SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 13, 2025

Justiça manda soltar pistoleiro de facção acusado de homicídio preso no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Justiça mandou soltar, na tarde desta quinta-feira (12), Marcos Vinicius Pereira Sá, 20 anos. Segundo o processo, o homem seria, supostamente, pistoleiro de uma facção criminosa e estaria envolvido em um assassinato ocorrido em março deste ano.

Marcos havia sido preso em 15 de maio no bairro Jardim Taquari, região sul da capital tocantinense. A ação fez parte da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela 73ª Delegacia de Polícia de Umarizal, interior do RN.

Ao solicitar a revogação da prisão, Laura Gondim Silva, advogada do suspeito, declarou que não há ,no momento, qualquer indício de que o investigado ameaça a ordem pública ou esquiva-se da aplicação da lei penal.

Na decisão, a juíza Kátia Cristina Guedes Dias escreveu que Marcos está inserido no âmbito dos crimes contra a vida e é um possível “pistoleiros” de facção criminosa. “Trata-se de indivíduo perigoso e de personalidades violenta, possuindo várias ações e inquéritos contra si por ser envolvidos em outros homicídios e crimes de tráfico de drogas”, sinalizou.

Ainda sim, a prisão preventiva foi revogada em liberdade provisória. “Entendo estar ausente o periculum libertatis (perigo na liberdade) e ser cabível a revogação da prisão temporária. No entanto, objetivando garantir a instrução processual, entendo ser necessária a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, sob pena de, em caso de descumprimento, ser decretada a sua prisão preventiva”, sinalizou.

Frutas frescas no radar global: Expofruit sedia edição do programa Exporta Mais Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Expofruit – Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada que acontece em Mossoró/RN, de 20 a 22 de agosto, contará com uma edição do Programa Exporta Mais Brasil voltada para a comercialização de frutas frescas.

O programa, que é uma iniciativa da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento, está com inscrições abertas até o dia 15 de junho e é direcionado para produtores e empresas brasileiras de todo o país interessados em participar das rodadas de negócios presenciais com compradores internacionais.

“A realização do Exporta Mais Brasil é uma oportunidade única para as empresas que desejam entender melhor o processo e as exigências para exportação de frutas frescas e ter a Apex como parceira na promoção de um evento dessa dimensão na Expofruit é uma das novidades que traremos para essa edição. Com a realização do Exporta Mais Brasil realizaremos uma rodada de negócios com participação de treze delegações de diferentes regiões do mundo, como Ásia, Oriente Médio, África, Europa e Américas do Norte e Sul”, afirma o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex-RN) e organizador da Expofruit – Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, Fábio Queiroga.

A inscrição no evento pode ser feita por meio deste link e concede ao participante benefícios exclusivos como: participação gratuita nas rodadas de negócios, webinar preparatório, exposição na Plataforma Buy Brazil, apoio com tradução e equipe técnica da ApexBrasil e ajuda de custo com passagens para quinze Micro e Pequenas Empresas de fora do RN por meio do Sebrae.

A seleção das empresas contará com uma ação inclusiva que dará pontuação extra para empresas do Norte, Nordeste e Distrito Federal e para negócios liderados por mulheres e pessoas negras/pardas.

O Exporta Mais Brasil – Frutas Frescas, que acontecerá durante a Expofruit, conta com a parceria do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte – Coex/RN, Sebrae/RN, Governo do RN e da Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca – Sape/RN.

Final de semana de São João em Natal promete multidões e grandes shows com Alok, João Gomes, Simone Mendes e mais

FOTO: REPRODUÇÃO

O São João de Natal entra no terceiro fim de semana com uma programação que promete arrastar multidões para o polo da Arena das Dunas. Até o domingo (15), o palco principal da festa vai receber artistas de peso da música nacional, com shows gratuitos e uma estrutura pensada para oferecer segurança, conforto e muita animação ao público.

A maratona musical segue nesta sexta-feira (13), a partir das 18h, com o cantor Giulliam Monte abrindo a noite. Em seguida, sobe ao palco o ícone do forró tradicional Flávio José, seguido pela cantora Michele Andrade. A grande estrela da noite será o DJ Alok, um dos maiores nomes da música eletrônica do mundo, que promete transformar o São João em um verdadeiro festival de luzes, batidas e muita emoção.

No sábado (14), a Arena das Dunas segue em ritmo acelerado com apresentações de Gustavo Mioto, Raça Negra e João Gomes. Já o domingo (15) encerra o final de semana em grande estilo com os shows de Simone Mendes, Xand Avião e Belo, reunindo romantismo, forró e pagode em uma única noite.

Portal da Tropical

Correios realizam venda de 470 bens móveis em Natal

FOTO: MARCELLO CASAL JR

Está disponível para venda, na modalidade de dispensa de licitação, mais de 470 bens móveis considerados inservíveis às atividades dos Correios, em Natal/RN. Os itens foram agrupados em cinco lotes, que englobam equipamentos de informática, balanças, cadeiras, nobreaks, bicicletas e outros.

