SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 5, 2025

NOTÍCIAS NAS ENTRELINHAS

BOLSONARO VAI CONHECER O FAMOSO PASTEL DE TANGARÁ

JAIR BOLSONARO – FOTO: EVARISTO SA / AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já está afivelando com destino ao Rio Grande do Norte, onde aterrissa na próxima sexta-feira,11 para participar da programação do Rota 22…

O ex-presidente deverá fazer uma breve parada no município de Tangará, onde, entre outras coisas, pretende saborear o famoso “Pastel de Tangará”, que é patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte, desde 2020.

VIVALDO QUER SER SUPLENTE DE FÁTIMA

DEPUTADO VIVALDO COSTA

Para observadores da cena política, não é à toa o excesso de bajulação com que o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) se refere à governadora Fátima Bezerra (PT) em seus pronunciamentos na Assembleia Legislativa.

O parlamentar sonha em ser “convocado” para ser suplente de Fátima Bezerra na eleição para o senado em 2026.

O deputado só tem que ir mais devagar na dose de babação, por um simples motivo: não se expor ao ridículo mais do que já está se expondo. 

A história de vida de Vivaldo já é rica e relevante, e nela não é preciso acrescentar o apelido de “babão”.

É só uma observação…..

PUBLICIDADE NÃO REVERTE MÁ IMAGEM DE FATIMA BEZERRA

Está se consolidando como um verdadeiro “tiro no pé”  a campanha publicitária milionária, na qual o governo do Estado apostou todas as suas fichas na esperança de reverter a imagem negativa da governadora Fátima Bezerra (PT) ….

O slogan “Trabalho Sério, Resultado Positivo” não funcionou como esperavam os “gênios” da publicidade chapa-branca por um motivo muito simples: a falta de credibilidade do governo.

De nada adianta peças publicitárias bem elaboradas se a chamada “opinião pública” não vê as mudanças de fato acontecendo.

O Rio Grande do Norte perfeito que aparece na telinha das TVs só existe mesmo na propaganda oficial…

Uma pena.

A CEI DAS INVASÕES E O “VELHO E BOM CASSETETE”

A jornalista Anna Ruth tem razão quando diz que essa tal “CEI das Invasões”, invenção da Câmara Municipal de Natal, não passa de uma tentativa de alguns vereadores para aparecer na mídia…

Segundo uma raposinha “das antigas” não é uma CEI que vai resolver o problema de invasões, sejam elas de propriedades rurais, imóveis públicos, privados ou de qualquer natureza…

Para a raposinha, o que pode inibir invasões e a moda que existe hoje de se apropriar do alheio é uma legislação dura e um “velho e bom cassetete”…

Ai papai...

ALDO CLEMENTE DESAFIA SAMADA ALVES PARA DISCUTIR CALOTE DO GOVERNO FÁTIMA BEZERRA

VEREADOR ALDO MEDEIROS

A semana não terminou bem para a vereadora Samanda Alves (PT), que levou um “puxão de orelhas” do colega Aldo Clemente Clemente (PSDB) e um desafio para discutir o calote que o governo Fátima Bezerra (PT) deu na saúde do município de Natal…

É que a petista em discurso na Câmara Municipal de Natal usou o seu velho “blá blá blá” de sempre para falar mal da gestão do prefeito Paulinho Freire, da Redinha, da engorda de Ponta Negra e até mesmo da CEI das Invasões.

Aldo retrocou…

– Como líder do governo, eu quero muito discutir a questão da saúde e da dívida que o governo Fátima Bezerra tem com a saúde do município de Natal. Então, o governo do Estado se encontra no SPC /SERASA e quando sair dessa situação a gente discute o governo estadual e municipal.

Samanda Alves esqueceu do velho ditado: quem diz o que quer, ouve o que não quer…

DEPUTADO DR. KEGINALDO RECEBERÁ BOLSONARO EM SUA FAZENDA

DEPUTADO DR. KEGINALDO

O deputado Kerginaldo Jácome da Costa, o “Dr. Keginaldo” fará uma festança em sua fazenda para receber o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Tenente Ananias…

Mas Bolsonaro não deverá dormir na propriedade rural do parlamentar e o local do pernoite do ex-presidente ainda será definido.

