3 de maio de 2025 às 09:51
21 de maio de 2025 às 09:55
Estão abertas as inscrições para o Seminário Central do Projeto Rota 22, iniciativa do Partido Liberal (PL) em parceria com o Instituto Álvaro Valle. O evento será realizado no sábado, dia 10 de maio, a partir das 9h, no Domus Recepções, localizado no bairro Novo Horizonte, em Assu (RN). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.plrota22.com.br.
O seminário reunirá lideranças políticas, representantes da sociedade civil e a população em geral para debater as principais demandas da região Central do Rio Grande do Norte. Os temas em destaque serão saúde, educação, segurança, infraestrutura e saneamento, a partir das contribuições colhidas nas oficinas realizadas em Ipanguaçu e Angicos.
De acordo com o senador Rogério Marinho, secretário-geral do PL, o projeto tem como foco ouvir a população e construir soluções participativas. “Na semana que passou, o Rota 22 chegou à região Central do RN. Estivemos em Ipanguaçu e Angicos apresentando nosso projeto, ouvindo a população e reunindo lideranças locais. No dia 10, estaremos em Assú para consolidar as propostas e reafirmar nosso compromisso com quem mais importa: o povo potiguar”, afirmou o senador.
O Projeto Rota 22 vem percorrendo todas as regiões do estado com o objetivo de promover o engajamento da sociedade na construção de uma agenda propositiva para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Ao final de cada ciclo regional, um seminário consolida as propostas debatidas nas oficinas locais.
Mais informações sobre o projeto e sua programação estão disponíveis no site www.plrota22.com.br, nas redes sociais @pl22rn e @plnacional22, e no canal oficial do projeto no WhatsApp.
3 de maio de 2025 às 05:36
3 de maio de 2025 às 05:36
FOTO: REPRODUÇÃO
A atriz mirim do SBT, Millena Brandão, de 11 anos, morreu nesta sexta-feira (2) no Hospital Geral de Grajaú, na capital de São Paulo. Após sofrer várias paradas cardiorrespiratórias desde a última quarta-feira (30) e ser diagnosticada com tumor no cérebro de 5 centímetros, ela teve morte encefálica, conhecida popularmente como morte cerebral, constatada pela equipe médica. Ela estava entubada, sedada e sem respostas neurológicas, segundo boletim médico.
A garota começou a sentir fortes dores de cabeça e no corpo e foi levada ao Hospital Geral de Grajaú no dia 23 de abril. No primeiro momento, a atriz foi diagnosticada com dengue. Após uma piora no quadro de saúde da garota e a realização de exames mais aprofundados, os médicos identificaram o tumor.
Em nota, o Hospital do Grajaú informou que a morte aconteceu às 16h55 desta sexta-feira.
Millena participou da novela A Infância de Romeu e Julieta, do SBT, e da série Sintonia, da Netflix. Além de atriz, ela estrelou diversas campanhas publicitárias, era modelo e influenciadora digital, com mais de 140 mil seguidores no Instagram.
3 de maio de 2025 às 05:35
3 de maio de 2025 às 05:43
FOTO: SMS
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a contratação de 55 leitos clínicos para prestarem assistência aos moradores da capital. Em reunião com representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (SAMU Natal), Transporte Sanitário Natal (TSN), Hospital dos Pescadores (HOSPESC), Rede de Urgência e Emergência (RUE) e representantes das quatro UPAs de Natal, o secretário Municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, discutiu o fluxo e logística de processos para começar as locomoções e transferências a partir desta sexta-feira (2).
Dos novos leitos, 20 foram contratualizados no Hospital Severino Lopes e serão destinados ao acolhimento psiquiátrico; mais 15 serão leitos serão de enfermaria no Vita Centro de Cuidados Extensivos e outros 20 de enfermaria no Hospital Rio Grande. Os leitos serão regulados diretamente pelo município, o que facilitará o direcionamento dos usuários.
“A gestão do Prefeito Paulinho Freire, preocupada com a saúde da população de Natal, anuncia a contratação desses leitos emergenciais de retaguarda para prestar um desafogo e um alento para quem está trabalhando e para quem precisa das UPAs, principalmente nessa fase sazonal de arboviroses que aumenta a procura de atendimento nas unidades”, comentou o secretário de Saúde de Natal, reforçando que os leitos vão ficar ativos até a inauguração da primeira etapa do Hospital Municipal. “Estamos debruçados diuturnamente para entregar a obra do hospital, que vai contar com 90 leitos de enfermaria e 10 de UTI, que vai ser o que de fato vai resolver a rede de urgência e emergência na capital”, concluiu.
