3 de julho de 2025 às 18:00
3 de julho de 2025 às 12:40
FOTO: SESED
Os roubos a estabelecimentos comerciais no Rio Grande do Norte diminuíram de 412 casos registrados em 2024 para 269 ocorrências em 2025, o que representa uma diminuição de 34,71%. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que divulgou, nesta quinta-feira 3, um levantamento que compara os crimes ocorridos ao longo do primeiro semestre do ano passado com os seis primeiros meses deste ano.
Levando-se em consideração a série histórica para crimes desta natureza, iniciada em 2020, o período com mais roubos a lojas aconteceu no primeiro semestre de 2021, quando 955 pontos comerciais sofreram assaltos no estado. Neste recorte, a redução da criminalidade foi ainda maior: – 71,83%.
RN: série histórica de roubos a estabelecimentos comerciais (1º semestre)
Os dados apresentados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Após a consolidação, a COINE compartilha as informações com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com o Ministério Público Estadual (MPRN).
3 de julho de 2025 às 17:45
3 de julho de 2025 às 12:52
FOTO: DIVULGAÇÃO
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó deflagraram, na manhã desta quinta-feira (03), a “Operação Rotas Cruzadas”, com o objetivo de cumprir seis mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária e quatro de busca e apreensão. A ação é resultado de investigação que apura um roubo ocorrido no dia 17 de maio deste ano, na rodovia estadual que liga o município de Caicó à divisa com o estado da Paraíba. A ação policial ocorreu nos municípios de Jardim de Piranhas e Assú.
De acordo com as investigações, um caminhoneiro foi abordado por homens armados, que subtraíram aproximadamente R$ 20 mil em espécie, utilizando-se de violência e grave ameaça. Durante o crime, os suspeitos chegaram a efetuar disparos de arma de fogo, visando atingir os pneus do caminhão da vítima.
As diligências investigativas permitiram identificar dois suspeitos diretamente envolvidos no roubo, além de um terceiro homem, responsável por monitorar a rotina da vítima e repassar informações aos autores do crime. Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidos veículos utilizados na ação criminosa, um simulacro de arma de fogo, aparelhos celulares, quantias em dinheiro e outros materiais de interesse para a investigação.
3 de julho de 2025 às 17:30
3 de julho de 2025 às 12:44
FOTO: DIVULGAÇÃO
Os serviços da C&M Software foram restabelecidos nesta quinta-feira (3), após autorização do Banco Central do Brasil (BC), informou a empresa. Os serviços da companhia haviam sido suspensos pelo BC após um ataque hacker afetar suas infraestruturas e prejudicar pelo menos seis instituições financeiras.
O BC ainda não informou o nome das instituições afetadas. Também não há confirmação oficial sobre os valores envolvidos no ataque, mas fontes da TV Globo estimam que a quantia pode chegar a R$ 800 milhões.
A C&M é uma empresa de tecnologia que conecta instituições financeiras aos sistemas do BC.
“A CMSW informa que, após atuação conjunta com o Banco Central do Brasil, obteve autorização para restabelecer as operações do PIX, sob regime de produção controlada”, informou o diretor da companhia, Kamal Zogheib, em nota oficial.
Em nota, o BC afirmou que a suspensão cautelar da C&M foi substituída por uma suspensão parcial — o que significa que as operações da companhia ainda são controladas.
“A decisão foi tomada após a empresa adotar medidas para mitigar a possibilidade de ocorrência de novos incidentes”, disse a instituição. Veja a nota do BC na íntegra ao final da reportagem.
O ataque às infraestruturas da companhia foram confirmados pelo BC na última quarta-feira (2). Segundo informado pela empresa, criminosos fizeram uso indevido de credenciais de seus clientes para tentar acessar seus sistemas e serviços de forma fraudulenta.
Uma das empresas afetadas, a BMP, que fornece infraestrutura para plataformas bancárias digitais, informou que o incidente permitiu o acesso indevido a contas de reserva de pelo menos seis instituições financeiras.
As contas de reserva são mantidas diretamente no BC e utilizadas exclusivamente para liquidação interbancária — processo pelo qual instituições financeiras realizam transferências de recursos entre si.
