SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 28, 2024

Inauguração da nova sede do Memorial do Legislativo Potiguar acontece no dia 10 de dezembro

FOTO: ALRN


No próximo dia 10 de dezembro, o Rio Grande do Norte ganhará um novo marco cultural com a inauguração do Memorial do Legislativo Potiguar, localizado na histórica residência do ex-senador e ex-governador Tavares de Lyra, na Rua Câmara Cascudo, no Centro de Natal. Construído em 1930, o edifício foi restaurado pela Assembleia Legislativa do RN como parte de um projeto que busca resgatar e preservar a memória política e legislativa do estado.

A inauguração marca a conclusão da primeira etapa de revitalização do espaço, que será aberto ao público como um equipamento cultural único. Com acervo rico e diversificado, o Memorial trará projeções que recriam a Natal do início do século XX, além de exposições sobre a evolução do voto no Brasil, com destaque para o pioneirismo potiguar no voto feminino e o papel das mulheres na política local.

Salas temáticas homenageiam figuras marcantes como o ex-presidente Café Filho e Alzira Soriano, a primeira prefeita eleita na América Latina. Outro espaço será dedicado à trajetória de Tavares de Lyra, uma das personalidades mais influentes da política nacional e estadual.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), o Memorial representa um esforço coletivo para valorizar a história do Rio Grande do Norte. “Este é um projeto que resgata nosso passado e projeta nosso futuro. Estamos oferecendo à população um espaço que preserva a memória política e social do estado, além de atrair estudantes, pesquisadores e cidadãos interessados na nossa história legislativa”, afirma.

O diretor-geral da Assembleia, Augusto Viveiros, ressalta a relevância cultural do projeto: “O Memorial do Legislativo Potiguar recompõe a história de Tavares de Lyra e oferece à sociedade um espaço que fortalece a cultura jurídica, política e literária do estado.” A diretora da Presidência, Dulcinéa Brandão, destaca o impacto educacional do espaço, especialmente para estudantes, garantindo que a história será preservada para as futuras gerações.

Além das homenagens, o Memorial contará com estátuas de Augusto Comte, Victor Hugo e Nísia Floresta, representando a educação e o pensamento crítico, valores centrais da proposta do espaço. Para José Bezerra Marinho, diretor da Escola da Assembleia, o Memorial será uma ferramenta essencial para a formação cidadã: “O espaço permitirá que a sociedade compreenda melhor o processo legislativo e a importância do papel dos representantes eleitos.”

O Memorial faz parte de um projeto maior, o Centro Administrativo da Assembleia Legislativa do RN, que incluirá setores administrativos, um auditório com capacidade para mais de 200 pessoas e um foyer integrado a um café. A primeira etapa do Memorial será entregue em dezembro, enquanto as demais áreas seguem em ritmo acelerado. Desenvolvido pela Divisão de Arquitetura e Engenharia (DAE) da Assembleia, o projeto combina modernidade com respeito à arquitetura original do prédio, integrando funcionalidade e valorização cultural.

O evento de inauguração do Memorial será um marco para Natal e para o estado, celebrando a rica história política potiguar e oferecendo ao público um espaço único de aprendizado e reflexão sobre o passado e o futuro da democracia no Rio Grande do Norte.

Moraes critica a Meta e reclama de perfis falsos dele na web

FOTO: GUSTAVO MORENO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta quarta-feira (27), a Meta, empresa que administra o Instagram e o Facebook, por manter perfis falsos abertos no nome dele.

As críticas foram feitas durante o julgamento que vai decidir se plataformas e redes sociais devem ser responsabilizadas por conteúdos publicados pelos usuários.

Há pelo menos 20 perfis falsos do ministro, segundo ele próprio. Moraes disse que vem notificando as plataformas, mas que não há “boa vontade” em remover essas contas.

– Tenho que ficar correndo atrás (…) As plataformas dificultam e quase ignoram – disparou.

