O ministro Fernando Haddad (Fazenda) revelou sua fragilidade política, em momento crucial para o governo, ao incomodar o presidente Lula (PT), que convalesce de cirurgia na cabeça, para que ele telefone a lideres da própria base aliada no Congresso pedindo apoio ao pacote de medidas que economistas, especialistas do mercado e políticos de oposição avaliam insuficiente. Haddad acabou por expor sua falta de diálogo com petistas, que o acusam de arrogância: eles acham que o pacote impõe prejuízos desnecessários a brasileiros mais pobres.
Malddad se basta
É acusado de não explicar o pacote de maldades ao próprio partido. No desespero, ele propõe ampliar a faixa de isenção de imposto de renda.
Ministro reprovado
Enquanto Haddad pedia socorro a Lula, o Datafolha divulgava pesquisa indicando que só 27% apóiam sua atuação. Menos de um terço do total.
Em loja de cristais
Na porta de Lula, Haddad repetiu a estratégia do chefe de culpar os outros pela próprios erros, e, em vez de agradar, atacou o Congresso.
Superávit frustrado
Culpou a desoneração da folha e o Perse, negociados no Congresso. Em 2022, Bolsonaro deixou superávit de R$54,9 bilhões somando isso tudo.
A Fifa entregou nesta terça-feira (17/12), o prêmio de melhor jogador do mundo para Vinícius Jr., atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira. O jogador foi um dos protagonistas da equipe merengue na última temporada, que terminou com os títulos do Campeonato Espanhol e da Champions League.
O jogador foi anunciado como vencedor durante a cerimônia, que foi realizada em Doha, no Catar. Essa foi a primeira vez que o atacante brasileiro venceu o prêmio individual. Seu desempenho com a camisa do Real foi determinante para a premiação, já que ele teve atuação discreta pela Seleção. O camisa 7 do Real Madrid quebra a sequência de Lionel Messi, vencedor das últimas duas edições. A última delas foi alvo de polêmica, já que o período analisado era posterior ao título da Copa do Mundo de 2022 e com o argentino atuando no Inter Miami, dos Estados Unidos.
Vini conquista a premiação cerca de um mês após Rodri, do Manchester City, vencer de forma polêmica a Bola de Ouro, premiação entregue pela revista francesa France Football. O jogador espanhol foi um dos concorrentes de Vinícius na categoria de melhor jogador do mundo. O atacante do Real Madrid foi o único jogador brasileiro na disputa de melhor jogador do mundo.
O atentado a tiros que deixou um estudante ferido na manhã desta terça-feira (17) na Escola Estadual Berilo Wanderley, em Natal, será investigado pela Polícia Federal. O anúncio foi feito pela secretária de Educação, Socorro Batista, que disse já ter conversado com um delegado sobre o caso.
De acordo com a secretária, a PF vai apurar se o caso foi isolado ou se a estudante que provocou o atentado tem vinculação com algum grupo extremista. O fato está sob apuração de uma delegacia especializada em crimes cibernéticos.
“Estamos passando as informações. A delegacia vai identificar alguma vinculação da estudante com grupos de natureza violenta, extremistas, para entender se se trata de um caso isolado, forte instabilidade emocional, ou se ela integra uma rede maior, para que a gente possa tomar as medidas preventivas necessárias”, afirmou Socorro Batista, em entrevista à TV Tropical.
Além da PF, o atentado também está sendo investigado pela Polícia Civil. A estudante, de 19 anos de idade, vai responder por tentativa de homicídio.
A secretária de Educação informou também que o Ministério da Educação determinou o envio a Natal de uma especialista em emergência no ambiente escolar. O nome da profissional não foi divulgado. A secretária de Educação disse ter conversado ao telefone com Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, órgão ligado ao MEC.