“Todas as medidas previstas em nossos protocolos de segurança foram imediatamente adotadas, incluindo o reforço de controles internos, auditorias independentes e comunicação direta com os clientes afetados”, afirmou Zogheib, da C&M, em nota.
“A CMSW segue colaborando ativamente com o Banco Central e com a Polícia Civil de São Paulo, e continuará respeitando o sigilo das investigações em curso”, completou.
A Polícia Federal (PF) informou que deve abrir um inquérito para investigar o incidente. Segundo a BMP, o ataque não teve relação com as contas de clientes finais nem com os saldos mantidos dentro da instituição.
Veja as notas na íntegra Banco Central do Brasil (BC)
A suspensão cautelar da C&M foi substituída por uma suspensão parcial.
A decisão foi tomada após a empresa adotar medidas para mitigar a possibilidade de ocorrência de novos incidentes.
As operações da C&M poderão ser restabelecidas em dias úteis, das 6h30 às 18h30, desde que haja anuência expressa da instituição participante do Pix e o robustecimento do monitoramento de fraudes e limites transacionais
CMSW (C&M Software)
Serviços da CMSW são restabelecidos com autorização do Banco Central.
A CMSW informa que, após atuação conjunta com o Banco Central do Brasil, obteve autorização para restabelecer as operações do Pix, sob regime de produção controlada.
A empresa foi vítima de uma ação criminosa, que envolveu o uso indevido de credenciais de clientes em tentativas de acesso fraudulento.
Todas as medidas previstas em nossos protocolos de segurança foram imediatamente adotadas, incluindo o reforço de controles internos, auditorias independentes e comunicação direta com os clientes afetados.
A CMSW segue colaborando ativamente com o Banco Central e com a Polícia Civil de São Paulo, e continuará respeitando o sigilo das investigações em curso.
Atenciosamente, Kamal Zogheib Diretor Comercial da CMSW
3 de julho de 2025 às 17:15
3 de julho de 2025 às 12:49
FOTO: JOSÉ ALDENIR
A adolescente de 16 anos esfaqueada pelo ex-namorado na tarde da última quarta-feira 2, no bairro das Rocas, Zona Leste de Natal, passou por um procedimento cirúrgico nesta quinta-feira 3 e permanece internada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Segundo informações da unidade, a jovem deu entrada em estado grave. Familiares acompanham a vítima durante o internamento.
Outros dois adolescentes que também ficaram feridos durante a ocorrência já receberam alta hospitalar.
Já o jovem suspeito de cometer o ataque foi atendido no hospital e, após liberação médica ainda na quarta-feira, encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Em seguida, foi levado a um centro socioeducativo, onde ficará à disposição da Justiça.
Adolescente esfaqueada por ex-namorado em Natal passou por procedimento cirúrgico e segue inteRio Grande do Norteada A motivação do ataque ainda está sendo investigada – Foto: Reprodução Relembre o caso
Um adolescente de 16 anos esfaqueou a ex-namorada e outros dois estudantes na tarde desta quarta-feira 2 no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Militar, as vítimas são alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
A motivação ainda está sendo investigada, mas, de acordo com a corporação, pode estar relacionada ao término do relacionamento entre o autor e a ex-namorada.
Equipes do 1º Batalhão da PM foram acionadas para atender a ocorrência. Segundo o tenente responsável pela unidade, os quatro jovens estavam juntos quando o adolescente iniciou o ataque contra a ex-namorada e um casal de estudantes.
De acordo com a PM, o autor usou um punhal para ferir as vítimas. A ex-namorada teve ferimentos graves na região abdominal. Os outros dois estudantes foram atingidos em outras partes do corpo.
3 de julho de 2025 às 17:00
3 de julho de 2025 às 12:47
FOTO: REPRODUÇÃO
O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) cobrou a união da oposição para as eleições de 2026. Apoiador da pré-candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), ao Governo do Estado, o parlamentar disse que a eventual divisão da oposição não levará a “lugar nenhum”.