Segundo o ministro, é fácil perceber que os perfis são falsos porque concentram ataques a ele. Apesar disso, as contas permanecem ativas e, quando derrubadas, são rapidamente substituídas por novos perfis fake.

– A dificuldade de você provar que é você é muito maior do que a abertura falsa de um perfil – disse Moraes.

O ministro pediu a palavra após a sustentação oral do advogado José Rollemberg Leite Neto, que falou em nome do Facebook, e ironizou.

– Já está autorizado a retirar todos os perfis falsos meus sem decisão judicial. Agradeço – apontou.

Os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cámen Lúcia também se queixaram de contas falsas.

AE

“Crente trader”: suspeito de estelionato em igreja evangélica do RN é preso em Gramado

FOTO: REPRODUÇÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) de Natal, com o apoio da Delegacia de Polícia Civil de Canela, no Rio Grande do Sul, cumpriram, nesta quinta-feira (28), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 33 anos, suspeito de praticar o crime de estelionato envolvendo criptomoedas contra diversas vítimas no Rio Grande do Norte. A prisão ocorreu no município de Gramado, no RS.

De acordo com as investigações, o suspeito, que realizava trabalhos sociais em uma igreja evangélica, é acusado de convencer fiéis a investirem em supostas operações com criptomoedas e ações societárias. Mais de dez pessoas registraram boletins de ocorrência relatando a falta de retorno financeiro e o desaparecimento do suspeito, que fugiu de Natal após aplicar os golpes.

Em um dos casos apurados pela DEFD, uma vítima relatou um prejuízo superior a R$ 300 mil. O valor foi entregue ao investigado para supostos investimentos, mas não houve qualquer retorno.

Após diligências, o homem foi localizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Ele foi preso, conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Tribuna do Norte

Vereador diz que situação no Walfredo Gurgel é “deplorável” e pede união para acabar a crise

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Natal, vereador Luciano Nascimento (PSD), classificou a situação no Hospital Walfredo Gurgel como “deplorável” e “precária, muito triste”. Segundo ele, que esteve em visita de fiscalização na maior unidade de urgência e emergência do Estado nesta segunda-feira 25, é preciso a união urgente dos poderes públicos municipais e estadual para “salvar” o Walfredo Gurgel.

“Visitamos pela segunda vez este ano o hospital e encontramos um Walfredo Gurgel em uma situação bem pior e mais precária, com muito mais pessoas amontoadas nos corredores, sofrendo com um calor absurdo, falta de estrutura física, tetos desabando – inclusive na sala de endoscopia e na sala de expurgo, que deveria ter a maior higienização possível. Está em uma situação deplorável, com muito mofo, muitas infiltrações e bastante ferrugem”, relatou.

Luciano disse que a Comissão recebeu denúncias dos próprios servidores sobre falta de atendimento e de dignidade, que trazem sofrimento para os funcionários e, principalmente, os pacientes. “Além dos corredores superlotados e do calor insuportável nas dependências do prédio, há muitas salas sem boas condições de trabalho e os servidores estão exaustos. Esta é a triste realidade e quem mais sofre é o paciente”, lamentou.

O vereador frisou que a situação do hospital na última visita feita pela Comissão, em maio passado, “já era precária, mas agora deve estar três, quatro vezes pior”. E que a intenção do comitê “é ajudar, unir esforços para que essa situação seja resolvida. Por mais que seja um equipamento do Estado, temos a responsabilidade de fiscalizar porque está dentro da cidade de Natal e recebe dinheiro público”.

Segundo ele, “este é o momento de desarmar os palanques, baixar as bandeiras e unir forças para salvar o Walfredo Gurgel. A situação atual do hospital é precária e muito triste. Mas também vimos um diretor-geral, o Geraldo Neto, e a secretária adjunta que estava presente, Leidiane Queiroz, com muita vontade de acertar e grande conhecimento técnico. Porém, a situação é deplorável”.

