SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 21, 2025

Alemanha: com avanço da extrema direita, xenofobia ameaça brasileiros

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um dos fatores por trás dos casos, segundo especialistas, é o discurso anti-imigração adotado por políticos, sobretudo pelo partido de ultradireita Alternativa para Alemanha (AfD), segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto (21%) para as eleições deste domingo (23/2).

“Tem situações que fico na dúvida se foi racismo, ou xenofobia, mas essa foi bem evidente”, conta Isabel, estudante brasileira em Düsseldorf. Em 2019, quando chegou ao país, ela precisou abrir uma conta em banco. Na ocasião, o atendente perguntou se ela preferia ler o contrato em inglês em vez de alemão, e ela respondeu que sim. “Ele disse que nesse caso aquele banco não era para mim, eu deveria virar as costas e ir embora. São experiências assim, nas entrelinhas.”

Os problemas não param por aí. Outros brasileiros têm dificuldade de acessar o serviço de saúde por conta do preconceito.

Ao procurar um endocrinologista para tratar um nódulo na tireoide, Alessandra obteve como resposta que não seria atendida, por não falar alemão. “Me mandou voltar na semana seguinte com uma tradutora. Depois desse dia, tenho a sensação que preciso colocar uma armadura diária porque não sei quem vai vir com pedras na mão para me atacar pelo fato de eu ser uma imigrante.”

Na avaliação da presidente da ONG Janaínas, que presta consultoria a brasileiras em casos de xenofobia, Evelyne Leandro, a vida dos imigrantes brasileiros pode ficar mais difícil no país com o aumento da participação política da AfD no Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão). “O receio vai fazer parte das nossas vidas, as microagressões vão aumentar, talvez haja uma ausência de políticas públicas que nos protejam”, afirma.

Xenofobia em alta

Não há dados oficiais que indiquem o número de casos de xenofobia contra brasileiros na Alemanha. A Embaixada do Brasil em Berlim foi procurada, mas não informou se recebeu denúncias de situações desse tipo.

No entanto, um levantamento do Ministério do Interior alemão acompanha os registros de crimes de ódio no país. Entre eles, os de racismo e xenofobia. Os dados apontam para um crescimento de 813% dessas queixas entre 2019 e 2023. Elas passaram de 1,6 mil para 15 mil denúncias.

“Quando os políticos dão um sinal para população, a população se sente autorizada a tratar mal estrangeiros. Isso não é um fenômeno da Alemanha, isso acontece em qualquer outro país europeu onde a direita ganhou uma expressão”, explica o sociólogo da Universidade Livre de Berlim Sergio Costa.

Ele lembrou a tentativa do candidato a chanceler federal alemão Friedrich Merz, da União Democrata Cristã (CDU), de aprovar um projeto que pedia restrições à reunificação familiar e a rejeição de imigrantes nas fronteiras. Para aprovar a moção, ele contou com apoio da AfD. “Mesmo entre eleitores mais moderados, como aqueles que votam na democracia cristã, esse discurso xenófobo é alimentado por lideranças do partido, que apostam nesse discurso como uma maneira de não perder votos para a AfD.”

Dados compilados pela Statista revelam que, em 2024, 13,3% da população acreditava que o país estava em risco por causa dos estrangeiros. Ao todo, 15,6 milhões de imigrantes vivem na Alemanha e representam 19% da população. Ainda de acordo com a pesquisa, 15,3% dos alemães consideram que os estrangeiros só estão no país para se aproveitar de benefícios sociais, e 11% alegam que, em caso de desemprego, os estrangeiros devem ser deportados.

“Esse é o mal causado pela AfD. Ela conseguiu traduzir frustrações diversas e oferecer um discurso que explica as insatisfações e ressentimentos através da presença de estrangeiros”, pondera Costa. “São discursos muito vagos que acabam se valendo da desinformação para dar corpo a insatisfações que têm outras razões.”

No trabalho, na escola e em casa

Brasileiros que vivem em diversas cidades da Alemanha relatam casos de xenofobia que ocorrem nos habitantes mais variados. Cleuza foi alvo de preconceito por parte dos colegas na empresa em trabalhava. A tradutora mora na Saxônia, um dos estados de maior capilaridade da AfD, onde o partido conquistou 30,6% dos votos na última eleição estadual.

“Faziam de conta que não me entendiam, diziam que eu não falava alemão direito. Eu só queria ganhar meu pão e ir para casa. Foi bem difícil e no fim das contas, não quis mais trabalhar lá e pedi para sair, porque o ambiente era pesadíssimo. Sei que não foi pessoal porque outros também foram vítimas”, relata.

