SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 26, 2025

Frutas do RN são destaque em feira internacional que acontece em SP

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio de sua Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), está em mais uma edição da Fruit Attraction São Paulo, que acontece de 25 a 27 de março, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Na ocasião, empresas do estado expõe suas potencialidades e o melhor da fruticultura do RN para um público estimado de mais de 12 mil visitantes/dia.

Uma empresa que está no estande do Rio Grande do Norte, a Brazil Melon, é uma das maiores produtoras de melões e melancias do país. Para um de seus representantes, Gabriel Vieira, a participação na Fruit Attraction, com o fomento do Governo do RN, é a garantia do fortalecimento do setor.

A presença do RN na Fruit Attraction são Paulo pode incrementar em 10% o volume de negócios que são gerados com as exportações de frutas do Brasil, que já batem a casa de U$1.3 bilhões. “Nossa expectativa é que sejam movimentados, durante essa feira, novos negócios na casa dos U$150 milhões”, disse o titular da Sape/RN, Guilherme Saldanha.

Diário do RN

Natal e mais 37 municípios do RN estão em alerta para chuvas intensas; confira lista

FOTO: HEILLYSMAR LIMA

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em todo o litoral do Rio Grande do Norte. O aviso terá início às 21 horas desta quarta-feira (26) com validade até às 23h59 da quinta-feira (27).

De acordo com o instituto, Natal e mais 37 municípios podem ser atingidos por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. Ainda há a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Confira os municípios em alerta

Alto do Rodrigues
Areia Branca
Arez
Baía Formosa
Baraúna
Caiçara do Norte
Canguaretama
Carnaubais
Ceará-Mirim
Extremoz
Galinhos
Grossos
Guamaré
Jandaíra
João Câmara
Macau
Maxaranguape
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Parazinho
Parnamirim
Pedra Grande
Pedro Avelino
Pendências
Porto do Mangue
Pureza
Rio do Fogo
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São Miguel do Gostoso
Senador Georgino Avelino
Serra do Mel
Taipu
Tibau
Tibau do Sul
Touros
Vila Flor

Portal da Tropical

Bolsonaro é o primeiro ex-presidente a virar réu por tentativa de golpe no Brasil; veja os próximos passos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na tarde desta quarta-feira (26), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pelo recebimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, acusados de tentativa de golpe no país.

O voto inicial foi do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que apresentou um vídeo com imagens dos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram as sedes do Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto e Congresso Nacional. Durante sua manifestação, Moraes destacou a gravidade dos fatos, afirmando: “Essas imagens não deixam dúvida sobre a seriedade dos crimes descritos pela PGR”, e ironizou, afirmando que não havia “nenhuma bíblia ou batom” nos atos antidemocráticos.

O ministro Flávio Dino foi o segundo a votar, afirmando que havia indícios razoáveis contra os acusados. Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin seguiram o posicionamento de seus colegas de toga, favoráveis ao recebimento da denúncia.

Além de Bolsonaro, são acusados os ex-ministros Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Casa Civil), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Anderson Torres (Justiça), além do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid.

Os próximos passos do caso Bolsonaro

O julgamento desta semana teve como objetivo acolher a denúncia, o que transforma os acusados em réus e dá início formal à ação penal contra Jair Bolsonaro e seus aliados.

A próxima fase envolverá diligências, como coleta de provas, perícia de documentos e depoimentos tanto da defesa quanto da acusação. É nesse estágio que a defesa pode, por exemplo, contestar a validade de provas apresentadas.

Ao término da fase de instrução, que não tem prazo definido, o STF tomará uma decisão sobre a condenação ou absolvição dos réus. Se houver condenação, os ministros estabelecerão a dosimetria das penas, ou seja, a duração da prisão de Bolsonaro e dos outros envolvidos.

Polêmica Paraíba

‘Não foi um domingo no parque, ninguém estava passeando”, diz Moraes sobre 8 de janeiro

FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Ao proferir seu voto a respeito da admissibilidade ou não da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados por uma suposta tentativa de golpe de estado em 2022, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, voltou a lembrar dos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

“Não foi um passeio no parque. Ninguém, absolutamente ninguém que lá estava, estava passeando. E ninguém estava passeando porque tudo estava bloqueado, e houve necessidade de romper as barreiras policiais.”
De acordo com o magistrado, alguns agentes que tentaram impedir a invasão foram atacados pelos manifestantes. “O símbolo desses policiais agredidos foi uma policial militar cujo capacete foi arrebentado com uma barra de ferro”, disse.

Moraes destacou a importância de que os atos do 8 de Janeiro sejam sempre recordados. “É muito importante nós relembrarmos sempre. Porque existe na ciência o que se chama viés de positividade. É comprovado que as pessoas, todos nós, até por uma autoproteção, nossos cérebros têm o viés de lembrar as notícias boas e esquecer as notícias ruins.”

