SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 21, 2025

SUCESSO ABSOLUTO: São João de Extremoz atrai cerca de 70 mil pessoas

FOTO: DIVULGAÇÃO

O São João de Extremoz superou todas as expectativas nessa quinta-feira (19), reunindo um público estimado em 70 mil pessoas no Largo do Conjunto Estrela do Mar. O evento, que contou com shows gratuitos de Paulo Santos, Fabinho Moral, Arnaldinho Neto e banda Seu Desejo, garantiu a animação da multidão desde o início da festa.

A Prefeitura reforçou toda a estrutura, com decoração especial, iluminação temática e reforço na segurança e no acolhimento familiar.
A prefeita Jussara Sales destacou: “Queremos que as pessoas venham, se divirtam e levem boas lembranças da nossa cidade.”

A festa continuou na noite desta sexta-feira (20) com os shows de Giannini Alencar, Mara Pavannelly, com uma programação variada de forró e piseiro. Na próxima semana ainda tem o Festival de Quadrilhas.

Styvenson diz que Fátima é um problema em possível aliança com Ezequiel: “Nenhum político em sã consciência ficaria perto de uma pessoa que destruiu o RN”

FOTO: REPRODUÇÃO

Durante entrevista ao Repórter 98 Especial RN 98 na Estrada, realizada nesta sexta-feira (20) em São Tomé, o senador Styvenson Valentim foi questionado pelo comunicador Rudimar Ramon sobre sua relação com o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza, e comentou a possibilidade de diálogo político dentro do PSDB, partido que agora lidera no estado.

O tema ganhou destaque após Ezequiel, também questionado pela coluna, durante outra edição do programa no município de Serra Caiada, afirmar que recebeu convite do diretório nacional para permanecer na legenda tucana, mas não foi procurado por Styvenson. Questionado sobre o assunto, o senador respondeu: “Eu estou devendo a ele ainda essa conversa”, explicando que pretende reservar tempo para um encontro mais longo e aprofundado com o deputado:

“Não vai ser uma conversa de meia hora, talvez uma conversa longa com o Ezequiel, porque eu sou curioso para saber a forma que ele pensa, a forma que ele enxerga a política, por tanto tempo de estar nela”.

Styvenson afirmou não ter restrições pessoais quanto à permanência de Ezequiel no PSDB: “Eu não tenho problema nenhum pessoal com o Ezequiel. Nenhum.” No entanto, sinalizou uma divergência importante em relação ao apoio do deputado à governadora Fátima Bezerra (PT):

“Aí é um problema seríssimo para mim, porque não tem condições de ninguém, acho que nenhum político em sã consciência ficaria perto de uma pessoa que destruiu o Rio Grande do Norte. Pegou ruim, piorou”.

O senador também criticou a condução do governo estadual: “Ah, mas está apagando a folha. Cara, o Estado não vive só disso não, meu amigo.”

A fala reforça a postura crítica de Styvenson em relação à atual gestão estadual e indica que, embora não descarte alianças dentro do PSDB, a proximidade com a governadora será um fator determinante nas articulações políticas para 2026.

Portal 98 FM

92% dos deputados do PT votaram para elevar conta de luz

FOTO: RICARDO STUCKERT

Na última terça-feira (17), 63 dos 68 deputados do PT votaram a favor da derrubada de vetos do presidente Lula (PT), permitindo a aprovação de trechos que podem elevar a conta de luz em até 3,5% no Brasil. A sessão aconteceu no Congresso Nacional, em Brasília.

A mudança foi incluída em um projeto que trata da geração de energia eólica no mar, mas teve dispositivos extras inseridos pelos parlamentares, conhecidos como “jabutis”, que impactam diretamente as tarifas.

Segundo estimativas do governo, o impacto pode chegar a R$ 35,1 bilhões por ano, somando R$ 525 bilhões até 2040. Mesmo com o veto presidencial, deputados e senadores derrubaram a decisão e mantiveram os trechos com potencial de custo elevado.

Além do PT, partidos aliados como PSD, PCdoB, PSB, PP, PDT, Republicanos e União Brasil também contribuíram com votos favoráveis à derrubada dos vetos. As informações são do G1.

VOTO DE PARTIDOS ALIADOS:

SENADO
– 2 de 3 do PDT;
– 3 de 7 do PP;
– 1 de 4 do PSB;
– 11 de 14 do PSD;
– 7 de 9 deputados do PR;
– 1 de 4 do Republicanos;
– 7 de 2 do União.

CÂMARA
– 11 de 17 DO PDT;
– 7 de 8 do PCdoB;
– 28 de 50 do PP;
– 10 de 15 do PSB;
– 33 de 45 do PSD;
– 63 de 68 do PT;
– 44 de 37 do Republicanos;
– 39 de 60 do União Brasil.

Pleno News

Candidatos à presidência do PT alertam governo Lula: ‘É preciso haver uma mudança de rota’

FOTO: ROVENA ROSA

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alertaram sobre a necessidade de mudanças no rumo do governo para evitar uma derrota em 2026.
Durante debate para eleição à presidência nacional do PT, na última terça-feira (17), Rui Falcão afirmou que o partido está “às vésperas de uma batalha decisiva: as eleições em 2026”.

