SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 27, 2025

Ministro da Agricultura avisa a Lula que pode entregar o cargo se houver taxação do agro

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), avisou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pode entregar o cargo se houver taxação nas exportações do agronegócio. Ele esteve no Palácio do Planalto, na última terça-feira (25). Fávaro afirmou a interlocutores que a bancada do PT no Congresso avalia adotar medidas como imposto ou cotas para exportações de carnes e outros alimentos, como soja, milho e etanol.

Segundo auxiliares do presidente, Lula não tem intenção de mexer no comando da pasta, apesar de existir uma pressão para que o ex-presidente da Câmara Arthur Lira assuma o ministério. Além disso, o petista busca, na reforma ministerial, ampliar o espaço do PSD na Esplanada, não diminuir.

Fávaro vem sendo duramente criticado dentro do setor do agronegócio nos últimos dias. A gota d’água foi a suspensão das linhas de crédito subsidiadas dentro do Plano Safra, o que gerou bastante insatisfação na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e na Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Fávaro, então, reagiu e disse que a Frente Parlamentar da Agropecuária virou uma frente parlamentar da oposição.

A suspensão das linhas de crédito foi feita pelo Tesouro Nacional, por falta de recursos, já que o Orçamento deste ano ainda não foi aprovado no Congresso. A situação foi contornada após o governo federal publicar na última segunda-feira (24) uma medida provisória (MP) que abre um crédito extra de R$ 4,1 bilhões para assegurar as contratações de crédito do Plano Safra de 2024-2025 com apoio do Executivo. A solução foi costurada após consulta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Bloqueio das linhas de crédito azedou relação com a bancada no Congresso

O bloqueio das linhas de crédito pelo Tesouro Nacional na quinta-feira (20) azedou a relação já frustrada entre a bancada do agro e Fávaro. O silêncio do Ministério da Agricultura e a posição do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, que assumiu a dianteira do problema, piorou a percepção da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA) sobre a atuação do ministro.

No dia seguinte à suspensão do crédito, Haddad antecipou que o Planalto entregaria ao Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) abrindo crédito extraordinário para bancar o pagamento das linhas.

A declaração do ministro agradou o deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA, que elogiou a conduta de Haddad e alfinetou Fávaro. “O ministro Fernando Haddad entrou em contato conosco e cumpriu literalmente o que disse que faria. A medida começou a tramitar e, hoje [terça-feira, 25], recebi a notícia dos integrantes do Banco Central de que as contratações foram reativadas e liberadas”, declarou.

Lupion também avaliou que não há diálogo com o Ministério da Agricultura. “A articulação com o ministro Fávaro, infelizmente, fez co que o interlocutor do setor agropecuário no governo seja o Ministério da Fazenda. Então, nós continuamos tratando com o Ministério da Fazenda”, disse. “Não há rompimento quando não há relação”, completou sobre o contato com a pasta da Agricultura.

A bancada do agronegócio reúne 340 parlamentares, entre deputados e senadores, e constitui um dos grupos mais fortes e com maior capacidade de articulação do Congresso Nacional. A posição de Lupion, abertamente contrária à condução do Ministério da Agricultura de Carlos Fávaro, ferveu a Câmara dos Deputados e uma possível substituição do ministro circulou nos corredores nos últimos dias.

Interlocutores do PSD, partido ao qual é filiado Fávaro, descartam qualquer incômodo do ministro e negam a percepção de que ele atravessa uma “fritura”. A legenda presidida pelo cacique Gilberto Kassab descarta a possibilidade de perder o Ministério da Agricultura. Hoje, o PSD considera que detém, de fato, dois ministérios: além da Agricultura, o de Minas e Energia, com Alexandre Silveira à frente. O Ministério da Pesca, de André de Paula, também filiado à sigla, não detém um orçamento atrativo e não compõe o primeiro escalão da Esplanada de Lula.

O Tempo

Cantor Netinho é internado e cancela agenda de Carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO

Na última terça-feira 25, o cantor Netinho foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, após sentir dores no corpo, o que o levou a cancelar sua agenda de Carnaval. O cantor informou que está realizando “exames criteriosos” para identificar o problema de saúde, mas ainda não há previsão de alta.

