As secretarias municipais de Trabalho, Habitação e Assistência Social e de Turismo, realiza até esta sexta-feira, 13 de dezembro, o cadastro para artesãos macaibenses exporem seus produtos nas festividades do Natal em Macaíba, que acontece de 18 a 22 na praça Paulo Holanda Paz (Pista Nova).
O cadastro está sendo realizado na Semthas, no Setor de Trabalho e Renda (Avenida Mônica Dantas, nº 34, Centro – ao lado esquerdo da Prefeitura), das 8h às 12h e de 13h até às 15h. Os documentos necessários são: RG, CPF e comprovante de residência.
A Fecomércio-RN celebrou seu 75º aniversário em 2024 com uma conquista histórica: o alcance de 2 milhões de atendimentos, superando os 1,8 milhão registrados no ano anterior. A marca reflete a ampliação e a eficiência dos serviços oferecidos pelo SESC e SENAC, que integram o sistema Fecomércio.
“O sistema, o ano passado, a Fecomércio, o SESC e o SENAC, em 2023, chegou à marca de um milhão e oitocentos mil atendimentos. E a gente fez uma projeção: será que a gente consegue alcançar os dois milhões em 2024? E nós vamos alcançar os dois milhões de atendimentos em 2024”, celebrou o presidente Marcelo Queiroz.
Os serviços abrangem uma ampla gama de atividades, incluindo refeições em restaurantes do SESC, cursos de capacitação no SENAC, programas de educação infantil e projetos sociais voltados para idosos e famílias. “É o comerciário que almoça no SESC, que faz um curso no SENAC, que tem um filho ou uma filha estudando na escola SESC, que faz balé ou participa de atividades sociais. Vai chegar à marca emblemática de dois milhões”, destacou Queiroz.
Plano de Expansão A Fecomércio também anunciou um plano de expansão para 2025, que inclui a inauguração de uma nova sede em Natal e a ampliação de serviços oferecidos pelo SESC e SENAC. O novo prédio, com entrega prevista para março, integrará as operações administrativas das três entidades. “Vai facilitar muito o dia a dia das três casas”, afirmou Marcelo Queiroz.
Além da nova sede, a Fecomércio está investindo na modernização de suas unidades. No Alecrim, será inaugurado um restaurante reformado para comerciários, enquanto a unidade da Zona Norte está sendo equipada com instalações no padrão século XXI. Em Ponta Negra, o hotel do SESC passará por reformas para atender comerciários de outros estados e do interior.
Outro destaque é a expansão educacional. Em 2025, o SENAC iniciará o ensino médio técnico, que combina disciplinas regulares com formação profissional. “Além das disciplinas normais do ensino médio, nós vamos ter o curso técnico. Os alunos sairão com uma profissão para exercer no mercado de trabalho”, explicou Queiroz.
Também está em fase final de aprovação a Faculdade SENAC, que oferecerá cursos superiores em áreas como gastronomia, consolidando o SENAC-RN como uma referência nacional em capacitação e inovação. “Vamos inaugurar cursos que transformam sonhos em carreiras, levando nossos alunos a níveis mais altos de excelência”, destacou.
Eleito para seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Natal, o vereador Leo Souza (Republicanos) destacou, em entrevista à Rádio 91FM, sua disposição para contribuir com a solução de problemas históricos da capital potiguar. Leo afirmou que sua atuação será focada em propor soluções viáveis e trazer inovação para temas complexos como o transporte público e o acesso à saúde.
“A gente tem uma agenda que eu posso resumir ela em resolver problemas. E tem problemas crônicos em Natal que a gente tá tentando contribuir. Óbvio, um mandato de vereador sozinho não consegue resolver de uma vez por todas algo que toda classe política não fez nos últimos vinte anos. Fato. Mas a gente tá tentando lançar a luz e trazer qualidade, propor soluções, por exemplo, pro transporte público. É algo que a gente tem se debruçado, estudado, procurado entender o que é que deu certo na licitação de Maceió, o que é que a gente pode contribuir aqui pra que a prefeitura possa fazer isso”, explicou.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) começa a distribuir, nesta quinta-feira (12), aos municípios de todo o Rio Grande do Norte o lote de 35 mil vacinas contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. As doses distribuídas são da vacina da Serum, que chega pela primeira vez aos estados e é uma vacina atualizada para proteção também contra as novas cepas da doença.