“Um de nós comandará coletivamente nossa preparação para o embate de reeleger o presidente Lula. Caberá às novas direções ajustarem nossa linha política, nosso fortalecimento organizativo e articulação com aliados do campo popular, numa campanha polarizada”, disse.

O deputado federal, que já presidiu o PT três vezes, advertiu que “há ilusões entre nós pelo fato de as pesquisas ainda demonstrarem o presidente Lula liderando”.

Disputa no PT impacta eleição em 2026

O próximo presidente do PT será responsável, entre outras atribuições, pelas articulações para eleições de 2026 e o controle do caixa da legenda. Atualmente, o partido é comandado interinamente pelo senador Humberto Costa (PE), que assumiu, em março, após Gleisi Hoffmann deixar o cargo para assumir a Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula.

Rui Falcão espera contar com o apoio de mais de 70 parlamentares e disputa diretamente com Edinho, o que pode levar a eleição para um segundo turno. Apesar de ser o preferido de Lula, o ex-prefeito de Araraquara tem enfrentado resistência dentro da ala que integra. Mas, segundo aliados, já tem votos que lhe garantiriam vitória em primeiro turno.

Falcão foi um dos coordenadores da campanha de Lula à Presidência em 2022, ao lado do ex-prefeito de Araraquara e do atual ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira. Ele também já foi presidente do partido, em 2017, antecedendo Gleisi Hoffmann.

O Tempo

Ex-prefeito volta ao regime fechado após violar monitoramento 49 vezes

FOTO: REPRODUÇÃO

O ex-prefeito de Dom Aquino (MT), Eduardo Zeferino, condenado a 34 anos de prisão por estupro de cinco crianças com idades entre 7 e 11 anos, teve o regime semiaberto regredido para o fechado após violar o monitoramento eletrônico por 49 vezes.

A decisão foi proferida na última terça-feira (17) pelo juiz Pedro Flory Diniz Nogueira.

De acordo com os autos, Zeferino descumpriu o perímetro de circulação por 11 vezes, ficou 37 vezes sem sinal de GPRS e permitiu, em uma ocasião, que a tornozeleira eletrônica ficasse sem carga.

Embora o magistrado tenha ponderado que, isoladamente, tais infrações não justificariam a regressão de regime, ele ressaltou que se trata da segunda vez em que o ex-prefeito comete faltas graves no monitoramento, o que caracteriza reincidência.

“Além de se constatar a existência de 49 violações, ressalto que se trata do segundo episódio de reconhecimento de reiteradas faltas graves. Assim, evidencia-se que o reeducando não se encontra apto ao cumprimento de pena em regime mais brando”, afirmou o juiz na decisão.

Com isso, além do retorno ao regime fechado, Zeferino terá de reiniciar a contagem de prazos para progressão e perderá um terço dos dias eventualmente remidos.

Eduardo Zeferino foi condenado em maio de 2015 pelos crimes de estupro cometidos contra filhas de pessoas próximas, incluindo amigos e familiares. As denúncias foram registradas pelas mães das vítimas à Promotoria da Infância e Juventude, em Cuiabá.

Durante as investigações, o promotor José Antônio Borges chegou a solicitar a prisão preventiva do suspeito, mas o pedido foi negado, à época, por alegada insuficiência de provas.

O ex-prefeito permaneceu foragido até junho de 2018, quando se apresentou à Polícia Civil em Rondonópolis, acompanhado de um advogado.

Em dezembro de 2019, obteve o benefício da prisão domiciliar com monitoramento eletrônico por 60 dias, sob justificativa de tratamento de saúde.

Nesse período, Zeferino já havia descumprido regras de monitoramento, o que contribuiu para a nova decisão judicial de regressão do regime.

Diário do Poder

Shows do São João de Natal são cancelados por causa da forte chuva nesta sexta-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Natal cancelou os shows que aconteceriam na noite desta sexta-feira (20), no Polo Zona Oeste, em Cidade da Esperança. O cancelamento foi provocado pelas fortes chuvas que caem na capital potiguar. O evento até já tinha começado com a apresentação de Papel Gomes. Nessa quinta-feira (19), na abertura dos festejos, o polo atraiu mais de 12 mil pessoas.

Confira a nota

A Fundação Capitania das Artes e Secretaria Municipal de Cultura, informam o cancelamento da programação do São João de Natal desta sexta-feira, 20 de junho.

Apesar das apresentações já terem iniciado, as fortes chuvas que atingem a capital potiguar inviabilizaram a realização dos demais shows previstos para hoje.

A continuidade da programação para sábado e domingo será reavaliada a cada dia, uma vez que a previsão é de que as precipitações intensas sigam ocorrendo na cidade.

