SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 4, 2025

Arrependido: Zelensky lamenta discussão com Trump e diz estar pronto para acordo

FOTO: GETTY

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou no X nesta terça-feira (4) dizendo que está pronto para assinar o acordo sobre minerais e segurança com os Estados Unidos “a qualquer momento e em qualquer formato conveniente”.

O líder ucraniano lamentou também a forma como terminou a reunião de sexta-feira (28) com Donald Trump na Casa Branca. “Não ocorreu como deveria ser. É hora de consertar as coisas”, escreveu.

“Realmente valorizamos o quanto os EUA fizeram para ajudar a Ucrânia a manter a soberania e independência”, acrescentou na publicação feita no X.

Zelensky reiterou o compromisso de Kiev com a paz. “Nenhum de nós quer uma guerra sem fim”, se referindo ao conflito com a Rússia desde fevereiro de 2022, destacando que está pronto para se sentar à mesa de negociações e trabalhar com a administração dele “sob a liderança de Donald Trump para alcançar uma paz duradoura”.

Volodymyr Zelensky sugeriu que as primeiras etapas de um possível acordo poderiam ser a libertação de prisioneiros e “uma trégua aérea”, o que incluiria a proibição de mísseis, drones de longo alcance, bombas sobre energia e outras infraestruturas civis, bem como “uma trégua marítima”, se a Rússia fizer o mesmo – proposta semelhante ao plano apresentado pela França e Reino Unido após a Cúpula de domingo (2) em Londres para discutir a guerra no leste europeu.

“Depois, queremos avançar rapidamente em todas as próximas fases e trabalhar com os EUA para chegar a um acordo final”, concluiu.

A postagem acontece após Donald Trump ter suspendido na segunda-feira (3) o envio de ajuda militar dos EUA à Ucrânia.

Depois uma matéria da agência Associated Press (AP) destacando uma fala de Zelensky, de que o fim da guerra com a Rússia estaria “muito, muito distante”, o presidente americano criticou também na segunda-feira (3) a declaração do líder ucraniano.

Donald Trump e Volodymyr Zelensky tiveram uma discussão acalorada na Casa Branca na sexta-feira (28).

Zelensky chegou a criticar governos dos EUA e Trump alegou que o líder ucraniano “está apostando em uma Terceira Guerra Mundial” em meio ao conflito com a Rússia no leste europeu.

J.D. Vance, vice-presidente dos EUA, também participou da discussão e enfatizou que Zelensky deveria ser grato ao governo americano.

Entenda a Guerra entre Rússia e Ucrânia

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e entrou no território por três frentes: pela fronteira russa, pela Crimeia e por Belarus, país forte aliado do Kremlin. Forças leais ao presidente Vladimir Putin conseguiram avanços significativos nos primeiros dias, mas os ucranianos conseguiram manter o controle de Kiev, ainda que a cidade também tenha sido atacada. A invasão foi criticada internacionalmente e o Kremlin foi alvo de sanções econômicas do Ocidente.

Em outubro de 2024, após milhares de mortos, a guerra na Ucrânia entrou no que analistas descrevem como o momento mais perigoso até agora.

As tensões se elevaram quando o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o uso de um míssil hipersônico de alcance intermediário durante um ataque em solo ucraniano. O projétil carregou ogivas convencionais, mas é capaz de levar material nuclear.

O lançamento aconteceu após a Ucrânia fazer uma ofensiva dentro do território russo usando armamentos fabricados por potências ocidentais, como os Estados Unidos, o Reino Unido e a França.

A inteligência ocidental denuncia que a Rússia está usando tropas da Coreia do Norte no conflito na Ucrânia. Moscou e Pyongyang não negam, nem confirmam o relato.

O presidente Vladimir Putin, que substituiu seu ministro da Defesa em maio, disse que as forças russas estão avançando muito mais efetivamente – e que a Rússia alcançará todos os seus objetivos na Ucrânia, embora ele não tenha dado detalhes.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse acreditar que os principais objetivos de Putin são ocupar toda a região de Donbass, abrangendo as regiões de Donetsk e Luhansk, e expulsar as tropas ucranianas da região de Kursk, na Rússia, das quais controlam partes desde agosto.