A vacina da Zalika Farmacêutica, já usada nos Estados Unidos e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostraram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C).
Além do envio de novas doses, a pasta também orientou sobre a estratégia de vacinação contra a Covid-19, inclusive como as novas vacinas devem ser aplicadas. Agora, assim como a vacinação de crianças, a vacinação contra Covid-19 integra o calendário nacional para gestantes e idosos. Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, uma dose a cada seis meses.
Continuam no grupo especial de vacinação pessoas vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Também integram o grupo as puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades ou privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, além de pessoas em situação de rua.
Os grupos especiais recebem uma dose periódica, sendo a cada 6 meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.
O secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, comentou em entrevista exclusiva ao programa 12 em Ponto sobre a possibilidade de privatização da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) como uma medida para aliviar as contas públicas. Segundo o secretário, a experiência de privatização de companhias de água já foi bem-sucedida em outros estados, mas ele destaca que o processo precisa ser acompanhado de um ajuste fiscal.
Cadu Xavier explicou que a venda da CAERN não é uma proposta absurda, mas ressaltou que a decisão de seguir por esse caminho não está alinhada com a posição da governadora Fátima Bezerra. “A governadora não entende que seja o caminho, é uma decisão dela”, afirmou Xavier.
O secretário acrescentou que, para o governador, o fortalecimento da empresa pública por meio de uma gestão eficiente, como a que está sendo implantada atualmente, seria a melhor solução. Segundo ele, o governo estadual está trabalhando para viabilizar parcerias público-privadas, com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o que, na visão do governador, tornaria a CAERN mais rentável e eficiente.
“Ela (Fátima Bezerra) entende que é o fortalecimento da companhia com a gestão que está sendo feita, vai viabilizar parcerias públicas e privadas, e isso vai valorizar ainda mais a companhia e torná-la mais rentável”, completou o secretário Cadu Xavier.
A privatização da CAERN vem sendo apresentada como uma das soluções para evitar o aumento do ICMS para 20%. Os Defensores da venda apontam que a medida seria essencial para melhorar a saúde fiscal do Rio Grande do Norte.
Em um cenário nacional onde a insegurança alimentar ainda é uma preocupação urgente, Natal implementou uma política consistente de combate à fome. Por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), a Prefeitura vem desenvolvendo ações que integram sustentabilidade, inclusão social e apoio direto às famílias em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa envolve três programas principais: o Banco de Alimentos, o Programa da Sopa e a Cozinha Comunitária, que juntos já beneficiaram milhares de pessoas. Além disso, as cestas básicas entregues às famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) reforçam o compromisso da gestão municipal.
A secretária Andréa Dias ressalta o impacto dessas iniciativas: “Cada um desses programas reflete nosso compromisso com a população. Não estamos apenas oferecendo alimentos, mas construindo uma cidade mais justa, com dignidade e inclusão para todos. Seguimos com a missão de transformar vidas e fortalecer a rede de proteção social em Natal.”
O Banco de Alimentos, reestruturado para maximizar seu alcance, arrecadou mais de 135 toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 6.256 pessoas por meio de 30 instituições cadastradas. O diferencial do programa está na responsabilidade ambiental: alimentos não aptos para consumo humano, são destinados a criadores de animais cadastrados no banco, evitando o desperdício. “Essas doações são essenciais para que nossas famílias tenham assistência alimentícia. As crianças que chegam à nossa casa precisam desses alimentos. Quanto mais o Banco receber, mais instituições serão beneficiadas. Obrigada por cada contribuição”, ressalta Eduarda Ferreira, gerente administrativa da Amico, que atende mais de 150 crianças por mês.
