SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 16, 2024

WSL: Circuito Banco do Brasil de Surfe neutralizou 100% da pegada de carbono

FOTO: REPRODUÇÃO

A WSL LATAM deu mais um importante passo no compromisso com a causa ambiental e reforçou, com mais uma ação, todo o comprometimento com os temas ASG (Ambiental, Social e Governança) em seus eventos. Depois de contabilizar as toneladas equivalentes (CO2e) emitidas ao longo das cinco etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, disputadas em Torres (RS), Saquarema (RJ), Marechal Deodoro (AL), São Sebastião (SP) e Natal (RN) a World Surf League neutralizou 100% da pegada de carbono via créditos gerados em um projeto de energia eólica no Piauí.

A liga mundial de surfe entende que ações duradouras fortalecem o compromisso com o desenvolvimento sustentável e que é preciso diminuir os impactos ao meio ambiente. 

“Esta iniciativa ressalta o compromisso da WSL em promover e apoiar a proteção ao meio ambiente. O efeito estufa tem uma relação direta com as ondas do mar: a crise climática é uma realidade que afeta os oceanos de várias maneiras, aumentando a temperatura e o nível dos mares, além da morte de espécies únicas, como os corais. Por isso, fazemos todo o possível para ajudarmos a preservar e restaurar não apenas o ambiente que cerca o surfe, mas promover o bem-estar da sociedade como um todo, já que cuidar da natureza é também melhorar a qualidade de vida de todos”, destaca Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.  

O dióxido de carbono equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de gases de efeito estufa pelo potencial de aquecimento global. É uma métrica internacionalmente usada para comparar as emissões de vários gases poluentes, baseado no potencial de aquecimento global de cada um. 

Com base nos números obtidos no inventário de emissões foi possível identificar áreas de melhoria e implementar medidas ainda mais sustentáveis, além de promover a conscientização e a participação de todos os envolvidos em iniciativas de sustentabilidade, incluindo fãs e parceiros. A medição foi realizada pela Planton, que aplicou os padrões globais mais atualizados e modernos para medição e compensação de carbono, garantindo que a WSL fique alinhada às melhores práticas de gestão das emissões, com o diferencial da rastreabilidade e da exclusividade dos créditos adquiridos.

Justiça nega pedido de indenização para família de apenada que morreu de tuberculose na Penitenciária Estadual do Seridó

FOTO: SEAP

A 1ª Vara da Comarca de Caicó não deu provimento a pedido de indenização por danos materiais e morais feito pela família de uma mulher que estava encarcerada e que veio a óbito após ser acometida por tuberculose em 2015.

Conforme consta no processo, proposto contra o Estado do Rio Grande do Norte, a família da mulher custodiada alegou que “a apenada teria morrido em razão da negligência estatal em ofertar um adequado tratamento médico”, durante o período em que a mesma cumpriu pena na Penitenciária Estadual do Seridó.

Ao analisar o caso, a magistrada Natália Paiva ressaltou inicialmente que a responsabilidade civil do poder público, “em regra, vem posta nos termos da Constituição da República em seu artigo 37, § 6º”, determinando para a administração pública o dever de responder “pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros”.

E acrescentou que, em decorrência disso, existe também “o dever de custódia dos apenados impondo ao Estado a preservação da integridade física daqueles, possibilitando-lhes a segurança e o gozo do direito à vida, para o digno cumprimento da pena à qual foram condenados”.

Por outro lado, a juíza constatou que o laudo pericial produzido pelo Instituto Médico Legal “foi categórico ao afirmar que tal doença pode ser assintomática por longos períodos e que o único sintoma típico observado na detenta era a perda de peso, fato que pode ter várias causas”. E explicou ainda que “em razão do período de latência da doença não é possível determinar com precisão o período de contração da enfermidade”.

A magistrada pontuou também que, apesar da direção da Penitenciária não possuir local de isolamento para os detentos portadores de tuberculose, foi demonstrado que “quando um interno precisa de atendimento médico, o mesmo é enviado a hospitais da região, sob escolta policial, e que, quando os casos se mostravam graves, são encaminhados para o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal”.

Assim, diante do conjunto probatório trazido, “composto de declarações da instituição prisional e demais documentos juntados ao longo do curso processual” a magistrada considerou que a apenada “recebeu os cuidados médicos necessários quando necessitou, sem haver qualquer demonstração concreta de negativa estatal de transferência, internação ou atendimento médico ao de cujus”.

SENAI-RN e Alemanha aceleram preparativos para cursos de veículos elétricos em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Às vésperas de iniciar o primeiro programa de capacitação do Rio Grande do Norte na área de veículos elétricos, o SENAI-RN participa, nesta semana, de um novo treinamento com especialistas da Alemanha na área.

A capacitação acelera os preparativos para os cursos que a instituição vai oferecer em Natal a partir deste mês – o primeiro deles, em “Trabalho Seguro em Veículos Elétricos com Alta Tensão” terá largada segunda-feira (28).

O treinamento da equipe começou na última segunda-feira (21) e segue até sexta (25), no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, na capital.