Aliás…

… A equipe precursora  de Jair Bolsonaro chega neste domingo, dia 06, a Natal para definir as estratégias de segurança, durante a sua estadia em terra potiguar.

Mas…

... Uma coisa é certa: diversas lideranças da região Oeste já estão com a caneta cheia de tinta para assinar a ficha de filiação ao PL, nas presenças de Jair Bolsonaro e Rogério Marinho.

EM ACARÍ, DEPUTADO ENTREGARÁ TÍTULO DE CIDADÃO POTIGUAR A BOLSONARO

DEPUTADO CORONEL AZEVEDO

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) entregará um título de “Cidadão Norteriograndense” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante a passagem do ex-presidente na cidade de Acari…

Bolsonaro deverá chegar em Acari por volta das 11 horas e visita a “Cidade da Moda”, projeto feito em parceria com o prefeito Fernando Antônio Bezerra (PODE) a fim de impulsionar a indústria têxtil no município.

LULA MONTA “BALCÃO DE BONDADE” PARA RECONQUISTAR POPULARIDADE

 PRESIDNETE LULA DA SIL – FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em busca da popularidade perdida, o presidente Lula da Silva (PT) montou um verdadeiro “balcão de bondades” para aparecer como bom moço junto à população…

Somente nesta semana, de olho na classe média, ele assinou decreto que amplia o “Minha Casa, Minha Vida” para famílias com renda mensal de até R$ 12 mil…

Também assinou decreto antecipando o 13º salário para mais de 34 milhões de segurado do INSS.

E já tramita no Congresso a proposta de isentar de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil….

Lula sabe que o seu nome está em baixa…

… Até no sertão do Rio Grande do Norte cresce a cada dia um novo perfil de eleitor, inclusive nas camadas menos favorecidas: os “arrependidos”.  

Uso de avião da FAB: Advogado quer que Moraes seja investigado

FOTO: DIVULGAÇÃO

O advogado Enio Martins Murad pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, seja investigado. De acordo com o pedido, o ministro teria usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para fins pessoais.

Murad protocolou o pedido, na última quarta-feira (2). Ele diz que não houve interesse público relevante para justificar a despesa.

A solicitação de Murad será avaliada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que decidirá se cabe abertura de um inquérito para investigar o caso.

O advogado aponta que o ministro pode ter cometido improbidade administrativa ao utilizar o avião oficial. As informações são da Oeste.

Moraes utilizou uma aeronave da FAB para fazer uma viagem entre Brasília e São Paulo, no dia 26 de março, véspera do jogo entre Corinthians e Palmeiras pela final do Campeonato Paulista. O magistrado, que é corintiano, assistiu ao jogo na Neo Química Arena, na Zona Leste de São Paulo.

De acordo com as informações disponíveis no site da FAB, o voo teve apenas um passageiro transportado e teria sido mobilizado por razões de segurança. No entanto, o órgão que solicitou a viagem e a identificação do passageiro não foram informadas oficialmente. O jornal Folha de S.Paulo, porém, confirmou que era realmente o ministro quem estava na aeronave.

Segundo o veículo, Moraes saiu da capital federal horas após participar da sessão da Primeira Turma do STF que decidiu tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de uma suposta tentativa de golpe de Estado. Na tarde do dia seguinte, ainda em São Paulo, o ministro participou por vídeo dos julgamentos da Suprema Corte.

Em 27 de março, dia do jogo do Corinthians, Moraes acompanhou a partida no estádio do clube. Nas redes sociais, vídeos mostraram o ministro do STF na Neo Química Arena com a camisa do Corinthians e boné, ao lado de sua esposa, a advogada Viviane Barci, e do ministro Flávio Dino.

No dia seguinte ao jogo, Moraes ainda participou do seminário Democracia, Justiça, Política e o Futuro do Ministério Público na Perspectiva Feminina, também na capital paulista. Questionados pela Folha, o STF, a FAB e o Ministério da Defesa não se manifestaram sobre a viagem do ministro.

Pleno News

Sogro mata nora com golpes de enxada após discussão no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um homem de 71 anos matou a própria nora, Edilene Nicássia da Costa, de 51 anos, com golpes de enxada após uma discussão na casa onde moravam, em Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (4).

