SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 10, 2025

Pagou caro pelo lanche: ladrão invade lanchonete para levar dinheiro, furta coxinhas e é baleado na fuga no Alecrim

FOTO: REPRODUÇÃO

Um caso inusitado chamou a atenção no bairro do Alecrim, em Natal, na manhã desta sexta-feira (10). Por volta das 5h30, um homem invadiu uma lanchonete pela porta dos fundos, que havia sido esquecida aberta pelo dono.

No local, ele furtou o dinheiro que estava no caixa e, antes de fugir, aproveitou para comer algumas coxinhas que encontrou no balcão.

Após o “café da manhã”, o suspeito saiu do estabelecimento e seguiu em direção ao comelódromo do Alecrim, mas, durante a fuga, ele foi baleado no braço por um popular.

A Polícia Militar foi acionada e, ao encontrar o homem ferido, solicitou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(SAMU) para socorrê-lo.

O suspeito foi levado ao hospital e não corre risco de morte. A PM informou que ele será encaminhado para prestar depoimento assim que receber alta médica.

O caso segue em investigação pela Polícia Civil, que também apura as circunstâncias do disparo efetuado contra o suspeito.

Ponta Negra News

Mal súbito ou falha mecânica são as possíveis causas da morte do motociclista Pedro Henrique

FOTO: REPRODUÇÃO

Mal súbito ou falha mecânica são as possíveis causas da morte do motociclista Pedro Henrique, no último domingo, na BR-101, em Parnamirim.

De acordo com investigação da Polícia Civil, as imagens das câmeras de segurança mostram que a moto não foi tocada por outro veículo, como sugeria o protesto dos motoboys durante a semana.

O delegado Lucena, da DP de Parnamirim, deu entrevista e disse que o acidente foi uma fatalidade.

“Percebe-se pelas imagens que não houve colisão, ele anda 200 metros livremente, mostrando que foi realmente uma fatalidade”, revelou.

Agora, a Polícia Civil vai aguardar a perícia da motocicleta para saber se o problema foi mecânico.

Ponta Negra News

RN vai receber 150 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo Federal autorizou a contratação de propostas para a construção de novas 4.063 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. O investimento do Novo PAC é de R$ 646,1 milhões e deve atender mais de 16 mil brasileiros em 23 municípios, distribuídos por 12 estados. A informação foi publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial da União. O Rio Grande do Norte receberá 150 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, especificamente no município de Assu.

De acordo com a Portaria MCid Nº 725, de junho de 2023, todas as casas e apartamentos a serem construídos estarão localizados em áreas urbanas consolidadas ou em expansão. Além disso, elas deverão ter acesso à rede elétrica, saneamento, educação, saúde, comércios e transporte público coletivo. As casas térreas devem ter, no mínimo, 40m², e apartamentos/casas sobrepostas 41,50 m² (área útil com varanda), sendo 40m² de área principal da residência.

Na Região Nordeste, 934 novas moradias serão erguidas em Pernambuco, 335 no Maranhão, 292 na Paraíba, 250 no Ceará, 150 no Piauí e 150 no Rio Grande do Norte. Na Região Centro-Oeste, serão construídas 32 unidades habitacionais no Mato Grosso. Já na Região Norte, 112 novos lares serão destinados à população do Pará. A população da Região Sudeste também será contemplada, com 720 novas residências para São Paulo, 496 para o Rio de Janeiro e 354 para Minas Gerais. Na Região Sul, 238 unidades habitacionais serão construídas no Rio Grande do Sul.

FIART abre inscrições para 3ª Batalha de Breaking

FOTO: DIVULGAÇÃO

Este ano, a 30ª edição FIART, que acontecerá de 24 de janeiro a 02 de fevereiro, no Centro de Convenções de Natal, trará muitas novidades e manterá em sua programação ações que se destacaram nos últimos anos, como a Batalha de Breaking. A dança urbana tem grande adesão da juventude e o Breaking é uma expressão de destaque na Grande Natal. O Festival FIART Cultural terá mais uma vez em sua programação a modalidade, com o objetivo de garantir espaço para a força da cultura popular que nasce espontaneamente nas periferias, tornando-se uma oportunidade para que o público conheça e reconheça as habilidades destes jovens. As inscrições para a 3ª Breaking Fiart podem ser feitas a partir desta sexta-feira 10.