“Recebemos uma rede de apoio e solidariedade. Recebemos a ligação da secretária Zara Figueiredo, que vai enviar para nós, por determinação do ministro Camilo Santana, uma especialista ao Rio Grande do Norte em casos de emergência no ambiente escolar. Ela vai analisar o quadro aqui. A depender da análise, ela vai trazer uma equipe para recompor a estabilidade no âmbito da escola. Tem que ser feito todo um trabalho de ordem emocional, social, junto às duas famílias, junto à comunidade escolar”, afirmou Socorro.
O atentado Um estudante ficou ferido após levar um tiro de raspão nesta terça-feira (17) dentro da Escola Berilo Wanderley, em Neópolis. Uma aluna abriu fogo dentro da escola e atingiu um colega de classe. A menina foi identificada como Lyedja Yasmin Silva Santos, de 19 anos.
Testemunhas disseram que a estudante já chegou armada à escola e realizou o atentado na porta de uma das salas, que estava se preparando para a realização de uma prova. Durante a ação, ela tentou atirar contra uma professora, mas a arma falhou. Além disso, atingiu um aluno na região do corredor.
Quando ela ia fazer disparos contra os demais, outro aluno pulou em cima dela e conseguiu rendê-la, para evitar o desastre. A polícia prendeu a aluna que fez o disparo e a encaminhou à delegacia. Uma equipe do Samu socorreu o aluno atingido e o levaram ao hospital.
Após uma campanha à Prefeitura de São Paulo marcada por polêmicas e um resultado muito aquém do esperado, o apresentador José Luiz Datena demonstrou estar resoluto em sua ideia de jamais voltar a se candidatar a um cargo político.
A declaração foi dada durante sua participação no programa Fofocalizando, no SBT, emissora que o contratou após sua saída da Band, que considerou que a imagem do jornalista sofreu muito desgaste durante o período eleitoral para mantê-lo em sua programação.
– Nunca mais vou entrar em política na minha vida. Nunca! Nem se me pagarem eu entro para política mais. Nunca mais! Nunca mais mesmo, quando eu falo, eu falo – disse ele taxativamente em conversa com Léo Dias e Cariúcha.
Na ocasião em que proferiu tais palavras, Datena contava ter percebido que “o povo com pouco é muito mais feliz” e citou como foi bem recebido em suas visitas a comunidades durante a campanha.
Em sua nova emissora, Datena comanda o programa Tá Na Hora, de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h45. A atração é focada na informação e prestação de serviço e acompanha os fatos do cotidiano, contando com a participação do Comandante Hamilton e de repórteres espalhados pelo Brasil.
A Prefeitura de Natal anunciou nesta segunda-feira (16) novas atrações para a programação do Natal em Natal 2024. Entre os nomes estão Taty Girl, Thúllio Milionário, Bell Marques e a banda Desejo de Menina.
Os shows, que acontecem em diferentes polos da cidade, tem entrada gratuita e seguem até o fim do ano.
Além disso, a programação reúne atrações musicais, espetáculos, dança e teatro durante todo o mês de dezembro, com opções para todas as idades.
Confira a programação completa:
Sandoval Wanderley 17 a 19 de dezembro
Festival de Teatro
Anfiteatro da UFRN 20 e 21 de dezembro
Espetáculo “Um Presente de Natal” Vila da Praça – Praça Cívica
20 de dezembro
Banda Detroit Gianinni Alencar Bell Marques
21 de dezembro
Sesi Bigband & Bia Gurgel Igor Sanfoneiro Dorgival Dantas
22 de dezembro
Marina Elali Serginho Pimenta João Gomes Arena das Dunas
25 de dezembro
Espetáculo “Um Presente de Natal” Padre Nunes DJ Felipe BZ Ponta Negra
27 de dezembro
Cavaleiros do Forró Grafith
28 de dezembro
Pedro & Erick Ricardo Chaves Raça Negra Taty Girl
29 de dezembro
Olodum Pedro Sampaio Efrain Lima
30 de dezembro
Pedro Luccas Michelle Andrade Núzio Eric Land
31 de dezembro
Beto Barbosa Fabinho Miranda Thúllio Milionário
Redinha
29 de dezembro
Aline Reis Circuito Musical Heitor Costa Raí Saia Rodada
30 de dezembro
Forro dos 3 Amanda & Ruama Kadú Martins Desejo de Menina
31 de dezembro
Banda Pretta Cheiro de Amor Melissa Farias Forró Virote
Apresentação encerra a produção cultural do SESI/RN em 2024 – entrada gratuita com retirada de ingresso pelo Sympla
Música, magia natalina, emoção e solidariedade. No dia 19 de dezembro, a SESI BIG BAND e convidados, apresentam na Catedral Metropolitana, às 19h30, o Concerto de Natal. A entrada é gratuita, mas é necessário reservar os ingressos na plataforma Sympla https://www.sympla.com.br/evento/concerto-de-natal-sesi-big-band-convidados/2758913 e levar, para o dia do Concerto, 1kg de alimento não perecível (entrada social).
