SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 25, 2025

Polícia Militar alcança marca de 160 motocicletas recuperadas no Seridó

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio da Rádio Patrulha do destacamento de Parelhas, alcançou nesta terça-feira (24) a expressiva marca de 160 motocicletas recuperadas na região. O número foi atingido após a apreensão de mais um veículo com registro de roubo, encontrado na cidade de Santana do Seridó.

Durante patrulhamento, os policiais identificaram uma motocicleta em situação suspeita e, após averiguação, constataram que o veículo havia sido tomado de assalto na capital potiguar, Natal. A motocicleta foi apreendida e encaminhada para os procedimentos legais cabíveis.

O feito reforça o compromisso das guarnições da 11ª Companhia Independente de Policia Militar – 11ª CIPM (Parelhas/RN) com o enfrentamento à criminalidade e a proteção do patrimônio dos cidadãos. As diligências seguem para identificar os responsáveis pela receptação do veículo.

América F.C emite nota e revela que investigação contra diretor não tem relação com ações do clube

FOTO: DIVULGAÇÃO

O América Futebol Clube informou que, na manhã desta quarta-feira (25), diligências foram realizadas na Sede Social do clube no contexto da Operação Amicis, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

O clube esclareceu que o objeto da investigação não tem qualquer relação com o América, tampouco com as funções exercidas pelo colaborador no âmbito do clube. A apuração se refere exclusivamente a atividades externas, não vinculadas à instituição.

O América reafirmou seu compromisso com a transparência e garantiu que aguarda o esclarecimento dos fatos pelas autoridades competentes.

Portal 96 FM

Pesquisa da UFRN detecta possíveis fraudes no SUS e apoia ações do MPF e TCU

FOTO: MARCELLO CASAL JR

Uma dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) propôs soluções tecnológicas para apoiar o controle de gastos públicos no Sistema Único de Saúde (SUS) e já tem sido utilizada por órgãos como o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS).

A pesquisa é assinada por Gleyson José Pinheiro Caldeira Silva, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), e foi defendida na última quinta-feira 12. Intitulada “Modelagem Computacional da Capacidade Produtiva e do Financiamento da Rede Assistencial do SUS: Uma Análise Baseada em Sistemas de Informação e Inteligência Artificial”, a dissertação investiga como ferramentas de inteligência artificial podem identificar fraudes e inconsistências na produção hospitalar e ambulatorial registrada por municípios.

O estudo foi motivado por casos como o revelado pela Revista Piauí, em 2022, que denunciou a supernotificação de atendimentos médicos em cerca de cinquenta municípios do Maranhão. A investigação apontava a produção de procedimentos incompatível com o número de habitantes. A partir disso, a pesquisa propôs um modelo computacional para detectar esse tipo de anomalia e subsidiar ações de auditoria.

Caldeira explicou que, em termos práticos, a metodologia desenvolvida no estudo se dedicou em detectar a supernotificação de procedimentos no âmbito do SUS, além de também sugerir uma ferramenta computacional de apoio à auditoria e fornecer subsídios essenciais para o aprimoramento dos mecanismos de controle e fiscalização da saúde pública. “A relevância do nosso estudo é reforçada pela elaboração de um relatório técnico para o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, que identificou inconsistências e teve ampla repercussão midiática, demonstrando a aplicabilidade e o impacto direto da nossa pesquisa na saúde pública brasileira”, disse. O relatório é fruto de um acordo firmado entre o MPF, a UFRN e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), e aponta casos de prefeituras que registraram a realização de procedimentos que alcançaram um número (em apenas um ano) dezenas e até centenas de vezes maior que o de habitantes.

A contribuição para o controle público também é um dos destaques dessa pesquisa. De acordo com Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS/UFRN, o estudo também está alinhado à área de saúde digital, que aparece não só como uma área estratégica na utilização de tecnologias para melhorar a forma como o SUS planeja e utiliza seus recursos, mas também contribui para o fortalecimento de outros órgãos de controle. “É um trabalho que contribui para o Sistema Nacional de Auditoria do SUS, para os órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União e os Tribunais de Conta estaduais, para os ministérios públicos e para o controle social”, explicou o também orientador da pesquisa.