O Breaking, também conhecido como break dance, é uma manifestação cultural e artística que surgiu nos anos 1970 como parte do movimento hip-hop, que inclui o graffiti e o rap, transformando-se em uma das mais características manifestações populares urbanas. Caracterizado por sua fusão de dança, música e identidade comunitária, o Breaking transcendeu fronteiras e se consolidou como uma linguagem universal de resistência, criatividade e inclusão. O Festival FIART Cultural, motivado pelo compromisso de valorizar e promover as artes urbanas, encontra no Breaking um meio poderoso de conectar gerações, inspirar talentos e celebrar a riqueza da cultura de rua. O evento busca destacar a importância do Breaking como patrimônio cultural e sua capacidade de transformar vidas, unindo pessoas em torno de uma paixão compartilhada.

Vice-Prefeita discute implementação de projeto Bombeiro Mirim em Natal

FOTO: MAGNUS NASCIMENTO

Na tarde dessa quinta-feira (9), a vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, recebeu representantes da Associação de Bombeiros Civis do Brasil (AGBCV) para discutir a implementação do projeto Bombeiro Mirim nas escolas da rede municipal de ensino. Participaram da reunião o secretário Municipal de Governo, Sérgio Freire, o secretário de Educação, Aldo Fernandes, o comandante Gerson Morais, presidente da AGBCV e Tiago Macena, coordenador local do projeto.

O projeto, voltado para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, visa promover educação cidadã, desenvolvimento de habilidades socioambientais e treinamento em primeiros socorros e combate a incêndios. De caráter modular e contínuo, o curso busca fortalecer a formação ética e cidadã dos jovens, com foco em valores como responsabilidade, respeito, disciplina e senso de urgência.

Joanna Guerra destacou a relevância social do programa e o impacto positivo nas comunidades. “Recebemos hoje os representantes da associação, para que possamos discutir e trabalhar para, em breve, assinar o termo de adesão desse programa. Ele já acontece em quase 200 cidades do país e funciona há quatro anos. Tem impacto social significativo, oferecendo no contraturno escolar atividades que vão desde costumes cívicos até esporte e lazer, resgatando o senso de pertencimento, promovendo empregabilidade”, disse.

Neste projeto também destaca-se a importância da utilização de metodologias para mensurar os indicadores provenientes dos resultados atingidos. Segundo Joanna Guerra, essa medida reflete não apenas o comprometimento com a eficácia do programa, mas também a relevância de divulgar projetos adjacentes que possam complementar os impactos positivos na comunidade e contribuir para que o município se torne referência na adesão de projetos de sucesso.

“Faremos uma parceria interessante com os Bombeiros, com estrutura física e custo mínimo, seguindo um modelo vitorioso em outros lugares e que certamente vai se concretizar aqui também, com o apoio da Prefeitura”, disse o secretário Municipal de Governo, Sérgio Freire.

O secretário de Educação, Aldo Fernandes, reforçou o compromisso da gestão com projetos que humanizem a educação e integrem a comunidade escolar. “Estamos abertos a novas ideias, e o projeto Bombeiro Mirim chega para somar com os nossos pensamentos, formando cidadãos para o futuro. Ele será integrado como matéria extracurricular, beneficiando não só os estudantes, mas toda a comunidade em torno das nossas escolas.”

Os representantes da AGBCV, destacaram que o curso será ministrado por professores experientes e adaptados às necessidades das crianças e jovens. Além de promover cidadania, o projeto trabalha questões como prevenção ao bullying, conscientização sobre drogas e incentivo ao voluntariado.