“Esse viés de positividade faz com que nós, aos poucos, relativizemos isso e esqueçamos que não houve um domingo no parque, como eu salientei nas primeiras condenações”, acrescentou.

O ministro acrescentou que as pessoas têm a tendência de “ir esquecendo” das notícias ruins.

“As pessoas de boa-fé que têm esse viés de positividade acabam sendo enganadas pelas pessoas de má-fé, que, com notícias fraudulentas e com milícias digitais, passam a querer criar uma própria narrativa, como disse ontem, de velhinhas com a Bíblia na mão, de pessoas que estavam passeando, de pessoas que estavam passeando e foram lá passar um batonzinho na estátua”, finalizou.

Portal 98 FM

PM pede que final entre ABC e América saia do Frasqueirão e vá para a Arena das Dunas

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Comando da Polícia Militar solicitou à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) a mudança do local da partida de volta da final do Campeonato Estadual entre ABC e América. Apesar de o ABC ter conquistado o direito de mando de campo, a PM argumenta que a realização do jogo na Arena das Dunas garantiria “mais segurança” para o evento.

Na semana passada, uma reunião na sede da FNF, com a presença do Batalhão de Choque, definiu todo o esquema de segurança considerando a realização do confronto no Estádio Frasqueirão. A nova solicitação da PM, no entanto, levanta questionamentos sobre a alteração repentina do planejamento previamente acordado.

Diante do pedido, o presidente do ABC, Eduardo Machado, deve comparecer à FNF para discutir a situação.

NOTA OFICIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES SOBRE MUDANÇA DO LOCAL DA FINAL DO CAMPEONATO ESTADUAL

A Associação dos Oficiais Militares do Rio Grande do Norte endossa todos os alertas que estão feitos pelo Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Alarico Pessoa, sobre a necessidade da mudança do jogo da final do Campeonato Estadual para a Casa de Apostas Arena das Dunas.

Os pareceres dos Batalhões especializados todos trazem a recomendação para a mudança. A segurança pública deve e precisa estar acima de qualquer interesse, por isso, a necessidade da mudança do local dessa disputa.

As características do equipamento onde ocorreria a disputa expõem o quão temerário seria esse jogo envolvendo as duas grandes torcidas potiguares. O Estádio Maria Lamas Farache é edificado com os portões voltados para a mesma via, não há rota de escoamento, o estacionamento de veículos é precário, torcidas rivais visualizam uma a outra fato que aumenta significativamente os risco de confronto.

Por tudo isso é imperiosa a necessidade de mudança desse local por questão de segurança, de prevenção de conflitos e, portanto, preservação da vida.
Natal, 26 de março de 2025

Associação dos Oficiais Militares do Rio Grande do Norte

Portal 96 FM

Unimed Natal leva Espaço Multiterapias a Mossoró e amplia assistência especializada

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Unimed Natal deu mais um passo importante na expansão dos seus serviços e inaugurou, nesta terça-feira (25), a primeira unidade do Espaço Multiterapias em Mossoró. A nova estrutura faz parte da estratégia de ampliação da rede própria da cooperativa, garantindo um atendimento especializado e de excelência para crianças e adolescentes neuroatípicos de 0 a 14 anos.

A unidade está localizada na Av. João da Escóssia, 3715 – LJ 30 a 35, Bairro Nova Betânia e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Com um espaço moderno e acolhedor, o serviço foi planejado para reduzir deslocamentos e oferecer maior comodidade às famílias da região.

Este é o terceiro Espaço Multiterapias da Unimed Natal. O primeiro foi inaugurado há mais de um ano no bairro de Candelária, em Natal, tornando-se referência no atendimento terapêutico infantil. Na última quinta-feira (20), uma nova unidade foi aberta na Zona Norte da capital, consolidando a ampliação da assistência especializada.

A unidade de Mossoró contará com um conjunto de terapias voltadas ao desenvolvimento infantil, proporcionando um acompanhamento individualizado e eficaz. Entre os serviços oferecidos, estão psicopedagogia, terapia ocupacional com Integração Sensorial, psicomotricidade e intervenção ABA em ambiente clínico.

Para a gerente técnica de Terapias Especiais da Unimed Natal, Angélica Medeiros, a chegada do Espaço Multiterapias a Mossoró representa um avanço significativo na assistência especializada para crianças neuroatípicas. “Nosso objetivo é proporcionar um atendimento acolhedor e qualificado, reduzindo deslocamentos e garantindo que as crianças tenham acesso a terapias essenciais para o seu desenvolvimento. Cada nova unidade reforça nosso compromisso com as famílias que confiam no nosso cuidado”, afirmou.