A vítima morreu ainda no local, e o sogro dela foi preso em flagrante. Segundo a Polícia Civil, ele vai responder pelo crime de feminicídio.

A discussão entre os dois teria começado na noite de quinta-feira (3). Segundo o delegado Caio Fábio, o suspeito morava na mesma casa que a nora e o filho, e já havia um histórico de conflitos entre eles.

“Réu confesso. Não negou em nenhuma oportunidade que teria sido ele. Infelizmente aconteceu a situação, e a nora acabou falecendo em decorrência dos golpes”, disse o delegado.
A Polícia Civil informou que agora apura o motivo da discussão para dar continuidade na investigação.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Mossoró foi acionado para realizar a perícia no local e recolher o corpo para necropsia, o que vai auxiliar nas investigações.

G1RN

Glaucio Garcia é o mais votado e encabeça lista para novo procurador-geral de Justiça no RN

FOTO: MPRN

O promotor de Justiça Glaucio Garcia vai encabeçar a lista dúplice para a escolha do chefe do Ministério Público potiguar no biênio 2025/2027. Ele obteve 118 votos na eleição realizada nesta sexta-feira (4) entre os membros do MPRN.

Iara Pinheiro teve 81 votos. Os nomes dos dois serão submetidos à governadora do Estado, Fátima Bezerra, que vai escolher o chefe da instituição.

Ao todo, 195 promotores e procuradores de Justiça votaram nesta eleição. Dos 197 membros aptos a votar, apenas dois não compareceram. O resultado será homologado pelo Colégio de Procuradores de Justiça em sessão marcada para a segunda-feira (7), às 14h.

Depois dessa homologação, a lista com os nomes de Glaucio Garcia e Iara Pinheiro será enviada pela procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, para a governadora do Estado, Fátima Bezerra, que terá até 15 dias para nomear o procurador-geral de Justiça para o biênio 2025/2027. A solenidade de posse será em 18 de junho.

Gaúcha morre após descarga elétrica em São Miguel do Gostoso

FOTO: DIVULGAÇÃO

Gaúcha de Pelotas que escolheu morar em São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte, na busca por melhor qualidade de vida, Paula Vergara, 43 anos, morreu na noite desta sexta-feira (4) após sofrer descarga elétrica em um imóvel na Ponta do Santo Cristo.

Graduada em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (RS), com mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial, pela mesma instituição, Paula Vergara atuava com educação alimentar infantil, com oficinas e cursos para crianças e famílias.

BZN

Evento da Femurn reúne prefeitos, bancos e órgãos federais em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Prefeitos de todo o Rio Grande do Norte, representantes de 16 ministérios, bancos públicos e órgãos de controle participam do 3º Conecta Municípios Potiguares, de 9 a 11 de abril no Centro de Convenções de Natal.

O evento, organizado pela Federação dos Municípios (Femurn), terá palestras, oficinas e atendimentos técnicos para gestores públicos, com o objetivo de conectar gestores e equipes municipais a soluções práticas e a novas oportunidades administrativas, orçamentárias e tecnológicas.

Segundo o presidente da Femurn, Babá Pereira, o evento também será um espaço de troca entre gestores experientes e novos, criando uma rede de apoio e aprendizado. “Será um evento grandioso. Não temos dúvida de que a participação será ampla”, afirmou, em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal, nesta sexta-feira 4.

A abertura terá a participação do ex-jogador de vôlei Giba, campeão olímpico e embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), que falará sobre superação e trabalho em equipe. Além de prefeitos, vice-prefeitos e secretários, a expectativa é de que vereadores e equipes das câmaras municipais também estejam presentes.

No último dia, terá o encontro dos prefeitos com a bancada federal potiguar, quando os gestores cobrarão apoio para a aprovação da PEC 66, que trata de precatórios da Previdência, e compensações pela perda de receita com a isenção do Imposto de Renda.

“Os municípios não são contra a isenção, mas precisam de compensação. Estimamos perdas de até R$ 12 bilhões em todo o país. Só com o IR retido na fonte, o impacto será de cerca de R$ 5 bilhões, e mais R$ 7 bilhões no FPM”, alertou Babá.

