de Coordenadores Pedagógicos, a professora Nádia Lira, da Escola Municipal Celestino Pimentel, compartilhou os impactos do ProAlfa na rotina da escola. “O ProAlfa nos ajudou a repensar nosso planejamento. A partir do curso, desenvolvemos um formulário para acompanhar estudantes com faltas. Esse instrumento tem sido essencial para estabelecer o diálogo com as famílias e, quando necessário, acionar o Conselho Tutelar. Mais do que isso, passamos a refletir sobre a importância de tornar a escola um ambiente acolhedor, onde o estudante sinta prazer em aprender”, refletiu.

A educadora reforçou ainda que, com o apoio do programa, a escola vem promovendo ações para tornar o espaço mais criativo e alegre. “Quando a criança aprende a ler, ela melhora em todas as outras disciplinas. Por isso, nossa prioridade é fazer da alfabetização um processo envolvente, que desperte o interesse pelo conhecimento desde os primeiros anos”, ressaltou.

Também participaram dos relatos a professora Edi Carlos Santos de Araújo, da Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos, com a formadora Graça Silvestre (Trilha de 1º e 2º anos); e a professora Marlúcia Maria Dantas, da Escola Estadual Monsenhor Alfredo Pegado (Trilha de 3º ao 5º ano), sob orientação da formadora Conceição Tertuliano.

Natal recebe o maior evento de comunicação do Nordeste com Otaviano Costa e Samer Agi

FOTO: DIVULGAÇÃO

Comunicador e ex-juiz estão entre os nomes mais esperados do Vox Experience – ComunicAÇÃO’25, que acontece dia 26 de agosto, no Hotel Holiday Inn, em Natal

Conteúdo de alto impacto, experiências imersivas e networking estratégico:
Vem aí o maior evento de comunicação do Nordeste!

No dia 26 de agosto, o Hotel Holiday Inn Natal será o ponto de encontro de comunicadores, empresários e apaixonados pela arte de se expressar durante o Vox Experience – ComunicAÇÃO’25, um dos maiores eventos de comunicação e influência do país.

Com o tema “A Revolução da Influência”, o encontro é promovido pela Vox2You, a maior escola de oratória da América Latina — com quatro unidades no Rio Grande do Norte e mais de 160 espalhadas por todo o Brasil.

Entre os destaques do palco principal estão:

  • Otaviano Costa – Comunicador, ator e apresentador, conhecido por sua versatilidade e carisma.
  • Samer Agi – Escritor, ex-juiz e palestrante que emociona plateias com sua oratória sensível, reflexiva e transformadora, abordando temas como humanidade, justiça e propósito.
  • Mike Oliveira (Líder HD) – Um dos maiores nomes em liderança e desenvolvimento humano no Brasil.
  • Luís Fernando Câmara – Fundador da Vox2You, com mais de 150 unidades no país.
  • Sérgio de Paula – Empresário responsável pela implantação da Vox2You no RN.

Mais do que palestras, o ComunicAÇÃO’25 proporciona uma vivência transformadora, com imersões práticas, conteúdos exclusivos sobre oratória, influência e liderança, além de momentos estratégicos para networking de alto valor com especialistas em comunicação.

“Quem participa do ComunicAÇÃO’25 é protagonista da sua própria revolução comunicacional”, destaca Luís Henrique, um dos sócios da Vox2You e idealizador do evento no RN.

O lote promocional já está disponível, e quem garantir o ingresso agora ainda concorre a um encontro exclusivo com Otaviano Costa, uma das atrações mais aguardadas do evento.

Parque das Dunas passa a oferecer Wi-Fi gratuito para visitantes

FOTO: CARMEM FELIX

O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), agora conta com cobertura total de Wi-Fi gratuito para o público. A novidade garante mais comodidade aos visitantes, que podem acessar a internet de forma simples e segura durante a permanência na área do Bosque dos Namorados, local de uso público da Unidade de Conservação.

Para se conectar, basta procurar a rede “Pau-Brasil” no celular, tablet ou notebook e aproveitar o momento, seja para trabalhar, estudar, compartilhar fotos das trilhas, pesquisar sobre a fauna e flora da Mata Atlântica potiguar, ou apenas navegar. A iniciativa reforça o compromisso do Idema com a inclusão digital, inovação e bem-estar dos frequentadores do Parque, um verdadeiro refúgio ecológico no coração de Natal.