CNN Brasil

Uruguai envia touros aos chineses a bordo de um Boeing 747 como presente

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Aeroporto Internacional de Montevidéu, no Uruguai, viveu uma realidade incomum no último dia 22 de fevereiro. Um Boeing 747-400 pousou na capital com um propósito: abastecer o seu compartimento de cargas com três touros.

A aeronave, sob a operação da Suparna Airlines, pousou na América do Sul e pouco depois decolou rumo ao aeroporto de Yinchuan, na China. Com capacidade para transportar mais de 178 toneladas, o avião dedicou um espaço exclusivo para acomodar os três animais das raças Hereford, Aberdeen Angus e Braford.

Uruguai quer ampliar exportação de animais vivos
A iniciativa uruguaia faz parte de um gesto simbólico que visa celebrar os 35 anos de relações diplomáticas com a China. Antes de pousar em Montevidéu, o avião fez escalas em três outros aeroportos entre a Ásia e a América do Norte principalmente para descarregar itens de comércio eletrônico.

De acordo com o governo uruguaio, os animais passaram por um protocolo de saúde rigoroso antes do voo. Durante a viagem, tiveram o acompanhamento de veterinários do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca, responsáveis pela supervisão do estado de saúde dos animais.

Os touros foram um presente do governo do presidente uruguaio Luis Lacalle Pou, como reconhecimento pela amizade diplomática com a potência asiática. Mas além da afinidade ideológica – o Uruguai atualmente vive regime de esquerda -, o país sul-americano está de olho na balança comercial de exportação.

A China representa um importante cliente do rebanho bovino do Uruguai. Mais do que isso, o país quer ampliar a venda de animais vivos, cujo valor da carne supera o da carne ovina exportada, o que torna o mercado de genética bovina mais promissor. Nesse contexto, a aviação desempenha um papel fundamental.

Conforme especialistas, o transporte aéreo garante mais segurança e bem-estar aos animais. Já o transporte marítimo envolve uma viagem muito mais longa, que poderia causar estresse. Outro risco é a exposição dos animais a doenças em portos de escala.

Na América do Sul, países como Argentina, Chile e, agora, o Uruguai se destacam na exportação de animais vivos, especialmente cavalos e touros. Parte desses animais tem como destino o Oriente Médio, que os adquirem por meio principalmente de xeiques árabes para eventos e atividades recreativas.

Revista Oeste

Homem é preso por porte ilegal de arma e tráfico de drogas no Bairro Potengi

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um homem de 35 anos foi preso em flagrante na tarde da segunda-feira (3) por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal. A ação foi realizada por policiais, durante patrulhamento na rua Vista pro Mar.

Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir, mas foi detido. Durante a abordagem, os policiais encontraram nove munições calibre .22 no bolso dele. Na sequência, uma busca resultou na apreensão de um revólver calibre .38, seis munições do mesmo calibre, um tablete de substância semelhante à maconha, três porções de material branco, possivelmente cocaína, além de uma balança de precisão, dois celulares, R$ 405 em espécie, uma balaclava e outros objetos relacionados ao tráfico.

O homem, que já tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.

Eriko Jácome afirma que Paulinho Freire conseguiu fazer então pouco tempo o maior carnaval já visto em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PP), declarou que o prefeito Paulinho Freire (União Brasil) conseguiu, em pouco tempo, organizar o maior Carnaval já visto na capital potiguar.

Em entrevista, Eriko destacou a sensibilidade do prefeito em fortalecer polos estratégicos, como o da Redinha e do Nélio Dias, valorizando especialmente a Zona Norte da cidade. Segundo ele, o evento tem se consolidado como um dos maiores marcos culturais dos últimos anos.

Captura de tela 2025 03 04 163116
Na noite de ontem, Eriko esteve ao lado do prefeito Paulinho Freire e do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) visitando o polo de Ponta Negra, que também tem sido um grande sucesso de público. Ele ressaltou a alegria dos milhares de natalenses que participam da festa, além da organização do evento, que conta com transporte público gratuito e um esquema de segurança eficiente, sem registros de violência.

Para o próximo ano, Eriko adiantou que Paulinho Freire pretende expandir a festa, criando um novo polo na Zona Oeste. Além disso, destacou a importância de valorizar eventos gospel, garantindo que haverá mais tempo para planejar e incluir atrações culturais para todos os públicos nas quatro regiões da cidade.

