SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 31, 2025

Macaíba: São João terá 11 polos, festival de quadrilhas e shows de Batista Lima, Grafith, Brasas do Forró e Thales Play

FOTO: GERALDO NETO

O São João do Povo de Macaíba 2025 começa no dia 6 de junho, na comunidade rural de Riacho do Sangue. Neste ano, a programação segue até o dia 5 de julho, percorrendo um total de 11 polos com shows musicais e apresentação de quadrilhas juninas. No Centro, acontece o I Festival de Quadrilhas Juninas Escolares, Arraiá Quatrocentão e shows na Praça Paulo Holanda Paz.

De 6 a 28 de junho, haverá shows na zona rural, com início previsto para às 19h nas sextas e sábados e 16h aos domingos. Entre 29 de junho e 2 de julho, será promovida mais uma edição do Arraiá Quatrocentão, em parceria com a TV Ponta Negra, no ginásio Edilson Albuquerque, a partir das 19h. Por fim, de 3 a 5 de julho, será a vez dos shows no polo Centro, com atrações regionais e nacionais, começando a partir das 20h.

A programação completa do Centro terá as apresentações de Os Kabas da Peste, Grafith e Thales Play, no dia 3; JP Forrozado, Brasas do Forró e Cavaleiros do Forró, no dia 4; e no encerramento, no dia 5 de julho, Reynaldo Neto, Claudio Ney e Juliana e Batista Lima.

Na zona rural, no dia 6 de junho, em Riacho do Sangue, haverá os shows de Dedé Asa Branca e Forró Meirão; 7 de junho, em Mangabeira, Rodrigo & Marcelo, e Forró da Live; dia 13 de junho, em As Marias, sobem ao palco Deyvin Sampaio Robelly. No dia 14, o São João do Povo chega pela primeira vez a Bela Macaíba, com shows de Yuri Filho e Lukas Fernandes; no dia 15, em Canabrava, tem apresentações de Zé Raí e Zé Filho.

Já no dia 20 de junho, em Cajazeiras, tem Erlon Bezerra e Guga Playboy; no dia 21 de junho, em Capoeiras, tem shows de Deny Dantas e Jeff Costa; no dia 22, é a vez de Lagoa dos Cavalos, que recebe pela primeira vez o São João, com shows de Júnior Sukita e Fabinho Fernandes; no dia 27, o Tapará recebe os shows de Lucas Allef e Segundo Sanfoneiro; e encerrando a programação na zona rural, no dia 28, Traíras recebe os shows de Renan Miranda e Erika Silva.

O São João do Povo é uma iniciativa da gestão do prefeito Emídio Júnior que vem sendo realizado desde o ano de 2022, integrando o calendário anual de eventos da cidade, com o objetivo de estimular a economia local, aquecendo as vendas em diversos setores do comércio macaibense. A edição deste ano conta com o incentivo da Lei Câmara Cascudo, por meio da Fundação José Augusto, e os patrocínios da Pipoca Bokus, Sadio Alimentos, Precioso Alimentos, Kumê Alimentos e Santos Indústria.

Áudio: coronel da PM admite ter estuprado filha de 10 anos: “Curiosa”

Luiz Enrique de Souza Ikeda, coronel da PM
POR Renan PortoMilena Vogado

Em áudio obtido com exclusividade pelo Metrópoles, o coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo Luiz Enrique de Souza Ikeda, de 54 anos, admite ter estuprado a própria filha adotiva e praticado uma série de abusos contra ela. Os crimes teriam ocorrido em Limeira, no interior do estado, em 2011, quando a menina tinha 10 anos. A confissão registrada no áudio ocorreu anos depois, em 2017, em uma conversa entre o PM e a menina, já com 16 anos.

O caso passou a ser investigado em junho de 2020 pela da Delegacia de Defesa da Mulher de Limeira, em um inquérito que durou quase cinco anos. Em janeiro, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) apresentou denúncia contra Ikeda por estupro de vulnerável. Em fevereiro, a denúncia foi aceita pela Justiça, e o coronel se tornou réu. A reportagem teve acesso ao processo, que corre em segredo.

A gravação, de aproximadamente 2 horas e 30 minutos, foi feita na cozinha da casa em que moravam, na véspera da morte da esposa de Ikeda, mãe da menina. A mulher estava debilitada havia meses, por causa de um câncer.