O superintendente de Recursos Próprios da Unimed Natal, Sebastião Barboza, destacou a importância da expansão da rede própria para atender cada vez mais beneficiários. “A Unimed Natal tem investido constantemente na ampliação da sua estrutura, garantindo um atendimento humanizado e de excelência. O novo Espaço Multiterapias em Mossoró faz parte dessa estratégia de crescimento, oferecendo um ambiente moderno e adequado para o desenvolvimento das crianças”, ressaltou.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail multiterapias@unimednatal.com.br ou pelo telefone (84) 99617-0106 (somente chamadas).

Especialistas destacam crescimento da construção civil em Natal e sugerem modelo cearense para licenciamento

FOTO: ICARO CARVALHO

O novo Plano Diretor de Natal, aprovado em 2022, trouxe avanços visíveis para o setor da construção civil, mas o tempo de licenciamento de projetos ainda representa um entrave para o desenvolvimento do mercado imobiliário. A avaliação é dos engenheiros civis Silvio Bezerra, diretor-presidente da Ecocil e ex-presidente do Sinduscon/RN, e Gustavo Pinheiro, diretor de engenharia da Dois A, durante entrevista ao programa Tribuna Livre, nesta quarta-feira (26), na programação Conexão com o Futuro, da JP News Natal.

Segundo Silvio Bezerra, a atualização do Plano Diretor foi resultado de uma longa luta e já apresenta reflexos concretos na capital. “O Plano Diretor é um organismo vivo e precisa ser ajustado às demandas da cidade e, logicamente, ao volume de obras que estão sendo aprovadas. Vejo com otimismo que o mercado vai deslanchar porque estava parado há muito tempo”, destacou o engenheiro.

Gustavo Pinheiro compartilha a percepção de avanço. Para ele, basta caminhar pelas ruas de Natal para notar o aumento de empreendimentos imobiliários. Como já mostrado pela Tribuna do Norte, bairros como Tirol, Petrópolis, Capim Macio, Areia Preta, Neópolis, Ponta Negra e Pajuçara são exemplos de regiões impactadas pelas mudanças recentes no regramento urbano.

Gustavo Pinheiro aponta resultados do PDN – Foto: Ícaro Carvalho/Jovem Pan News Natal
Um dos benefícios apontados por Bezerra é o estímulo à construção de residenciais verticais em áreas com infraestrutura já existente, o que reduz a necessidade de desmatamento. “A gente tem áreas na Ribeira, por exemplo, que poderiam estar muito mais verticalizadas e com mais vida”, argumentou, citando o potencial de reocupação de regiões centrais da cidade.

Apesar das mudanças positivas, ambos os engenheiros chamaram atenção para a morosidade no processo de licenciamento de obras em Natal. Bezerra comparou a situação com a de Fortaleza, onde um sistema tecnológico permite a análise ágil de projetos e a liberação rápida de alvarás. Em Natal, segundo ele, esse processo leva de seis meses a um ano, o que impacta diretamente o ritmo de novos investimentos.

Nesse ponto, os dois especialistas defenderam que a capital potiguar adote o modelo da capital cearense. “É preciso dar ênfase no que deu certo lá [Fortaleza] para poder copiar. É o caminho mais curto para se chegar de um ponto a outro”, afirmou Gustavo Pinheiro. Para ambos, a aceleração dos trâmites pode destravar o potencial do setor e impulsionar ainda mais o desenvolvimento urbano da cidade.

Tribuna do Norte

Atraso nos pagamentos do Governo Fátima pode levar COOPANEST-RN a suspender serviços eletivos de anestesiologia

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Estado do Rio Grande do Norte (COOPANEST-RN) divulgou um comunicado oficial nesta terça-feira (25) alertando para a situação crítica gerada pelo atraso nos pagamentos de procedimentos eletivos contratados pelo Governo do Estado.

Segundo a nota, os repasses estão “demasiadamente atrasados”, o que tem comprometido a continuidade dos serviços prestados. O Governo se comprometeu a quitar os valores devidos até o dia 28 de março de 2025.

A COOPANEST-RN informou que, caso o pagamento não seja realizado até essa data, os serviços eletivos de anestesiologia prestados pela cooperativa deixarão de ser oferecidos a partir de 1º abril. A interrupção dos atendimentos pode impactar diretamente hospitais estratégicos da rede pública estadual, entre eles: Deoclécio Marques (Parnamirim),Walfredo Gurgel (Natal),Santa Catarina (Natal),Maria Alice Fernandes (Natal),Lindolfo Gomes (Santo Antônio),Hospital Regional de João Câmara,Hospital da Polícia Militar (Natal).

A cooperativa reafirma seu compromisso com a população e sua disposição para o diálogo, mas reforça que a continuidade dos serviços depende da regularização imediata dos pagamentos por parte do Governo do Estado.

Portal 96 FM