A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informa os horários de funcionamento do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e do Bosque das Mangueiras em virtude das festividades de Carnaval, de 1 a 4 de março. Confira:
Parque das Cidade
O Parque estará aberto ao público das 5h às 17h, proporcionando acesso às trilhas pavimentadas para atividades como caminhada, corrida, passeios e ciclismo. Estarão fechados a Biblioteca e o Setor Administrativo, que retomam suas atividades na quinta-feira (6), a partir das 8h.
Dias: 01 e 02/03 (sábado e domingo) – Aberto (5h às 17h)
Dias: 03 e 04/03 (segunda e terça-feira) – Aberto (5h às 17h)
Dia: 05/03 (quarta-feira) – Aberto (5h às 17h)
Bosque das Mangueiras
No mesmo período, o Bosque das Mangueiras funcionará das 5h às 18h, permitindo aos visitantes desfrutarem de suas áreas verdes e atrativos para caminhada e lazer. Durante o período carnavalesco, estarão suspensas as atividades dos setores administrativos, retornando às suas atividades normais na quinta-feira (6).
O xerife Adan Mendoza, encarregado das investigações sobre a morte do ator Gene Hackman, de 95 anos, e de sua esposa, Betsy Arakawa, de 63, declarou que todas as possibilidades sobre o ocorrido seguem em aberto. O casal foi encontrado morto nesta quinta-feira (27/2), na casa em que moravam, no condado de Santa Fé, Novo México, nos Estados Unidos.
De acordo com o site TMZ, Mendoza também revelou que, ao chegarem ao local, as autoridades encontraram dois cães vivos. Vale destacar que, além do casal, um dos cachorros da família também foi encontrado morto nesta quinta-feira (27/2).
Segundo Mendoza, eles podem ter sido vítimas de duplo homicídio, suicídio, morte acidental ou causas naturais. Nada está descartado pela polícia ainda.
Ainda segundo o TMZ, os corpos estavam no local há pelo menos um dia. Um mandado de busca para a casa foi expedido. Conforme a publicação, o pedido é de praxe, presumindo que a polícia possa encontrar evidências de crime durante as investigações.
O Carnaval de Assú 2025 começa nesta sexta-feira (28) e vai reunir moradores e turistas em uma programação animada, com diversas bandas, polos de folia e uma ampla estrutura de palco montada para garantir a festa. Com segurança reforçada e organização da Prefeitura do Assú, o evento se consolida como o maior da região.
A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (28) com o Carnaval das Gerações ao comando de Renata Falcão. No polo central, teremos Haway Gay, escolha das fantasias e a entrega da chave da cidade pelo prefeito Lula Soares ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval, com animação de Day Matinelle.
A festa continua pelos quatro dias com atrações musicais nos polos Centro, Cohab, Mendubim e Rio Assú. No domingo de Carnaval, duas grandes atrações sobem ao palco: Kadu Martins e Banda Inala. O encerramento na terça-feira será com Banda Grafith, mantendo a tradição do evento.
Para garantir a tranquilidade dos foliões, a segurança pública será reforçada em toda a cidade, com policiamento e apoio operacional. A saúde também estará de plantão, com ambulâncias disponíveis para atendimentos emergenciais. Além disso, o Conselho Tutelar estará atuando durante todo o evento para garantir a proteção de crianças e adolescentes.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi chamado para participar do Lide Brazil Investment Forum. O evento acontecerá em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nos dias 12 e 13 de maio.
Trata-se de uma programação organizada pela empresa do ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, João Doria.
Também foram convidados congressistas, governadores e empresários.
A Prefeitura do Natal irá realizar um concurso público para o reforço do contigente da Guarda Municipal. A informação foi concedida pela secretária da Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Natal, nesta sexta-feira (28).
A representante da pasta comentou ainda a implementação da mudança da nomenclatura da GMN, que passará a se chamar Polícia Municipal. A comissão do concurso deve ser formada após o carnaval.