Na ocasião, o coronel, sem saber que estava sendo gravado, tentava fazer a filha admitir que teria contado sobre os abusos para a mãe. Durante a conversa, ele admite ao menos dois estupros, em diferentes situações. Nos dois casos, coloca a culpa na criança, que, segundo ele, seria “curiosa” e “sonâmbula”.Play Video

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.699.0_en.html#fid=goog_1407120254

“Eu tinha bebido muito. Você me aparece na lavanderia, no meio do que aconteceu, e curiosa de saber como é que eram as coisas. Então, eu estava suscetível ao que aconteceu. Deixei rolar. Então, como eu falei, eu não me eximo de culpa. Só que, nessa história, a culpa não é só minha. Nunca foi. Tudo bem, você tinha 11 anos de idade, ia fazer 11. Então a sua culpa não é tão grande, porque você estava curiosa”, diz Ikeda em um trecho da gravação.

Em um dos estupros, que não teve a data exata especificada, o coronel diz ter “deixado” a menina manusear seu pênis, fazendo movimentos de masturbação.

https://738b6afaf6b16f88eba48b0f3d272e3e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-45/html/container.html

“Aí você parava. Ficava um tempinho sem eu fazer nada. Aí você mexia de novo no meu pênis, ele voltava a ficar duro, e você começava de novo. Aí eu: ‘Para, senão vou gozar de novo’. Aí você parava, deixava de novo, dava um tempinho, pegava de novo. Lembra? Se você não quisesse que o negócio continuasse, você simplesmente faria o quê? Deixava eu gozar”, diz o coronel na gravação.

Ouça:

https://cdn.jwplayer.com/players/UqLmjk1h-65fVsHCx.html

Na gravação, Ikeda e a filha ainda conversam sobre um outro episódio, em que ele teria se masturbado com os pés da menina, enquanto ela dormia. O coronel, que estava deitado no pé da cama em que o resto da família dormia, acusou a filha de massagear seu pênis com os pés.

Segundo ele, pensando que a menina estava acordada, decidiu “deixar rolar” para ver até onde a filha iria.

“Eu peguei, puxei a parte da bermuda um pouquinho para baixo e deixei meu pênis sair para fora aqui em cima. No instante que meu pênis foi para fora, você levou os seus dois pezinhos […] para a parte de cima aqui. Isso aqui na hora fez assim. Eu falei: ‘Acho que ela tá acordada. Só pode tá acordada. Não é possível o negócio estar acontecendo desse jeito’. Aí eu peguei e pensei o quê? A bosta do hormônio”, disse

“Estou falando para você, a bosta do hormônio é o que faz a gente fazer cagada. Eu peguei meu pênis e coloquei um pouquinho para frente. Advinha o que aconteceu? Os seus pezinhos… Aqui meu pênis, aqui seus pezinhos. Eu coloquei para cá. Seus pezinhos fizeram assim, ó. Pararam de fazer assim e começaram a fazer assim”, acrescentou o coronel, enquanto provavelmente reproduzia o suposto gesto com as mãos.

“Às vezes você é sonâmbula e não sabe”, disse.

“Golpe”

Em interrogatório prestado em novembro do ano passado, Luiz Enrique de Souza Ikeda foi questionado sobre o teor do áudio. Ele afirmou que a gravação feita pela filha em 2017 teria sido um “golpe”.

https://738b6afaf6b16f88eba48b0f3d272e3e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-45/html/container.html

“Não posso (dizer) que não aconteceu porque aconteceu. Só que eu falo que eu
caí, vamos dizer assim, num golpe”, declarou. “E por que que eu falo isso? Como eu estava no pé dela por conta dos namorados, seria uma carta que ela teria na mão para usar contra mim.”

Na oitiva, Ikeda comentou apenas um dos episódios de estupros mencionados no áudio, o da masturbação usando os pés da menina. Ele, no entanto, deu uma versão diferente para o ocorrido, dizendo que a única coisa que fez foi “deixar” a criança com os pés pressionando seu pênis.

“Eu peguei… estava um tanto quanto meio fora de mim. Aí, eu pensei comigo: ‘Vamos ver, vamos ver até onde isso daí vai’. E aí, eu deixei com que ela colocasse o pé dela na minha genitália. Aconteceu. Realmente aconteceu, mas não passou disso”, disse Ikeda.

Denúncia

Na denúncia, promotoras da 1ª Vara Criminal de Limeira afirmam que Ikeda “aproveitou-se do fato de sua esposa ter viajado ao Rio de Janeiro, a trabalho”, para praticar os abusos.

“Luiz Enrique de Souza Ikeda, por diversas vezes, perturbou a tranquilidade de sua filha por motivo reprovável, qual seja, a satisfação de sua lascívia”, dizem as representantes do MPSP.