O secretário reforçou também que algumas medidas estão sendo tomadas pela gestão para auxiliar no acolhimento das unidades, como a ampliação e climatização das salas de espera das UPAS de Esperança e Pajuçara, além de novos aparelhos de raio-x que estão sendo adquiridos para as unidades. “São aparelhos novos e modernos, o que vai contribuir também para um melhor diagnóstico e auxiliar no tratamento dos munícipes”, esclareceu o secretário.
Acolhimento nas UPAS
Com cerca de 70% dos atendimentos registrados nas unidades de pronto atendimento não constando como perfil de urgência e emergência, e sim para acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde, Geraldo Pinho orienta que quem deve procurar as UPAS são pacientes que apresentem casos graves. “E aqui eu deixo um apelo a toda a população, principalmente àqueles que estão em baixo risco, para procurar as unidades básicas de saúde que estão preparadas para fazer esse primeiro atendimento e deixar as UPAs para urgência e emergência que de fato elas se propõem a fazer”, disse.
O público que deve procurar os serviços das UPAs são pessoas que apresentem casos como febre alta acima de 39 °C; fraturas e cortes com pouco sangramento; parada cardíaca; infarto (dor no peito); derrame (AVC); queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura; reação alérgica grave; mordida de animais; acidente de carro/moto; cólicas renais; falta de ar intensa; crises convulsivas; ferimento por arma de fogo ou objeto cortante; dores fortes no peito; vômito constante, queimaduras e tentativa de suicídio.
O acolhimento nos serviços de urgência e emergência preconiza os atendimentos em virtude dos graus de urgência, os classificando em cores. Para os casos de emergência e risco de vida (identificados na cor vermelha), e casos urgentes (identificados na cor amarela), os atendimentos são realizados de uma forma mais ágil e têm prioridade nos atendimentos. Já as cores verde e azul identificam os casos de urgência menor, que podem levar um espaço maior de tempo para receberem atendimento.
3 de maio de 2025 às 05:30
3 de maio de 2025 às 05:41
FOTO: DIVULGAÇÃO
O líder do PL (Partido Liberal) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, afirmou nesta sexta-feira, 2, que nenhum parlamentar do PT (Partido dos Trabalhadores) assinou o requerimento para a criação da CPI que investigará o esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Segundo o deputado, a bancada governista evita apoiar a comissão porque “sindicatos e associações ligadas à esquerda” teriam lucrado com o alegado “roubo”.
“Nenhum deputado do PT assinou a CPI ou CPMI do Roubo dos Aposentados. Enquanto isso, a ampla maioria da centro-direita, especialmente do PL, assinou. Sabe por quê? Quem lucrou com o roubo? Sindicatos e associações ligadas à esquerda. Agora dá pra entender por que nós queremos a CPI. E por que eles fogem dela. #CPIdosAposentados #QuemTemMedoFoge #AnistiaJá #ForaLupi“, afirmou Sóstenes, dando uma pauta no tema da anistia.
Requerimento
Na véspera, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protocolou o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
O pedido contou com o apoio da bancada do PL, oposição e minoria da Câmara.
Ao todo, 185 parlamentares assinaram o documento. Para que um requerimento de criação de CPI seja protocolado, precisa de pelo menos 171 assinaturas.
“A CPI será fundamental para garantir que as denúncias sejam investigadas de forma rigorosa, que os culpados sejam punidos e que medidas sejam implementadas para prevenir novos desvios”, diz Chrisóstomo na justificativa do requerimento.
“Proteger os direitos dos aposentados, que dependem desses recursos para sua subsistência, é uma questão de justiça social e responsabilidade pública. Assim, a instalação da CPI é uma resposta necessária para restabelecer a credibilidade das instituições e assegurar a dignidade dos beneficiários do INSS”.
Próximo passo
Cabe agora ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidir se a comissão, chamada também de “CPI do Roubo dos Aposentados” e “CPI da Fraude no INSS”, será criada ou não.
Atualmente, há 11 CPIs aguardando deliberação de Motta.
Apenas cinco podem funcionar simultaneamente na Casa.
3 de maio de 2025 às 05:09
3 de maio de 2025 às 05:24
FOTO: EBC
Lula (PT) adota como método o esquema das três reuniões com ministros que registram desempenho muito abaixo do esperado. O último encontro costuma ser precedido de aviso da demissão. Paulo Pimenta, este ano, quando ainda comandava a Secretaria de Comunicação, conseguiu apenas uma reunião privada com o chefe e foi logo para ser demitido. Carlos Lupi (ex-Previdência) seguiu o mesmo caminho, esteve com Lula sexta (2) pela primeira vez em 2025. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Lula evitava Lupi desde que a Polícia Federal colocou nas ruas o escandaloso roubo contra aposentados e pensionistas do INSS.