Ele tem usado suas redes sociais para manter os fãs informados sobre seu estado de saúde e compartilhar atualizações médicas. Na quarta-feira 26, revelou que, no último final de semana, realizou três shows em cidades de Alagoas e Pernambuco e, ao retornar para casa e retomar os compromissos profissionais, passou a sentir dor nas costas e “dificuldade para caminhar”.

“Meu médico, Dr. Paraná, ao me examinar, recomendou minha internação, pois ele disse que meu corpo está muito afetado pela medicina, devido a tudo o que vivi em 2013”, explicou. Nesse ano, o cantor enfrentou problemas vasculares no abdômen e um sangramento no fígado após complicações de uma biópsia hepática.

“Já passei por três cirurgias no cérebro, tenho quatro stents e uma válvula cerebral. Agora, o médico precisa investigar a fundo a dor para descobrir a causa, que pode ser algo grave ou não. Por isso, estou fazendo uma série de exames, exames criteriosos”, completou.

Agora RN

Polícia Civil entrega 120 celulares furtados e roubados aos devidos proprietários

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 17ª Delegacia de Polícia (DP) de Parnamirim, realizou a entrega de aparelhos celulares que foram recuperados. Na ocasião, foram devolvidos cerca de 120 celulares furtados/roubados aos devidos proprietários.

A devolução aconteceu no auditório da PCRN, na Degepol, na Av. Interventor Mário Câmara, 3532, no bairro Cidade da Esperança, em Natal.

Governo do RN anuncia pagamento de servidores para sexta-feira 28

FOTO: MARCELLO CASAL JR

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do PT, anunciou que o pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais será realizado nesta sexta-feira 28, antes do carnaval.

A informação foi divulgada por meio de sua conta oficial no X, onde a governadora escreveu: “Pessoal! Vai ter carnaval com dinheiro no bolso! Faremos o pagamento dos nossos servidores e servidoras nesta sexta-feira! O dinheiro estará na conta ao longo do dia. Um feliz carnaval pra vcs com muito afeto, alegria, paz e segurança!”

O pagamento será referente ao salário do mês de fevereiro de 2025, contemplando servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas. Além disso, conforme compromisso assumido pelo Executivo Estadual, também foi implantada, neste mês, a recomposição salarial para os servidores da Segurança e da Saúde Pública. A recomposição salarial para os demais servidores estaduais será efetivada na folha de pagamento de abril.

A governadora também alertou que os servidores com portabilidade bancária devem consultar os prazos estabelecidos junto às suas instituições financeiras para o depósito do salário.

Agora RN

RN tem previsão de chuvas dentro da normalidade para os próximos 3 meses, diz Emparn

FOTO: NORTON RAFAEL

Os próximos três meses – março, abril e maio – devem ser de chuvas dentro da normalidade no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) como resultado de uma reunião que envolveu analistas de previsões de chuva em todo o Nordeste.

Segundo o chefe do núcleo de meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot, a previsão é de que as chuvas sejam mais intensas no litoral potiguar – onde está, por exemplo, a capital Natal – e na Região Oeste.

“Normalmente nessas duas regiões esse pérido do ano chove mais. Então teremos mais chuvas na região do Alto Oeste e menos chuvas na região do Agreste, por exemplo”, explicou.
A chuva mínima esperada no estado para os próximos três meses, segundo a Emparn, é de um acumulado de 433,2 mm, sendo:

  • 159,7 milímetros em março
  • 164,8 milímetros em abril
  • 108,7 milímetros em maio

Ter mais chuvas no litoral Leste do que no interior, segundo o meteorologista, é normal para o período.

“Nós temos um mês de março que chove bastante, e abril é o segundo mês que mais chove em Natal, perdendo para o mês de junho”, explicou.

Segundo Bistrot, a previsão de chuvas dentro da normalidade no estado se dá pelo fenômeno La Niña estar mais fraco, o que diminui a interferência nesta época.

“La Niña é um fenômeno em que as águas do Oceano Pacífico ficam mais frias do que o normal na superfície, desde a costa da América do Sul até a Oceania. Então essa faixa central do Oceano Pacífico, quando apresenta essas caracteristicas de água mais fria que o normal, você tem evidências do fenomeno La Niña”, explicou.