Agora RN

Cliente denuncia sumiço de encomenda que seria entregue por motociclista por aplicativo em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O que era para ser uma simples entrega por aplicativo se tornou um pesado para um homem na zona Oeste de Natal. Ele solicitou uma viagem por um aplicativo de entregas no bairro Planalto com destino para o Alecrim, na zona Leste. No entanto, a encomenda – um celular – não chegou ao destino.

Segundo o trabalhador, o motoentregador que buscou o pacote encerrou a viagem logo após deixar o endereço de partida. “Eu solicitei um aplicativo para fazer a entrega de um celular. Ele chegou na minha residência, tirou a foto do aparelho – que o aplicativo solicita uma foto. Logo após, ele cancelou a corrida”, contou o homem, que não quis se identificar.

De acordo com ele, o destinatário já havia efetuado o pagamento do aparelho. A moto utilizada pelo motoentregador é uma Yamaha, de placa RQF-4J13. O homem foi à delegacia de Polícia Civil para fazer um boletim de ocorrência. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Portal da Tropical

‘Os Cão’ é alegria e irreverência no carnaval na Redinha

FOTO: DIVULGAÇÃO

O bloco “Os Cão” ganhou as ruas da Redinha nesta terça-feira de carnaval mantendo a tradição de décadas. Com o povo lambuzado com a lama do manguezal, a alegria é contagiante. A atração reúne pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. A única exigência é se divertir. Desde 2021, “Os Cão” é patrimônio imaterial e cultural de Natal.

Há duas versões para o surgimento d’Os Cão. A mais plausível contada pelos brincantes do bloco é que os fundadores são Francisco Ribamar de Brito (Dodô), seu irmão Armando Ferreira de Brito (o Gago), Francisco Clemente da Silva (Chico Baé), Francisco Valdécio (Chico do Cabo) e Djalma de Andrade (Uá), além de José Gabriel de Góes (Zé Lambreta).

O ano era 1962. Em um momento de bebedeira, o grupo teve a ideia de se “vestir” de lama e sair pelas principais ruas da praia da Redinha. O entrudo foi batizado pelas próprias pessoas do bairro, que ao verem Zé Lambreta, Dodô e seus amigos lambuzados de lama no meio da rua, gritavam “olha os cão!”.

Portal da Tropical

‘Agora vai’: Lula avalia Boulos para ministério no Planalto

FOTO: DIVULGAÇÃO

A nomeação de Gleisi Hoffmann (PT) para a articulação política acendeu o debate sobre o novo titular da Secretaria-Geral da Presidência, vaga para a qual a petista já esteve cotada. O presidente Lula (PT) avalia o nome do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o cargo, caso deseje substituir Márcio Macêdo, também do PT.

De acordo com interlocutores do presidente, Lula já mencionou em conversas o nome de Boulos, seu candidato à Prefeitura de São Paulo no ano passado. Liderança do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Boulos ocuparia a pasta responsável pela interlocução com movimentos sociais.

Atual ocupante da função, Macêdo foi tesoureiro da campanha de Lula à presidência em 2022. Por seu perfil aguerrido, Boulos se enquadraria em um dos critérios que levaram à escolha de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais: a disputa política. Procurado pela Folha, Boulos não respondeu.

Outro nome lembrado para a Secretaria-Geral é o do advogado Marco Aurélio Carvalho. Coordenador do grupo de advogados Prerrogativas, que é alinhado ao governo, ele foi um dos defensores do presidente durante os processos da Operação Lava Jato. Seu nome foi cotado para a função durante a montagem do governo, em 2022. Como não seria candidato em 2026, poderia permanecer no cargo até o fim do governo.

A nomeação de Boulos, por sua vez, exigiria um xadrez partidário. O PSOL já está à frente do Ministério de Povos Indígenas, com Sônia Guajajara, e auxiliares apontam que ocupar duas pastas não seria proporcional ao tamanho do partido.

Além disso, há hoje um segmento do PSOL que é mais crítico ao governo e defende um distanciamento do Palácio do Planalto.

Uma das possibilidades aventadas seria a filiação de Boulos ao PT –algo para o que seus aliados vêm pressionando-o já há algum tempo.

A mudança na Secretaria-Geral é uma das esperadas da reforma ministerial, que começou com duas trocas nas últimas semanas. A ministra Nísia Trindade foi substituída na Saúde por Alexandre Padilha (PT). Ele comandava as Relações Institucionais, pasta da articulação política, que ficará sob o comando de Gleisi.