Portal da Tropical

Servidores da Saúde de Natal suspendem greve após liminar da Justiça

FOTO: DIVULGAÇÃO/SINDSAUDE

Os servidores da saúde municipal de Natal decidiram, em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (20), suspender a greve iniciada no último dia 17 de junho. A deliberação ocorreu após decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que ordenou a suspensão imediata do movimento paredista, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.

A liminar foi expedida pelo desembargador Cornélio Alves na quinta-feira (19), atendendo a pedido da Prefeitura do Natal. A greve havia sido judicializada em menos de 48 horas após sua deflagração, segundo os sindicatos da categoria.

Mesmo com a suspensão do movimento, os servidores afirmam que a mobilização continua. Em assembleia, os trabalhadores aprovaram um cronograma de atividades de protesto, com destaque para a realização de um ato público em frente à sede da Prefeitura, ainda sem data confirmada. Também estão previstas manifestações em UPAs, hospitais, maternidades e outras unidades de saúde, além de campanhas midiáticas e a articulação de uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal.

Reivindicações da categoria

Entre as principais reivindicações dos profissionais da saúde estão:

  • Recomposição salarial de 24%
  • Implementação da data-base retroativa a março
  • Reajuste das gratificações previstas na Lei 120
  • Pagamento da insalubridade para todos os servidores
  • Aprovação do PL dos auxiliares de enfermagem
  • Implementação do piso dos radiologistas
  • Inclusão dos auxiliares de farmácia no plano da saúde
  • Pagamento das progressões salariais e fim dos cortes durante licenças
  • Auxílio-transporte para dentistas, enfermeiros e farmacêuticos

Ponta Negra News

Frota de veículos elétricos no RN dispara 607% em três anos e meio

FOTO: JOSÉ ALDENIR

Com a substituição de carros a combustão por modelos elétricos no Rio Grande do Norte, o Estado pode evitar a emissão de até 2 toneladas de gás carbônico (CO2₂) por veículo ao ano, aponta Vanderson Oliveira, diretor regional do BYD Carmais. No entanto, esse número pode crescer ainda mais, considerando a disponibilidade de energia eólica e solar no território potiguar. “Essa redução pode ser ainda mais significativa [no RN], já que a energia usada para carregar os veículos elétricos (VEs) tende a ser mais limpa”, completou.

“Considerando um uso urbano médio de 15.000 km por ano, a substituição de um carro a combustão por um elétrico pode resultar em uma redução de até duas toneladas de CO2₂₂₂ por ano, dependendo da fonte de energia utilizada para recarregar o veículo”, afirmou.

Entre os principais benefícios ambientais elencados pelo diretor, ele destaca que a utilização de carros elétricos pode auxiliar na melhora da qualidade do ar de centros urbanos, como a capital potiguar, considerando que os veículos não emitem gases poluentes durante o uso, como CO2₂, NOx e material particulado, que são responsáveis pela poluição do ar e agravamento do aquecimento global.

O Nordeste brasileiro é destacado como um dos locais que mais podem ser beneficiados com a utilização do veículo elétrico, como explica o diretor. Ele enfatiza que, pela menor dependência de combustíveis fósseis, os carros elétricos contribuem para uma matriz energética mais limpa, especialmente em regiões com alto uso de energias renováveis, como o Nordeste brasileiro.

Para além do impacto ambiental, o uso dos VEs conta com outros benefícios, como uma maior eficiência. “Redução significativa de ruídos urbanos, pois os VEs são muito mais silenciosos e maior eficiência energética, pois veículos elétricos convertem cerca de 90% da energia elétrica em movimento, enquanto veículos a combustão aproveitam apenas cerca de 30% da energia do combustível”, disse.

Com isso, já são observados diversos impactos como a redução nas emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e incentivo à transição energética, promovendo investimentos em energia solar, eólica e outras fontes limpas, segundo Oliveira.

Para isso, conforme explica o diretor regional, os carros elétricos são pensados para ter compromisso com a sustentabilidade desde a fabricação. “Muitas unidades de produção [da BYD] usam painéis solares e energia renovável, além da tecnologia própria de baterias, como as baterias de fosfato de ferro-lítio (Blade Battery), que são mais seguras e sustentáveis”, informou.

Segundo ele, a empresa ainda usa materiais recicláveis e controle rigoroso de emissão de poluentes durante a fabricação, bem como ações de educação e consciência ambiental nas concessionárias.

Frota de carros elétricos e híbridos aumenta 25% no RN, aponta Detran
De acordo com informações disponibilizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), o Estado conta com uma frota de 5.908 mil carros elétricos em 2025, com 3.017 veículos unicamente elétricos e 2.891 híbridos.

De 2024 até maio de 2025, o RN presenciou um aumento de 25%. No ano passado, o Estado contava com 4.722 veículos elétricos, com 2.275 sendo híbridos e 2.447 unicamente elétricos. Já de 2023 para 2025, o percentual percebido é de um crescimento de 152,66%.

Em Natal, em 2025, a frota de carros elétricos é de 3.245, e, ao contrário do estado, tem mais veículos híbridos, com 1.662, e 1.583 unicamente elétricos. Nos demais municípios o número é de 2.663 carros.

Agora RN