Para a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, o novo serviço amplia as possibilidades de uso do espaço. “Nosso objetivo é sempre proporcionar uma experiência acolhedora e educativa. A internet gratuita possibilita que mais pessoas compartilhem o que vivenciam aqui, divulguem a importância da conservação e, ao mesmo tempo, desfrutem de momentos de lazer com mais praticidade. “O Parque das Dunas é um importante centro de educação ambiental e de convivência com a natureza. Ter acesso à internet gratuita neste lugar significa conectar mais pessoas a informações relevantes sobre conservação, biodiversidade e sustentabilidade”, ressaltou.

O coordenador de Tecnologia da Informação (TI) do Idema, Roberval Cardoso Jr., destacou a importância da iniciativa. “A instalação do Wi-Fi foi pensada para atender às necessidades do público, sem comprometer a experiência de contato com a natureza. A rede é segura, fácil de acessar e oferece ao visitante a oportunidade de desfrutar do espaço com ainda mais autonomia, estimulando o compartilhamento de conhecimento”, finalizou Roberval.

Foragido investigado por homicídio de ex-prefeito de João Dias é preso na Paraíba

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, no fim da tarde de segunda-feira 8, um homem de 49 anos investigado por envolvimento no assassinato do ex-prefeito de João Dias, no Rio Grande do Norte, e do pai dele. A prisão aconteceu durante uma fiscalização na BR-230, no município de Santa Rita, na Paraíba.

De acordo com a PRF, o homem conduzia um Chevrolet Onix vermelho de forma imprudente quando foi abordado por uma equipe do Núcleo de Operações Especiais (NOE). Durante a abordagem, os policiais perceberam que o condutor apresentava nervosismo. Ao apresentar a documentação, os agentes constataram que ele utilizava um documento de identidade falso.

Após consultas aos sistemas de segurança, a verdadeira identidade do homem foi confirmada. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por homicídio, com validade até dezembro de 2040. O suspeito confessou que participou da morte do ex-prefeito de João Dias/RN e de seu pai, crime ocorrido em agosto de 2024, durante o período eleitoral.

O homem também declarou ser integrante de uma facção criminosa e relatou já ter cumprido mais de 20 anos de pena em presídios nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, incluindo as unidades de Alcaçuz (RN), Itaitinga (CE) e Pacatuba (CE).

Ele foi detido pelos crimes de uso de documento falso e por força do mandado de prisão. O homem foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, onde permanecerá à disposição da Justiça. O passageiro do veículo, que não tinha pendências judiciais, permaneceu com a posse do automóvel.

“Lula é representante de um narcoestado”, afirma Caiado

FOTO: VALTER CAMPANATO

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez duras críticas ao presidente Lula (PT), classificando-o como “representante de um narcoestado”. A fala ocorre após revelações de que membros do governo federal se reuniram com a Associação da Comunidade do Moinho, entidade que teria ligações com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), para negociar agendas do petista.

– Isso que vimos na imprensa hoje [terça, 8] prova o que tenho dito há tempos: o Lula não é presidente dos brasileiros honrados e trabalhadores, e sim representante de um narcoestado implantado no Brasil, com a conivência do próprio Lula e do PT – disse o governador em entrevista à coluna de Andreza Matais, do site Metrópoles.

Caiado também afirmou que “com essa associação ao PCC, Lula se coloca como réu confesso” e como “um presidente que se ajoelhou para o crime organizado”.

– Não existe Estado Democrático de Direito onde o crime manda na vida das pessoas. Não existe paz nem desenvolvimento – resumiu.

O governador de Goiás também destacou que o episódio é símbolo da postura do atual governo.

– A verdade é que o Lula é uma farsa. Nunca defendeu os pobres, os necessitados, os trabalhadores. Pelo contrário: assalta os aposentados e faz um governo vendido aos grandes lobbies e ao bem-estar dos narcotraficantes – finalizou.

SOBRE O CASO

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Favela do Moinho, em São Paulo, no final de junho, foi articulada por meio de reuniões com a Associação da Comunidade do Moinho — uma entidade que já serviu como ponto de armazenamento de drogas da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e, segundo o Ministério Público de São Paulo, está em uma região controlada pelo grupo.