“A nossa meta número um é a realização do concurso público para a, agora, Polícia Municipal. Já oficiamos o prefeito para que ele autorize a realização do concurso. Acredito que, logo após o carnaval, vamos dar início aos primeiros passos, com a formação da comissão do concurso”, disse.
Atualmente, Natal conta com 412 guardas. A secretária relatou que, de acordo com a lei, o quantitativo ideal seria de 1.500.
Contudo, o alcance do número ideal de guardas para a capital potiguar tem como obstáculo a Lei Complementar Nº 187, de março de 2020, que limita o contigente até 800 agentes. Samara Trigueiro afirmou que a pasta avalia uma alteração da lei, para aumentar o limite imposto. “Estamos avaliando isso com a possibilidade de uma alteração legislativa, para em um futuro próximo, quando já tivermos o concurso e pudermos ter uma nova atuação, aumentarmos o número de vagas para o município de Natal”, disse.
Samara Trigueiro reforçou que a necessidade de se reforçar as fileiras da GMN também é vista pelo prefeito Paulinho Freire.
Rose Girone, considerada a mais velha sobrevivente do Holocausto e uma forte defensora do compartilhamento de histórias de sobreviventes, morreu aos 113 anos na última segunda-feira (24), em Nova Iorque (EUA), de acordo com a Claims Conference, uma conferência sediada em Nova Iorque sobre reivindicações materiais judaicas contra a Alemanha.
– Rose foi um exemplo de coragem, mas agora somos obrigados a continuar em sua memória – disse Greg Schneider, vice-presidente executivo da Claims Conference, em um comunicado nesta quinta (27).
– As lições do Holocausto não devem morrer com aqueles que suportaram o sofrimento.
Rose nasceu em 13 de janeiro de 1912, em Janow, na Polônia. Sua família se mudou para Hamburgo, Alemanha, quando ela tinha 6 anos, disse ela em uma entrevista filmada em 1996 com a USC Shoah Foundation. Quando questionada pelo entrevistador se ela tinha algum plano de carreira específico antes de Hitler, ela disse: “Hitler chegou em 1933 e então acabou para todos”.
Rose Girone era um dos cerca de 245 mil sobreviventes que ainda vivem em mais de 90 países, de acordo com um estudo divulgado pela Claims Conference no ano passado. Seus números estão diminuindo rapidamente, pois a maioria é muito velha e frequentemente de saúde frágil, com uma idade média de 86 anos.
Seis milhões de judeus europeus e pessoas de outras minorias foram mortos pelos nazistas e seus colaboradores durante o Holocausto.
– Essa morte nos lembra da urgência de compartilhar as lições do Holocausto enquanto ainda temos testemunhas em primeira mão conosco. O Holocausto está escorregando da memória para a história, e suas lições são importantes demais, especialmente no mundo de hoje, para serem esquecidas – disse Greg Schneider.
Rose se casou com Julius Mannheim em 1937 por meio de um casamento arranjado. Ela estava grávida de 9 meses e morava em Breslau, que agora é Wroclaw, Polônia, quando os nazistas chegaram para levar Mannheim para o campo de concentração de Buchenwald. A família deles tinha dois carros, então ela pediu ao marido que deixasse as chaves.
Ela disse que se lembra de um nazista dizendo: “Levem essa mulher também”. O outro nazista respondeu: “Ela está grávida, deixem-na em paz”. Na manhã seguinte, seu sogro também foi levado e ela foi deixada sozinha com a governanta.
Depois que sua filha Reha nasceu em 1938, Girone conseguiu vistos chineses de parentes em Londres e garantiu a libertação de seu marido. Em Gênova, Itália, quando Reha tinha apenas 6 meses de idade, eles embarcaram em um navio para Xangai ocupada pelo Japão com pouco mais do que roupas e alguns lençóis.
Seu marido primeiro ganhou dinheiro comprando e vendendo produtos de segunda mão. Ele economizou para comprar um carro e começou um negócio de táxi, enquanto Rose tricotava e vendia suéteres.