Com a assinatura do termo de adesão prevista para breve, o programa será implementado inicialmente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e promete ser um marco no fortalecimento do vínculo entre educação, comunidade e cidadania em Natal.

Desaprovação de Lula chega a 49,8%, a maior do mandato, aponta pesquisa AtlasIntel

FOTO: RICARDO STUCKERT

Pesquisa divulgada pela AtlasIntel nesta sexta-feira (10) mostra que a desaprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 49,8% no fim de 2024. É o maior percentual registrado durante os 2 anos de governo do petista.

Segundo o levantamento, 47,8% dos entrevistados aprovam o Lula 3. Outros 2,4% não souberam responder. Os percentuais negativos ao presidente oscilaram para cima dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. E vem em tendência de alta desde abril – à época, o petista era mal avaliado por 43,4% dos brasileiros.

Em outro recorte, os que avaliam o desempenho do governo como “ruim” ou “péssimo” são 44,6%. Outros 40,8% disseram ser “ótimo” ou “bom”, e 13,3% consideraram a gestão “regular”.

A pesquisa foi realizada pela AtlasIntel. Os dados foram coletados de 26 a 31 de dezembro de 2024, em formulários on-line aleatórios. Foram entrevistadas 2.873 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%.

Poder 360

Em comentário sobre a Meta, Lula fala “cidadões” duas vezes

FOTO: RICARDO STUCKERT

Nesta quinta-feira (9), Lula (PT) se manifestou sobre a decisão da Meta de encerrar a checagem de fatos. Ao comentar o caso com jornalistas, o petista falou “cidadões” duas vezes, embora o correto seja cidadãos.

– Nós queremos, na verdade, é que cada país tenha a sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, não pode dois cidadões [sic], não pode três cidadões [sic] acharem que podem ferir a soberania de uma nação – disse.

A declaração ocorreu durante visita do presidente da República às obras que foram restauradas depois de terem sido destruídas nos atos de 8 de janeiro de 2023.

As informações são do Poder360.

Maduro toma posse na Venezuela em meio à tensão política e isolamento internacional

FOTO: EFE

A tensão política vivida na Venezuela após as eleições presidenciais do ano passado devem ofuscar a posse de Nicolás Maduro nesta sexta-feira (10). Além da presença limitada de chefes de Estado na cerimônia – uma vez que muitos não reconheceram o resultado do pleito –, o dia conta com ameaças de manifestações lideradas pela oposição.

Maduro viu a redução de seu apoio nacional e internacional após os resultados controversos das eleições. Isso porque, na contagem do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o presidente apareceu 52,21% dos votos, ante 44,2% de Edmundo González, principal concorrente. A oposição contestou os números e alegou fraude na apuração.

O cenário provocou protestos violentos na Venezuela, enquanto líderes internacionais cobraram a divulgação das atas eleitorais. Maduro, contudo, rejeitou os pedidos e levou o caso à Justiça – que reconheceu sua vitória no pleito.

González chegou a ser intimado pela Justiça, mas não compareceu, o que resultou na emissão de um mandado de prisão. Dias depois, o opositor disse que foi forçado a fechar um acordo com o governo e se exilar na Espanha. A líder da oposição, María Corina Machado, também chegou a ser presa, mas foi liberada poucas horas depois.

Para esta sexta, o regime de Maduro aumentou a segurança e ameaçou abater qualquer avião clandestino que sobrevoe a Venezuela. O temor é que González retorne ao país para tomar posse no lugar de Maduro, assim como prometido pelo opositor.

Por enquanto, confirmaram presença na cerimônia o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega. Já Colômbia e México serão representados pelos embaixadores que já encontram-se na Venezuela, enquanto Rússia, China e Belarus enviarão representantes políticos ao país.

União Europeia, Canadá e Estados Unidos não comparecerão à posse de Maduro, uma vez que reconheceram González como presidente eleito. O Brasil, por sua vez, está reavaliando o envio de um representante devido à repressão política em Caracas. Inicialmente, o país seria representado pela embaixadora Glivânia Maria de Oliveira.

SBT News