“Esse ano nós temos um La Niña fraco, que deverá ficar num estado neutro nos próximos meses, mas que não deverá influenciar de forma negativa nas chuvas no Nordeste”.
A tendência é de que, mesmo com menos previsão de chuvas no interior que no litoral, esse período seja suficiente para garantir a plantação de muitos agricultores.

O que pode atrapalhar são os chamados “veranicos”, explica Bistrot, que são paradas de chuvas dentro do período chuvoso.

“Isso aí tem baixa previsibilidade, a gente não sabe dizer com antecedência quando e onde vão acontecer esses veranicos”, disse.

Mas, reforça Bistrot, “esse volume vindo de forma bem distribuída ao longo do tempo e atendendo todos os municípios é suficiente pra plantar feijão, sorgo e, em algumas regiões, o milho”.

g1rn

‘PT levou surra em Natal e quer ganhar no tapetão’, diz Álvaro após MP pedir sua inelegibilidade

FOTO: MARIA CLARA

O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) falou pela primeira vez, nesta quinta-feira (27), sobre a ação do Ministério Público Eleitoral que pede sua inelegibilidade por oito anos. Em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM, Álvaro afirmou que o MP o denunciou após ser provocado pelo PT – que estaria tentando, segundo ele, ganhar a eleição “no tapetão”.

“É uma ação do Ministério Público, provocado pelo PT. O PT foi lá, fez a denúncia, procurou juntar alguns documentos, algumas coisas, para ficar uma denúncia mais consistente, e o Ministério Público está investigando. Não tem problema. Pode investigar. Agora isso mostra que o PT desrespeita até o resultado das urnas”, afirmou Álvaro Dias.

A ação do MP, que está tramitando na 4ª Zona Eleitoral de Natal, acusa Álvaro Dias de ter praticado atos de abuso de poder durante as eleições de 2024, para favorecer os então candidatos Paulinho Freire (União) e Joanna Guerra (Republicanos), eleitos prefeito e vice-prefeita de Natal, além de Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega, eleitos vereadores pelo Republicanos.

“O PT levou uma surra em Natal. Perdeu por 50 mil votos de diferença a eleição e quer agora ganhar no tapetão. Fica utilizando artifícios para provocar o MP a entrar com ação de investigação judicial eleitoral. O MP está cumprindo o papel dele. É bom que investigue, porque vai ser transparentemente comprovado que não houve nada disso. A eleição foi legítima. Paulinho Freire deu uma surra no PT. 50 mil votos. Isso eles não perdoam. Governadora, faça isso não. Respeite o resultado das urnas”, declarou o ex-prefeito.

Álvaro negou que tenha utilizado a máquina em prol de Paulinho Freire e que o prefeito foi eleito após uma campanha dura. “Houve nada. Paulinho Freire foi meu candidato. Você sendo prefeito, apoiar um candidato, você vai usar a máquina? A gente saiu rua por rua”, finalizou.

Portal 98 FM

Confira funcionamento do Parque das Dunas e do Cajueiro de Pirangi durante o Carnaval

FOTO: CELLY MAIA

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema informa os horários de funcionamento do Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves (Parque das Dunas), do Cajueiro de Pirangi, e do Parque Estadual Mata da Pipa (Pemp), durante o Feriado de Carnaval 2025.

Em Natal, o Parque das Dunas funcionará normalmente no fim de semana, sábado (1) e domingo (2). Já na segunda (03) e terça-feira (04), a unidade estará fechada ao público. Na Quarta-feira de Cinzas, dia 05, o Parque das Dunas abrirá a partir das 12h até as 17h.

O Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, funcionará do dia 28/02 a 04 de março, das 07h30 às 14h. Mas na Quarta-feira de Cinzas o horário é normal, das 07h30 às 17h.

O Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), em Tibau do Sul, funcionará da seguinte maneira: no sábado (1), abrirá para visitação das 8h às 17h. No domingo (2), aberto das 8h às 12h. Na segunda e terça (03 e 04) estará fechado para o público. Na Quarta-feira de Cinzas, aberto das 13h às 17h.

