SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 7, 2025

Bandido responsável por abastecer drogas em Pipa e distribuir armas é preso em Porto de Galinhas

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais Civis da 103ª Delegacia de Polícia (DP) de Tibau do Sul, em uma ação integrada com Delegacia de Polícia de Furtos e Roubos de Pernambuco (DEPATRI), prenderam na manhã desta segunda-feira (6), um homem de 36 anos, pela suspeita da prática dos crimes de organização criminosa, trafico de drogas, crimes contra o sistema nacional de armas e homicídio.

A prisão foi realizada em um hotel de luxo, na Praia de Porto de Galinhas. De acordo com as investigações, o homem, que é integrante de uma organização criminosa, estava foragido há dois anos. Foi constatado também que ele estava sendo responsável pelo abastecimento de pontos de comercialização de entorpecentes na praia de Pipa, além de repassar armas para cetinosos daquela região.

Durante a realização das diligências, foram apreendidas com ele duas placas de colete balístico, três pistolas de uso restrito com seletores de rajada, seis carregadores e mais de 200 munições, uma caminhonete roubada e adulterada e um RG falso.

O homem foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Eduardo Paes promete ‘fechar Copacabana’ se Fernanda Torres ganhar o Oscar

FOTO: GETTY IMAGES

Vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz em um filme de drama, Fernanda Torres pode ganhar uma homenagem com direito a desfile público em Copacabana.

Foi o que “prometeu” -nas redes sociais, pelo menos- o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Se Fernanda levar o Oscar, o Rio de Janeiro a receberá com grande festa.

Paes se empolgou com o pedido de um internauta no X, que dizia: “O Oscar vem aí e queremos desfile com carro de bombeiro e chuva de papel picado. Eduardo Paes, manda fechar Copacabana”, escreveu o usuário da rede. A postagem chegou a 1,8 milhões de visualizações. O prefeito repostou e escreveu: “Fechado”.

Fernanda Torres, que é carioca, foi a primeira artista brasileira a ganhar um Globo de Ouro. Ela foi premiada pelo papel de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.

O longa também foi indicado na categoria melhor filme estrangeiro, mas perdeu para o francês “Emilia Pérez”.

Com a vitória, Fernanda Torres ganha força para estar entre as indicadas a melhor atriz no Oscar.

Folhapress

Bombeiros do RN realizam 25 resgates nas praias nos primeiros seis dias de 2025

FOTO: CBMRN

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) registrou 25 resgates de pessoas em situação de afogamento nas praias do litoral Norte e Sul do estado, durante os primeiros seis dias do ano. Neste mesmo período, foram contabilizados dois óbitos.

Para reforçar a segurança durante a alta temporada, o Corpo de Bombeiros detalhou que está atuando com todo o seu efetivo de guarda-vidas, além do apoio de alunos bombeiros e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), que dispõe do helicóptero Potiguar 01 para ações de resgate e patrulhamento.

O tenente e subcomandante do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA), Christian Bari, esclareceu que o trabalho nas praias é intensificado diariamente. “Nossas equipes realizam reforço constante nas praias de maior movimentação. Além disso, estamos sempre atentos à sinalização e orientando os banhistas sobre os riscos, para garantir a segurança de todos”, destacou Christian.

Em comunicado, o Corpo de Bombeiros orienta os frequentadores das praias a respeitarem as bandeiras de sinalização e sempre procurarem um guarda-vidas para se informarem sobre os locais mais seguros para o banho.

Quatro deputados do PL, incluindo Robinson Faria, deixam partido em meio a pressão bolsonarista

FOTO: REPRODUÇÃO

O PL registrou em 2024 a saída de ao menos quatro deputados federais e queixas de pressão interna para alinhamento à agenda bolsonarista, incluindo a oposição a qualquer proposta vinda de partidos à esquerda.

Integrantes e ex-integrantes da legenda afirmam que o partido se inclinou para a direita mais radical após a filiação de Jair Bolsonaro e vários de seus aliados em novembro de 2021.

Eles poupam o presidente Valdemar Costa Neto e atribuem a atitude a parlamentares alinhados ao bolsonarismo.

Para o grupo de críticos, a maioria mantém a agenda direitista conservadora, enquanto a minoria, por volta de 20 parlamentares, mantém-se mais inclinada ao centro.

Em 2022, o PL elegeu 99 deputados federais. Hoje, tem 94. As baixas se deram pela saída de cinco parlamentares e pela morte de Amália Barros, então vice-presidente do PL Mulher.

O deputado federal Samuel Viana (hoje no Republicanos-MG) relata que a pressão da direita “raiz”, como é chamada essa ala do partido, resultou na sua saída, ao fim de 2023. Segundo ele, foram meses de discussão interna e de avaliação até concluir que, se quisesse seguir por outra linha, seria necessário se desfiliar.

“Os parlamentares da ala extremista não aceitavam que outros parlamentares tinham outro perfil. Queriam impor para votarem tudo contra [a esquerda]”, relata. “Isso gerou um conflito interno, então eu entendi que, para ter esse perfil moderado, eu teria que sair do partido.”