Ainda no que se refere ao controle público, Fernando Rocha, procurador da República no Ministério Público Federal (MPF/RN), destaca que a pesquisa desenvolvida por Caldeira também teve papel relevante no apoio técnico à atuação do MPF na apuração do destino de recursos da denominada RP9 (Emenda do Relator), auxiliando na análise e na compreensão dos fluxos financeiros e operacionais envolvidos. “Sua expertise foi igualmente valiosa na explicação detalhada do funcionamento dos sistemas digitais do SUS, contribuindo para o entendimento do ecossistema de dados públicos em saúde e fortalecendo a capacidade institucional do MPF de promover o controle social e a responsabilização em políticas públicas”, afirmou.

Em um contexto local, a pesquisa de mestrado contribui também com a parceria entre o MPF/RN e o LAIS/UFRN, especialmente no desenvolvimento e na aplicação da ferramenta Fiscaliza RN. Criada durante a pandemia de covid-19, a plataforma foi fundamental para o acompanhamento e a fiscalização da aplicação de recursos federais destinados à área da saúde, com objetivo de gerar dados e informações para o órgão ministerial e auxiliar nos processos investigativos.

Para Célio da Costa Barros, auditor Federal do Tribunal de Contas da União (TCU) e secretário Adjunto na Secretaria do TCU no Ceará (Sec/CE), essa dissertação “revela caminhos ao utilizar Inteligência Artificial (IA) a favor do controle, e comprova, por meio da arquitetura de Big Data, ser possível produzir direcionar caminhos dentro de um universo de informações como o SUS o direcionamento para inconsistências, fraudes, irregularidades e discrepâncias, que podem ser objetos de direcionamento das auditorias”, enfatizou.

A relevância do relatório produzido durante a dissertação está, inclusive, expressa em uma reportagem jornalística publicada no portal G1, baseada justamente nos achados do relatório desenvolvido. “A reportagem demonstra a repercussão midiática e a aplicabilidade prática dos nossos resultados sobre temas como o ‘mau uso de verbas federais na saúde’, que se alinham às discussões sobre o ‘Orçamento Secreto’ e as fraudes no SUS levantadas pela Revista Piauí”, finalizou o agora mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN.

FiscalizaSUS

Essa dissertação de mestrado é um dos resultados do projeto FiscalizaSUS, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI/IFRN) e o Ministério da Saúde, por meio do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), e que tem entre seus objetivos: realizar pesquisas acadêmicas e desenvolver ferramentas tecnológicas que possam auxiliar no trabalho de monitoramento, controle e garantia da transparência dos recursos que são investidos no SUS.

Agora RN

Natal sedia 2º Encontro Estadual da Juventude do PL com lideranças nacionais

FOTO: REPRODUÇÃO

A capital potiguar vai sediar o 2º Encontro Estadual da Juventude do PL, evento que reunirá jovens de várias regiões do Rio Grande do Norte para fortalecer o movimento conservador, promover debates e preparar novas lideranças políticas. O encontro acontece no dia 28 de junho, sábado.

Com entrada gratuita, o evento será realizado a partir das 14h no Malca Club, em Ponta Negra, e contará com a presença de figuras conhecidas no cenário político nacional, como Padre Kelmon, que foi candidato à presidência em 2022, o deputado Carmelo Neto (CE), o ex-vereador Fernando Holiday (SP), a vice-presidente do PJ Jovem Júlia de Castro (RJ) e o vereador Rafael Satiê (RJ).

Além dos debates, a programação terá clima de festa junina, unindo cultura nordestina e engajamento político em um mesmo ambiente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Outgo: https://outgo.com.br/segundo-encontro-estadual.

Destinado a jovens que acreditam na política como instrumento de transformação, o encontro é uma oportunidade para quem quer fazer parte do futuro do conservadorismo no país.

Impulsionado por Jair e Michelle Bolsonaro, PL completa 40 anos

FOTO: REPRODUÇÃO

Há 40 anos, no dia 25 de junho de 1985, o Diário Oficial da União (DOU) publicava o manifesto, o programa e os estatutos de um partido político fundado no Rio de Janeiro (RJ), o Partido Liberal (PL). A data foi relembrada pela sigla nesta quarta-feira (25), em um momento em que a sigla se consolida, representativamente, como a mais forte da direita no Brasil, tendo o ex-presidente Jair Bolsonaro em suas fileiras.