A irritação é antiga. Lula prometeu em campanha reduzir as filas da previdência. Sob gestão de Lupi, o efeito foi contrário.
Lula demitiu Pimenta tentando terceirizar responsabilidades, mas as pesquisas mostram que só ele é culpado pela sua elevada reprovação.
3 de maio de 2025 às 05:08
3 de maio de 2025 às 05:26
FOTO: DIVULGAÇÃO
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez criticas ao PT nas redes sociais nesta quinta-feira (2), ao afirmar que a legenda “sempre está do lado do mal” após nenhum petista ter assinado o pedido de urgência da Anistia e por não apoiarem a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o roubo bilionário aos aposentados e pensionistas do INSS.
Na publicação feita no X (antigo Twitter), Bolsonaro compartilhou uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segurando uma bandeira do PT, acompanhada do texto: “Nenhum dos deputados do PT assinou a CPI do roubo de dinheiro dos aposentados!”. O post é encabeçado pela frase “Protetores de criminosos”, em destaque.
“Também nenhum petista assinou a urgência da Anistia. O PT sempre está do lado do mal.”, escreveu na legenda.
O requerimento para criação da CPI do INSS, apresentado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), recebeu apoio de parlamentares de 13 partidos, entre eles PL, MDB, PSD, União Brasil e Republicanos. No entanto, nenhum dos 68 deputados do PT assinou o pedido.
Já o pedido de urgência do PL que propõe anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, contou com o apoio de ao menos 264 deputados. Apesar disso, a votação depende do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem adiado a análise da urgência da proposta.
3 de maio de 2025 às 05:07
3 de maio de 2025 às 05:21
FOTO: EBC
Nessa sexta-feira (2), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, usou seu perfil na rede social X para incentivar a vacinação contra a hepatite A. No post, ele aparece em um vídeo e exibe trechos de videoclipes da cantora americana Lady Gaga.
– Hello, Gaga! Tem novidade importante no SUS que você precisa compartilhar: agora, quem usa PrEP também pode tomar a vacina contra Hepatite A gratuitamente! Procure informações no local onde você retira sua medicação e proteja-se ainda mais. Vacina Sempre Brasil – escreveu o ministro.
Lady Gaga fará um show, neste sábado (3), no Rio de Janeiro.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a hepatite A é altamente eficaz e segura e é a principal medida de prevenção contra a hepatite A.
A gestação e a lactação não representam contraindicações para imunização. Atualmente, faz parte do calendário infantil, no esquema de 1 dose aos 15 meses de idade (podendo ser utilizada a partir dos 12 meses até 5 anos incompletos – 4 anos, 11 meses e 29 dias).
É importante que os pais, cuidadores e profissionais de saúde estejam atentos para garantir a vacinação de todas as crianças.
Além disso, a vacina está disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), no esquema de 2 doses – com intervalo mínimo de 6 meses – para pessoas acima de 1 ano de idade com as seguintes condições:
Hepatopatias crônicas de qualquer etiologia, inclusive infecção crônica pelo HBV e/ou pelo HCV; Portadores crônicos do VHB. Coagulopatias. Pessoas vivendo com HIV ou aids. Imunodepressão terapêutica ou por doença imunodepressora. Doenças de depósito. Fibrose cística (mucoviscidose). Trissomias. Candidatos a transplante de órgão sólido, cadastrados em programas de transplantes. Transplantados de órgão sólido (TOS). Transplante de células-tronco hematopoiéticas (THCT). Doadores de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH), cadastrados em programas de transplantes. Hemoglobinopatias. Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas.
3 de maio de 2025 às 05:06
3 de maio de 2025 às 05:22
FOTO: REPRODUÇÃO
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, embarcou rumo a Moscou, na Rússia, nesta sexta-feira (2), partindo com seis dias de antecedência em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva oficial.
A aeronave, um Airbus C-30 (A330-243) da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da base aérea de Brasília às 10h13 (horário de Brasília), com estimativa de pouso na capital russa depois das 5h (horário de Moscou) deste sábado (3), segundo o aplicativo Flightradar24.
O presidente Lula tem chegada prevista à capital da Rússia em 8 de maio, onde participará, ao lado de Vladimir Putin, das celebrações do Dia da Vitória, comemorado em 9 de maio. A data marca os 80 anos do triunfo sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A comitiva oficial brasileira fica no país até 10 de maio.
Depois da Rússia, Lula deve ir à China para participar do IV Fórum China-CELAC.
Questionada pela reportagem sobre o motivo da viagem antecipada, a assessoria de Janja não respondeu até a publicação deste texto.
Comentários