Em sua avaliação, a conduta que o fez deixar o PL tem ganhado cada vez mais espaço na sigla.

“Minha percepção é de que o partido continua com o viés do radicalismo, do extremismo, e quem está tomando esse viés são os parlamentares que estão ditando o tom”, diz.

Trata-se, segundo ele, de um viés de submissão. “Ou você aceita o que diz o bolsonarismo ou você é considerado um ‘comunista do PL’.”

A saída de Viana foi seguida pelas de Yuri do Paredão (MDB-CE), Luciano Vieira (Republicanos-RJ) e Junior Mano (PSB-CE). Robinson Faria (RN) também já indicou sua saída.

Mano foi expulso após fazer campanha para Evandro Leitão (PT), atual prefeito de Fortaleza, que concorreu contra o candidato do próprio PL, o bolsonarista André Fernandes.

Ao sair, Mano fez postagem em rede social na qual reiterou seu apoio a Valdemar e disse que o líder da sigla havia sido obrigado a expulsá-lo por pressão de Bolsonaro.

“Reconheço que as decisões que você está sendo obrigado a tomar não refletem seu verdadeiro desejo. Todos sabem que o ex-presidente Bolsonaro está no comando do partido e foi ele quem solicitou minha expulsão”, diz na publicação.

Luciano Vieira, por sua vez, relata uma saída combinada com a sigla devido ao apoio ao irmão, Leo Vieira (Republicanos), na disputa à Prefeitura de São João de Meriti (RJ). Vieira derrotou o candidato do PL, Valdecy da Saúde.

“O partido acabou seguindo com o prefeito da cidade, que era nosso adversário, oposição de lá, e acabou que eu tive que sair pra disputar a eleição e ganharmos”, diz. “Entenderam e respeitaram.”

Yuri do Paredão disse que está hoje no MDB e que não opina sobre a vida partidária de outras siglas.

“Minha saída do PL aconteceu por defender o diálogo, o respeito às instituições e acreditar no governo Lula. Por fim, saliento, que tenho profundo respeito ao presidente Valdemar Costa Neto.”

Robinson Faria não respondeu aos contatos da reportagem.

Procurado, o PL afirmou por meio de nota que “nenhum parlamentar deixou a legenda devido ao alinhamento com o bolsonarismo ou às pautas da direita”. Segundo a sigla, as mudanças de partido ocorreram exclusivamente por razões regionais ou pessoais.

“Além disso, muitos deputados já manifestaram intenção de se filiar ao PL na próxima janela partidária, especialmente pelo vínculo com o bolsonarismo. Estamos confiantes de que ampliaremos ainda mais nossa força no Congresso Nacional, consolidando o PL como um dos maiores partidos do país”, diz.

O PL é uma das várias crias da Arena, a sigla que apoiava o regime militar, e é comandado por Valdemar Costa Neto desde o início do século.

Após um período de adesão e de oposição nos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB, de 1995 a 2002), o partido emplacou a vice na chapa de Lula (PT), em 2002, com o empresário José Alencar, então vindo do MDB.

Desde então, o PL esteve quase sempre na órbita dos governos do PT, em especial comandando a área de transportes. Em 2014, passou a integrar o centrão, grupo recriado por Eduardo Cunha (então no MDB-RJ) e que seria decisivo na derrubada de Dilma Rousseff (PT) em 2016.

Após a filiação de Bolsonaro, em 2021, a sigla saiu da categoria dos médios partidos e virou grande.

Folhapress

Lei de Ubaldo Fernandes combate abandono de animais no RN

FOTO: EDUARDO MAIA

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) teve sua proposta transformada em lei com a recente sanção pelo Governo do Estado da campanha ‘Fiel Companhia’, visando a conscientização sobre a importância da adoção responsável, esterilização e combate ao abandono de animais no Rio Grande do Norte. A campanha, conforme a lei, poderá ser implementada através de parcerias com organizações não governamentais de proteção animal, associações de moradores, escolas e outras entidades interessadas.

A legislação prevê a implementação de políticas públicas para incentivar a ampliação da rede de abrigos e o fortalecimento da fiscalização e punição para casos de abandono e maus-tratos. “A aprovação da lei represente um marco na proteção dos direitos dos animais e na promoção do bem-estar animal no estado”, comemora Ubaldo.

Segundo a justificativa do deputado, o abandono de animais é um problema grave no Brasil, com estimativas de mais de 30 milhões de animais abandonados. No Rio Grande do Norte, a situação também é alarmante, com muitos animais abandonados em ruas, estradas e áreas rurais. “O abandono não só expõe os animais ao sofrimento e à violência, mas também acarreta problemas para a sociedade, como questões de saúde pública, acidentes e custos com o recolhimento e cuidado desses animais”.

As atividades planejadas incluem, dentre outras, palestras educativas; campanhas de esterilização gratuitas ou a baixo custo para animais de rua e famílias de baixa renda, buscando o controle populacional e a redução do abandono; eventos de adoção em parceria com abrigos e protetores independentes; e campanhas de sensibilização para a identificação e denúncia de casos de abandono e maus-tratos.