O nome da presidente do PT era um dos que circulavam para a Secretaria-Geral, assim como os dos deputados federais José Guimarães (PT-CE) ou e Paulo Pimenta (PT-RS). Essa pasta não é alvo do centrão, diferentemente da Secretaria das Relações Institucionais, para qual reivindicava um nome do MDB, do PP ou do Republicanos.

Aliados de Lula, desde o princípio das conversas sobre reforma ministerial, sempre disseram que o presidente não terá no Planalto alguém que não seja da sua estrita confiança. E, além disso, ele sempre teve palacianos essencialmente petistas.

Em conversas, Lula chegou a dizer que considerava Boulos mais petista do que alguns filiados ao PT.

Boulos, durante a transição de governo, já havia sido cotado para assumir algum ministério, tendo feito parte do grupo de trabalho de Cidades. Mas isso não ocorreu, uma vez que ele já era à época pré-candidato à prefeitura.

Sob influência de Lula, o PT abriu mão de candidatura na maior cidade do país para apoiá-lo. Boulos chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Ricardo Nunes (MDB), reeleito com o apoio do bolsonarismo.

Lula tem confiança e apreço por Boulos. No ano passado, fez campanha por ele, uma das poucas em que o presidente efetivamente se engajou —mas na reta final não foi a São Paulo. Aliados citaram seu quadro de saúde na época, quando ele caiu no banheiro do Alvorada.

A previsão era a de que o presidente estivesse presente em um ato na avenida Paulista, ao lado de Boulos, e ministros, o que não aconteceu.

No dia 3 de outubro, Lula participou de uma live com Boulos nas redes sociais do então candidato. Ele disse que o psolista chegava às vésperas do primeiro turno em “posição confortável” e fez vários apelos aos eleitores, especialmente às mulheres, para que votassem em Boulos, que tinha como vice a ex-prefeita Marta Suplicy (PT).

Folha de S. Paulo

Web resgata vídeo de Fernanda Torres: “Oscar é festa da injustiça”

FOTO: REPRODUÇÃO

“Uma festa da injustiça”. Foi dessa forma que a atriz Fernanda Torres se referiu à premiação do Oscar 26 anos atrás, época em que sua mãe, Fernanda Montenegro, concorria na categoria de Melhor Atriz pelo seu papel no filme Central do Brasil. O vídeo foi resgatado por internautas após a protagonista de Ainda Estou Aqui perder o prêmio, na última segunda-feira (2), para a artista Mikey Madison, de Anora.

– A gente sabe exatamente o que é o Oscar. O Oscar é a festa da injustiça. Eu acho, né. Se derem para mamãe ou para o filme, ponto para eles. la disse uma coisa tão bonita outro dia, em uma entrevista: “Nós somos maiores que o Oscar. O Oscar é uma festa típica americana, como o Carnaval é nosso” – declarou Torres.

Ainda durante a conversa, a atriz brasileira disse que sentia muito mais “frio na barriga” ao assistir às cenas de sua mãe atuando em um filme “à altura de seu talento”, que com a própria premiação em si.

À época, Fernanda Montenegro perdeu o prêmio de Melhor Atriz para a artista Gwyneth Paltrow, pelo filme Shakespeare Apaixonado. 26 anos depois, Torres foi indicada na mesma categoria por seu papel em Ainda Estou Aqui, mas perdeu a estatueta para Madison, do filme Anora. Mas o Brasil não saiu de mãos vazias: Ainda Estou Aqui venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional.

Ao comentar o resultado da premiação desta segunda, Torres demonstrou um posicionamento diferente do que teve décadas atrás.

– Fizeram este filme [Anora] que nem nós fizemos o nosso. Orçamento pequeno. Ela [Mikey Madison] se joga sem rede, porque tem confiança no Sean Baker [diretor do filme]. Ele viu o filme recentemente e cruzou comigo. Falou de quanto amou Ainda Estou Aqui e reconheceu o cinema independente que ele faz. Nos sentimos primos da Anora. É uma comédia romântica, que tem uma virada e te faz questionar onde está o afeto no mundo – afirmou ela, pedindo ainda que os brasileiros enviem “só amor” para Madison.

Pleno News

undefined