Confira os horários:

Parque das Dunas

Dias: 01 e 02/03 (sábado e domingo) – Aberto (7h30 às 17h)

Dias: 03 e 04/03 (segunda e terça-feira) – Fechado

Dia: 05/03 (quarta-feira) – Aberto a partir das 12h

Entrada: R$ 1

Cajueiro de Pirangi

Dias: 28/02 a 04/03 (de sexta a terça-feira) – Aberto das 7h30 às 14h

Dia: 05/03 (quarta-feira) – Aberto das 7h30 às 17h

Entrada: R$ 8 (meia entrada para crianças, estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória).

Parque Estadual Mata da Pipa (Pemp)

Dia: 01/03 (sábado) – Aberto (8h às 17h)

Dia 02/03 (domingo) – Aberto (8h às 12h)

Dias 03 e 04/03 (segunda e terça) – Fechado

Dia: 05/03 (quarta-feira) – Aberto das 12h às 17h

História sobre esquema da máfia italiana no RN é destaque em publicação nacional

FOTO: REPRODUÇÃO

Investimentos que ultrapassam 830 mil euros no mercado imobiliário de Natal e Região Metropolitana. Lavagem de dinheiro, fraudes cartorárias, corrupção, grilagem de terras e assassinatos. Tudo isso faz parte das ações máfia siciliana no Rio Grande do Norte. A história da série de crimes e como a máfia se instalou no estado potiguar foi destaque em artigo na Revista Piauí. A publicação fala sobre dois homens apontados pela Polícia Federal de estarem à frente de todo o “negócio”: Giuseppe Calvaruso e Giuseppe Bruno.

O NOVO Notícias já tinha publicado em agosto de 2024 matéria divulgando o nome Giuseppe Bruno sendo apontado como um dos líderes do esquema. Na época, ele foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Arancia, uma ação organizada pelo Ministério Público e pela Guardia di Finanza de Palermo, da Itália, por suspeita de envolvimento em lavagem de dinheiro.

Em Natal, Bruno e Calvaruso investiram 830 mil euros na compra de novas áreas nos arredores de Natal, inclusive uma fazenda que seria transformada em loteamento com perspectivas de ganhos milionários. “Gostaria de salientar que estamos falando de 180 hectares, onde há a possibilidade de construir cerca de 7.500 casas, que por 100 mil reais são 750 milhões de reais de faturamento, com um lucro residual de mais de 50%…”, escreveu Bruno, por e-mail, a um integrante da máfia na Sicília. No total, segundo o Ministério Público Federal, a máfia adquiriu 76 imóveis no Brasil.

Há anos morando em Natal, o italiano Giuseppe Bruno, de 52 anos, era visto como um empresário acima de qualquer suspeita. Proprietário de empresas de construção civil, serviços financeiros e de um restaurante, ele possuía cidadania brasileira e até número de CPF. Ele foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Arancia, uma ação organizada pelo Ministério Público e pela Guardia di Finanza de Palermo, na Itália, que há dois anos investiga a atuação da máfia italiana em lavagem de dinheiro no Brasil.

A publicação da Revista Piauí traz a informação que parte do dinheiro extorquido na Itália foi enviada ao Rio Grande do Norte, onde, ao longo de dezessete anos, sob o comando de Calvaruso, a máfia siciliana investiu no mercado imobiliário por meio de uma engenhosa máquina de transferir e lavar dinheiro. Durante esse tempo, a Cosa Nostra deixou no estado nordestino um rastro de golpes milionários, fraudes cartorárias, corrupção, grilagem de terras e dois assassinatos.

Em Natal, Bruno e Calvaruso investiram 830 mil euros na compra de novas áreas nos arredores da cidade, inclusive uma fazenda que seria transformada em loteamento com perspectivas de ganhos milionários. “Gostaria de salientar que estamos falando de 180 hectares, onde há a possibilidade de construir cerca de 7.500 casas, que por 100 mil reais são 750 milhões de reais de faturamento, com um lucro residual de mais de 50%…”, escreveu Bruno, por e-mail, a um integrante da máfia na Sicília. No total, segundo o Ministério Público Federal, a máfia adquiriu 76 imóveis no Brasil.

Novo Noticias

undefined