Os interessados poderão enviar suas propostas e conferir os objetos de forma presencial até sexta-feira, dia 13 de junho, na unidade dos Correios localizada na Rua Lauro Medeiros, em Lagoa Nova, Natal/RN.

O modelo de proposta estará disponível no local da visita e também pode ser solicitado pelo e-mail [email protected]. A abertura das propostas ocorrerá no dia 16/6/2025, quando será considerado vencedor o proponente que apresentar o melhor preço.

Donald Trump apoia ataque de Israel ao Irã: “Foi excelente”

FOTO: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiou o ataque israelense ao Irã e disse, nesta sexta-feira 13, que o bombardeio foi “excelente”. Trump alertou, ainda, que há muito mais por vir. As afirmações foram feitas em uma entrevista à ABC News.

“Acho que foi excelente. Demos a eles uma chance e não aproveitaram. Eles foram atingidos com força, muita força. E há mais por vir. Muito mais”, disse o presidente, citado por um repórter da ABC News no X.

O presidente dos Estados Unidos ainda pressionou o Irã, horas após o ataque, a estabelecer um acordo sobre o programa nuclear que a capital do Irã, Teerã possui, além de fazer ameaças ao dizer que o regime do país “tem que fazer um acordo antes que não sobre mais nada”.

ABC News

Autoridades italianas afirmam não ter informações sobre Zambelli e negam cidadania a Bolsonaro

FOTO: DIVULGAÇÃO

O caso da deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi debatido nesta sexta-feira (13) no Parlamento da Itália.

Por iniciativa de um deputado da oposição, o governo foi questionado na Câmara sobre a permanência da brasileira em território italiano, depois de ela ter fugido do Brasil para escapar do cumprimento da pena de dez anos de prisão imposta pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Zambelli chegou ao aeroporto Fiumicino, em Roma, no dia 5, em voo dos EUA. Ela passou pelo controle de passaporte com o documento italiano, por possuir a dupla cidadania. Desde então, sua localização é desconhecida.

Em sua interpelação ao governo, o parlamentar Angelo Bonelli, do partido Verde e de Esquerda, perguntou por que Zambelli não foi presa pela polícia italiana ao entrar no país e como os ministérios de Relações Exteriores, do Interior e da Justiça pretendem responder ao pedido de extradição da deputada feito pelo Brasil.

Segundo a subsecretária do Interior, Wanda Ferro, Zambelli desembarcou por volta das 11h40 no horário local e seu nome não constava dos bancos de dados de forças policiais italianas e internacionais.

Isso porque o pedido de prisão para fins de extradição, difundindo pela Interpol a pedido do Brasil, teria sido publicado às 16h24, cerca de cinco horas após a entrada dela no país.

“O intervalo de tempo entre a chegada da senhora Zambelli e a difusão da notificação da Interpol não permitiu às autoridades policiais de fronteira italianas de proceder com a prisão, já que, no ato de controle, ela resultava sem antecedentes policiais no território”, afirmou Ferro, no plenário da Câmara.

Ela é filiada ao partido Irmãos de Itália, fundado pela primeira-ministra Giorgia Meloni, de ultradireita.

“As investigações policiais até agora realizadas, e em andamento, não consentiram até o momento de confirmar sua localização”, disse a vice-ministra, que afirmou que forças policiais estão em contato com autoridades brasileiras.

Ferro não comentou sobre o pedido de extradição, que foi entregue nesta quinta (12) ao Ministério de Relações Exteriores pela Embaixada do Brasil em Roma.

Outro questionamento do deputado Bonelli foi se o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus filhos teriam obtido a cidadania italiana por serem descendentes de italianos.

Segundo Ferro, citando o Ministério das Relações Exteriores, “não foi recebido nenhum pedido de reconhecimento de cidadania italiana” da parte do ex-presidente.

Já os filhos Flavio, Eduardo e Carlos obtiveram a cidadania italiana, por meio de pedido junto à Embaixada italiana no Brasil. Os dois primeiros conseguiram o documento que dá acesso ao passaporte italiano em 2023, enquanto Carlos obteve o seu no ano passado.

Em sua réplica, Bonelli criticou a resposta e acusou o governo de estar dando cobertura a Zambelli. “O governo e o Ministério do Interior sabiam que a foragida Zambelli estava chegando à Itália e não ativaram medidas de monitoramento e vigilância”, afirmou.

“São vocês que estão dando cobertura a essa senhora. Todos sabem das conexões políticas entre a Liga [partido do vice-premiê Matteo Salvini, de ultradireita] e o partido de Jair Bolsonaro”, disse o deputado. “Meloni está assumindo uma responsabilidade política e diplomática impressionante. A Itália não pode se tornar o paraíso de foragidos, golpistas e criminosos.”