As despesas para a execução da lei serão cobertas por dotações orçamentárias próprias, com a possibilidade de parcerias com entidades privadas e organizações não governamentais. O Poder Executivo será respnsável pela regulamentação da lei.

Operação Verão 2025 começa nesta quinta no RN com reforço no combate aos “donos das praias”

FOTO: SESED

A Operação Verão 2025 será oficialmente lançada nesta quinta-feira, 9 de janeiro, em um evento liderado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). A iniciativa contará com a presença de prefeitos de municípios litorâneos e tem como objetivo reforçar a segurança e organizar o uso das praias, frequentemente ocupadas de forma inadequada por veículos e práticas ilegais. Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Araújo, a operação se estenderá até o final de fevereiro, quando as ações do Carnaval entram em vigor.

“O lançamento será nesta quinta-feira, com a presença da governadora Fátima Bezerra e prefeitos das cidades com orla marítima. Estamos integrando forças estaduais, municipais, órgãos de trânsito e turismo para garantir que a operação funcione de forma coordenada. Ela vai até o final de fevereiro, já englobando o Carnaval”, explicou o secretário.

Com mais de 1.300 agentes mobilizados, a operação reúne esforços da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), guardas municipais e órgãos de trânsito. “Estamos falando de mais de 1.300 agentes de segurança pública atuando, entre policiais civis, militares, bombeiros e perícia, além das guardas municipais e órgãos de trânsito das prefeituras. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal também participarão em áreas específicas”, destacou Araújo.

Um dos principais objetivos da operação é combater o uso indevido das praias por veículos como caminhonetes 4×4, quadriciclos e outros automóveis. “Infelizmente, algumas pessoas acreditam que as praias são propriedades privadas, mas esse comportamento coloca banhistas em risco. Vamos intensificar a fiscalização com o apoio do Detran, IDEMA e dos municípios”, afirmou o secretário. Além disso, a operação promoverá ações educativas para conscientizar a população sobre o trânsito seguro e o respeito aos espaços públicos.

O Coronel Araújo também destacou o incremento no efetivo e na infraestrutura de segurança. “Este ano, tivemos uma recomposição no efetivo e melhorias significativas nos equipamentos. Renovamos toda a frota de viaturas, motocicletas, quadriciclos e embarcações, o que nos permite atender melhor às demandas do cidadão.” A operação contará com um investimento de mais de R$ 10 milhões em diárias operacionais para os agentes durante os dois meses.

Com o aumento de turistas no litoral potiguar, a Operação Verão 2025 busca garantir segurança e conforto para moradores e visitantes, além de fomentar a economia local. “Estamos vendo hotéis, bares e restaurantes lotados, e isso é muito bom para a economia, pois gera renda e emprego. Nosso papel é garantir que esse movimento aconteça com segurança”, concluiu Araújo.

Prefeito de Canguaretama expõe frota de veículos sucateados em frente à prefeitura

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na tarde desta segunda-feira (06), o novo prefeito de Canguaretama, Leandro Varela (MDB), realizou uma ação simbólica para expor as condições precárias da frota de veículos do município. Uma fileira de carros quebrados, alguns sem pneus ou motores, foi disposta em frente à sede da prefeitura, chamando a atenção de moradores e motoristas que passavam pelo local.

De acordo com o prefeito, a exposição foi organizada para denunciar o descaso das gestões anteriores com a conservação do patrimônio público. “Esses veículos representam a realidade que encontramos ao assumir a administração. O abandono não é apenas um prejuízo material, mas reflete diretamente na prestação de serviços essenciais à população”, afirmou Leandro Varela.

Leandro Varela informou que um levantamento completo será realizado para avaliar quais veículos podem ser recuperados e quais precisarão ser substituídos. “Estamos comprometidos em devolver à população uma administração eficiente, que cuide do que é de todos”, concluiu o prefeito.

Portal da Tropical

Chagas Catarino volta a assumir mandato na Câmara Municipal de Natal

FOTO: CMN

Com o afastamento dos vereadores Nina Souza e Felipe Alves para assumirem secretarias municipais, Chagas Catarino voltou a assumir um mandato no legislativo como segundo suplente do União Brasil. A posse, da qual participaram vereadores, auxiliares e familiares do vereador, ocorreu no final desta manhã (7) no anexo da Câmara, situado à rua São José, bairro Lagoa Seca.

Com isso, Chagas Catarino iniciará seu quinto mandato consecutivo no legislativo natalense. “Vamos fazer um mandato guiado por Deus, num trabalho muito forte para continuar atuando nas comunidades de Natal, defendendo as mulheres, buscando melhorar cada vez mais a vida da população”, disse ele.

O presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (PP), destacou que a posse de Chagas representa o trabalho que ele tem dedicado à cidade ao longo dos seus mandatos. “É um vereador presente, que tem um trabalho voltado às comunidades e, sem sombra de dúvidas, quem ganha é Natal e toda a população com a permanência do vereador Chagas Catarino, um vereador que conhece a casa, que tem o respeito de todos os vereadores”, frisou.

Tribuna do Norte