Mas, em 1941, os refugiados judeus foram presos em um gueto. A família de três foi forçada a se amontoar em um banheiro em uma casa enquanto baratas e percevejos rastejavam em seus pertences.
O sogro dela foi pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, mas ficou doente e morreu. Eles tiveram que esperar na fila para comer e viveram sob o governo de um japonês implacável que se autodenominava “Rei dos Judeus”.
– Eles fizeram coisas realmente horríveis com as pessoas – disse Rose Girone sobre os caminhões militares japoneses que patrulhavam as ruas.
– Um dos nossos amigos foi morto porque não se movia rápido o suficiente.
As informações sobre a guerra na Europa só circularam na forma de boatos, já que rádios britânicas não eram permitidas.
Quando a guerra acabou, eles começaram a receber correspondência da mãe, avó e outros parentes de Rose nos EUA. Com a ajuda deles, eles embarcaram em um navio para São Francisco (EUA) em 1947 com apenas 80 dólares, que Rose escondeu dentro de botões. Eles chegaram à cidade de Nova Iorque em 1947. Mais tarde, ela abriu uma loja de tricô com a ajuda de sua mãe.
Rose Girone também se reuniu com seu irmão, que foi para a França para estudar e acabou obtendo sua cidadania americana ao se juntar ao Exército. Quando ela foi ao aeroporto para buscá-lo em Nova Iorque, foi a primeira vez que o viu em 17 anos.
Rose mais tarde se divorciou de Mannheim. Em 1968, ela conheceu Jack Girone, no mesmo dia em que sua neta nasceu. No ano seguinte, eles se casaram. Ele morreu em 1990.
Quando questionada em 1996 sobre a mensagem que gostaria de deixar para sua filha e neta, ela disse:
– Nada é tão ruim que algo bom não deva sair disso. Não importa o que seja.
Os policiais penais da Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, evitaram uma fuga em massa na noite dessa quinta-feira (27).
Por volta das 22h30, ao ouvir um barulho no Pavilhão 3, os policiais iniciaram um trabalho minucioso de revista, até chegar na cela 13 e encontrarem um pedaço da grade quebrado e um buraco na parede.
Para enganar a revista e dar sequência ao plano de fuga, os presos improvisaram uma barra falsa e colocaram na grade, no lugar do pedaço de ferro retirado.
Em nota na rede social, o Sindppen-RN parabenizou a ação dos policiais penais.
“Mais uma vez, nossos guerreiros Policiais Penais demonstraram eficiência técnica e operacional para identificar e coibir essa prática criminosa. Infelizmente, os presos cada vez mais tentam desafiar o Sistema Prisional e ocorrências como essa tem aumentado. A gente tem alertado constantemente dos riscos das medidas que a gestão de Seap tem adotado e dos perigos no afrouxamento nos protocolos de segurança. Os PPs não vão retroceder e continuarão firmes fazendo um trabalho incansável para coibir as incursões do crime organizado dentro e fora das unidades”, destacou a presidente Vilma Batista.
O delegado Cláudio Henrique, da Divisão de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), detalhou nesta sexta-feira (28), em entrevista coletiva, o que foi apurado até o momento na investigação sobre o assassinato do ex-prefeito de São Pedro do Potengi, Miguel Cabral. Na coletiva, o delegado revelou a suspeita para a motivação para o crime e revelou o que se sabe sobre a participação do tal homem identificado como “Pamonha” – veja no link acima:
Antes de morrer, após ser baleado, o ex-prefeito de São Pedro repetiu várias vezes que “quem me matou, foi Pamonha”, se referindo a um possível desafeto dele. A relação entre a morte e o homem identificado como Pamonha, no entanto, não foi confirmada na investigação. O delegado Cláudio Henrique, inclusive, disse que em momento algum o ex-prefeito poderia ter visto seus executores, visto que ele foi baleado pelas costas.
Comentários