Folha de S. Paulo

Ataque de Israel matou dois dos principais líderes militares do Irã

FOTO: AFP

O Irã confirmou que o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, morreu em um ataque de Israel lançado contra o país na madrugada desta sexta-feira (13). Salami era uma das figuras mais poderosas do setor militar iraniano. A morte dele pode representar uma escalada no conflito entre Israel e o Irã.

A Guarda Revolucionária do Irã é o braço mais poderoso do Exército do país e foi fundada após a Revolução de Islâmica de 1979, que levou ao poder o atual regime teocrático. Atualmente, tropas da guarda protegem os líderes do governo e são responsáveis por alimentar os braços armados de parceiros regionais do regime, como os houthis no Iêmen e o Hezbollah no Líbano, além de fiscalizar a população iraniana.

Além de Salami, a imprensa iraniana noticiou ainda a morte do major-general Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e o segundo mais alto oficial militar do país. O general Gholamali Rashid, vice-comandante das Forças Armadas, também foi morto. Ainda segundo a imprensa iraniana, pelo menos seis cientistas nucleares morreram no ataque.

– Abdolhamid Minouchehr, Ahmadreza Zolfaghari, Amirhossein Feqhi, Motalleblizadeh, Mohammad Mehdi Tehranchi e Fereydoun Abbasi foram os cientistas nucleares martirizados – informou a agência de notícias Tasnim.

Na madrugada desta sexta, Israel bombardeou diversos alvos no Irã, no que chamou de “ataques preventivos” em meio ao acirramento das tensões no Oriente Médio. O governo israelense alertou sua população para o risco iminente de uma retaliação com “mísseis e drones” vindos do território iraniano.

Segundo o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o alvo da operação intitulada “Nação de Leões” é o programa nuclear do Irã, em uma “operação militar direcionada para reverter a ameaça iraniana à própria sobrevivência de Israel.”

– Estamos em um momento decisivo na história de Israel – declarou Netanyahu, que afirmou ainda que os ataques continuarão “por quantos dias forem necessários”, com o objetivo de conter o que chamou de “ameaça iraniana à própria sobrevivência de Israel”.

O ministro da Defesa, Israel Katz, declarou estado de emergência e determinou o fechamento do espaço aéreo israelense, como medida de precaução diante de possíveis retaliações.

Os Estados Unidos negaram envolvimento direto na operação. De acordo com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, Washington foi informado, mas não participou da ação.

AE

Bolsonaro confirma Rogério Marinho como possível vice: “está no meu radar”

FOTO: DI VULGAÇÃO/PL

Durante agenda no Rio Grande do Norte, Jair Bolsonaro (PL) revelou que está ‘namorando’ o senador Rogério Marinho para compor uma chapa para a disputa presidencial nas eleições de 2026. Respondendo perguntas de jornalistas nesta sexta-feira (13), o ex-presidente afirmou que Marinho está no “radar dos namorados” para o cargo de vice-presidente.

Em entrevista à Jovem Pan no começo de abril, Bolsonaro revelou estar “namorando um cara do nordeste” quando questionado sobre um possível vice, sem citar nome, partido ou estado. “Tô namorando um cara do Nordeste há muito tempo, ‘heteramente’ falando. Tô namorando, apenas”, declarou. Ao ser indagado quem seria a pessoa, o ex-presidente declarou que ainda “não ficou noivo”. Agora, o ex-presidente confirmou o nome de Marinho para a composição da chapa.

Inelegível

Se as eleições fossem hoje, Bolsonaro não poderia disputar a corrida eleitoral devido a condenação imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023, com base em acusações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O ex-presidente está inelegível até 2030.

O processo tem como origem uma reunião realizada no Palácio da Alvorada, na qual Bolsonaro questionou a integridade das urnas eletrônicas diante de embaixadores estrangeiros, provocando ampla repercussão política e jurídica.

A defesa do ex-presidente entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não se manifestou, para tentar reverter a sua inelegibilidade. O recurso ao STF foi protocolado em dezembro de 2023.

Inicialmente, o caso foi encaminhado ao ministro Cristiano Zanin. No entanto, ele se declarou impedido de atuar, uma vez que havia sido advogado do Partido dos Trabalhadores durante as eleições de 2022.

Em maio de 2024, o processo foi redistribuído para o ministro Luiz Fux, que, até o momento, não tomou nenhuma medida em relação ao pedido.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já se manifestou contrária ao recurso apresentado pela defesa de Bolsonaro. O órgão sustenta que o STF não deve reavaliar as provas que embasaram a decisão do TSE. Antes disso, o próprio TSE já havia rejeitado um outro recurso do ex-presidente contra a inelegibilidade.

Portal 98 FM