Em uma publicação feita pela passagem de seu 40° aniversário, o PL afirmou que “são quatro décadas de muito, muito trabalho” e que “representar um povo tão forte, sonhador e convicto requer sabedoria e alto senso de responsabilidade”, para, segundo o partido, “construir cada capítulo dessa história à base de patriotismo, democracia e lealdade”.

Na postagem, o PL compartilhou um vídeo no qual figuras políticas da sigla aparecem defendendo as principais bandeiras da sigla, como a luta contra o aborto e contra as invasões de terra. O partido também homenageou seu atual presidente, Valdemar Costa Neto, e ressaltou que, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, além de sua base parlamentar, a legenda cresceu.

– E por isso a gente diz: fazer o Brasil dar certo é o que nos faz querer ir além. Contem com o PL para os próximos 40 anos também! – completou a agremiação na postagem.

HOMENAGENS

Nos comentários da publicação de aniversário, políticos do PL celebraram a data. O líder da sigla na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), parabenizou o partido e destacou o foco nos valores da legenda.

– Parabéns ao PL, a maturidade chega aos 40 anos!!! Se já chegamos aos 40 anos sendo o maior partido do Brasil… Vamos continuar focados nas nossas lutas e valores… Deus, pátria, família e liberdade! Feliz Aniversário, PL22! – escreveu Sóstenes.

A vereadora de Fortaleza (CE) e vice-presidente nacional do PL Mulher, Priscila Costa, foi outra a destacar a data ao falar do orgulho de integrar os quadros do Partido Liberal.

– Parabéns, PL! Que orgulho servir o Brasil ao lado de quem defende nossos valores! – disse.

HISTÓRIA DO PL

Tendo como fundador e primeiro presidente o advogado e deputado federal Alvaro Valle, que morreu em 2000 em decorrência de um câncer no intestino, o PL reforça que a sigla já previa, em seu manifesto inicial, “a situação caótica a que se chegaria em alguns setores vitais da vida brasileira. Um deles, o da assistência à Criança, sobretudo quanto à alimentação e assistência à gestante e ao pré-escolar”.

– Outro [setor que enfrentaria uma situação caótica] era o da Previdência Social, para o qual defendíamos uma reforma “radical” de estrutura. O PL já condenava, à época, o tratamento iníquo que se dispensava a aposentados e pensionistas, defendendo reajustes que anulassem os efeitos da inflação – diz um texto no site do partido sobre sua história.

Ao longo de sua história, a sigla sofreu algumas transformações. Em 2003, houve a incorporação do Partido Geral dos Trabalhadores (PGT) e do Partido Social Trabalhista (PST) ao PL, o que garantiu uma maior força política ao partido na época. Já em 2006, houve a união ao Partido de Reedificação da Ordem Nacional (PRONA), que resultou na criação do Partido da República (PR).

Entretanto, em 2019, a agremiação deliberou em Convenção Nacional pela mudança de sua nomenclatura, tendo sido homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a modificação da denominação do Partido da República (PR) para a volta do uso do nome Partido Liberal (PL).

Em novembro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro se filiou ao partido, marcando um novo momento para o PL, que viu, após as eleições federais de 2022, sua bancada se consolidar como a maior tanto na Câmara quanto no Senado, especialmente por causa da filiação de aliados do líder conservador aos quadros da sigla.

Pleno News

Reprovação ao governo Lula continua nas alturas em todo País: 56,7%

FOTO: DIVULGAÇÃO

Novo levantamento nacional realizado pelo Paraná Pesquisas mostra que a reprovação de Lula (PT) continua nas alturas e soma, neste momento, 56,7% de todos os eleitores entrevistados em 26 Estados e no Distrito Federal, enquanto 39,8% o aprovam. Apenas 3,5% do total ficou em cima do muro, alegando que não sabe ou não opinou.

Do ponto de vista das regiões geográficas, à exceção do Nordeste, onde o petista é aprovado por 52% contra 44,6%, em todas as demais a reprovação ao governo Lula é contundente: 60,5% nas regiões Norte e Centro-Oeste, 59,8% no Sudeste e impressionantes 67% no Sul.

Quem trabalha reprova o governo Lula, como revela a identificação dos entrevistados integrantes da chamada População Economicamente Ativa (PEA): apenas 36,1% aprovam a gestão petista contra 60,9% de “desaprovação”, de acordo com expressão que os institutos de pesquisa passaram a utilizar. Entre os inativos, a reprovação (49%) é superior à aprovação (46,5%).