Outro destaque é a Cozinha Comunitária de Cidade Nova, inaugurada em junho de 2024. Com mais de 11.100 refeições ofertadas em menos de seis meses, o projeto prioriza famílias em extrema pobreza, catadores de recicláveis, mães solo e moradores da comunidade local. Financiada com recursos municipais, a cozinha não apenas oferece refeições saudáveis, mas também representa um espaço de acolhimento e dignidade.
A secretária Andréa Dias destaca a importância desse equipamento: “Estamos planejando expandir a Cozinha Comunitária para outras regiões da cidade, levando mais apoio às famílias em vulnerabilidade. Nosso trabalho é garantir que ninguém seja deixado para trás.”
O Programa da Sopa complementa essas ações, atendendo 17 comunidades em todas as regiões administrativas da cidade. Desde 2019, já foram distribuídas aproximadamente 191.500 porções de sopa, acompanhadas de pão, garantindo uma fonte de alimentação complementar para famílias de baixa renda.
As cestas básicas concedidas pela Prefeitura, por meio dos CRAS, oferecem um suporte essencial para as famílias mais vulneráveis. Essa ação, alinhada aos programas estruturados, fortalece uma rede de proteção que tem se mostrado fundamental para enfrentar os desafios sociais.
Com resultados expressivos e iniciativas que unem sustentabilidade e impacto social, Natal se consolida como exemplo de gestão pública comprometida com a segurança alimentar e o bem-estar de seus cidadãos.
A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei que cria o Programa de Estímulo ao Turismo de Esportes. A matéria, de autoria do vereador Aldo Clemente (PSDB), tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e esportivo da cidade, tendo o turismo como eixo alavancador. A matéria segue para a sanção do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
“O turismo esportivo apresenta-se como uma importante vertente do turismo,capaz de gerar impactos positivos significativos no desenvolvimento socioeconômico e cultural de uma região. Em cidades como Natal, que possui um rico patrimônio natural e histórico, aliado a uma forte tradição esportiva, o turismo esportivo pode ser potencializado como um importante vetor de crescimento e valorização local”, disse Aldo Clemente.
Ainda de acordo com o vereador, o Programa de Estímulo ao Turismo de Esportes se apresenta como uma “oportunidade de fortalecer, estruturar ediversificar o turismo local, ampliando sua visibilidade e atratividade para os visitantes interessados nos diversos segmentos turísticos que Natal oferece, incluído, neste cardápio o turismo de esportes”.
De acordo com a proposta, o Programa tem como diretrizes fomentar a divulgação dos atrativos turísticos da cidade, com especial atenção aos eventos esportivos, como corridas de ruas, caminhadas de aventura e outras modalidades, destacando aspectos como história, cultura, gastronomia, natureza e práticas esportivas inclusivas. Além disso, espera incrementar a realização de eventos esportivos que possam atrair turistas para a cidade, com destaque para as corridas de ruas, caminhadas de aventura e outras competições e práticas esportivas individuais ou em grupo, entre outras ações.
De acordo com Aldo, “o estímulo ao turismo esportivo ocasiona a promoção da saúde e do bemestar da população em geral, além de movimentar a economia local através do consumo nos estabelecimentos comerciais da cidade, causando impacto positivo na cadeia produtiva do turismo. Ademais, fomenta o intercâmbio cultural e a inclusão social”.
Dois homens foram presos no final da manhã desta quarta-feira (11), após uma perseguição na BR-406, que começou em João Câmara e terminou em Ceará-Mirim. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal e pela Polícia Militar.
Segundo a PRF, a ação iniciou quando os suspeitos empreenderam fuga em alta velocidade após visualizarem policiais em motocicletas. Durante a perseguição, um dos homens foi flagrado arremessando um objeto.
A situação chamou a atenção do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar, que se uniu à PRF para bloquear a rota de fuga. Após a captura, os policiais recuperaram o objeto descartado, que era uma arma caseira de calibre .38.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Ceará-Mirim para os procedimentos legais. “A rápida resposta das forças de segurança evidencia a eficiência da integração entre as instituições no combate ao crime, reforçando a segurança nas rodovias e nas áreas urbanas da região”, destacou a PRF.
Comentários