De acordo com documentos obtidos pelo site Metrópoles, o endereço da sede da associação — registrado na Receita Federal — é o mesmo onde a Polícia Civil apreendeu, em 2023, drogas como crack e maconha durante uma operação contra o tráfico. A entidade é presidida por Alessandra Moja Cunha, irmã de Leonardo Moja, o Léo do Moinho, considerado o chefe do tráfico local, que está preso desde agosto de 2023.

Alessandra, por sinal, também tem um histórico criminal e já foi condenada por homicídio, crime pelo qual ela teve de cumprir parte da pena em regime fechado. A condenação era referente à morte de uma mulher a facadas, em 2005. Na ocasião, ela e a irmã também tentaram matar um homem, que sobreviveu.

Dois dias antes da visita presidencial à favela, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, esteve no local para articular o evento, no qual Lula anunciou um acordo de realocação das cerca de 900 famílias que vivem na área para transformar a região em um parque. Em nota, Macêdo disse que o encontro com a associação teve como pauta única a apresentação da solução habitacional da região.

Já a Secretaria de Comunicação (Secom) declarou que a “interlocução com representantes comunitários é uma prática essencial de qualquer governo que atue com políticas públicas voltadas à inclusão, à moradia e à promoção da dignidade” e que a atual gestão “atua com responsabilidade institucional, respeito às normas de segurança e compromisso com a promoção de políticas públicas voltadas à inclusão social”.

Pleno News

Solteiros são mais ansiosos, diz pesquisa; psicólogo avalia motivos

FOTO: GETTY

Você já deve ter escutado que não é fácil ser solteiro. Pelo jeito, a ciência concorda. Uma pesquisa realizada pela empresa especializada em saúde mental Telavita apontou que pessoas solteiras sofrem mais com depressão, ansiedade e estresse do que pessoas que estão em um relacionamento.

Em relação à ansiedade, 62% dos casados relataram níveis dentro da normalidade, ao passo que apenas 48% dos solteiros apresentaram os mesmos níveis. Já no quesito estresse, o cenário também é mais crítico entre os solteiros: 44% relataram níveis moderados, graves e muito graves, comparado com apenas 26% dos casados.

De acordo com o mestre em psicologia e neurociência Fabiano Abreu, na lógica biológica o ser humano é programado para formar vínculos afetivos duradouros, visando à perpetuação da espécie. “Ao se afastar desse roteiro, há uma discrepância temporal entre o ciclo hormonal (como a oscilação dopaminérgica e a ação da ocitocina nas ligações afetivas) e a experiência subjetiva.”

O profissional destaca que o estilo de vida mais volátil frequentemente associado ao estado de solteiro implica maior exposição a estímulos sociais incertos. “Logo, a convivência com um parceiro ativa o sistema de recompensa cerebral, promovendo liberação de dopamina e ocitocina, que induzem segurança emocional e diminuem os níveis de cortisol.”

“O suporte emocional e sexual também serve como catalisador para o equilíbrio afetivo, reduzindo tensões fisiológicas que, quando acumuladas, desencadeiam distúrbios psicossomáticos”, acrescenta o profissional.

Liberdade ou solidão?

Para a psicóloga Leninha Wagner, muitas pessoas solteiras não estão apenas sem um parceiro, estão sem vínculos profundos. “E a ausência de afeto, de presença, de troca, pode gerar uma sensação silenciosa de abandono, de não pertencimento.”

A profissional destaca que existe uma cobrança social em torno disso. “Uma ideia quase cruel de que, se você não está com alguém, algo está errado com você. Isso vai minando a autoestima, vai gerando pensamentos distorcidos, comparação constante, e, em muitos casos, um sofrimento silencioso que se transforma em sintomas psíquicos.”

Antes só do que mal acompanhado

Apesar disso, o “antes só do que mal acompanhado” também vale. Leninha acrescenta que um relacionamento só ajuda se ele for saudável e seguro para os envolvidos.

A psicóloga reforça que nem todo solteiro está triste, assim como nem todo casal é feliz
“Não é qualquer amor. É o amor que respeita, que cuida, que olha nos olhos e diz: ‘Eu fico’, mesmo quando a vida aperta. Esse tipo de vínculo fortalece a autoestima, traz segurança emocional e ajuda a pessoa a lidar com as dificuldades da vida com mais suporte interno e externo”, emenda.