A reforma tributária também estará em pauta. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), que representa mais de cinco mil municípios, busca assegurar a participação dos gestores no processo de regulamentação da nova legislação. Segundo Babá, a confederação que assegurar 27 vagas no grupo de regulamentação da nova legislação. “Somos a única entidade com representatividade para indicar todos os nomes”.

No RN, a Femurn cobra regularidade nos repasses de ICMS e Fundeb. “A arrecadação pertence aos municípios. Basta repassar os 25% no ato do recolhimento. Atrasos no fim do mês têm sido recorrentes”, disse. Segundo ele, o governo se comprometeu a normalizar a situação a partir de abril, quando o aumento da alíquota do ICMS começará a gerar efeitos.

O evento discutirá o gargalo do transporte público na Região Metropolitana de Natal. Prefeitos de Macaíba, São Gonçalo, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz têm relatado dificuldades na operação de linhas intermunicipais. Segundo Babá, as empresas de ônibus escolhem apenas as rotas mais lucrativas, abandonando trajetos com menor rentabilidade. “Há lugares onde simplesmente não passa transporte. Isso não pode continuar”.

Licenciamento ambiental será debatido

Sobre licenciamento ambiental, a proposta é que consórcios regionais assumam processos para agilizar investimentos, desafogando o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e acelerando os processos.

Babá explicou que os consórcios multifinalitários do RN — CIM Potiguar, CIM MOP, CIM Seridó e o recém-formado consórcio do Mato Grande — já atuam em áreas como saúde e resíduos sólidos, e agora devem iniciar o licenciamento ambiental. “É mais barato e mais rápido para os municípios. E tudo dentro da legalidade”, disse.

Ele disse que serão discutidos ainda os entraves do licenciamento e as possibilidades legais de atuação dos consórcios. Segundo Babá, esse modelo já é adotado com sucesso em estados como Espírito Santo, com resultados concretos na atração de investimentos. “Onde o consórcio licencia, os investidores preferem instalar seus empreendimentos. É mais rápido e mais seguro”, afirmou.

Também serão discutidos casos como o de Touros, onde produtores relatam exigências desproporcionais por parte de órgãos federais, como a necessidade de ouvir povos originários para atividades comuns, como plantio de coco ou batata. “Isso enterra a economia. É preciso racionalidade”, alertou o apresentador Edivan Martins, durante a entrevista.

Evento

O encontro reunirá representantes de 16 ministérios do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa do RN, Sebrae, Fecam, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entre outros órgãos. A programação inclui ainda debates sobre emendas parlamentares, fiscalização, transporte público metropolitano, consórcios, defesa civil e licenciamento ambiental.

Paulinho Freire sanciona lei que institui Politica de Segurança Alimentar e Nutricional

FOTO: DIVULGAÇÃO

O prefeito Paulinho Freire sancionou a Lei Municipal que institui a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, integrando oficialmente o município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

A nova legislação estabelece diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas à redução da insegurança alimentar e nutricional, garantindo que a população em situação de vulnerabilidade tenha acesso a uma alimentação adequada e de qualidade.

“É nosso dever garantir acesso à alimentação adequada a todos, esse é um direito fundamental do ser humano. A sanção da lei reforça a nossa preocupação no combate a fome e com o pleno desenvolvimento de cada cidadão”, declarou o prefeito de Natal, Paulinho Freire.

Com a nova legislação, Natal poderá elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN), que estabelecerá metas e estratégias para fortalecer iniciativas na área. Além disso, a lei estrutura a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), que terão papel fundamental na articulação entre poder público e sociedade civil, garantindo uma abordagem integrada e participativa.

Outro ponto essencial da legislação é a criação do Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (FUMSAN), que permitirá a captação e aplicação de recursos destinados ao financiamento de programas voltados ao acesso à alimentação, à qualificação da merenda escolar e ao apoio à produção local de alimentos.