Já Solange conta que recorreu ao atendimento de psicologia escolar após o filho de 6 anos ser discriminado pela professora. “Ela começou a detoná-lo, dizer que ele não conseguia acompanhar a turma e que nunca iria para o ginásio. Conversando com outros pais, descobri que ela tinha a mesma atitude com outras duas famílias estrangeiras. Então foi sim racismo”, relata. “Tirei ele da escola e procurei ajuda do estado. Fiquei muito mal, porque temos o direito de ficar aqui e temos que passar por isso.”

Em Dresden, outro reduto da AfD, Daniela recebeu pelo correio o panfleto da sigla que imitava uma passagem de avião para deportação de imigrantes. “Foi violento porque sou estrangeira, meu marido viu que foi um homem idoso, de cabelo branco, que colocou na caixa de correio, que tem nosso sobrenome. Foi um choque de realidade ver esse comportamento. Já teve outras situações de gente cuspindo do meu lado ou de não me cumprimentarem de volta”, diz. “O fato de ser lida como branca no Brasil não me protegeu na Alemanha.”

AfD e o avanço da xenofobia

Os casos de xenofobia na Alemanha não começaram com o surgimento da AfD, fundada em 2013. Segundo Sergio Costa, a discriminação aumentou no país após a reunificação da Alemanha em 1990. Ele explica que com a integração, os estados da antiga Alemanha Oriental e as cidades industriais perderam relevância econômica no país.

Além disso, naquele período, agendas de diversidade social ganharam força no país. “Essa transformação não é aceita por todos os grupos. As pessoas veem na possibilidade de hostilizar estrangeiros uma forma ilusória de se rebelar contra uma influência perdida, a exemplo de homens que perderam parte da influência com o crescimento da igualdade de gênero”, afirma o pesquisador.

Por fim, nesse processo, estrangeiros, seus descendentes e alemães naturalizados passaram a ocupar espaços na sociedade alemã. “O discurso xenófobo é uma maneira fácil de traduzir essas insatisfações que tem outros motivos, como a globalização e a perda de importância econômica.”

Um dos que tentaram arregimentar esse discurso durante a reunificação foi o Partido Nacional-Democrático da Alemanha (NPD), que nunca obteve votos para chegar ao Bundestag. No caso da AfD, o partido não nasceu ultradireitista. No entanto, essa ala ganhou espaço na legenda, expulsou os fundadores moderados e eurocéticos e se promoveu sob uma plataforma de discriminação com estrangeiros.

Preconceito multifacetado

Evelyne Leandro ressalta que os 160 mil brasileiros na Alemanha são um grupo heterogêneo, por isso, a xenofobia tem várias camadas. “Quando você soma a raça à questão econômica, há mais microagressões”, afirma.

Rosa, moradora da Turíngia, onde o brasileiro Torben Braga se reelegeu deputado estadual pela AfD em 2024 e estado da maior proporção de votos para a sigla (32,8%), também já foi vítima de xenofobia. “Eu estava andando na rua com algumas amigas e alemães passaram de carro, gritando: ‘Fora! Alemanha para alemães”, conta.

Outra situação ocorreu em uma confraternização com amigos do marido, que é alemão. “Um homem perguntou para meu marido se meus pelos pubianos eram iguais ao meu cabelo. Por que ele se achou confortável para dizer isso? Levantei e fui embora.” Para ela, pesou o fato de ser uma mulher negra. “Se talvez eu fosse uma estrangeira de pele clara ele não faria esse tipo de pergunta. Naquele momento de impotência, foi traumático.”

Já Mayara, ao tentar entrar numa festa, foi barrada pelo segurança, que liberou a entrada das duas amigas que a acompanhavam, uma alemã e outra polonesa. “Pediu meus documentos, coisa que não fez com as outras duas. Perguntou minha idade, eu já tinha 30 anos, e depois de onde eu vinha e disse que eu não iria entrar. O caso foi parar na Justiça.”

Na Alemanha, vítimas de xenofobia podem procurar a Agência Alemã de Antidiscriminação. O órgão oferece aconselhamento aos imigrantes em casos de discriminação e indica quais as medidas judiciais podem ser tomadas. Ela foi criada em 2006, junto com uma lei antidiscriminação, que prevê o pagamento de indenização quando o autor é responsabilizado.