Leninha reforça que nem todo solteiro está triste, bem como nem todo casal está feliz. “Quando há acolhimento, escuta, carinho e parceria, o sistema nervoso relaxa. A mente para de se defender o tempo todo. O corpo sente que pode confiar. A relação afetiva não é uma cura mágica, mas pode ser um lugar de regulação emocional.”

Metrópoles

“Operação Liberdade” prende suspeitos por tráfico de drogas em Pipa

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia de Tibau do Sul (103ª DP) deflagraram, nesta terça-feira (8), mais uma fase da “Operação Liberdade“, que resultou na prisão em flagrante de três homens suspeitos de atuarem em pontos de venda de drogas, localizados no centro da praia de Pipa, no município de Tibau do Sul.

Segundo as investigações, os presos exerciam funções distintas dentro da estrutura criminosa: um deles atuava como gerente de dois pontos de venda de drogas, sendo responsável pelo armazenamento e distribuição dos entorpecentes; o segundo realizava a venda direta das drogas, conhecido como “vapor”; e o terceiro fazia a vigilância dos locais, função conhecida como “visão”.

Durante as diligências, também foi apurado que um dos suspeitos é investigado por envolvimento em um roubo ocorrido em uma residência na praia de Sibaúma, ocasião em que foram subtraídos um veículo, eletrodomésticos e aparelhos celulares. O próprio investigado teria confirmado participação na ação criminosa.

Na operação, foram apreendidos: 282 porções de maconha, dois tabletes menores e um tablete maior da mesma substância (com aproximadamente 1kg), uma porção de maconha tipo “flor”, 122 papelotes de cocaína, 97 porções de haxixe, quatro balanças de precisão, um rádio comunicador, um aparelho celular, anotações do tráfico e embalagens plásticas tipo zip lock.

Os suspeitos foram conduzidos à unidade policial para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Na calada da noite, Câmara aprova 160 cargos comissionados para o STF

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Câmara dos Deputados aprovou no início da madrugada desta quarta-feira, 9, o texto-base de um projeto de lei que cria 160 funções comissionadas de nível FC-6 e 40 cargos de técnico judiciário para atuação como agentes da polícia judicial no Supremo Tribunal Federal (STF). A notícia é do O Antagonista.

A matéria aprovada é um substitutivo do relator, deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), ao Projeto de Lei 769/2024, de autoria do próprio Supremo.

Segundo a proposta, os novos cargos serão custeados com recursos já previstos no Orçamento Geral da União para o STF. Pelo texto, a criação das funções será gradual, a partir de 2025, e estará condicionada à autorização expressa na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao quadro específico da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Para o relator, a medida fortalece a atuação do Judiciário. “Um Judiciário eficiente, moderno e comprometido com a prestação jurisdicional de excelência é essencial para a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos e para a manutenção do Estado Democrático de Direito”, afirmou Dener.

A proposta gerou críticas de parlamentares da oposição. O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) classificou a medida como “imoral e injusta” com os contribuintes. “Aumentar cargos? Aumentar despesas? Só tem 11 ministros com todas essas despesas que já gastam”, afirmou.

Na mesma linha, Carlos Jordy (PL-RJ) disse que a aprovação do projeto representa um “péssimo exemplo”, ao criar um impacto estimado de R$ 8 milhões anuais. “Estamos criando mais despesas para os nossos algozes, que estão violando nossas prerrogativas, perseguindo parlamentares, cometendo abusos, rasgando a Constituição”, declarou.

Até o PSOL foi contrário ao texto. “O projeto não demonstra necessidade de mais 160 funções comissionadas. Os órgãos públicos precisam ter o tamanho necessário para atender bem à população, e defendemos o concurso público como forma de acesso. Este projeto não atende a nenhum dos dois critérios.”

Em defesa da proposta, o deputado Tadeu Veneri (PT-PR) rebateu o argumento de que a criação dos cargos implicaria aumento indevido de despesas. Ele apontou contradição em parlamentares que criticam os novos cargos no STF, mas aprovaram a ampliação do número de deputados na Casa. “Se queriam não aumentar despesa, deveriam ter votado contra o aumento de 513 para 531 deputados”, afirmou.

Portal 96 FM