As promotoras ainda destacaram ordens dadas pelo coronel à menina para que ela não contasse sobre o ocorrido à mãe.


Processo administrativo

  • Luiz Enrique de Souza Ikeda se aposentou em agosto de 2024.
  • Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele atualmente “responde a um processo administrativo, podendo ser excluído da instituição”.
  • “O caso citado é investigado por meio de inquérito policial instaurado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Limeira e está em fase final. A Polícia Militar esclarece que o oficial citado se aposentou em agosto de 2024. Atualmente ele responde a um processo administrativo, podendo ser excluído da Instituição”, disse a SSP em nota enviada ao Metrópoles, em janeiro.

Defesa

Procurada pela reportagem, a defesa de Luiz Enrique de Souza Ikeda criticou o vazamento do processo em segredo de Justiça. O advogado que representa o coronel, Aldrin Corpas, disse, por telefone, que vai mover ações contra os responsáveis, inclusive contra o Metrópoles.

Sobre as acusações, ele afirmou que a gravação não indica uma confissão por parte de Ikeda e diz que teria sido produto de uma armação por parte da filha do policial.

Em Seminário do PL no Ceará, Rogério Marinho critica roubo de aposentados: “Crime hediondo”

Secretário-geral do Partido Liberal (PL), o senador Rogério Marinho participou nesta sexta-feira (30) do 2º Seminário de Comunicação da legenda, realizado em Fortaleza (CE). Em seu discurso, logo após a abertura do evento pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, o parlamentar criticou o roubo de aposentados e destacou a importância dos influenciadores digitais no debate em torno do assunto.

“Descobrimos mais um crime hediondo da esquerda contra a população brasileira. Descobrimos que durante mais de 30 anos, estão roubando dinheiro dos aposentados brasileiros”, disse o senador. Em seguida, Rogério Marinho enfatizou a importância de cada brasileiro cobrar esclarecimentos em torno do escândalo, mais um registrado em governos do PT.

O parlamentar também ressaltou o trabalho organizacional que vem sendo realizado pelo PL, com destaque para a Academia Brasileira de Política Conservadora, o Rota 22 e o próprio Seminário de Comunicação, que deverá ter outra edição em agosto, no Sudeste do país.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi responsável pelo discurso de encerramento do Seminário em Fortaleza. Em seu pronunciamento, fez um alerta ao risco de censura que os brasileiros correm nas redes sociais, diante de medidas que estão sendo debatidas pelo governo Lula e o Supremo Tribunal Federal (STF), a exemplo do julgamento marcado para quarta-feira (4), na Suprema Corte, que envolve a constitucionalidade do artigo 19, do Marco Civil da Internet, e pode regular as redes sociais no Brasil.

Fenômeno do YouTube, show com bonecos de Maria Clara e JP voltam ao Teatro Riachuelo Natal

FOTO: REPRODUÇÃO

O espetáculo infantil mais esperado dos últimos tempos, “Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar”, chega ao Teatro Riachuelo Natal, no dia 13 de julho, e traz à capital potiguar o show dos bonecos de Maria Clara e JP, os irmãos fenômenos do YouTube, com milhões de visualizações nas redes sociais. O espetáculo reúne os maiores hits da dupla, em um show que promete muita diversão para toda a família. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site Uhuu.com, custam a partir de R$ 60,00 e têm desconto de 50% com a doação de um brinquedo novo.

Ao som dos maiores hits do canal, como “O Chão é Lava”, “Ser Criança é” e “A História do Homem Biscoito”, o espetáculo ‘Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar’ contará com a participação especial de personagens que fazem muito sucesso nos vídeos da dupla no YouTube, além de um grupo de dançarinos composto por b-boys, b-girls e acrobatas. Em turnê por todo o país, o show lúdico é um convite à celebração da infância de maneira divertida e repleta de brincadeiras e canções marcantes do canal. Em suas redes sociais, Maria Clara & JP somam milhões de seguidores e bilhões de visualizações na web, sendo uma das principais referências no entretenimento infantil em toda a internet.

Maria Clara & JP

Maria Clara & JP é uma marca brasileira voltada para o público infantil, que ficou conhecida através do canal no YouTube. Hoje figura na lista dos 10 maiores canais brasileiros e é considerado um fenômeno com seus mais de 41 milhões de inscritos e mais de 27 bilhões de visualizações. Atualmente, a família mora e produz seus vídeos em Orlando, nos EUA.

“Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar” é uma realização da Síntese Produções e uma produção local da Idearte Produções.