Metrópoles

Alecrim ganha novo espaço gastronômico inaugurado pelo Shopping 10

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Alecrim dá mais uma mostra de sua forte vocação comercial, ao ganhar um novo espaço de alimentação a partir deste fim de semana. No próximo sábado (22), o Shopping 10 vai inaugurar sua nova ala gastronômica, com três novas lanchonetes: Espeteco, Loucos Por Coxinha e Sumo Açaí.

Como especialidades, o Espeteco oferece um cardápio variado de espetinhos gourmet; o Loucos Por Coxinha instala sua nova unidade com coxinhas de diversos sabores e tamanhos; e o Sumo Açaí garante opções deliciosas e nutritivas com açaí e sucos de marca própria.

Cercada de expectativas, a área de alimentação localizada na entrada do shopping — e já chamada de “Calçadinha 10” — é fruto de um investimento significativo e tem ainda o propósito de contribuir como mais um impulso à economia do Alecrim. A abertura das três lojas, por exemplo, representa a criação de sete novos postos de trabalho.

A administração do Shopping 10 aposta que a nova área de alimentação vai atrair um grande público. “Por todo o nosso mix comercial e de serviços, agora enriquecido com a instalação desse belíssimo espaço e das três lojas que o ocupam, temos total confiança no nosso fortalecimento como ponto de encontro e de referência em compras, lazer e gastronomia no Alecrim”, ressalta o diretor do shopping, Ricardo Cirne.

Os empresários por trás das novas operações compartilham a visão de que o Shopping 10, localizado em um bairro com grande fluxo de pessoas e vendas pujantes, é o local ideal para expandir seus negócios e oferecer produtos de alta qualidade a um público diversificado.

“Acreditamos no potencial do Shopping 10 e estamos entusiasmados para expandir nossa oferta de produtos saudáveis e refrescantes. Assim como fizemos com a Acqua Côco, outra marca do nosso grupo, queremos proporcionar com o Sumo Açaí uma experiência completa para os clientes, oferecendo desde água de coco natural até açaí e sucos nutritivos”, afirma o empresário Diogo Gaspar.

“O Espeteco chega para trazer um toque gourmet ao dia a dia das pessoas. Preparamos nossos produtos, dentre eles cachorros quentes, espetinhos e pastéis, com ingredientes selecionados e muito carinho. Estamos ansiosos para fazer parte do sucesso do Shopping 10”, relata o empresário Silvano Ferreira.

“Nossa jornada começou há 10 anos, aqui mesmo no coração do Alecrim, no Shopping 10. Crescemos e agora, com esse novo espaço, damos mais um passo importante, trazendo ainda mais comodidade para os nossos clientes e sem perder a essência que fez da Loucos por Coxinha uma marca única, que não tem apenas clientes, e, sim, fãs”, celebra o sócio-administrador da empresa, Emanuel Rosado.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A defesa técnica do ex-prefeito Ivanildo Ferreira Lima Filho, em relação aos acontecimentos ocorridos na manhã de hoje, 21 de fevereiro de 2025, vem a público esclarecer que, até o presente momento, não obteve acesso aos autos de nº 0800178-55.2025.8.20.5126. Essa limitação tem inviabilizado qualquer manifestação formal ou o exercício pleno do direito à ampla defesa, princípio fundamental garantido pela Constituição Federal.

Esclarecemos que o acesso aos autos é indispensável para compreender a íntegra dos fatos imputados e para a adoção das medidas jurídicas cabíveis. Sem tal acesso, qualquer posicionamento ou providência fica comprometida, o que prejudica não apenas a defesa do ex-prefeito, mas também a transparência e o devido processo legal.

Reiteramos, contudo, o compromisso do ex-prefeito Ivanildo Ferreira Lima Filho com a Justiça, reafirmando sua total disposição em colaborar com as autoridades competentes e prestar todos os esclarecimentos necessários, assim que as garantias legais forem devidamente respeitadas.

Confiamos que, com o acesso integral ao processo, todos os fatos serão devidamente esclarecidos e as medidas legais serão tomadas de forma justa e imparcial.

Santa Cruz/RN, 21 de fevereiro de 2025.

Rei Charles teria pedido que William e Kate se preparem para reinado

FOTO: GETTY

Segundo o portal português Flash! noticiou nessa quinta-feira (20/2), o câncer do rei Charles III não tem dado sinais de remissão, o que teria motivado o Palácio de Buckingham a acionar o plano de preparação dos próximos monarcas do Reino Unido, o príncipe William e Kate Middleton. A princípio, essa decisão partiu do atual soberano.