A programação contempla práticas de conversão de veículos a combustão para elétricos e o trabalho seguro em alta tensão.

É uma extensão de atividades realizadas desde o ano passado em cooperação com o país europeu, um dos líderes globais em produção, consumo e qualificação profissional em energias renováveis e eletromobilidade.

Além de instrutores do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, estarão reunidos, durante os cinco dias, professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) e de Santa Catarina (IFSC).

Intercâmbio

“Esse intercâmbio com o IF Sul de Minas, IFSC e especialistas da Alemanha, que já estiveram conosco no projeto do Buggy 100% elétrico, nos permitirá adquirir mais experiência prática, considerando que cada veículo possui suas particularidades”, diz o instrutor de Educação Profissional e Tecnologias do SENAI-RN, Davinson Rangel, que lidera projetos e ações em mobilidade elétrica na instituição.

“A realização desta capacitação, envolvendo a conversão de veículos a combustão para elétricos e práticas de segurança em alta tensão, é um passo essencial para fortalecer nossas competências técnicas. E quanto mais variados forem os modelos trabalhados, maior será o ganho técnico para a equipe”, acrescenta.

A iniciativa é parte de um projeto de cooperação firmado entre o CTGAS-ER, os Institutos Federais e a Câmara de Indústria e Comércio de Trier (IHK Trier) na Alemanha, por meio da Europa und Innovationscentre Trier (eic Trier), a Câmara de Indústria e Comércio de Trier.

“Nesta nova rodada, que começa hoje, iremos expandir o número de professores do SENAI atuando na área, com a capacitação de mais quatro docentes”, observa Rangel.

Cursos

As experiências adquiridas pela equipe serão incorporadas diretamente às salas de aula do SENAI, em Natal, a partir deste mês.

“Vamos proporcionar aos alunos uma vivência prática e atualizada sobre o futuro da eletromobilidade”, frisa o instrutor.
Três cursos foram lançados pela instituição em setembro e têm início programado para diferentes datas, a partir da próxima segunda-feira, dia 28.

As formações serão oferecidas nas áreas de “Princípios do Veículo Elétrico”, “Trabalho Seguro em Veículos Elétricos com Alta Tensão” e “Convertedor e Mantenedor de Veículos Elétricos”, com 20 vagas, cada.

As cargas horárias variam de 20 a 160 horas e os valores investidos de R$ 298,00 a R$ 1.270,00, por pessoa.

As páginas de cada curso, para matrículas e outras informações, podem ser acessadas no site https://www.futuro.digital/.

Os cursos serão ministrados pelo CTGAS-ER, unidade do SENAI que coordenou o projeto do “Selvagem Elétrico” – o primeiro buggy elétrico do Brasil para regiões com dunas – e também foram desenvolvidos em parceria com a Alemanha. As aulas serão realizadas na sede do Centro, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI, na capital, Natal.

Incêndio atinge depósito da Previdência Social na Ribeira

FOTO: REPRODUÇÃO

Um incêndio atingiu um depósito de documentos da Previdência Social na manhã desta segunda-feira (16). O galpão fica localizado na rua Ferro Cardoso, no bairro da Ribeira, em Natal.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu as chamas, mas, por volta das 8h, a equipe precisou deixar o local para reabastecer o caminhão e realizar a troca de plantão.

Mesmo após a saída dos bombeiros, era possível ver fumaça saindo do prédio. Moradores da região relataram que o fogo e a movimentação de bombeiros e policiais começaram ainda na última sexta-feira (13).

De acordo com os militares, o prédio estava repleto de papéis e estantes metálicas, que foram consumidos pelas chamas. Parte do material queimado foi retirada do imóvel e colocada em um pátio na parte frontal do depósito.

Até o momento, não há informações sobre feridos nem sobre a causa do incêndio. No entanto, moradores suspeitam que o episódio esteja relacionado à ação de usuários de drogas no local.

O caso segue sob investigação, e o Corpo de Bombeiros ainda não se manifestou oficialmente sobre as circunstâncias do incêndio.

Com informações de g1 RN

Prefeitura de Natal antecipa para esta terça-feira o pagamento do 13º salário

FOTO: SECOM

A Prefeitura de Natal vai antecipar para esta terça-feira (17) o pagamento do 13º salário ao quadro completo dos seus servidores. Estão incluídas, dessa forma, todas as categorias do funcionalismo público municipal, entre ativos, inativos e pensionistas dos órgãos da administração direta, indireta e fundacional. Um contingente formado por mais de 21,5 mil pessoas.

O pagamento do benefício vai colocar mais de R$ 80 milhões em circulação na economia da cidade. Os recursos poderão ser movimentados pelos servidores em suas contas a partir da manhã desta terça, de acordo com a Prefeitura.

“Estamos fechando o ano com o cumprimento de mais este compromisso com nossos servidores. Não abrimos mão de estar em dia com nossas obrigações, e por vezes fazendo isso até de maneira antecipada, como normalmente fazemos com o pagamento dos salários e conseguimos mais uma vez agora, com o pagamento do 13º salário”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

“Nos empenhamos para estar com as finanças do Município organizadas para honrar todas as nossas responsabilidades, sendo as principais delas a valorização, o respeito e o fortalecimento do nosso funcionalismo”, finalizou.