Audiência pública sobre a situação do Walfredo Gurgel

Na próxima segunda-feira 2, a Câmara de Natal realizará audiência pública para debater os problemas causados pela superlotação e infraestrutura precária do Walfredo Gurgel. A audiência, marcada para as 14h, deve reunir todos os atores envolvidos na gestão da saúde pública estadual e da saúde dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Natal.

Segundo o vice-presidente da Comissão de Saúde da Casa, vereador Preto Aquino (Podemos), as secretarias dos municípios da Região Metropolitana foram chamadas para a audiência porque a maioria dos pacientes que chegam ao hospital é da região. “Notei que o maior problema do Walfredo Gurgel é a falta de comunicação com as secretarias de saúde de cada município”, afirmou.

Agora RN

“Operação Máfia do Óleo”: Polícia Civil desarticula esquema de desvio de petróleo e lavagem de dinheiro em Mossoró

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró deflagraram a “Operação Máfia do Óleo”, na manhã desta quinta-feira (28). A ação visa combater o esquema de desvio de petróleo e lavagem de dinheiro. A Operação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, e bloqueio de bens dos envolvidos.

De acordo com as investigações, um grupo composto por funcionários de uma concessionária de petróleo e um empresário estavam desviando o material bruto de uma empresa que atua na extração de petróleo na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Foi constatado também que eles furtavam o material e o armazenavam de forma ilegal, abastecendo uma carreta com 30 mil litros de óleo que, posteriormente, era revendido por cerca de R$ 2,50 o litro. A cada carregamento, o valor do furto chegava a aproximadamente R$ 75 mil. Ao longo de 14 meses, o grupo movimentou mais de R$ 22 milhões.

Durante a Operação, as equipes policiais realizaram buscas em 10 endereços, sendo sete em Mossoró, um em Assú e dois em Nova Parnamirim. Nos imóveis dos suspeitos, foram apreendidos diversos celulares, notebooks e foi declarada a indisponibilidade de nove veículos, um caminhão quatro imóveis, sendo dois em Natal e dois em Mossoró. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio das contas bancárias e investimentos relacionados aos envolvidos.

Os autores foram indiciados pela suspeita da prática dos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa, furto qualificado, armazenamento ilegal de petróleo e danos ambientais.

O nome da Operação “Máfia do Óleo” faz alusão ao ato criminoso realizado pelos suspeitos que implicou em um prejuízo milionário à economia de Mossoró. As investigações seguem em andamento para poder responsabilizar os envolvidos no desvio e na ocultação dos recursos ilícitos.

A ação contou ainda com apoio técnico do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do RN e operacional da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Natal, da 38ª Delegacia de Polícia (DP) de Mossoró, 39ª DP de Mossoró, 97ª DP de Assú, da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) Mossoró, da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) de Mossoró e Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) de Mossoró.

Vereador denuncia crescimento de moradores de rua em Natal

FOTO: ELPIDIO JUNIOR

O vereador Eribaldo Medeiros (REDE) denunciou o crescimento de pessoas em vulnerabilidade em Natal. Segundo ele, a capital potiguar tem cerca de 2 mil pessoas em situação de rua. “Nós tomamos conhecimento de que prédios, inclusive o depósito da Receita Federal, foram arrombados. Não só o da Receita Federal, como tantos outros prédios ali em torno da Ribeira”, disse ele, em sessão na Câmara Municipal nesta quarta-feira 27.

“Nós sabemos que existem as questões desses moradores que são viciados em drogas, outros por causa de desilusão amorosa, outros porque foram expulsos das próprias residências. Então o problema é grave e será um desafio para a próxima legislatura. É preciso que haja política pública voltada para essas pessoas. É preciso recolher essas pessoas”, disse o vereador.

Para ele, é necessário ainda que haja um recolhimento de forma coercitiva das pessoas em situação de rua para tratamentos. “E, ao mesmo tempo, capacitar essas pessoas para o campo de trabalho. Porque se não fizer esse trabalho, essa força-tarefa, a cada dia a violência vai aumentar em Natal”.