“O monarca diz que essa antecipação é essencial para que a coroa esteja preparada para todos os cenários, até mesmo os piores, e para que a monarquia não corra qualquer risco de instabilidade”, escreveu o tabloide em um artigo. Com 76 anos, o rei Charles revelou o diagnóstico de câncer em fevereiro do ano passado. O tipo, contudo, não foi divulgado.

De acordo com fontes próximas ao rei Charles, até renunciar em favor do primogênito, William, a majestade estaria cogitando. “Essa hipótese teria sido encarada diante do agravamento do seu estado de saúde”, complementou o portal.

Quanto aos preparativos dos príncipes de Gales para assumirem o comando da Coroa britânica, o Palácio de Buckingham “reforçou a formação de William e Kate em diplomacia, protocolo e liderança, antecipando a possibilidade de terem de assumir o trono mais cedo do que o esperado”, conforme afirmaram informantes do Flash!.

Em dezembro, a revista estadunidense People publicou um artigo sobre a preparação dos príncipes de Gales para chefiar a monarquia do Reino Unido futuramente. “William tem assumido mais responsabilidades, e ele e Kate têm se preparado para seus papéis futuros mais cedo do que esperavam”, comentou a especialista em realeza Sally Bedell.

A People ponderou que “William e Kate” ficaram mais “cientes dos papéis em evolução” em dezembro, quando o príncipe representou o pai no evento oficial de reabertura da Catedral de Notre-Dame, em Paris. Na ocasião, o próximo rei britânico se juntou a líderes mundiais e teve uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Metrópoles

Nikolas comenta saída de Moraes da rede social X: “Arregou?”

FOTO: REPRODUÇÃO

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) comentou sobre o assuntou que movimentou o noticiário e as redes sociais nesta sexta-feira (21): a desativação da conta do ministro Alexandre de Moraes na rede social X.

A primeira reação do parlamentar foi comentar que o ministro “arregou”. Em seguida, Nikolas escreveu em outra publicação, em inglês, que “o Brasil quer liberdade de expressão”.

– A única coisa ruim é que ele não verá mais o mundo marcando sua conta. O Brasil quer liberdade de expressão – escreveu o deputado.

Após especulações sobre quem desativou o perfil, se foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ou a plataforma, Moraes disse que a atitude foi dele mesmo.

A informação foi dada pelo magistrado à CNN. Ele não entrou em detalhes sobre os motivos.

O perfil no X foi criado pelo ministro em 2017, quando ainda era Twitter, mas não era atualizado frequentemente. O último post de Moraes na rede de Elon Musk foi em janeiro de 2024.

Pleno News

ALRN será pioneira no mundo no debate sobre uso da IA para modernização do legislativo

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com vários prêmios conquistados na área de tecnologia, referência nos dias atuais para o legislativo brasileiro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se prepara para marcar mais um pioneirismo, com a realização, pela primeira vez no Brasil, de um evento reunindo casas legislativas de vários países do mundo, para discutir a modernização do parlamento com o suporte da Inteligência Artificial. O ‘LegisTech: Modernização dos Parlamentares Subnacionais’ que acontecerá nos dias 24 e 25 de abril, no Plenarinho da Casa.

“Nós estamos trazendo a Grécia, os Estados Unidos, a Austrália, a França e a Inglaterra com as notícias da Inteligência Artificial, para atualizar o Rio Grande do Norte”, afirmou o diretor geral da Assembleia, Augusto Carlos Viveiros. “É uma satisfação muito grande nós sermos anfitriões dessa população inteligente e pesquisadora”, disse Viveiros, ressaltando que o evento vai trazer melhorias para a sociedade, “e é isso que a Assembleia quer fazer, através do presidente Ezequiel Ferreira”, concluiu.

Augusto Viveiros se reuniu nesta sexta-feira com o diretor de Tecnologia da Assembleia Legislativa, Mário Sérgio Gurgel, e Luís Kimaid, diretor executivo da Bússola Tech, centro de pesquisa global que atua na promoção da modernização e transformação digital exclusivamente do Poder Legislativo, em níveis nacional e subnacional, atendendo mais de 100 países de todos os continentes.