O comentário de Nelter foi publicado nas redes sociais em resposta a uma postagem do senador Styvenson Valentim (PSDB) – que publicou nesta quarta-feira 2 uma foto ao lado do prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), e do senador Rogério Marinho (PL), que é pré-candidato ao Governo do Estado. Na legenda, Styvenson escreveu: “Juntos e alinhados”.
“O alinhamento tem que ter a participação do povo, (que precisa) aceitar o candidato a governador. Eu vejo com tristeza essa provável divisão, que poderá acontecer com o grupo. (…) (Com) a divisão não vamos a lugar nenhum!”, escreveu Nelter.
A publicação de Styvenson sobre a reunião com Paulinho e Rogério ocorre num momento em que a oposição se divide sobre a definição de quem será o candidato a governador pelo grupo no Rio Grande do Norte. Enquanto Styvenson e Paulinho têm manifestado preferência por Rogério Marinho, outros nomes, como Nelter e o ex-senador José Agripino Maia (União), têm sinalizado apoio a Allyson Bezerra.
Correndo por fora, ainda aparece o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos).
Oficialmente, as assessorias dos políticos divulgaram que o encontro desta quarta-feira serviu para discutir a liberação de emendas parlamentares para Natal. Pelas redes sociais, o prefeito de Natal publicou uma foto no gabinete de Styvenson, em que aparecem também a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, e o adjunto Newton Filho.
Pelas redes sociais, o prefeito de Natal publicou uma foto no gabinete de Styvenson, em que aparecem também a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, e o adjunto Newton Filho.
3 de julho de 2025 às 16:45
3 de julho de 2025 às 12:55
FOTO: DIVULGAÇÃO
Se inicia no próximo dia 18 de julho a edição 2025 do “Mossoró Sal & Luz”, o maior evento gospel do Rio Grande do Norte. Serão cinco dias de louvor e adoração, em dois fins de semana, na Estação das Artes Elizeu Ventania, reunindo artistas locais, regionais e nacionais da música.
No primeiro fim de semana, abrindo o festival, a programação traz na sexta–feira (18), as seguintes atrações: Eyshila; Som e Louvor; Isaías Saad. No sábado (19), os shows ficam por conta de Novo Som; Gabriel Guedes; Valesca Mayssa.
No segundo fim de semana de evento, a programação de shows na Estação das Artes tem na quinta-feira (24): Cícero Oliveira; Thalles Roberto; Eli Soares; Paulo César Baruk. Na sexta-feira (25): Maria Marçal; Cassiane; Bruna Karla. Já no sábado (26), encerrando o festival, os shows musicais programados são de 3 Palavrinhas; Leandro Borges; Midian Lima; Isadora Pompeo.
Com a ampliação do evento para dois fins de semana, a Prefeitura de Mossoró evidencia a valorização da cultura gospel com a realização do maior evento do Rio Grande do Norte, no segmento. Um festival que a cada edição se consolida ainda mais no calendário de eventos da região, com uma programação diversificada para todas as idades, do público infantil ao idoso.
3 de julho de 2025 às 16:42
3 de julho de 2025 às 16:42
FOTO: DIVULGAÇÃO
Por iniciativa do deputado estadual Tomba Farias (PL), o grupo empresarial Interfort foi homenageado pelos seus 25 anos de atividade empresarial, durante Sessão Solene realizada nesta quinta-feira, dia 03, no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A solenidade contou com a presença de lideranças políticas e empresariais, além de colaboradores da empresa.
Líder de segurança bancária no Nordeste e uma das 10 maiores empregadoras no setor de facilites do Brasil, a organização é dirigida pelo empresário potiguar Edmilson Pereira, seu CEO e fundador. “O grupo Interfort simboliza o sucesso e a obstinação empreendedora de um homem dotado de uma determinação inabalável para alcançar seus objetivos”, disse Tomba Farias em seu discurso.
O parlamentar enfatizou ainda que celebrar os 25 anos do grupo interfort tem, para ele, um significado especial. “Essa empresa tem raízes na minha querida cidade de Santa Cruz, onde nasceu o empresário Edmilson Pereira, que gera emprego e renda para cerca de 16 mil colaboradores, garantindo para suas famílias bem estar e justiça social”, lembrou.