Tribuna do Norte

Mostra Cultural e musical revelam talentos no Porto de Ama em Macau

FOTO: DIVULGAÇÃO

A 2ª Mostra do Movimento Cultural na temporada 2024/2025, mostrou o resultado dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas ofertadas para 150 crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 aos 17 anos, e teve como tema central: “Natal no Porto”. O projeto desenvolvido no Centro de Cultura Porto de Ama, no município de Macau, recebe o patrocínio da Empresa SALINOR – Salinas do Nordeste S/A e, conta com o apoio do Governo do Estado do RN e da Fundação José Augusto

Na primeira noite da Mostra Cultural, se apresentaram como convidados, o professor e cordelista Márcio Maia e as coreógrafas Mari Régis e Samara Rayane, além das meninas do Grupo Dançart. Os alunos das oficinas de Canto Coral, Libras e Flauta Doce, também passaram pelo palco do Porto de Ama, recebendo aplausos e elogios do público.

Musical Natalino

A programação da segunda noite foi marcada pelo Musical Natalino “A outra face do Natal”. O espetáculo narrou a história de duas famílias que buscavam em meio aos apelos da cultura consumista, refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal.

“O musical celebrou o poder da amizade e do espírito natalino. De autoria dos nossos monitores, e dirigido, especialmente, por Rafa Queiroz, o destaque foi o elenco repleto dos talentos dos meninos e meninas de cada oficina do Movimento Cultural”, destacou o Padre João Batista Nunes Filho, diretor-presidente do Porto de Ama.

Lula esquece “mensalão” e “petrolão” e diz que o Brasil teve uma “praga de gafanhoto” na gestão de Bolsonaro

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesse domingo (15/12) a prisão do general Braga Netto, ocorrida no sábado (14/12), no Rio de Janeiro. Acompanhado pela primeira-dama Janja, após receber alta hospital, Lula apareceu de surpresa em coletiva concedida pela equipe médica no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Lula disse que o Brasil “não teve um governo de 2019 a 2022”, quando foi governado por Jair Bolsonaro (PL). “O Brasil teve uma praga de gafanhoto”, afirmou.

“O que aconteceu essa semana, com a decretação da prisão do general Braga, eu vou demonstrar para vocês que eu tenho mais paciência e sou democrático. Eu acho que ele [Braga Netto] tem todo o direito à presunção de inocência. O que eu não tive eu quero que eles tenham, todo o direito e todo o respeito para que a lei seja cumprida, mas se esses caras fizeram o que tentaram fazer, eles terão que ser punidos severamente”, disse Lula.

“Esse país teve gente que fez 10% do que eles fizeram e que foi morto na cadeia. Então, não é possível a gente aceitar o desrespeito à democracia, não é possível a gente aceitar o desrespeito à Constituição e não é possível a gente admitir, que num país generoso como o Brasil, a gente tenha gente de alta graduação militar tramando a morte de um presidente da República, tramando a morte de seu vice e tramando a morte de um juiz que era presidente da Corte Eleitoral”, completou. Lula não respondeu a perguntas de jornalistas.

Metrópoles

Livro de Walter Nunes inaugura agenda cultural no Memorial da Assembleia Legislativa

FOTO: JOÃO GILBERTO

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte abre as portas do novo Memorial nesta segunda-feira (16) para um marco cultural e jurídico: o lançamento do livro “Código do Processo Penal do Estado do RN – Uma análise crítica”, de autoria do juiz federal Walter Nunes. O evento, que acontece às 17h no Memorial da Assembleia, promete reunir autoridades, juristas, acadêmicos e jornalistas para discutir a relevância histórica e jurídica da obra, além de celebrar o novo espaço dedicado à memória legislativa potiguar.

A obra do magistrado é um estudo aprofundado sobre o Código do Processo Penal do Rio Grande do Norte, promulgado em 1918, um período marcado pelo positivismo penal, que moldava o pensamento jurídico brasileiro. “Este livro é um resgate histórico da importância da iniciativa tomada pelo Estado em produzir seu próprio Código Penal”, destacou Walter Nunes, professor de Direito na UFRN.

A solenidade será conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que considera o evento um marco cultural para o novo Memorial. “Este será o primeiro evento realizado no espaço, uma homenagem à história jurídica e cultural do nosso Estado, e também à trajetória do juiz Walter Nunes, cujo trabalho é de grande relevância”, afirmou.

O Memorial do Legislativo Potiguar, instalado no imóvel centenário que foi residência de Tavares de Lyra, reflete o compromisso da Assembleia em preservar a memória e a cultura do Rio Grande do Norte. O espaço contará com projeções históricas de Natal, acervos legislativos e homenagens a figuras importantes da política potiguar.

Este evento marca a abertura de um espaço dedicado à valorização da história e cultura norte-riograndense e celebra um importante lançamento literário que enriquece o debate jurídico no Brasil.