Eribaldo Medeiros relata um aumento no furto de fios e associa situação ao uso de drogas. “Um exemplo maior é uma rua que eu transformei nas Rocas, por três vezes roubaram a fiação de lá. Eu já não aguento mais. Trouxe qualidade de vida para as pessoas, iluminei a rua, mas nós já gastamos tanto, quase R$ 5 mil de fios naquele espaço da Rua do Lixo, que é a Mestre Lucarino, toda fiação que nós colocamos lá, iluminação, é furtada exatamente por esses moradores em situação de rua. Então, é grave o que nós estamos enfrentando e vai chegar um ponto dessas empresas, supermercado, mercearia, ser saqueada por essa população”.

Ele acredita que é preciso uma força-tarefa do Poder Executivo para resgatar essas pessoas. “Quem tem que socorrer somos nós, a Casa Legislativa, o Poder Executivo Municipal, o Estado Federal. Então, faço aqui um apelo que a SEMTAS [Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social], junto com tantos outros órgãos, comece a fazer um trabalho com esses moradores de rua, não adianta ter só albergue, não adianta ter só alojamento, tem que se tratar. Ao mesmo tempo, capacitar para que trabalhem”, pontuou.

Agora RN

Presidente do Sinmed-RN sugere que crime organizado está infiltrado em licitações e cita contrato da Sesap

FOTO: REPRODUÇÃO

O crime organizado pode estar infiltrado em licitações do Governo do Estado, oferecendo a prestação de serviços por preços muito mais baixos do que a média de mercado com o objetivo de lavar dinheiro oriundo de atividades ilícitas. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (27) pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), Geraldo Ferreira.

Em entrevista à 98 FM, o presidente do Sinmed citou uma licitação recente da Secretaria de Saúde (Sesap) em que, segundo ele, uma empresa oriunda do Mato Grosso venceu a concorrência pela realização de laudos de tomografia na rede estadual de saúde. De acordo com Geraldo Ferreira, a empresa venceu a licitação após apresentar a oferta de R$ 24 por laudo de tomografia, enquanto o valor não ideal não poderia ser inferior a R$ 45.

“Esses laudos vão servir, vão prestar, vão ser feitos por quem? Eu fui informado de que a Secretaria ligou para lá e perguntou: ‘como vão prestar serviço a esse valor?’. Eles: ‘vamos tirar dinheiro de outros contratos para cá’. Quer dizer: são questões altamente suspeitas. Parece que há uma infiltração do crime organizado, nacionalmente, nas questões das licitações”, denunciou Geraldo Ferreira.

Portal 98 FM

Mãe é condenada por esconder e criar filha durante três anos dentro de gaveta

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma mãe foi condenada a sete anos e seis meses de prisão por negligência infantil após esconder e criar a própria filha dentro de uma gaveta por três anos, na cidade de Cheshire, na Inglaterra. A decisão foi do Tribunal da Coroa de Chester, na terça-feira (26).

Autoridades descobriram o caso após um dos vizinhos realizar a denúncia depois de ouvir a criança chorar. Segundo os promotores, a vítima “nunca conheceu a luz do dia ou ar fresco”.

De acordo com a investigação, a menina nasceu em março de 2020, mas havia sido mantida em segredo, sem registro em cartório.

“O que esta criança vivenciou em sua curta vida é simplesmente inimaginável, e como alguém pode permitir que uma criança sofra dessa forma é inacreditável”, disse, Rachel Di Nicola, porta-voz da Polícia.

A criança foi levada para um abrigo com sintomas de desnutrição, desenvolvimento prejudicado e condições médicas básicas que não foram tratadas, com um quadro de saúde similar a um bebê de sete meses.

Para o jornal britânico BBC, o juiz Steven Everret disse que a mãe “privara aquela menina de qualquer amor, qualquer afeição adequada, qualquer atenção adequada, qualquer interação com os outros, uma dieta adequada, atenção médica muito necessária”

Além disso, a mulher havia se declarado culpada em ao menos quatro acusações de maus-tratos, negligência, abandono de criança e outros crimes, em um audiência anterior.

Com informações de Ponta Negra News