Líder da bancada do PL, Tomba destacou ainda que empreender no Brasil apresenta diversos desafios, incluindo alta carga tributária, burocracia excessiva, dificuldade de acesso ao crédito e instabilidade econômica. “Eu tiro o chapéu para os homens e mulheres, empresas e empresários que cotidianamente encaram os desafios que lhes são impostos para levar adiante a nobre missão de gerar renda e bem-estar social”, enfatizou.
Por sua vez, Edmilson Pereira, ao agradecer a homenagem, destacou que uma empresa completar 25 anos no Brasil é um desafio que exige coragem para resistir, capacidade de se reinventar e uma fé inabalável no trabalho. “É isso que move esta empresa desde sua fundação: a crença de que, mesmo em meio às adversidades econômicas, políticas e sociais, é possível construir uma trajetória sólida, responsável e comprometida com o desenvolvimento do país e, sobretudo, com o progresso da nossa terra, o Rio Grande do Norte”, assinalou.
O empresário ressaltou que 25 anos de atividade empresarial é mais do que contar o tempo; é afirmar a convicção no poder transformador do desenvolvimento, do empreendedorismo e da geração de oportunidades.
“Foi daqui, do nosso Rio Grande do Norte, que a Interfort se lançou para conquistar seu espaço no mercado e fez o caminho inverso, indo do Nordeste para o Sudeste para se consolidar com um crescimento exponencial atuando em 530 cidades de 23 estados brasileiros”, revelou.
Por indicação do próprio grupo Interfort, o deputado Tomba Farias também homenageou personalidades que, em suas áreas de atuação, contribuem para o fortalecimento da livre iniciativa, como o empresário Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Saulo Pessoa Batista dos Santos, especialista em gestão de segurança pública e privada, além de Edson Nunes Pereira e Elizama Freire Fernandes, que são colaboradores da empresa há 25 e 17 anos, respectivamente.
3 de julho de 2025 às 16:30
3 de julho de 2025 às 11:49
FOTO: SETUREL
A cidade de Natal receberá, ainda este ano, um novo modelo de academia ao ar livre e o projeto itinerante “caminhão da malhação”, que levará estrutura de exercícios e profissionais de educação física para bairros e comunidades. A iniciativa foi anunciada pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Hermes Câmara, em entrevista sobre os avanços da pasta no primeiro semestre de 2025.
De acordo com Hermes, o modelo das academias será diferente das estruturas atualmente instaladas nos espaços públicos. “É um novo conceito, um modelo que foi implantado no Nordeste, que é um sucesso. Terá acompanhamento de instrutores e foco na qualidade de vida. Vamos começar a implantação já este ano”, garantiu.
Já o caminhão da malhação, previsto para circular pela cidade a partir de agosto, contará com equipamentos e equipe qualificada para promover ações de saúde e lazer em diversos pontos da capital potiguar, conforme o secretário. Em outras cidades nordestinas, como Recife e Salvador, são oferecidas aulas gratuitas de dança e exercícios funcionais.
Nos primeiros seis meses do ano, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer participou de mais de 100 eventos esportivos, em parceria com federações, comunidades, o Sistema S e outras entidades. “Estamos buscando promover o esporte em todas as frentes. Tivemos um curso de capacitação para resgatar os centros esportivos e ampliar parcerias com instituições como a Fecomércio”, destacou o secretário.
Um dos principais gargalos identificados, segundo Hermes, foi a situação precária das quadras e demais equipamentos esportivos. “Encontramos muitas quadras sucateadas, sem manutenção há anos. Eram cerca de 110 quadras, 40 campos e três ginásios. Já reformamos mais de 20 quadras nesse período e continuamos acelerando esse processo”, afirmou.
O calendário da Secretaria inclui ainda a tradicional Copa Natal de Futebol e a atração de eventos de grande porte para a capital potiguar. “Estamos em tratativas para sediar o Campeonato Mundial de Karatê e o Sul-Americano de Handebol. Nosso objetivo é recolocar Natal na rota dos eventos esportivos nacionais e internacionais”, concluiu Hermes Câmara.
Comentários