A apresentação marca o encerramento da produção cultural do SESI/RN em 2024. O “Concerto de Natal SESI BIG BAND e Convidados” tem concepção e produção de Diana Fontes e vai reunir talentos potiguares como como Bia Gurgel, Hilkelia Pinheiro, Sâmela Ramos, Agamedes Rodrigues, além do Coral Canto Parnamirins e da Fanfarra da Escola de São Gonçalo do Amarante.
O repertório promete emocionar o público com clássicos natalinos e interpretações marcantes. O evento busca unir a tradição natalina à solidariedade, convidando o público a contribuir com alimentos que serão destinados a ações sociais realizadas pela Catedral Metropolitana de Natal.
O prefeito de Natal Álvaro Dias agradeceu em seu Instagram a comenda que recebeu da Loja Maçônica Fraternidade de Ponta Negra.
“Com muita alegria e satisfação recebi uma comenda da Loja Maçônica Fraternidade de Ponta Negra, uma instituição de grande tradição e respeito. Receber esse reconhecimento pelos relevantes serviços prestados durante a nossa gestão é motivo de honra e gratidão, pois reflete o compromisso e os resultados de uma administração dedicada ao desenvolvimento de Natal.
O trabalho sério, responsável e voltado para melhorar a vida da população tem gerado avanços importantes na cidade. Esse reconhecimento, assim como o da população, nos motiva a seguir firmes, entregando obras e ações que transformam o presente e preparam o futuro de Natal. Seguimos avançando”, disse Álvaro Dias na publicação.
O deputado Gustavo Carvalho (PL) utilizou a Tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (17) para manifestar sua insatisfação com a proposta do governo estadual de manter o aumento na tarifa fiscal de 18% para 20%. Segundo o parlamentar, a medida havia sido apresentada em 2022 como uma solução temporária para equilibrar as finanças públicas, mas agora, o Executivo busca torná-la permanente.
“Em 2022, o governo esteve nesta Casa, junto com membros do Poder Legislativo, representantes do setor produtivo, federações, e nos garantiu que o aumento da tarifa de 18 para 20 seria válido apenas até 2023. Essa medida, segundo eles, seria suficiente para colocar as finanças em ordem”, relembrou Gustavo Carvalho.
No entanto, ele destacou que antes mesmo de o ano fiscal ser concluído, o governo manifestou interesse em manter o aumento, medida que foi rejeitada pela Assembleia Legislativa na época.
Durante seu discurso, o deputado questionou as ações adotadas pelo governo estadual para reverter essa situação. Ele destacou avanços econômicos importantes no estado, como o crescimento da indústria, a menor taxa de endividamento do país, o aumento na geração de vagas de emprego e a inflação mais baixa do Brasil. “Aquecemos vendas, aquecemos a indústria, e a composição do preço no Rio Grande do Norte é atraente”, afirmou.
Apesar desses avanços, Gustavo Carvalho alertou que a manutenção do aumento da tarifa pode comprometer o progresso alcançado. “Com o aumento, vamos entrar em um momento de dificuldade. Meu repúdio ao aumento e o meu voto será contrário”, declarou.
Comentários