“É muito importante que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte não estará representando só o Rio Grande do Norte nesses encontro; ela também representa o Brasil. É o Brasil sediando esse primeiro tipo de encontro no planeta. Não há registro de um encontro internacional para discutir a modernização do Poder Legislativo em nível subnacional. Aqui a Assembleia vai receber o poder legislativo dos Estados Unidos, do Canadá, da Argentina, da África do Sul, do Reino Unido, da Austrália. É o primeiro do tipo”, afirmou Kimaid, registrando que cada Casa legislativa chega com suas experiências, citando como exemplo do Rio Grande do Norte, o programa ‘Legis Vídeo’, que se utiliza da Inteligência Artificial.

“É difícil dizer quanto a Assembleia vai evoluir, mas a ideia é que o que está se fazendo no mundo contribua significativamente para a melhoria dos nossos processos. O fundamental disso é o poder de cooperação que vai gerar entre todos os entes que vão participar. E a gente tem nosso próprio exemplo, quando sistemas nossos estão sendo cooperados no Brasil inteiro”, explicou Mário Sérgio.

“A Assembleia do RN já foi premiada várias vezes e o que Mário Sérgio e sua equipe vão apresentar nesse encontro, não serão uma referência só para o Brasil, mas para outras Assembleias e parlamentos do mundo. A Assembleia do RN caminha a passos largos para se tornar a grande referência no mundo em relação à sua modernização e ao uso responsável da Inteligência Artificial”, explicou Luís Kimaid.

Ônibus gratuito no Carnaval de Natal terá identificação para facilitar acesso dos foliões

FOTO: JOSÉ ALDENIR

Os ônibus gratuitos que circularão durante o Carnaval de Natal 2025 serão identificados com adesivos para facilitar o reconhecimento pelos foliões. A informação foi confirmada pela secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Jódia Melo, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band.

“Os ônibus estarão identificados, tanto na frente como nas laterais. A gente fez um adesivo especial para o Carnaval, com a logomarca do evento e a identidade visual. E lá tem escrito ‘transporte gratuito’. Então, ele já vai estar sabendo”, explicou a secretária.

O serviço, chamado de Transporte Folião, funcionará de quinta-feira 27 até a quarta-feira de cinzas, dia 5 de março, conectando os polos carnavalescos, como Ponta Negra, Nazaré, Nélio Dias e o Largo do Atheneu. Algumas linhas serão expressas, com menos paradas, para acelerar o deslocamento. “Temos duas linhas saindo de Ponta Negra para a Zona Norte, uma para a Zona Oeste e outras duas do Corujão. Os ônibus vão estar em comboio”, destacou Jódia Melo.

Na Redinha, onde a programação é diurna, o funcionamento será das 10h às 19h30. “Hoje, a Zona Norte não tem conexão direta com a Redinha, mas criamos linhas específicas para essa operação”, disse a secretária. “Haverá um terminal provisório na Redinha para organizar o fluxo”, completou.

A saída dos ônibus nos polos carnavalescos ocorrerá a partir das 23h30, com a última viagem 30 minutos após o fim dos shows, programados para terminar às 2h. A Prefeitura também definiu pontos específicos para embarque e desembarque de táxis, Uber e mototáxis. “A gente estava definindo isso com os secretários e a direção do turismo. Isso estará no mapa dos aplicativos para organizar a operação”, explicou Jódia.

O transporte será custeado integralmente pelo município neste primeiro evento da gestão do prefeito Paulinho Freire, mas a ideia é viabilizar patrocínios para o São João e outros eventos futuros. “Foi criada a Secretaria de Parcerias Público-Privadas para auxiliar nessa captação e ampliar o serviço”, afirmou a secretária.

A fiscalização contará com agentes de mobilidade e apoio da Guarda Municipal, especialmente na saída dos eventos. O transporte gratuito é uma novidade em Natal e poderá sofrer ajustes conforme a demanda. “É uma operação que pode passar por ajustes diários para melhor atender a população”, concluiu Jódia Melo.

Agora RN

Vereadores formam bloco parlamentar “Unidos por Natal”

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os vereadores Preto Aquino (Podemos), Cleiton da Policlínica (PSDB), Luciano Nascimento (PSD) e Herbeth Sena (PV) vão formar o bloco parlamentar “Unidos por Natal”, na Câmara Municipal.

Esta composição envolvendo parlamentares de direta, de centro e de esquerda busca “prezar pelo desenvolvimento da cidade de forma apartidária, isenta de qualquer ideologia”.

O objetivo do bloco é tomar assento em todas as discussões relevantes sobre Natal, unindo as experiências e os diferentes pontos de vista, para melhor compreender e tratar as demandas de nossa cidade.

Tribuna do Norte

undefined