No total geral, quando solicitados a definir melhor a avaliação que fazem da administração do petista, aqueles que a aprovam somam 25,6%, sendo que apenas 8,8% a consideram “ótima” e 16,8% “boa”, enquanto 25,8% a avaliam como regular.

Já os que desaprovam o governo Lula representam praticamente o dobro dos que o aprovam: do total de 47,5% de avaliação negativa, 9,6% acham “ruim” e 37,9% “péssima”. Os que não sabem ou não opinaram são apenas 1.1%
Praticamente não houve diferença em relação aos números do levantamento anterior, realizado em abril, quando 57,4% reprovavam Lula, registrando-se uma variação de apenas 0,7% para menos. Também é irrelevante a variação da aprovação em abril (39,2%) para a aprovação em junho (39,8%), isto é, 0,6%.

A pesquisa revela também que Lula é reprovado pela maioria de eleitores de quase todas as faixas etárias, dos 16 aos 59 anos. No primeiro grupo, dos eleitores dos 16 aos 24 anos, Lula é reprovado por 54,8% e aprovado apenas por 41%.
Na faixa etária dos 25 aos 24 anos, a reprovação é recorde (64,5%) contra 33,4% de aprovação. Dos eleitores de 35 ao 44 anos, 55,3% reprovam o petista, enquanto 40,3% o aprovam. Somente entre idosos de mais de 60 anos é que a aprovação supera a reprovação, mas por pouco: 49,5% a 46,8%. Isso representa uma diferença de 2,7 pontos, isto é, empate técnico.

O maior recorde de reprovação de Lula está entre os eleitores com Ensino Superior, grupo em que o petista “reinou” por muitos anos onde agora 67,8% o reprovam, contra 30,7% dos ativistas que lhe restam. Também entre aqueles de Ensino Médio é acachapante a maioria dos que o reprovam: 60,9% a 35,8%). Lula continua bem avaliado entre os brasileiros de baixa escolaridade como o próprio presidente. Nesse grupo, 50,2% o aprovam e 44,8% o reprovam.
O levantamento Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores em 162 municípios do 16 Estados e do Distrito Federal, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Diário do Poder

Exposição suíço-brasileira sobre a Amazônia fica até 30 de junho no Aeroporto de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”, promovida pela Embaixada da Suíça no Brasil e pelo Consulado-geral da Suíça no Rio de Janeiro, está aberta para a visitação do público, no Aeroporto de Natal, até o dia 30 de junho. A mostra destaca as contribuições históricas da Suíça à preservação da biodiversidade amazônica, em especial por meio do trabalho do naturalista suíço Emílio Goeldi e do artista Oswaldo Goeldi, filho do cientista.

A mostra integra o programa Road to Belem, uma série de ações organizadas pelas representações suíças no Brasil com foco na COP 30, a conferência mundial sobre mudanças climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, capital do Pará. O acervo já foi exibido em Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Natal, ressaltando a agenda de sustentabilidade e meio ambiente da Suíça no Brasil. A visitação à exposição é gratuita e aberta ao público diariamente, das 9 às 21 horas.

Inaugurada no dia 8 de maio, em cerimônia com autoridades do estado do Rio Grande do Norte e municipais, a exposição no Aeroporto de Natal contempla todos os públicos e já recebeu 3.500 visitantes. “Tivemos agendamento de escolas públicas e privadas também”, informou Lani Goeldi, curadora interinstitucional da exposição e bisneta de Emílio Goeldi.

O chefe de missão-adjunto da Embaixada da Suíça, ministro Pierre-Yves Morier, destacou que a exposição apresenta as distintas conexões que existem entre a Suíça e o Brasil, através da arte, da ciência e da sustentabilidade. “Arte porque podem conhecer obras de grandes grafistas; ciência, porque Emílio Goeldi foi um naturalista suíço de grande importância mundial; e, finalmente, a sustentabilidade porque apresentamos o que a Suíça tem feito através de contribuições em vários projetos regionais para preservação do meio ambiente, como o Fundo Amazônia”, afirmou.