A adesão ao Sisan possibilita que Natal se alinhe às diretrizes nacionais de segurança alimentar, fortalecendo políticas públicas que priorizam o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, a valorização da agricultura familiar e a integração entre diferentes áreas, como assistência social, saúde e educação. A legislação também garante maior participação da sociedade civil no planejamento e monitoramento das ações, com a realização periódica da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Essa lei representa um avanço para Natal, pois fortalece as ações de combate à insegurança alimentar e nutricional e amplia nossa capacidade de captar recursos e estruturar políticas públicas. É Além disso, a regulamentação do Conselho e da Câmara Intersetorial garante mais participação da sociedade civil, tornando essa política mais efetiva e inclusiva”, destacou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

Com a criação do Plano Municipal e a regulamentação de novas estruturas de governança, Natal avança no fortalecimento da política de segurança alimentar, garantindo mais organização, planejamento e recursos para enfrentar os desafios da insegurança alimentar e nutricional no município.

Brasil deixará de exportar milhões de sucos de laranja e toneladas de carne aos EUA com tarifaço

FOTO: EFE

O Brasil pode deixar de exportar 743 milhões de litros de suco de laranja e cerca de 17 toneladas de carne bovina para os Estados Unidos, após o tarifaço anunciado por Donald Trump nesta semana. O alerta foi feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em nota que a entidade pede que o Brasil adote ‘vias diplomáticas’ para negociar com a Casa Branca.

De acordo com a CNA, o protecionismo de Trump vai afetar não só o Brasil, mas grandes países produtores de produtos agropecuários. A Confederação alertou, ainda, que novas taxas poderão ser impostas por Washington. “Caso o governo dos EUA considere que as medidas anunciadas não sejam eficazes na resolução do déficit comercial geral”, disse a entidade.

Com a alíquota geral de 10% sobre os produtos brasileiros, o principal prejudicado será o suco de laranja. O produto já tinha uma taxa de 5,9% e, agora, com a sobretaxa, será submetido a 15,9%. Até 2023, o Brasil exportava cerca de 1 bilhão de litros aos Estados Unidos, mas após o tarifaço o volume deve cair a 261 milhões de litros.

No caso da carne bovina, que já tinha uma cobrança de um imposto de 33%, agora terá um tributo de 43%. O volume de exportação deve cair de 73 mil toneladas a 45 mil toneladas. Outros produtos brasileiros que serão impactados são a cana-de-açúcar, álcool, arroz e feijão.

“Cabe ao governo brasileiro seguir explorando a via negociadora com os EUA para buscar mitigar as tarifas anunciadas e alcançar benefícios mútuos para ambas as nações”, pediu a CNA. A Confederação rechaçou a retaliação neste momento. O Congresso aprovou o PL 2088/2023, que estabelece a Lei da Reciprocidade, e o texto seguiu para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Deve ser utilizado apenas após o esgotamento dos canais diplomáticos, para defender os interesses brasileiros. A Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) defende o livre comércio por meio de acordos que diversifiquem mercados, aumentem a renda dos produtores e ampliem o acesso de produtos agropecuários ao consumidor”, finalizou a entidade.

Pauta exportadora
A CNA informou que os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos somam US$ 12,1 bilhões, conforme balanço de 2024. No ano passado, os produtos do agronegócio tiveram os Estados Unidos como o terceiro destino principal, ficando atrás apenas de União Europeia e China.

“Ao longo dos últimos dez anos, a participação dos EUA na pauta exportadora do agronegócio brasileiro sempre figurou entre 6% e 7,5%”, cravou a CNA. Os produtos brasileiros que lideram as exportações ao território norte-americano são:

Café verde
Celulose
Sucos de laranja
Carne bovina in natura
Madeira Perfilada
Açúcar de cana em bruto
Obras de marcenaria ou carpintaria
Carne bovina industrializada
Madeira compensada ou contraplacada
Sebo Bovino
“Os produtos mais afetados serão os que o Brasil já é altamente representativo no total das importações dos EUA, isso porque, nestes casos, o Brasil não teria ‘espaço’ para ganhar de um eventual concorrente, sendo o único ou principal país afetado. É o caso dos sucos de laranja resfriados e congelados, onde o Brasil responde por 90% e 51% das compras americanas, respectivamente; da carne bovina termo processada, com 63%; e do etanol, com 75%”, finalizou a CNA.

O Tempo

undefined