A exposição apresenta ilustrações de 337 espécies de aves amazônicas pertencentes ao acervo do Museu de História Natural de Berna, na Suíça, e incorpora tecnologia de realidade aumentada, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva e educativa. O acervo artístico é complementado por 22 xilogravuras coloridas de flores brasileiras assinadas por Oswaldo Goeldi, reforçando o diálogo entre arte e ciência.

“Levar a exposição ‘O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia’ a Natal foi uma experiência profundamente tocante. Cada olhar curioso, cada família que se encantou com as aves amazônicas em realidade aumentada, cada criança que descobriu a arte e a ciência entre as paredes de um aeroporto, tudo isso nos lembra por que fazemos o que fazemos”, afirmou Lani Goeldi.

“Essa exposição não fala apenas de Emílio Goeldi, meu bisavô, nem somente das 337 aves retratadas por Ernst Lohse ou das flores gravadas por Oswaldo Goeldi. Ela fala de pertencimento, de raízes, de um Brasil que pulsa na biodiversidade e que encontra, na arte e no afeto, caminhos para se reconectar com sua própria história”, assinalou a curadora.

Depois de Natal, a exposição segue para Manaus, no Amazonas.

Sobre o Road to Belem

O programa Road to Belem reúne várias atividades da rede suíça no Brasil com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a prosperidade por meio da identificação de soluções sustentáveis, compartilhadas e inovadoras. Suíça e o Brasil são parceiros históricos e estratégicos com intensas relações bilaterais nos âmbitos político, econômico, científico e da sustentabilidade.

Portal da Tropical

Trump: “Irã quer se recuperar agora e não enriquecerá urânio”

FOTO: EFE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira (25), que “a última coisa” que o Irã quer fazer agora é “enriquecer qualquer coisa”, uma vez que precisam se recuperar do ataque estadunidense a três instalações-chave de seu programa nuclear. Ele também tem dito que Washington “não permitirá” que enriqueçam urânio novamente.

Em declarações à imprensa em Haia, Trump descreveu o bombardeio americano às instalações do programa nuclear iraniano como “uma tremenda vitória” e “um golpe muito forte”, e assegurou que os iranianos “não terão uma bomba e não enriquecerão” urânio em um futuro próximo.

– A última coisa que querem fazer agora é enriquecer qualquer coisa. Eles querem se recuperar. E não vamos permitir isso. Primeiro, militarmente, não vamos permitir. Acho que eventualmente teremos algum tipo de relação com o Irã. Eu vejo dessa forma. Veja, eu tive uma relação nos últimos quatro dias, eles concordaram com o cessar-fogo, foi um acordo muito equilibrado – declarou Trump.

O presidente enfatizou que tanto Israel quanto o Irã aceitaram o cessar-fogo.

– Ambos disseram “basta” – destacou.

A esse respeito, acrescentou:

– Não acho que eles vão tentar de novo. Eles vão se concentrar em seu petróleo, seus mísseis… mas acho que já tiveram o suficiente, porque o bombardeio dos EUA “foi um ataque tremendo, uma aniquilação completa. É como duas crianças no pátio da escola. Elas brigam muito e depois param. Você não pode pará-las; você tem que deixá-las lutar por dois ou três minutos – comentou em relação a Israel e Irã.

Para o republicano, o ataque dos EUA encerrou a guerra.

– Se não tivéssemos feito isso, eles ainda estariam lutando agora – frisou.

UCRÂNIA

O presidente dos EUA também se encontrará nesta quarta com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e quando perguntado sobre o que discutirão durante a reunião bilateral, disse:

– Zelensky é um cara legal. Vou vê-lo hoje. Acho que falaremos sobre a Ucrânia.

Nesse sentido, comentou que está “fazendo muito progresso” na questão ucraniana porque também conversou “muito” com o presidente russo, Vladimir Putin.

– Ele foi muito gentil, até ofereceu ajuda com o Irã. Mas eu disse a ele: “Não preciso de ajuda com o Irã, me ajude com a Rússia”. Mas ele foi gentil – relatou.

Trump participa hoje da reunião principal da cúpula da Otan em Haia, onde o republicano está confiante de que todos os aliados apoiarão um aumento de 5% do PIB nos gastos com defesa, apesar da relutância da Espanha em apoiar essa porcentagem.

– Mas temos que esperar pela votação; às vezes, coisas malucas acontecem – afirmou.

EFE